Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...

InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Super vai para o médico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
danfmc

Moto : XTZ 750

MensagemAssunto: Super vai para o médico   Qua Jan 14, 2015 1:24 am

Boa noite a todos.
Como se percebe pelo título do tópico, a minha Super Ténéré vai ao médico. Padece de consumo exagerado de óleo, entre outras coisas.
A dita cuja, no tempo quente, gasta 1L de óleo a cada 500km. Agora de inverno e com o tempo frio, tem um consumo de óleo muito residual. O óleo que lhe ponho é um castrol 10w40 100% sintético, recomendado para ela. A máquina tem 62000km.
A manutenção prevista, para já, passa por afinar válvulas (nunca foram afinadas e estão nos limites das tolerâncias), mudar os retentores das válvulas (creio que é por aí que bebe mais óleo), mudar outros retentores do motor por onde se sabe que baba óleo, mudar a corrente de distribuição (o tensor da corrente já vai no 13° ponto, de 18) e mudar filtros e pastilhas de travão. É de salientar que o mecânico é um amigo meu, que só me cobra o material.
Agora as dúvidas (mesmo sendo o mecânico um amigo, preciso clarificar umas situações que ele deixou ao meu critério e carteira...)
- Justifica-se mudar já a corrente de distribuição? E mudando, muda-se os guias?
- Ele diz que é muito mais fácil substituir os retentores das válvulas tirando a cabeça fora, justifica-se?
- Também me perguntou que se se abrir o motor, se penso em substituir segmentos. Justifica-se estar a comprar mais uma junta? E mudando segmentos, devo dar uma polidela aos cilindros?
Agradece-se opiniões.

Mike MPC

Moto : Yamaha XT

MensagemAssunto: Re: Super vai para o médico   Qua Jan 14, 2015 2:48 am

Vou dar a minha opiniao,baseada em experiencia e na leitura.Nao tarda tens ai os verdadeiros sábios e esses sim sabem melhor do que eu o que dizem.Ficamos logo os dois esclarecidos
Óleo de vias meter 15w50 ou 10w50,os verões são bastante quentes.
Segmento em fim de vida fazem o óleo desaparecer e ser queimado,logo faz fumo e principalmente quando sobe e desce de rotação.
Retentores normalmente só se nota a frio,pois o óleo passa para baixo quando a mota esta parada e quando a metes a trabalhar ela queima-o,entretanto o material dilata e com a mota quente deixa de acontecer.
Mudar os retentores implica tirar a cabeça,nao estou a imaginar como se consegue tirar as molas com a cabeça aparafusada.
Se o tensão esta no 13 e tem 18 eu deixava estar isso,julgo que o verdadeiro nome do que chamas guias seja almofadas,pelo menos tenho um amigo mecânico de carros e é o que lhe chama.
Polir o cilindro é uma opinião que gera uma grande contradição.A quem apoie e ha quem diga que só deve ser feito quando se tem o motor muito tempo aberto e cria oxidaçao,é rectificado ou esta demasiado "vidrado" por dentro.é um processo utilizado para ajudar mais rapidamente a "acamar" os segmentos.

danfmc

MensagemAssunto: Re: Super vai para o médico   Qua Jan 14, 2015 9:28 am

Mike MPC escreveu:
Vou dar a minha opiniao,baseada em experiencia e na leitura.Nao tarda tens ai os verdadeiros sábios e esses sim sabem melhor do que eu o que dizem.Ficamos logo os dois esclarecidos
Óleo de vias meter 15w50 ou 10w50,os verões são bastante quentes.
A mim o que um engenheiro mecânico me explicou é que se deve usar o óleo recomendado pela marca, não em marca, mas com as especificações certas. A Yamaha recomenda para este motor o 10w40, com determinadas apis ou lá como se diz. O que ele me diz é que se deve utilizar o óleo recomendado, porque quando se utiliza um mais viscoso, nunca se lubrifica bem o motor, porque mais viscosidade implica o óleo não chegar a todos os recantos aos quais o óleo mais fino para que foi projectado o motor chega.
Mike MPC escreveu:
Segmento em fim de vida fazem o óleo desaparecer e ser queimado,logo faz fumo e principalmente quando sobe e desce de rotação.
Retentores normalmente só se nota a frio,pois o óleo passa para baixo quando a mota esta parada e quando a metes a trabalhar ela queima-o,entretanto o material dilata e com a mota quente deixa de acontecer.
Mudar os retentores implica tirar a cabeça,nao estou a imaginar como se consegue tirar as molas com a cabeça aparafusada.
A mota só consome óleo no Verão, mas faz pouco fumo (só mesmo em aceleração/desaceleração), mas tem um cheiro intenso. Mas sendo segmentos, penso que mesmo no inverno e com o aquecimento do motor deixaria passar óleo, não? Pelo menos em outra mota que tenho, bebia óleo todo o ano por causa dos segmentos.
Mike MPC escreveu:
Se o tensão esta no 13 e tem 18 eu deixava estar isso,julgo que o verdadeiro nome do que chamas guias seja almofadas,pelo menos tenho um amigo mecânico de carros e é o que lhe chama.
Polir o cilindro é uma opinião que gera uma grande contradição.A quem apoie e ha quem diga que só deve ser feito quando se tem o motor muito tempo aberto e cria oxidaçao,é rectificado ou esta demasiado "vidrado" por dentro.é um processo utilizado para ajudar mais rapidamente  a "acamar" os segmentos.

A ideia dele é fazer com que só com uma junta da cabeça (a junta custa cerca de 60€, é das partes mais caras desta manutenção) se consiga fazer uma manutenção mais duradoura ao motor, porque se daqui a 20000km a mota está a pedir corrente de distribuição...
Quanto ao cilindro, polir seria mesmo para corrigir alguma pequena incorrecção que possa ter sido causada pelo jogo de segmentos que tenho agora, em fóruns estrangeiros dizem que se deve sempre polir os cilindros desta mota porque de origem ganha sempre uma cama meio oval, pelo que percebi.
Johnny_1056

Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: Super vai para o médico   Qua Jan 14, 2015 9:31 am

Boas;
Estás com um consumo de óleo um bocado exagerado e se vais mexer no motor, pelo menos que faças tudo como deve ser.
Qual é o Castrol que estás a usar?
Eu nunca usaria um 100% sintético nessa moto, nem sequer um 10W-40...
E talvez esteja aí grande parte do motivo desse consumo exagerado.
Quanto a mim, usaria um semi-sintético 20W-50, tal como faço na TDM 850 que tem um motor muito semelhantes.

O trabalho que pretendes fazer na culassa, só é possível com esta desmontada. Aproveita e roda as válvulas, além de substituíres os vedantes e afinar.

Quanto à distribuição, só depois de de analisar a situação é que se pode chegar a alguma conclusão.

Estando o motor cá fora, aproveitava para despolir os cilindros e meter segmentos novos.
danfmc

MensagemAssunto: Re: Super vai para o médico   Qua Jan 14, 2015 9:49 am

Johnny_1056 escreveu:
Boas;
Estás com um consumo de óleo um bocado exagerado e se vais mexer no motor, pelo menos que faças tudo como deve ser.
Qual é o Castrol que estás a usar?
Eu nunca usaria um 100% sintético nessa moto, nem sequer um 10W-40...
E talvez esteja aí grande parte do motivo desse consumo exagerado.
Quanto a mim, usaria um semi-sintético 20W-50, tal como faço na TDM 850 que tem um motor muito semelhantes.

O trabalho que pretendes fazer na culassa, só é possível com esta desmontada. Aproveita e roda as válvulas, além de substituíres os vedantes e afinar.

Quanto à distribuição, só depois de de analisar a situação é que se pode chegar a alguma conclusão.

Estando o motor cá fora, aproveitava para despolir os cilindros e meter segmentos novos.

http://www.texoleo.com/product/castrol-power-1-4t-10w-40-4x1lt-1
O engenheiro deu-me esta explicação para utilizar 10w40 e não óleos mais viscosos:

"Óleo com um maior viscosidade, não vai ajudar no consumo de óleo, pode piorar e causar outros problemas.
O uso de um óleo com maior viscosidade vai fazer com que a pressão no circuito de lubrificação seja maior, dada a maior resistência do óleo a fluir pelo motor.

Aumentando a pressão do óleo, a extremidade superior do motor (cabeça do motor) estará sujeita a uma maior pressão de óleo. Isto irá aumentar a pressão que o óleo exerce nas vedações das válvulas e pode aumentar o consumo de óleo.

Num motor com borras e lama de óleo, os milimétricos furos de lubrificação podem ser parcialmente bloqueados, iniciando-se o contacto metal/metal e consequente desgaste. Óleo mais grosso vai demorar mais tempo a voltar para o cárter.

Uma vez que o óleo flui menos, vai estar mais tempo sujeito à degradação devido ás altas temperaturas.
Os segmentos também terão maior dificuldade em renovar a micrométrica camada de óleo que garante a estanquidade e lubrificação do pistão (interface segmento/camisa do cilindro).
Óleo ‘mais grosso’ não vai ajudar o consumo de óleo e pode torná-lo pior.

Posto isto recomendo que mantenha a viscosidade recomendada pela marca – SAE 10W-40"

O manual de instruções indica isto:

Johnny_1056

MensagemAssunto: Re: Super vai para o médico   Qua Jan 14, 2015 10:00 am

Boas;
O óleo que mostras não é 100% sintético, é um semi-sintético.
Também foi o engenheiro que te disse que esse óleo era 100% sintético?

E como podes verificar pelo Manual de Serviço da moto, um 20W-40 ou 20W-50 não está fora dos parâmetros definidos pelo fabricante.
FISTSxOFxFURY

Moto : CB750 SF Custom - XT600E Custom

MensagemAssunto: Re: Super vai para o médico   Qua Jan 14, 2015 10:13 am

isso dos engenheiros é naquela...

Um conhecido do meu pai também diz que os óleos são todos iguais, desde que tenham os valores da viscosidade igual, não interessa a marca.

Por isso que há certos carros novos que só levam óleo de uma marca, com outra marca qualquer não funcionam igual.

Não estou a dizer que o que esse senhor disse está errado, estou é só a dizer pars questionarem tudo e não se fiarem só numa pessoa!

webmonstro

Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: Super vai para o médico   Qua Jan 14, 2015 10:47 am

Boas
como o jhonny já disse o uso de um 20-40 ou 20-50 em vez de um 10-40 vai provavelmente diminuir o consumo, pois é mais grosso.

quanto ao texto que apresentas, embora o que lhe digam, esteja correcto tambem é correcto que com o desgaste as tolerâncias aumentam e portanto o oleo mais adequado passa a ser de viscosidade mais elevada

Ainda assim será só uma medida temporária pois acho o melhor tratar desse consumo logo que possível, pois quando os segmentos deixam passar oleo, tambem deixam passar gases para o carter o que vai contaminar o oleo muito rapidamente, possivelmente verás o oleo negro passado pouco tempo
Isto destrói as características lubrificantes do oleo

Se o motor só precisa de uma polidela nos cilindros ou ser rectificado, só depois de aberto e medido é que se pode chegar a essa conclusão.

Mas se está oval, só mesmo rectificando, o que implica uns pistons maiores e essa reparação já se torna mais cara

http://www.duasantas.web.pt
danfmc

MensagemAssunto: Re: Super vai para o médico   Qua Jan 14, 2015 11:20 am

Não sei se os cilindros estão ovais, nem se os segmentos estão gastos. Suponho que esteja tudo em condições, porque se houvesse problema, o motor gastava óleo sempre e não só no verão, não?
Mike MPC

MensagemAssunto: Re: Super vai para o médico   Qua Jan 14, 2015 12:31 pm

O 15w40 por exemplo significa que é 15winter,temperatura acima da qual ele mantém a viscosidade abaixo disso já não.O 40 é a temperatura de verão abaixo da qual ele mantém a viscosidade.De inverno temos a temperatura dentro dos parametros o óleo mantém as características,de verão a temperatura supera os parametros do valor 40,perde viscosidade e abala por pequenas as folgas que existam provocadas pelo desgaste.É a ideia que tenho e posso estar errado.
Também gostava de saber se o que disse tem logica,julgo que será uma duvida para muitos.
danfmc

MensagemAssunto: Re: Super vai para o médico   Qua Jan 14, 2015 1:11 pm

Pelo que sei, tem não só a ver com temperaturas, mas também com viscosidades próprias. Por exemplo, um amigo meu tem uma Ford Ranger que utiliza óleo 5w30. Se os números indicassem apenas temperatura...nem nenhum carro circularia na Austrália ou no Alasca, e essa Ford Ranger depressa estaria morta a circular cá no verão!
Mike MPC

MensagemAssunto: Re: Super vai para o médico   Qua Jan 14, 2015 1:33 pm

Existem óleos para diesel e para gasolina,dizem que são diferentes,se fossem iguais julgo que não faria sentido terem designação do tipo de combustível.Também a quem diga que é marketing.Não sei pois não tenho como testar,vou-me fiando nos entendidos.Se a mota deles anda bem assim a minha também ha-de andar a menos que outra coisa esteja mal.
Não te consigo ajudar mais (se é que ajudei nalguma coisa )
Johnny_1056

MensagemAssunto: Re: Super vai para o médico   Qua Jan 14, 2015 2:11 pm

Boas;
Os números 10W-40 ou outros deste tipo devem-se efectivamente às temperaturas de funcionamento a que se destinam.
Contudo, este não é o único parâmetro ou especificação a ter em conta.

Para quem se quiser entreter:
http://www.ideas4ag-ed.com/uploads/3/7/0/4/3704787/stan_toepfer_understanding_motor_oil_viscosity.pdf

http://www.oilspecifications.org/
webmonstro

Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: Super vai para o médico   Qua Jan 14, 2015 2:18 pm

É mais complexa do que isso
Não vou entrar em muitos pormenores pois já o fiz em 2 ou 3 outros tópicos, mas resumindo,
embora W signifique inverno (winter)
a viscosidade 5w-30 ou o que seja tema a haver com um índice de viscosidade medido a uma determinada temperatura ou seja
um oleo 5W-30 é de viscosidade "5" a 32ºc e viscosidade 30 a 100 ºC  
(penso que são esses valores de temperatura usados)

Não signifique que a baixo de 5 ou a acima de 30 eles não funcionem, apenas é um índice de referência, que o fabricante indica para podemos avaliar e comparar os diferentes oleos entre sí

Mas isso é um só índice, a viscosidade, depois tens o índice de qualidade API que tem uma especificação para motores a gasolina (por exemplo o API SF,SG,SH etc) e outro para diesel (CD; CE etc)

Para cumprir essas normas o oleo é sujeito a vários testes que são específicos para essas aplicações

Portanto pode haver ( e há) oleo testados para os dois tipos de motor, mas como há  mais no oleo , do que oleo , ou seja há muitos aditivos que são específicos para certas situações (estabilizadores, fósforo, agntes de limpeza, agentes anti-fricção etc ) , normalmente os oleos modernos são desenvolvidos para uma determinada aplicação.

No caso das motas com embraiagem em banho de oleo( como p.ex as XT), há que ter em atenção aos tais "agentes anti-fricção"  que não podem estar presentes no oleo, por isso se evita a utilização de oleos modernos de carro nas motas ( penso que a partir do nível API SF em diante têm todos estes aditivos)

Depois claro que há muito marketing , esse oleo 5W30 da ford é muito usado na ford, mas raro no resto e portanto as pessoas têm tendência a ir comprar à marca, mesmo que a maioria dos motores diesel deles sejam de origem peugeot ....

Voltando às motas há tambem a especificação japonesa (JASO) que tem um índice de qualidade própria para motos os índice MA (normalmente a referencia MA-01 ou MA-02 está inscrito nas embalagens )

depois há oleo para caixas de velocidade e diferenciais , (um 75W-90 tem viscosidade equivalente a um 15W40 para motores )
....
oleo para suspenções ( um 15w para suspensções equilave a um 5w para motores )
...
ATF
...
etc etc ....

Última edição por webmonstro em Qua Jan 14, 2015 2:21 pm, editado 1 vez(es) (Razão : numeros trocados)
http://www.duasantas.web.pt
Edgar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Super vai para o médico   Qua Jan 14, 2015 10:09 pm

Boas

eu li este topico na diagonal
nem metade das coisas li... mas

EXISTEM TESTES QUE SE FAZEM PARA DETERMINAR SE TROCAMOS ISTO OU NÃO !!!!!!!!!!!!!!!!!

o que determina trocar OU A NECESSIDADE DE TROCAR, segmentos ou vedantes das válvulas,
é o teste de compressão

UM MECANICO QUE DIZ: vamos fazer isto porque talvez, ou porque é quase sempre isso e tal
Eu fugia dele  

ISTO é como um medico ir operar alguém sem fazer os respectivos exames e analises

ABR
http://vadiodaxt.blogspot.com/

Super vai para o médico
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Super vai para o médico
» Cabo de embreagem
» Aros excel
» Lampadas do farol da Bandit S - Substituição...
» AUTOCOLANTE SUPER FIXE PARA O TABLIER :D

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA-
Ir para: