Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...

InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Windscreen aerodinamico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Metralha1313

Moto : XT660Z Ténéré

MensagemAssunto: Windscreen aerodinamico   Seg Nov 17, 2014 7:22 pm

Boa noite, há cerca de 4 meses comprei um vidro frontal mais alto para a minha tenere 660 (Givi com cerca de mais 10cm). Eu tenho 1,84m e com o original tenha de baixar a cabeça cerca de 5 cm para não apanhar com a turbulência do vento. A questão é que depois de meter o maior a coisa ficou ainda pior. Tenho de baixar ainda mais a cabeça e a turbulência é dez vezes pior e mesmo insuportável a partir dos 140km/h.

Cheguei à conclusão que isso se daria devido ao vidro ser maior e  não entrar ar suficiente por baixo para anular o vacuo que se gera atrás do vidro e faz com que o ar desça muito rápido apos passar o topo do vidro. Extensões para o vidro original é capaz de ser muito boa ideia mas é feio como tudo...

Resolvi cortar o vidro maior na frente e com algum calor dobrar para dentro para ver o resultado...

Brutal!!! Até aos 180km/h sentado se me dobrar e a turbulência quase inexistente. Dá mesmo para andar sentado normal a 150 com a viseira do capacete aberta...

Deixo aqui uma foto da coisa:

Como estava sem esperança que funcionasse cortei as coisas de qualquer maneira... tive que colar uma película por cima para esconder o trabalho acidentado...
Não percebo como nao existe nenhuma marca no mercado a fazer um vidro assim... o que eu quero é um video com uma entrada de ar como tem a nova africa twin (honda true adventure) ou como tem quase todas as motas... Nao percebo porque não acontece isso...
Jarod

Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996

MensagemAssunto: Re: Windscreen aerodinamico   Seg Nov 17, 2014 8:38 pm

Tás-me a dar ideias Tomás... Quando fôr ao Algarve cravo uma volta na tua mota para ver se comigo também resulta.
http://www.toquedacucar.pt
Metralha1313

MensagemAssunto: Re: Windscreen aerodinamico   Seg Nov 17, 2014 9:14 pm

nao boa :) resulta sim. Ainda vou tentar melhorar a coisa e depois quando tiver a certeza que tenho as "skills" aperfeiçoadas compro um vidro novo para fazer o trabalho todo como deve ser...
Migpedro

Moto : XTZ 660 Ténere

MensagemAssunto: Re: Windscreen aerodinamico   Seg Nov 17, 2014 9:49 pm

Tenho o da GIVI e embora sinta que melhorou,percebe se que podia ser melhor......de facto no Algarve um dia temos de ver isso ...

Gil

Moto : XTZ 660 Ténéré

MensagemAssunto: Re: Windscreen aerodinamico   Qua Nov 19, 2014 10:43 am

Eu tb andava a ver esse da Givi para comprar.
Tenho 2 metros e por isso tenho mesmo que me baixar quando ando mais depressa

Mas não tenho as tuas "skills" Não aceitas encomendas?

XTZ660Ténéré  (2014)
jagyver

Moto : Suzuki XF650 Freewind / ex-XTZ750 Super Ténéré

MensagemAssunto: Re: Windscreen aerodinamico   Qua Nov 19, 2014 4:58 pm

Em vez de fazer um corte, ponderaste em fazer uns furos, como a CBR900 Fireblade tem nas carenagens das ópticas?

Se fizeres um conjunto de furos de cerca de 10mm, pode ser que funcione. Evitas estar a fazer um corte por onde, numa situação combinada de chuva e vento possa ser desagradável...
http://pedrojag.daportfolio.com
pedrof

Moto : Transalp 600

MensagemAssunto: Re: Windscreen aerodinamico   Qua Nov 19, 2014 5:38 pm

Tomás, se realmente estás a utilizar esse ecran para testes aqui fica a minha sugestão.

A abertura, tapas essa e experimentas a fazer a cerca de 10 cm do topo superior e não retires muito material, corta somente e dobra para que a dobra te fique a redireccionar o ar para cima.
Parece-me que assim terás ainda mais rendimento, pois como tens a abertura mais em cima o ar que passa pela abertura colide com o que passa por cima do ecran com mais velocidade e projeta ainda mais para cima a área de turbulência.
Outra vantagem é que com chuva não terás a água a molhar por exemplo um GPS.

A vida é uma Moto. Não tem marcha atrás!
Metralha1313

MensagemAssunto: Re: Windscreen aerodinamico   Qui Nov 20, 2014 5:01 pm

Sim, por acaso já me lembrei que teria de por uma capa extra no GPS :) pensei em fazer os furos mas como não tenho aquelas brocas especiais e são muito caras optei por fazer assim. Mas já não faria assim se fosse pra voltar a fazer de novo.

A ideia de fazer o corte mais proximo do topo é capaz de funcionar melhor mas acho que é capaz de ficar mais feio... Eu desta vez, cortei e dobrei e depois como me parecia uma abertura muito pequena cortei um pouco do material mas já me arrependi. Se fosse agora tinha cortado e dobrado apenas mais com uma distancia um pouco mais e talvez 2 cm acima.

De qualquer forma para já estou satisfeito.

Agora vou tentar fer dois furos na lateral e na vertical com cerca de 1cm de diâmetro para ver se o ar abre mais um pouco a bolha:
tipo isto:
jagyver

MensagemAssunto: Re: Windscreen aerodinamico   Qui Nov 20, 2014 5:39 pm

Tomas... não comeces logo com furos de 10mm. Experimenta primeiro com 5mm e faz o teste. Calcula o espaço entre eles na eventualidade de precisares alargar os furos.

Já agora... a película a imitar carbono é porreira! Onde compraste e quanto custou?
Metralha1313

MensagemAssunto: Re: Windscreen aerodinamico   Qui Nov 20, 2014 6:07 pm

Sim, talvez seja boa ideia começar com furos pequenos :)

A película é do chinês :) Um rolo com 50x60 custa 5 euros. Não vale grande coisa mas para o que era servia. Como disse, quando o resultado estiver perfeito logo trato de fazer tudo impecável :)
jagyver

MensagemAssunto: Re: Windscreen aerodinamico   Qui Nov 20, 2014 6:47 pm

Fixe, obrigado pela info!

Espero que fiques satisfeito com o resultado do que inventes para aí. E olha que a película fica muito bem com esses parafusos dourados por cima!!!

Windscreen aerodinamico
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Windscreen aerodinamico
» Roadwin Windscreen
» acessórios tuning p/ o ka?? tá dificil..
» [FOTOS/VÍDEO] Ka Venom (neon, acessórios Shutt, kit aerodinâmico...)
» Bauleto interfere no Aerodinamico

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Bricolage-
Ir para: