Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...

InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Cabos para encosto de Bateria

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Moutinho

Moto : TT600S - BWS

MensagemAssunto: Re: Cabos para encosto de Bateria   Qua Fev 22, 2012 11:56 pm

Gonças29 escreveu:
Epa eu nao percebo patavina disso mas desmintam se tiver a dizer asneira, mas em explicaçao para leigos é como rebocar uma mota com um camiao que é possivel, mas um camiao com uma mota já não dá.

Pronto se quiseres ver assim dessa forma, está certo.
Mas o texto até nem está muito técnico ou está! Rolling Eyes

Yamaha BW's Pantera cor-de-rosa | Yamaha TT 600S Branca Ferrari | Ex-Yamaha XT 600E Vermelha Ferrari
shok

Moto : Yamaha xt 600E

MensagemAssunto: Re: Cabos para encosto de Bateria   Qui Fev 23, 2012 12:03 am

mpfmoura escreveu:
Como disse anteriormente "Não sou perito em electricidade muito menos em electricidade auto"... mas estou sempre disponível para aprender. Obrigado pela lição.

Posso dize-te que uma vez meti uma mota que tinha a trabalhar com a ajuda do carro e fiquei sem médios e máximos na mota, ambas a lâmpadas se fundiram... o porque disto acontecer não sei...mas que aconteceu aconteceu.

podemos estar a falar de uma infeliz coincidência, ou o regulador de corrente não consegui dissipar tanta energia (voltagem) e deixou escapar, logo queimou as lâmpadas.

Mas isso não foi excesso de amperagem mas sim de voltagem.
Moutinho

MensagemAssunto: Re: Cabos para encosto de Bateria   Qui Fev 23, 2012 12:07 am

mpfmoura escreveu:
Como disse anteriormente "Não sou perito em electricidade muito menos em electricidade auto"... mas estou sempre disponível para aprender. Obrigado pela lição.

Posso dize-te que uma vez meti uma mota que tinha a trabalhar com a ajuda do carro e fiquei sem médios e máximos na mota, ambas a lâmpadas se fundiram... o porque disto acontecer não sei...mas que aconteceu aconteceu.

Também não entendas que exite muita diferença em electricidade e electricidade auto! A lei de ohm de joule, e todos os conceitos básicos servem para a todos os tipos de sistema electricos e electronicos.

Quanto a esse caso, deve ter acontecido mais qualquer fenomeno para além de ligares os cabos as baterias em pararelo. Houve qualquer erro que cometes-te e não te apercebes-te.

Como referi uma bateria/gerador/alternador só fornece o que o receptor exigir. tira essa ideia da cabeça que os 80Ah entram pelo circuito electrico da mota a dentro. Técnicamente isso não faz sentido nenhum.
Quando muito existe um momento de carga rápida da bateria no momento do contacto entre baterias (como já foi referido) mas isso não tem nada haver com o facto de fundir lâmpadas. E mesmo assim pouco ou nenhum mal faz, tendo em conta que não andamos a fazer isto 10 vezes ao dia.

Abraço.

Yamaha BW's Pantera cor-de-rosa | Yamaha TT 600S Branca Ferrari | Ex-Yamaha XT 600E Vermelha Ferrari
Moutinho

MensagemAssunto: Re: Cabos para encosto de Bateria   Qui Fev 23, 2012 12:08 am

shok escreveu:
mpfmoura escreveu:

podemos estar a falar de uma infeliz coincidência, ou o regulador de corrente não consegui dissipar tanta energia (voltagem) e deixou escapar, logo queimou as lâmpadas.

Mas isso não foi excesso de amperagem mas sim de voltagem.

Ora ai esta uma possibilidade...

mpfmoura

Moto : Yamaha XT660Z

MensagemAssunto: Re: Cabos para encosto de Bateria   Qui Fev 23, 2012 12:20 am

Excesso de voltagem? mas estamos sempre a falar de 12V+- certo??? como é q usando 2 fontes com 12V tenho excesso de voltagem? Posso dizer-vos que no momento em que fiz o "start" da mota ouvi as lâmpadas a queimar, por isso também não foi erro meu ao ligar os cabos, estavam em paralelo... ou seja tensão sempre de 12V
A mota em questao era uma ducatti monster.
Mistérios da electrónica italiana...ou não!!

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Cabos para encosto de Bateria   Qui Fev 23, 2012 4:32 am

Moutinho escreveu:
mpfmoura escreveu:
Moutinho escreveu:

Porque não recomendas dar carga à bateria de uma mota com através de um carro!
Não faz sentido o contrario!

Não sou perito em electricidade muito menos em electricidade auto, mas do pouco que sei e daquilo em que as vezes mexo tenho a noção que a mota não esta preparada para levar descargas de 80A ou mais. Pensa que a bateria da mota tem 12A+ - e estas a usar 8X mais amperagem em cabos e peças que não foram feitas para suportar isso...normalmente o material tolera um excesso, mas nem sempre é assim. Abraço

Pois mas estas redondamente enganado!!!
Tecnicamente isso não faz sentido rigorosamente nenhum.

É assim para se fornecer carga de uma bateria a outra, isto só é possível se as d.d.p. (diferença de potencial) entre os pólos das baterias forem iguais, neste caso, estamos a falar de 12 VDC.

Se tivermos a bateria de uma mota fraca, a solução rápida para a colocar a trabalhar é realmente colocar outra bateria em paralelo, e esta terá que ser de amperagem igual ou superior, isto porque, a bateria adicional terá que fornecer corrente para manter a própria viatura em funcionamento e para conseguir alimentar o motor de arranque da mota. Ou seja uma bateria, um gerador, alternador, só consegue produzir/fornecer a energia que está a ser consumida no momento.

A tensão é um valor fixo, a corrente varia consoante o consumo do receptor. No Caso de uma bateria com capacidade de 80Ah, isto quer dizer que esta bateria consegue fornecer 80Ah no máximo, se estiver desligada não fornece nada, se só tiver uma lâmpada de 55W ligada só vai fornecer 4,58A (sendo as formulas P=U x I ou I= P/U)
No caso que estamos a falar de um carro com bateria de 80Ah fornecer corrente para o motor de arranque, esta vai fornecer a corrente que o motor de arranque precisa.
Assim fica explicado porque se pode por um carro ou camião alimentar uma mota, e não o contrário.

Quanto as cabos do Edgar terem pinças de 40A e os condutores de 6mm2, está mais do que sobredimensionado. Por aqueles cabos e pinças só passa a corrente que o motor de arranque consome no momento. Que neste caso é sem duvida menos que esse valor.

Para simplificar isto é imaginar o funcionamento do fusível, cada fusível tem um valor de fusão, este só funde se esse determinado valor passar por ele. Nos cabos é a mesma coisa, tem que passar mais de 40A para as pinças queimarem.

Espero ter ajudado a esclarecer essa ideia errada que tens.

Abraço.

Lindo

Fica só a faltar um pormenor...
não falta nada... é só para tentar completar a coisa

no caso duma bateria que forneça 80 Amperes (dum carro a gasóleo com um motor grande)
a bateria de 80Amperes pode estar na sucata ou sem força para o carro, mas ser "qb" para a mota...
neste caso ao darmos o tal encosto... a bateria depois de por em funcionamento o motor da mota, a mota ou retificador da mota... vai começar a fornecer energia:
- para manter a mota a funcionar...
- carregar a bateria da mota que está fraca...
- e carregar a bateria de 80amperes que também está fraca

neste caso vamos ter uma possível sobrecarga na mota...
mas a Yamaha previu esta situação e criou uma protecção para estes casos

o rectificador fornece 25Amperes... mas temos um fusível de 20 amperes
ou seja... estoira o fusível e nada de mal acontece na instalação eléctrica...

Mas depois de pormos a mota a trabalhar...
é sempre recomendado que se desligue imediatamente os cabos... Isto na XT600E

ABR
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Edgar

MensagemAssunto: Re: Cabos para encosto de Bateria   Qui Fev 23, 2012 4:42 am

marcoantonio escreveu:
mas foi de bateria de mota pra bateria de mota .. certo?

Só agora vi isto
desculpa lá o atraso da resposta...
sim foi de mota para mota... não tínhamos mais nada...
mas podia ser dum carro para a mota...

mpfmoura escreveu:

Quando se funde uma lâmpada... eu faço isto:
(faço isto porque só um preocupado com a mota do caraças )

clica em spoiler

Spoiler:

ABR
shok

MensagemAssunto: Re: Cabos para encosto de Bateria   Qui Fev 23, 2012 12:02 pm

mpfmoura escreveu:
Excesso de voltagem? mas estamos sempre a falar de 12V+- certo??? como é q usando 2 fontes com 12V tenho excesso de voltagem? Posso dizer-vos que no momento em que fiz o "start" da mota ouvi as lâmpadas a queimar, por isso também não foi erro meu ao ligar os cabos, estavam em paralelo... ou seja tensão sempre de 12V
A mota em questao era uma ducatti monster.
Mistérios da electrónica italiana...ou não!!

Errado, a mota/carro nunca está a 12V, no minimo anda nos 13,8V a trabalhar ao relentim, quando em acelaração e com as luzes desligadas pode chegar facilmente aos 14,8V.
Edgar

MensagemAssunto: Re: Cabos para encosto de Bateria   Qui Fev 23, 2012 12:08 pm

14,3V numa XT600E
mpfmoura

MensagemAssunto: Re: Cabos para encosto de Bateria   Qui Fev 23, 2012 12:11 pm

Eu disse....
[quote="shok"]
mpfmoura escreveu:
mas estamos sempre a falar de 12V+- certo???

A minha, medidos por mim:

Parada +-12.5V "depende do estado da bateria"
Ao relentim anda na casa dos +-13.5V
Em andamento +-14.2V

MensagemAssunto: Re: Cabos para encosto de Bateria   Qui Fev 23, 2012 12:25 pm

Não vejam essas medidas com tanto promenor.
Tem que ter em conta que os valores de tensão nunca são exactos, e é preciso também contar com a calibração de cada multimetro.

E Moura,

A lâmpada só fundiu porque o circuito de iluminação estava fechado, até quando metemos a mota a trabalhar por si só devemos de ter o cuidado de ter todos os circuitos perifericos desligados para evitar situações dessas, e para que a carga de bateria se foque apenas no motor de arranque.

mpfmoura

MensagemAssunto: Re: Cabos para encosto de Bateria   Qui Fev 23, 2012 12:38 pm

A mota não desliga os "médios".... chave posta e ignição ligada, médios sempre ligados....

MensagemAssunto: Re: Cabos para encosto de Bateria   Qui Fev 23, 2012 12:40 pm

Mas não interessa nada, foi um caso isolado que aconteceu e só partilhei pela experiência que tive com um caso isolado nada mais que isso. Pessoalmente tento de vez em quando ver o estado da bateria e assim salvaguardar uma desagradável surpresa.

MensagemAssunto: Re: Cabos para encosto de Bateria   Qui Fev 23, 2012 8:35 pm

Moutinho escreveu:
Tem que ter em conta que os valores de tensão nunca são exactos, e é preciso também contar com a calibração de cada multimetro.

Só precisam de calibrar os multimetros analógicos, agora se compras nas lojas dos chineses já sabes que não é muito preciso, mas se medes com um fluke já te dá os valores certos...

Em vazio até pode chegar a mais dos 14,3.
Moutinho

MensagemAssunto: Re: Cabos para encosto de Bateria   Qui Fev 23, 2012 9:11 pm

shok escreveu:
Moutinho escreveu:

Só precisam de calibrar os multimetros analógicos, agora se compras nas lojas dos chineses já sabes que não é muito preciso, mas se medes com um fluke já te dá os valores certos...

Em vazio até pode chegar a mais dos 14,3.

O fluke é realmente das melhores marcas em aparelhos de medida, mas isso não impede que não tenham que ser calibrados.

Mas como estamos a falar de bricolage, quis apenas a salientar que não é preciso tanto rigor. Se no multimetro dos chineses indicar 14VDC, é porque está bom
Mais decima menos decida, isso é irrelevante...

Cabos para encosto de Bateria
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos similares
-
» (AJUDA GERAL): Alarme dispara ao conectar cabos da bateria
» Dicas para a bateria durar mais!!!
» Fonte 13,8V para carregar bateria
» Lâmpada Philips Bluevision 60/55w para o farol da Factor. Bom negócio ou não?
» GUIDÃO PARA KANSAS

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Bricolage-
Ir para: