Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Cuidar da Super Té

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
danfmc

avatar

Moto : XTZ 750

MensagemAssunto: Re: Cuidar da Super Té   Dom Dez 27, 2015 11:12 pm

Ontem foi dia de mimar a Super Té novamente, porque hoje foi dia de convívio motard cá por estas bandas. É pena que não tirei fotos aos feitos de ontem, mas depois tiro e posto.
Ontem a bricolage consisitiu em criar uma espécie de prateleira debaixo do painel de instrumentos para ter outro painel de instrumentos. Colei lá com fita cola de dupla face o relógio que já tinha, um voltímetro e um termómetro digital para temperatura ambiente. Ficou tudo escondido aos olhos dos desatentos, protegido das intempéries, mas visível aos olhos do condutor.
Fiz também um suporte novo para o novo rectificador de corrente, que aparafusei ao antigo. Foi tudo no mesmo material, chapa lacada de branco fina de alumínio. O rectificador além de ser fixado pelos parafusos (que atravessam a chapa e fixam-se ao suporte já existente), levou massa de arrefecimento da usada na informática, para transferir o calor para chapa de alumínio, que é grande o suficiente para chegar à cava da roda. Tudo ok porque ao que parece o rectificador não aquece tanto.
Hoje foi dia de passeio e dia de testar o voltímetro embutido. Mota desligada do carregador de baterias hoje de manhã, que dizia que estava toda carregada com 12,9v. A bateria tem 6 meses. Ligo a mota e a dar ao botão, desceu para os 11v, mas subiu logo para 14,4v. Acelero um bocado com ela desengatada, chegou aos 14,7v. Engato-a e acendo a luz, baixou dos 14,4v para os 13,9v. Arranco e mantém-se nos 13,9v. Fiz 80km, ao longo dos quais a voltagem foi descendo com a utilização dos stops e dos máximos, passou a marcar 13,7v com base regular. Mas quando travava ou desengatava, baixava para 11,5v, subia apenas se acelerasse ou recomeçasse a andar.
Agora duas perguntas:
- Bateria mamada?
- Se bateria mamada, bateria AGM vale a pena? Vi esta: http://bateriastotal.com/bat/pt/sin-mantenimiento/1443-bateria-agm-exide-bike-moto-ytx14ahl-bs-12v-12ah.html Diz que tem maior poder de arranque (mais cca, 210 em comparação com os 190cca das baterias convencionais), mas pelo que percebi, tem menos Ah (amperes/hora), 12Ah em comparação com os 14Ah das baterias convencionais.
Voltar ao Topo Ir em baixo
danfmc

avatar

Moto : XTZ 750

MensagemAssunto: Re: Cuidar da Super Té   Seg Dez 28, 2015 8:02 pm

E aqui estão fotos do que andei a fazer ete sábado:
Painel de instrumentos com termómetro à esquerda, relógio ao meio e voltímetro à direita:

Mais do mesmo:

Suporte do rectificador de corrente:

Hoje fiz novos testes. Os circuitos eléctricos são chatos à brava! Uma das fases que vai do stator para o rectificador aquece à bruta, mas o rectificador não. Esta fase já há uns meses que me tinha derretido o bloco de contactos. O fio da massa também aquece, mas não tanto. Os fios restantes estão  na boa. Sem ser atirar a Super por uma barreira abaixo, aceito sugestões de arranjos...
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Cuidar da Super Té
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos similares
-
» VELOCIDADE FINAL DA SUPER 100
» Super Ténéré volta ao RALLY
» Super Mamut montejunto acima
» cb 1300 super four 2009 com abs ou bandit 1250n 2011
» Como cuidar do Pneu da sua moto.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Bricolage-
Ir para: