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 Cinoblocos Roda traseira XT 600

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AutorMensagem
Rikardo

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Moto : Princesinha do agreste

MensagemAssunto: Cinoblocos Roda traseira XT 600   Qui Jun 20, 2013 9:04 pm

A minha história é simples não tenho nada que fazer na vida e então decidi com a ajuda do meu amigo Rummi fazer uns cinoblocos para a minha nova roda 18 , pois é amigos finalmente consegui , gentilmente cedid€€€€ pelo nosso amigo ET600.
Para quem já pensou nisso e ainda nunca viu ou sabe se é possível e viável nem que material usar ou ande comprar e depois a dificuldade de os fazer aqui vai.


Bloco de borracha virgem





Depois de medir os de origem tendo em atenção os desgastes marca-se na borracha e com um serrote de ferro mão ha obra(não ha imagens mas aqui entrou o meu amigo Rummi)



depois ha que colocar na roda e ai começa o bricolage da afinação que tem que ser uma a uma pode ser com um simples xacto





Recapitolando 1º comprar borracha ;2ºmolde copiado pelo de origem ;3ºcortar ;4ºafinar






Depois é baralhar e baralhar porque não podem ficar confinados a um sitio em qualquer altura desmonta-se a roda e depois "ha este aqui não fica bem isso não pode ser" como vão reparar estão numerados para poder troca-los com a certeza que não repetia assim utilizei a sequencia de números.









e pronto testar testar montar na roda verificar se assenta por completo a cremalheira , se tem folga não desejada se entra justa como convém depois montar a roda na mota e fazer mais uns testes.







Resultado fiquei com a caixa de velocidades mais suave , ao engatar a 1º acabou aquele barulho de que vem a casa a baixo e na troca de relação em todas as mudanças ficou mais suave .
O teste foi feito no passeio ocasional que fizemos no domingo passado e correu tudo pelo melhor a caixa da XT é maravilhosa melhor que a da AT pelo menos menos ruidosa mas agora ficou soberba.


Quanto a custos tirando as nossas horas mas isso é pura diversão (sem contar com as cervejas que o Rummi bebeu eu não bebo em serviço) Para fazer uns cinoblocos completos a borracha custa ha volta de 30€ é comprado ao kilo , tirando a ferramenta para desmontar a mota só é preciso um serrote de ferro e um xacto muita paciência e cortar a borracha ao inicio para fazer os primeiros é um pouco duro mas isso deixo para o Rummi comentar foi ele que os cortou todos que eu estava a estudar a maneira de fazer a coisa o mais perfeito possível e de preferencia ha primeira .(possivelmente a beber uma e a fumar um cigarro porque só assim consigo pensar)






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Homem que é Homem não chupa o mel Come a Abelha
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AvisRarum

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Moto : FJR1300A & XTZ 600

MensagemAssunto: Re: Cinoblocos Roda traseira XT 600   Qui Jun 20, 2013 10:15 pm

deKategoria!!!

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que o céu do horizonte não seja o limite, mas que a mota seja o meio 


ex XV535 a primeirinha
ex TDM900 a TT de matricula
2ª FJR1300A depois da BM a Josefa d'Obidos
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Pmvpires

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Moto : XT600E(2009-2014) / XT660R (2014-2017) / Deauville 700 (2017- )

MensagemAssunto: Re: Cinoblocos Roda traseira XT 600   Qui Jun 20, 2013 10:31 pm

 Bem fixe... Sempre fica mais em conta 

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Abraços  
MAPA DO CXTP
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Edgar

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Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Cinoblocos Roda traseira XT 600   Qui Jun 20, 2013 11:20 pm

Boas...
não gosto de estar a ser desmancha prazeres

mas olha que sem fazeres mais ou menos isto...



eles pouco trabalho vão fazer como sino-blocos
e depois a caixa e os carretos vão levar por tabela...

ou seja sem essa espécie de caixa de ar a borracha não consegue encolher e absorver a cena

ABR
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Marco F.

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Moto : XTZ 850 STrx

MensagemAssunto: Re: Cinoblocos Roda traseira XT 600   Sex Jun 21, 2013 12:17 am

Boas , o Edgar tem toda a razão ...basta observares uns novos e constatar que o que ele diz é verdade !!!

Cumps , isso para a malta das novas teneres é capaz de ser uma optima ideia pois gastam mais disso do que eu óleo na minha mota

_________________
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Rikardo

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Moto : Princesinha do agreste

MensagemAssunto: Re: Cinoblocos Roda traseira XT 600   Sex Jun 21, 2013 12:58 am

Todas as opiniões são validas e todos temos direito a nossa opinião ,mas atenção eu não disse que eram melhores que o original só mostrei como resolvi o meu problema e dei a minha opinião sobre o resultado em relação ao que já a algum tempo me vinha a acontecer com os velhos fiquei espetacularmente mais bem servido , agora só o tempo me vai dizer se vou ter problemas mais rápido na transmissão e caixa para já ficou bem melhor. A borracha é bem diferente dos de origem em relação a densidade ,elasticidade quando submetidos ao peso  e á fricção ,uma das coisas que me informaram era que as saliências que os de origem tem são para evitar que se colem com o aquecimento ao cubo , ontem desmontei a roda outra vez e realmente um ou dois estavam mais agarrados ao cubo só na parte de dentro tentei controlar a situação colocando um bocado quase nada de vaselina , depois do próxima volta volto a desmontar para ver o resultado e controlar o desgaste.


PS. testei a folga com as mãos antes de montar e pareceu-me folga suficiente no meu ver com a força do motor que é maior vai de certeza oscilar um pouco mais.


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Edgar

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Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Cinoblocos Roda traseira XT 600   Sex Jun 21, 2013 1:16 am

Mas a ideia que uma folga    "grande" é mau, É uma ideia errada...

a folga deve fazer o trabalho de amortecedor...

pois o que interessa é o amortecimento...
e amortecimento pode ser com folga ou sem folga aparente... desde que amorteça, está tudo bem!

No caso das velhas XT600 / XTZ660 / XTZ750 essa folga é apenas no sentido da corrente...
e pouca ou nenhuma diferença faz, ter ou não ter folga... pois o amortecimento continua a ser feito...

no caso das novas XT660 R/X/Z essa folga fica exagerada por alem de ser no sentido da corrente, parece que a cremalheira quer saltar do eixo... e a solução é trocar a porra dos sino-blocos...


Opinião pessoal
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Johnny_1056

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Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: Cinoblocos Roda traseira XT 600   Sex Jun 21, 2013 11:03 am

Boas;
Não acho que seja necessário fazer essas "recravas" côncavas nos sinoblocos, há espaço para a borracha se deformar sem necessidade de criar esse espaço livre.
Além do mais, usando um material que não se sabe quais as suas verdadeiras capacidades mecânicas, não vale a pena andar a "inventar" muito. Deixa ficar assim e vai analisando frequentemente qual o comportamento e estado de conservação do mesmo.
Os problemas de caixa de velocidades devem estar mais dependentes de outros factores. A TT600S tem a cremalheira fixa à roda e há mais motos com sistemas semelhantes e nem por isso as caixas são mais sacrificadas. Faz pior à caixa de velocidades andar em regimes demasiados baixos ou inadequados que a fixação da cremalheira.
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MANiK_MiN3R

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Moto : Yamaha XT 600E

MensagemAssunto: Re: Cinoblocos Roda traseira XT 600   Sex Jun 21, 2013 6:01 pm

@Rikardo:

Magnifico... Parabéns...

Não queres deixar aqui o contacto do sitio onde comprás-te o bloco de borracha? E já agora a especificação do tipo de borracha?
Obrigado.

_________________
Cumprimentos:
MANiK MiN3R
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Marco F.

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Moto : XTZ 850 STrx

MensagemAssunto: Re: Cinoblocos Roda traseira XT 600   Sex Jun 21, 2013 6:03 pm

Johnny_1056 escreveu:
Faz pior à caixa de velocidades andar em regimes demasiados baixos ou inadequados que a fixação da cremalheira.

Ora aqui esta uma grande verdade !!! Nada como ir estando atento a coisa e verificar a evolução da coisa , não me entendas mal Ricardo , acho a tua ideia excelente , ainda mais se tivesse uma tenere das novas (raio dos smileys já arderam novamente !!)

Cumps

_________________
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Rikardo

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Moto : Princesinha do agreste

MensagemAssunto: Re: Cinoblocos Roda traseira XT 600   Sex Jun 21, 2013 6:27 pm

Eu nunca levo a mal quando estamos a conversar e a tentar perceber se realmente aquilo é uma solução viável e barata pratica ou se é mais uma daquelas historias de o barato sai caro.De qualquer maneira eu tenho a minha opinião e com mais duas ou três que juntei decidi fazer aquilo , até porque o Rummi já tinha feito na dele tem ha aproximadamente um ano e ainda estão impacaveis e a funcionar na perfeição mais a vossa opinião posso chegar a conclusão que pode ser um erro ou então vai-se perceber que além de barato é do melhor e ainda temos que vender a patente ha BMW .Quanto á verificação , claro que vou andar em cima do acontecimento , agora uma coisa posso garantir a caixa na troca de relações ficou muito superior agora quanto tempo vai durar é isso que vou testar , para já estou bastante satisfeito com a solução e o preço que ficou.

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Edgar

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Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Cinoblocos Roda traseira XT 600   Sab Jun 22, 2013 2:40 am

Marco F. escreveu:
Johnny_1056 escreveu:
Faz pior à caixa de velocidades andar em regimes demasiados baixos ou inadequados que a fixação da cremalheira.

Ora aqui esta uma grande verdade !!! Nada como ir estando atento a coisa e verificar a evolução da coisa , não me entendas mal Ricardo , acho a tua ideia excelente , ainda mais se tivesse uma tenere das novas (raio dos smileys já arderam novamente !!)

Cumps

+1

mas eu comia um bocado de borracha como os originais
algo me diz que aquilo tem um razão de ser
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Rikardo

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Moto : Princesinha do agreste

MensagemAssunto: Re: Cinoblocos Roda traseira XT 600   Sab Jun 22, 2013 3:07 pm

Já estou a trabalhar a forma de tentar fazer uns o mais parecido com os originais e só não foi logo feito, porque não era fácil e tenho de arranjar maneira de cortar a borracha de maneira mais precisa de que com um xacto , tentei com a maneira como se corta esferovite com o fio de cobre ligado a um transformador e não é facil .E depois de testar percebi que tinha melhorado dai achar que o resultado tinha sido bom , as curvas passaram a segundo plano .


Também acho que as curvas terão lá por alguma razão mas pode ser estética ou uma visão de marketing , se em Milhões de cinoblocos tivermos em consideração aquilo como um triângulo e depois colocarmos as curvas o resultado será certamente de muito material de sobras de borracha uma poupança que realmente a falta da borracha em nada prejudica e os ganhos aumentarão e não o contrario a necessidade da curva como efeito técnico ou mecânico ,isto é uma ideia em nada tem a ver com a teoria da conspiração , mas no sitio aonde trabalho isto acontece é a mais pura da realidade , chamam-lhe poupança de material para o mesmo resultado.




Mas o que interessa é que até agora tem resultado e vou fazendo as verificações e colocando aqui as minhas observações do que vai acontecendo .

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rummi

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Moto : Mula Bis-cape

MensagemAssunto: Re: Cinoblocos Roda traseira XT 600   Sab Jun 22, 2013 8:41 pm

Bem tenho de dizer qualquer coisa...Neutral
Fiz para a minha Mula (660R) e já conta com muitos Km , ao contrario dos originais que desapareciam em pouco tempo.
Mais então naquela altura em que fazíamos muito areal e mato, nessa altura duravam muito pouco.
Desde que fiz para a minha ,e digo são iguais ás demais XT`s nunca mais tive problemas.
Mudo muitas vezes os rolamentos porque tenho folga no cubo e eles partem e reparo que os sino-blocos não alteram nada , um desgaste aqui ou ali mas tudo ainda com as propriedades naturais.
Nada espalmados como encontrava os originais passado alguns Km.
Para mim acho que tá muito melhor e já fiz não sei precisar quantos KM mas deve tar perto dos 10000 Km.
De longe o que acontecia com os originais.
Só notei diferença foi na resposta da mota pois são ligeiramente mais rijos.
Muitas pessoas dizem:
-Sino-Blocos?Qué isso?
Andam uma vida sem mudar , pois, mas se calhar não levam o mesmo tratamento que os meus.
Penso eu.
Aliás basta ver os vídeos das nossas voltas.
Em relação á curva dos mesmos,bem,...bem observado Edgar,tmb acho que seja para amortecer melhor , mas , não era essa a minha intenção , a de ser mais macio, só pretendo que proteja a corrente,caixa etc.Fazer a função deles,mas tmb que durem.
De eles serem mais rijos só acho que melhorei , eu prefiro assim , a mota ficou mais bruta quer nas aceleração quer na redução.
XIXA, já há muito tempo que não fazia um testamento assim tão grande

_________________
TATA TA TA POF PECA PECA PECA
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Funcruiser




MensagemAssunto: Re: Cinoblocos Roda traseira XT 600   Sab Jun 22, 2013 10:23 pm

Boas
Se alguém necessitar de borracha para fazer os ditos cinobblocos aqui bem perto de mim existe umas toneladas de retalhos desse material de varias espessuras.
Pertenciam a uma empresa que construia apoios para pontes, neste momento estão ao abandono (infelizmente)
Se houver interesse posso indicar as coordenadas do local


Funcruiser
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