Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...

InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Manter carga na bateria

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Duncan

Moto : XT 350 e FZ6s

MensagemAssunto: Manter carga na bateria   Dom Mar 09, 2014 3:21 pm

Boas amigos,

Após estes 3 ou 4 meses de chuva cá pelo Norte, a motinha não saiu muitas vezes da garagem!!
Como tal ontem para pegar teve de ser de empurrão...

Em conversa com uns colegas motociclistas um Sr. já com os seus 60 e tais disse-me que isso resolve-se pondo um tapete de borracha debaixo do descanso!
Porque não há contacto com a terra e não deixa perder carga da bateria   

Que me dizem? Alguém confirma esta teoria?
O tapete de borracha já lá está...    

miguels

Moto : Honda CB600F1 Hornet

MensagemAssunto: Re: Manter carga na bateria   Dom Mar 09, 2014 5:17 pm

Mal não deve fazer e até tem o seu sentido agora em efeitos práticos nunca tinha ouvido falar.

Nem que seja para proteger o azulejo e não estragar com o descanso xD
Moutinho

Moto : TT600S - BWS

MensagemAssunto: Re: Manter carga na bateria   Dom Mar 09, 2014 5:56 pm

Se queres que a bateria não descarregue, simplesmente usa-a...

Nos carros também metes uma borracha debaixo do descanso para ele não descarregar a bateria????????
danfmc

Moto : XTZ 750

MensagemAssunto: Re: Manter carga na bateria   Dom Mar 09, 2014 7:09 pm

Moutinho escreveu:

Nos carros também metes uma borracha debaixo do descanso para ele não descarregar a bateria????????

Mas a meu ver, que sou um leigo na matéria, os carros têm sempre consumos residuais, tais como relógios, autorrádios, centralinas, alarmes, luzes que estão sempre a piscar...etc etc etc. Já uma moto a carburação e com mostradores analógicos não terá esses consumos residuais e mesmo assim perde carga na bateria. Por isso até tem alguma lógica essa de o descanso fazer passagem residual de corrente.
Mas eu sou um leigo na matéria...
Moutinho

MensagemAssunto: Re: Manter carga na bateria   Dom Mar 09, 2014 8:11 pm

danfmc escreveu:
Moutinho escreveu:

Mas a meu ver, que sou um leigo na matéria, os carros têm sempre consumos residuais, tais como relógios, autorrádios, centralinas, alarmes, luzes que estão sempre a piscar...etc etc etc. Já uma moto a carburação e com mostradores analógicos não terá esses consumos residuais e mesmo assim perde carga na bateria. Por isso até tem alguma lógica essa de o descanso fazer passagem residual de corrente.
Mas eu sou um leigo na matéria...

Essa do descanso tem a lógica que tu lhe quiseres dar...
A bateria perde carga pelo simples facto de não receber ciclos de carga, simplesmente pasma, danifica-se, e ao fim de meses ou um ano quando a meteres a uso, ela não vai ter carga e se de um dia para o outro lhe deres um uso diário ela vai-te deixar na mão, porque o ciclo de carga vai ser mais curto, uma semana ou 15 dias e estás a trocar a bateria.

Quando compramos uma bateria, ela vem sem o ácido, e as que vem com ácido é porque foi lá metido relativamente pouco tempo. Isto pra evitar que esteja anos em armazém e quando chegar ao cliente já esteja morta por ter lá o acido mas sem estar a receber os ciclos de carga normais.

Para existir consumo eléctrico tem que existir uma passagem de electrões de um pólo para o outro, tem que existir um periférico qualquer que feche o circuito, o borno negativo está ligado à massa, se este estiver ligado à terra não garante o fecho do circuito com o polo positivo.

Em termos técnicos podiamos estar aqui horas a discutir, e algumas pessoas não iam entender (porque não somos todos electricistas), mas é simples, Existem dezenas de fabricantes de motas super reconhecidos no mundo inteiro, a estudar milhares de coisas no projecto de uma mota e quantas BMW's, Hondas, Yamahas, Ducatis, Kawa's, etc etc etc tem "borrachinas" isolantes no descanso????
danfmc

MensagemAssunto: Re: Manter carga na bateria   Dom Mar 09, 2014 8:34 pm

Por essas e por outras é que comprei um carregador de baterias no lidl quando os vi, sempre vai mantendo a carga da bateria nas temporadas em que se anda menos.
Edgar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Manter carga na bateria   Dom Mar 09, 2014 9:05 pm

No caso do chão da minha garagem é de barro cerâmico (mosaico)
que é isolante...

mas não acredito muito nessa teoria Suspect 

danfmc escreveu:
Por essas e por outras é que comprei um carregador de baterias no lidl quando os vi, sempre vai mantendo a carga da bateria nas temporadas em que se anda menos.

isso é a melhor garantia que temos de ela não perder carga e respirar saúde   
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Moutinho

MensagemAssunto: Re: Manter carga na bateria   Dom Mar 09, 2014 9:15 pm

danfmc escreveu:

Mas isso é fazer-lhe ciclos de carga, é a melhor maneira de a manter viva.

Outra coisa que rebenta com as baterias, é meter uma mota ou carro a trabalhar, tira-lo da "garagem" e voltar a desligar, depois voltar a meter a trabalhar e meter na garagem, no dia a seguir meter a trabalhar, anadar 5 minutos e voltar a desligar, se uma bateria é pouco usado, mas ainda faz pegar bem o motor o melhor é deixar estar a trabalhar meia hora, mesmo que parado, sempre faz uns ciclos de carga para compensar pelo menos a energia desperdiçada pelo motor de arranque.

Portanto Ducan, a "borrachinha" apenas te estar a servir para não riscares o chão, dá uso à mota e deixa-te de tretas. Aproveita e vem ao passeio dos comboios que aquilo é só estrada (deixa-te de desculpas da treta que também vem uma TDM e uma Varadero) e vais ver que a bateria nesse passeio fica logo boa.  

Yamaha BW's Pantera cor-de-rosa | Yamaha TT 600S Branca Ferrari | Ex-Yamaha XT 600E Vermelha Ferrari
Duncan

MensagemAssunto: Re: Manter carga na bateria   Dom Mar 09, 2014 9:17 pm

Eu também sou leigo na matéria... mas Moutinho a lógica do tapete debaixo do carro não se aplica pq não tens descanso no carro!!   
Tens os 4 pneus de borracha!    

Eu também tenho um carregador de baterias mas como a garagem não é individual... vou carregando de vez em quando em casa de algum amigo, hoje já esteve cerca de 3h em carga e já está impecável   

Agora com tempo a melhorar, vou andar mais e se calhar o teste do tapete de borracha vai ter de ficar para o próximo Inverno!!      

Duncan

MensagemAssunto: Re: Manter carga na bateria   Dom Mar 09, 2014 9:22 pm

Moutinho escreveu:

Portanto Ducan, a "borrachinha" apenas te estar a servir para não riscares o chão, dá uso à mota e deixa-te de tretas. Aproveita e vem ao passeio dos comboios que aquilo é só estrada (deixa-te de desculpas da treta que também vem uma TDM e uma Varadero) e vais ver que a bateria nesse passeio fica logo boa.  

Mas não vão andar por caminhos de terra!??   

No dia 23 tenho uma ida ao Buçaco ou a Foz Coa... ainda estou para me decidir!!    

Moutinho

MensagemAssunto: Re: Manter carga na bateria   Dom Mar 09, 2014 9:23 pm

Duncan escreveu:

Mas estás com medo de que terra, um passeio com mais de 100 km com 15 ou 18 km de estradão plano e estas com desculpas de que???

Yamaha BW's Pantera cor-de-rosa | Yamaha TT 600S Branca Ferrari | Ex-Yamaha XT 600E Vermelha Ferrari
danfmc

MensagemAssunto: Re: Manter carga na bateria   Dom Mar 09, 2014 9:29 pm

Ai ai...até eu e a cara metade gostávamos de ir a esse passeio, mas com a compra da super teneré há 2 meses, de um kit de reparação de carburador o mês passado, e de 2 pneuzinhos este mês...acabou-se a brincadeira! E a cara metade não está melhor que eu...malvada crise...
Duncan

MensagemAssunto: Re: Manter carga na bateria   Dom Mar 09, 2014 9:32 pm

Moutinho escreveu:
Duncan escreveu:

Mas estás com medo de que terra, um passeio com mais de 100 km com 15 ou 18 km de estradão plano e estas com desculpas de que???

Não me quero comprometer ainda para mais com o passeio que vou ter a 23!   
Mas quando tiver uma XT na garagem vou fazer mais vezes companhia    

Fico à espera das fotos que com certeza me vão deixar    porque sei a beleza dessa zona que ainda o ano passado dei uma voltinha por aí   

webmonstro

Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: Manter carga na bateria   Dom Mar 09, 2014 9:40 pm

bem o moutinho já disse tudo isto é mais um dos "mitos" urbanos, uma tecnica simples e real consiste em desligar um dos bornes, pois em apesar de em teoria naõ haver passagem, na prática acaba por passar alguma corrente nos vários pontos de junções e no canhão de ignição especialmente.

no entanto se andar uma vez por mes será suficiente para mantê-la em bom estado e se não aguenta um mês parado então está na hora de colocar uma bateria nova

eu tambem tenho um carregador do lidel e funciona muito bem mas não tenho usado nesta mota
http://www.duasantas.web.pt

Manter carga na bateria
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Manter carga na bateria
» Carga de bateria
» Carga da bateria roubada
» Bateria perde carga do nada depois da revisão de 2 anos.
» minha moto perde a carga da bateria misteriosamente

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Bricolage-
Ir para: