Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 [Dúvidas-Várias] XT600 E 3TB!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
miguels

avatar

Moto : Honda CB600F1 Hornet

MensagemAssunto: [Dúvidas-Várias] XT600 E 3TB!   Ter Out 01, 2013 9:55 pm

Tenho uma questão para colocar aos entendidos das XT.

A minha mota tem um som fantástico devido ao seu escape IXIL, no entanto à pouco descobri que por baixo desse som parece que as válvulas estão a bater um bocado.

Não sendo eu grande entendido nesta matéria gostava de saber se é normal com a colocação de um escape acontecer uma pequena desafinação das válvulas e como proceder para corrigir o tectectectec.

Cumprimentos a todos!


Última edição por miguels em Qui Out 03, 2013 10:48 pm, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Nélio

avatar

Moto : XT1200Z & CRF250L

MensagemAssunto: Re: [Dúvidas-Várias] XT600 E 3TB!   Qua Out 02, 2013 1:19 am

miguels escreveu:
Tenho uma questão para colocar aos entendidos das XT.

A minha mota tem um som fantástico devido ao seu escape IXIL, no entanto à pouco descobri que por baixo desse som parece que as válvulas estão a bater um bocado.

Não sendo eu grande entendido nesta matéria gostava de saber se é normal com a colocação de um escape acontecer uma pequena desafinação das válvulas e como proceder para corrigir o tectectectec.

Cumprimentos a todos!
As válvulas devem ser afinadas periodicamente e respeitando os prazos de manutenção para esse efeito, que é indicado pelo fabricante.
É normal as XT fazerem um ligeira batida das válvulas, mas se tens dúvidas, se é normal ou não, não custa nada dar uma afinação.
A qualidade e viscosidade do óleo do motor, ou a não substituição em tempo útil, também pode  influenciar o bater das válvulas.
A alteração do escape não vai influenciar muito o bater das válvulas, mas se alterar muito a pressão de gazes no seu interior, vai influenciar ligeiramente o esforço necessário exercido sobre a válvula, para que abra e deixe sair os gases sobre influencia da pressão exercida pelo embolo (pistão). Essa variação de pressão, pode acentuar ou atenuar o batimento, mas nada de grave ou de anormal, quando devidamente afinadas.

_________________

- Canal YouTube
- Facebook
Yamaha XT1200Z & TT600R
Voltar ao Topo Ir em baixo
https://sites.google.com/site/academiadecombatedamadeira/
miguels

avatar

Moto : Honda CB600F1 Hornet

MensagemAssunto: Re: [Dúvidas-Várias] XT600 E 3TB!   Qua Out 02, 2013 1:28 am

Agradeço a ajuda.

Assim que tiver um dinheirinho extra já vai levar revisão completa
Voltar ao Topo Ir em baixo
Edgar

avatar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: [Dúvidas-Várias] XT600 E 3TB!   Qua Out 02, 2013 4:11 pm

Escapos abertos lixam tudo Neutral 

o que vale é que esses motores são feitos para a guerra
mas perdem anos de vida com esses tubos caros chamados escapes Neutral 


Ver a folga das Válvulas   (no caso da XT600E 3TB a folga da admissão é de 0,05~0,10)

Verificar a Corrente de distribuição   que pode ser a causa de alguns ruídos desse tipo...


Mas a XT600E tem um motor que fabrica muitos sons tec tec tic toc tuc
e a maior parte são normais ou nada de preocupante... Rolling Eyes 


ABR
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
miguels

avatar

Moto : Honda CB600F1 Hornet

MensagemAssunto: Re: [Dúvidas-Várias] XT600 E 3TB!   Qui Out 03, 2013 12:28 am

Ha certas vezes que ela nao chega a fazer barulhos e outras tantas qu quando aquece os barulhos param.
Mas é a tal coisa, assim que a verba permitir a menina ja vai a clínica tratar das dores todas :)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Nélio

avatar

Moto : XT1200Z & CRF250L

MensagemAssunto: Re: [Dúvidas-Várias] XT600 E 3TB!   Qui Out 03, 2013 12:59 am

miguels escreveu:
Ha certas vezes que ela nao chega a fazer barulhos e outras tantas qu quando aquece os barulhos param.
Mas é a tal coisa, assim que a verba permitir a menina ja vai a clínica tratar das dores todas :)
Há dois possíveis motivos para isso acontecer, com o aquecimento do metal, existe a típica dilatação, diminuindo assim as folgas entre peças, podendo-se deduzir que não está assim tão desafinado.

Com o aquecimento dos gazes de escape e do próprio escape, faz com que os gazes provenientes da explosão não exerçam tanta pressão, sendo mais fácil a sua saída do interior do escape (tipo Chaminé de churrasco) quanto mais quente o fumo, mais rapidamente sobre.

E como já acima comentado a qualidade do Óleo (é muito importante)




_________________

- Canal YouTube
- Facebook
Yamaha XT1200Z & TT600R
Voltar ao Topo Ir em baixo
https://sites.google.com/site/academiadecombatedamadeira/
Johnny_1056

avatar

Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: [Dúvidas-Várias] XT600 E 3TB!   Qui Out 03, 2013 10:33 am

Boas;
Se os escapes funcionassem como chaminés de churrasco, as motos tinham todas os escapes virados para cima. 
Voltar ao Topo Ir em baixo
Edgar

avatar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: [Dúvidas-Várias] XT600 E 3TB!   Qui Out 03, 2013 10:56 am


A minha lareira por vezes dá uns estalinhos  

  



Voltar ao Topo Ir em baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
miguels

avatar

Moto : Honda CB600F1 Hornet

MensagemAssunto: Re: [Dúvidas-Várias] XT600 E 3TB!   Qui Out 03, 2013 12:15 pm

No que toca a minha lareira ela mandou uns estalinhos no início desta semana, mas tendo em conta que ja estava parada à 1 mês nao acho estranho. Fumo nem branco, nem preto nao deita qualquer fumo.

Tem andado todos os dias e os estalinhos pararam, o ronco do IXIL sem flauta é que continua monstro e toda a gente me ouve 3 quarteirões antes de chegar a casa. Assim que puder vou-lhe tirar umas fotos para o pessoal ver e para me dar umas opiniões.

Fiz ontem a instalação de uns piscas a frente e de um farol de leds atrás com pisca incorporado.
So falta um rele digital para fazer o clock sem ser através da potência ou então uma resistência a consumir o que os leds nao consomem para ela piscar.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Edgar

avatar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: [Dúvidas-Várias] XT600 E 3TB!   Qui Out 03, 2013 12:45 pm

Voltar ao Topo Ir em baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
RuiF

avatar

Moto : XT 660 Z Tenere ex - XT 600 E

MensagemAssunto: Re: [Dúvidas-Várias] XT600 E 3TB!   Qui Out 03, 2013 5:25 pm

Boas pessoal  

Aproveito este tópico para tirar uma dúvida sobre a corrente de distribuição.

Caso seja necessário substituir a corrente de distribuição é preciso, também, substituir o tensor? Ou o tensor por no fundo se tratar de uma mola pode ser reaproveitado, voltando o mesmo à posição de início após se aplicar a corrente nova?

Obrigado

Voltar ao Topo Ir em baixo
Johnny_1056

avatar

Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: [Dúvidas-Várias] XT600 E 3TB!   Qui Out 03, 2013 5:36 pm

Boas;
Geralmente um dos sinais de que é necessária a substituição da corrente de distribuição é o do tensor demasiado esticado. 
Há também casos em que a corrente ainda está boa e o tensor que já não cumpre correctamente a sua função... 
Só analisando o estado desses componentes é que se pode chegar a alguma conclusão. 
Voltar ao Topo Ir em baixo
RuiF

avatar

Moto : XT 660 Z Tenere ex - XT 600 E

MensagemAssunto: Re: [Dúvidas-Várias] XT600 E 3TB!   Qui Out 03, 2013 5:48 pm

Johnny_1056 escreveu:
Boas;
Geralmente um dos sinais de que é necessária a substituição da corrente de distribuição é o do tensor demasiado esticado. 
Há também casos em que a corrente ainda está boa e o tensor que já não cumpre correctamente a sua função... 
Só analisando o estado desses componentes é que se pode chegar a alguma conclusão. 
Boas Johnny e obrigado pela explicação,

A minha lógica de raciocínio baseou-se no vídeo que o Edgar apresenta, em que recolhe e estica o tensor, pelo que me levou a concluir que, caso este ainda esteja em condições e o problema seja da corrente, poder ser reaproveitado, desde que a mola cumpra as suas funções.

Segundo percebi do mecanismo de funcionamento, o tensor vai anulando a folga da corrente ao "avançar" contra esta e empurrando-a, correto?  

Voltar ao Topo Ir em baixo
Johnny_1056

avatar

Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: [Dúvidas-Várias] XT600 E 3TB!   Qui Out 03, 2013 5:55 pm

Boas;
O funcionamento do tensor é exactamente esse que descreves.
Mas como escrevi anteriormente, só analisando o material.
Voltar ao Topo Ir em baixo
ET600

avatar

Moto : 2KF e cangalhos

MensagemAssunto: Re: [Dúvidas-Várias] XT600 E 3TB!   Qui Out 03, 2013 5:58 pm

RuiF escreveu:
Johnny_1056 escreveu:
Boas;
Geralmente um dos sinais de que é necessária a substituição da corrente de distribuição é o do tensor demasiado esticado. 
Há também casos em que a corrente ainda está boa e o tensor que já não cumpre correctamente a sua função... 
Só analisando o estado desses componentes é que se pode chegar a alguma conclusão. 
Boas Johnny e obrigado pela explicação,

A minha lógica de raciocínio baseou-se no vídeo que o Edgar apresenta, em que recolhe e estica o tensor, pelo que me levou a concluir que, caso este ainda esteja em condições e o problema seja da corrente, poder ser reaproveitado, desde que a mola cumpra as suas funções.

Segundo percebi do mecanismo de funcionamento, o tensor vai anulando a folga da corrente ao "avançar" contra esta e empurrando-a, correto?  

É isso mesmo Rui...

Mas vê lá o que andas a magicar... a tua mota ainda não tem km para justificar tal intervenção... analisa bem os sintomas...se é que existem....

_________________
 

ET600
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
[Dúvidas-Várias] XT600 E 3TB!
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» [Dúvidas-Várias] XT600 E 3TB!
» Escape XT600
» Peças soltas de uma XT600 2KF
» Várias Dúvidas: Haya x 675 x track days x altura x viagem
» Carta A2 XT600

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA-
Ir para: