Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seLogin
Compartilhe | 
 

 Funcionamento dum CDI e para que serve

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Edgar



Moto: XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Funcionamento dum CDI e para que serve   Dom Ago 22, 2010 1:05 am

CDI - Ignição por descarga de Condensador



O Funcionamento dum CDI e para que serve

O CDI é um circuito eletrônico que é responsável por dar o sinal, para a bobina de alta tensão, fazer com que a vela ou as velas, façam uma faisca...


E o que o CDI tem de especial, para o funcionamento do motor?

A faísca de um motor de um motor da XT que é a 4 tempos
quando está a relantim às 1200 RPM deve ser dada para a vela +/-4 graus antes do Piston atingir o ponto morto superior.
Mas se o motor tiver às 4000 RPM já deve sair aos 8 graus antes do ponto morto superior.

Resumindo e concluído, o CDI tem a função de fazer as contas, consoante a rotação do motor, enviar a faisca mais cedo ou não e na altura certa...



O CDI recebe um sinal do PIC UP (é um pequeno íman que está no volante magnético e que sabe a posição da cambota)
Esse sinal que o Pic up, envia vai ser a referencia para o CDI fazer as contas a rotação do motor e quando deve mandar a vela fazer a faisca...


O CDI além de ser um interruptor inteligente (porque antecipa a faisca quando a rotação aumenta)
Tem no seu interior uma serie de condensadores e resistências... e um Interruptor de Silício (estado sólido) que vai enviar o tal sinal a bobina de alta tensão...
Interruptor de Silício, é o que nos conhecemos por um Transístor... e costuma ser o ponto fraco do CDI...
Este Transístor da foto é o "2SD1071" que é utilizado na XT750Z Super Ténéré



Esquema dum CDI duma XT600 http://www.transmic.net/images/ori_sch.pdf
CDI duma XT750Z

Explicado por um profissionais http://www.peyotemc.cl/pagina/datos/cdi.htm


Última edição por Edgar em Dom Maio 20, 2012 11:15 pm, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Marco F.



Moto: XTZ 850 STrx

MensagemAssunto: Re: Funcionamento dum CDI e para que serve   Dom Ago 22, 2010 8:32 am

Material excenlente este que postas-te aqui , sem duvida que ira ajudar a quebrar os tabus em torno dos CDi's . Tambem achei vantajoso as fotos e saber as referencias dos componentes eletronicos do CDi da ST pois assim ja tenho base para trabalhar caso tenha problemas com o meu .
Obrigado amigo

Cumps

_________________
Voltar ao Topo Ir em baixo
JoaoF




MensagemAssunto: Re: Funcionamento dum CDI e para que serve   Seg Ago 23, 2010 10:50 pm

Awsome stuff :o Ja agora, a caixinha preta que esta por baixo do guarda lamas traseiro so por acaso nao é a centralina?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jarod



Moto: XT600E 2002

MensagemAssunto: Re: Funcionamento dum CDI e para que serve   Seg Ago 23, 2010 10:56 pm

JoaoF escreveu:
Awsome stuff :o Ja agora, a caixinha preta que esta por baixo do guarda lamas traseiro so por acaso nao é a centralina?

Se for como na minha isso nao é centralina nenhuma...É o belo do CDI!
Eu também lhe chamei centralina a primeira vez que o vi...
Voltar ao Topo Ir em baixo
JoaoF




MensagemAssunto: Re: Funcionamento dum CDI e para que serve   Seg Ago 23, 2010 11:08 pm

Acabei de ler exactamente o mesmo noutro tópico

obg
Voltar ao Topo Ir em baixo
Edgar



Moto: XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Funcionamento dum CDI e para que serve   Qui Out 06, 2011 12:34 am

Mais alguma palha sobre CDIs

http://www.transmic.net/en/faq.htm

Voltar ao Topo Ir em baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
webmonstro



Moto: XT 350, KX 250 (2t), DR 350 ES

MensagemAssunto: Re: Funcionamento dum CDI e para que serve   Seg Out 10, 2011 10:52 pm

Boas
Atenção que os "CDI" da maioria das motas de arranque electrico (incluindo as XT a partir do modelo XTE )
são TCI e não CDI, embora o princípio seja o mesmo (um sinal do estador indica a posição da cambota e o cdi, tci centralina o que quiserem chamar, dá a descarga) , o TCI usa uma bobine "ligada" cuja corrente é Interrompida, enquanto o CDI usa uma carga que é amplificada pela bobine (cerca de 100 vezes)
Com o TCI (transistor descharde Ignition) há a necessidade de ter uma alimentação constante do mesmo para poder funcionar, isto permite curvas de ignição mais complexas e precisas, em compensação normalmente não há a possibilidade de colocar o motor em funcionamento sem bateria (ou pelo menos alguma carga da mesma), por isso modelos de "kick" normalmente têm ignição por CDI

Quanto a compor ou alterar o "CDI" normalmente são cheios com resina por causa das vibrações e isso dificulta o acesso aos componentes internos
Nuno
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.duasantas.web.pt
Johnny_1056



Moto: Yamaha

MensagemAssunto: Re: Funcionamento dum CDI e para que serve   Ter Out 11, 2011 9:56 am

Boas;
Tenho fobia a problemas eléctricos. É por esse motivo que a minha clássica se encontra em "doca seca".
Só não percebo por que é que na maioria das motos modernas continua a aparecer na ficha técnica a designação "CDI"???
Voltar ao Topo Ir em baixo
webmonstro



Moto: XT 350, KX 250 (2t), DR 350 ES

MensagemAssunto: Re: Funcionamento dum CDI e para que serve   Ter Out 11, 2011 12:59 pm

Isso às vezes é como o "choke" que não é choke nenhum mas um sim um método de enriquecer a mistura com o mesmo efeito.

Manual XT 600e :

Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.duasantas.web.pt
Johnny_1056



Moto: Yamaha

MensagemAssunto: Re: Funcionamento dum CDI e para que serve   Ter Out 11, 2011 1:13 pm

Boas;
E afinal o que é o "CHOKE"?
E TCI não quererá dizer "Transistorized Coil Ignition"??
Não é que isso me interesse, porque como já referi tenho fobia a problemas eléctricos e evito mexer nessa parte das motos.
Voltar ao Topo Ir em baixo
webmonstro



Moto: XT 350, KX 250 (2t), DR 350 ES

MensagemAssunto: Re: Funcionamento dum CDI e para que serve   Ter Out 11, 2011 9:13 pm

TCI : Transistor Controlled Ignition
http://www.jetav8r.com/Vision/IgnitionFAQ.html


O Choke é normalmente a designação em inglês do "comando do ar"
o termo em inglês significa afogar e vem do facto dos carburadores mais antigos tinham uma borboleta que fechava
a entrado do ar (o tal choke) e tapava a entrada do ar, levando ao enriquecimento da mistura para o arranque do motor
especialmente a frio mas este enriquecimento é pela diminuição da quantidade de ar , mantendo a quantidade de gasolina.

Nos carburadores mais recentes (incluindo os das XT ) o botão preto faz o contrário ou seja abre um jigler extra
levando a uma maior quantidade de gasolina (ou seja o mesmo efeito -> enriquecimento da mistura) mantendo a mesma quantidade de ar.

Existem casos em que o botão é designado de "start" ou "starter" mas muito ainda tem a designação "choke" e alguns usam o simbolo: | / | que representa a tal borboleta .

Nuno
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.duasantas.web.pt
Johnny_1056



Moto: Yamaha

MensagemAssunto: Re: Funcionamento dum CDI e para que serve   Qua Out 12, 2011 9:26 am

Boas;
Webmonstro, TCI aparece como abreviatura de "Transistorized Coil Ignition" no manual de serviço da Yamaha R1, por exemplo.
"CHOKE" é só e apenas o que descreveste, significa afogar, basicamente enriquecer a mistura no momento pôr o motor a trabalhar. Há inclusivamente motos de injecção com "CHOKE", nomeadamente Suzuki.
Voltar ao Topo Ir em baixo
webmonstro



Moto: XT 350, KX 250 (2t), DR 350 ES

MensagemAssunto: Re: Funcionamento dum CDI e para que serve   Qua Out 12, 2011 6:50 pm

Independentemente do que significam as siglas, na prática o sistemas TCI usam uma bobine carregada constantemente, corrente essa que é interrompida para provocar a faísca (daí necessitarem de bateria) enquanto que um sistema CDI usa uma corrente gerada na altura de dar a faísca que depois é amplificada pela bobine, dispensando a bateria.

Nuno
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.duasantas.web.pt
Jorge



Moto: K498

MensagemAssunto: Re: Funcionamento dum CDI e para que serve   Dom Maio 20, 2012 11:34 pm

Excelente tópico este sobre CDI´s, com uma explicação acessivel sobre como funciona, quais os seus componentes, e acompanhado do um gráfico muito elucidativo...

Muito bom...


Voltar ao Topo Ir em baixo
 

Funcionamento dum CDI e para que serve

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

 Tópicos similares

-
» moveis para sua casa
» escriçao para os vermelhos
» Rocky para sempre!!!
» Treino para ombros
» Abra Espaço para o Seu Clã

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube XT Portugal ::  :: -