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 Restauro Yamaha Xt - 2kf

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AutorMensagem
Morgado

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Moto : XT 600 2Kf

MensagemAssunto: Restauro Yamaha Xt - 2kf   Qua Maio 22, 2013 1:55 am

Boas pessoal,
Já me inscrevi no fórum há algum tempo, mas admito…não tenho sido muito participativo. Um dos motivos é a falta de tempo, pois os dias têm sido distribuídos entre o trabalho diurno e a bricolandia do fim da tarde.
Alguma da bricolage tem-se prendido com uns mimos dados a uma antiga (sim, que as XTs são como o vinho do porto e nunca ficam velhas) 2KF que comprei há uns tempos atrás. Mudança de óleo e filtros, recuperação de toda a instalação eléctrica (que estava simplesmente miserável), colocação dos piscas, bateria, “restauro” do conta Kms e conta rotações, uma pintura "home made " das carenagens …enfim… umas quantas outras coisas…


Após algum trabalho… ficou assim:




Nota: A fotografia já tem algum tempo e já foram feitas pequenas alterações, como: a decapagem de todo o sistema de escape, com zincagem caseira e pintura de alta temperatura.
Já vi por aqui um tópico que fala sobre o barulho e a opinião de vários membros sobre a colocação da ponteira de escape, mas...como acho que estava com uns decibéis à mais e os vizinhos não tÊm culpa da minha falta de juízo ... decidi também, fazer-lhe uma flauta (ou pilinha se preferirem) que, modéstia à parte... ficou com bom aspeto, mas... ainda não tive hipótese de testar .

Foi também feita uma pintura provisória ao descanso e a algumas partes que estavam com pior aspeto.


Como a mota estava a trabalhar e "puxar" muito bem, a ideia era dar um pequeno tratamento estético para a começar a usar, permitindo assim a sua utilização e consequente verificação do estado mecânico.
Aqui começa a razão de ser, para a abertura deste novo tópico, pois fui verificando alguns problemas que tenho de resolver e, para os quais, gostaria de contar com a opinião/ajuda dos mestres desta bela máquina (que eu já percebi existirem por aqui)

Sem mais demora, passo então a expor a situação:

1) Logo no ato da compra, percebi que no cárter havia um pequeno vazamento de oléo (junta central do motor). Eu percebi que era só por si problemático e que para a resolver tinha de abrir o motor todo, mas... o chamamento da XT foi mais forte

2) Veio do pedal das mudanças soldado!

3) Veio do pinhão de ataque todo "comido"! Este problema, dei conta quando fui verificar se a porca (e respetiva trava) do pinhão de ataque estavam apertados. Nesse momento, apercebi-me que além de a porca estar completamente desapertada, o veio está todo "moido"!! Enfim... assassinos!!

4) Esticador da corrente do comando de válvulas no 18º pino! Este facto teria sido suficiente para não comprar a mota.. isto se eu tive-se tido a inteligência de levar umas chaves e ter verificado a posição do esticador logo no ato da compra! Enfim... um gajo está sempre a aprender!!


Depois do diagnóstico inicial feito, só haveria duas possibilidades:

1) Vender a mota a outro otário como eu, sem o pôr ao corrente dos problemas entretanto verificados (coisa que não sou capaz de fazer).

2) Proceder às dolorosas (€€€) reparações e usufruir mais uns anos desta máquina fabulosa!



Assim sendo, decidi abrir o motor e retificar tudo o que for necessário.


Neste momento, a situação é a seguinte:

- Mota com as carenagens todas desmontadas;
- cabeçote fora (neste ponto estava tudo bem, à excepção da corrente do comando das válvulas que me pareceu demasiado "frouxa") ;
- Roda de trás desmontada;
- Oléo retirado;
- Cabos, tubos e carburadores desmontados;
- Parafusos de apoio retirados (à excepção de um...)

Para este "um" ... é que eu peço a vossa primeira ajuda! Trata-se do parafuso maior do apoio do motor, que também é o principal do braço oscilante! Simplesmente esbarrei nele e não há maneira de sair! Peço por isso a quem já o retirou que me dê umas dicas relativamente à melhor forma de proceder! Rolling Eyes

O parafuso é este:




Sei que poderá parecer estranho alguém que está a embarcar num projeto destes, empancar num pormenor que decerto é relativamente simples. No entanto, já não é a primeira vez que me meto nestas aventuras e, como até à data me tenho desenrascado relativamente bem...até prova em contrário, vou teimar no "faça você mesmo"!




Peço desculpa pelo testamento, mas como a ideia era abrir um novo tópico que me parece vai durar algum tempo, pareceu-me importante fazer uma descrição detalhada do problema. Além disso, peço também desculpa pela ausência de fotografias que documentem o processo, mas as pilhas da minha máquina fotográfica já entregaram a alma ao criador e tenho-me esquecido de comprar outras. Esta falha será colmatada em breve.

Desde já... sincero bem haja a quem se prontificar a dar uma ajuda neste projeto.

Cumprimentos XTzianos
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M4rco

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Moto : Yamaha XT660X (2004)

MensagemAssunto: Re: Restauro Yamaha Xt - 2kf   Qua Maio 22, 2013 9:35 am

Morgado escreveu:







Estou a gostar ...

... mas pede uns conselhos ao Edgar !!! Que ele percebe da coisa !!!


_________________
Marco A.
Yamaha XT660X (2004)
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webmonstro

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Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: Restauro Yamaha Xt - 2kf   Qua Maio 22, 2013 10:40 am

Boas
Isso tem uns casquilhos com pouca tolerancia e já deve estar calcinado por isso não sai

Isso pode ser difícil de sair !

Faz o seguinte, tira a porca , com um punção e martelo , bates no centro (na covinha) pôe WD-40 , muito WD-40 em todo o lado que conseguires, e deixa penetrar durante umas horas, volta a dar umas pancadas, e repete novamente WD-40, algumas horas , algumas pancadas , podes fazer força à vontade , quando notares que o parafuso anda nem que seja 1 ou 2 mm , então não insistas , e bate no lado contrário em sentido contrário , para o lixo sair e não ficar no meio, volta a fazer o procedimento inicial !

Se realmente não anda mesmo então podes tambem soltar todo o resto do motor e andar com ele para cima e para baixo, virando o motor com o veio como eixo, para que se solte, em ultimo caso e se mesmo não sair, então só mesmo com choque termico, aquecendo com um maçarico , mas com cuidado para não exagerar , depois atirando um balde de água fria para cima, o choque termico irá fazer soltar as peças pela diferença de expansão/contracção deos diferentes tipos de metal
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Moutinho

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Moto : TT600S - BWS

MensagemAssunto: Re: Restauro Yamaha Xt - 2kf   Qua Maio 22, 2013 11:00 am

Ia-te dar as dicas das pancadinhas do amor com wd40, mas o Webmonstro chegou primeiro. E essa do choque térmico é bem lembrado, faz todo o sentido!

Mais um projecto para acompanhar...


_________________
Mota bonita não anda, mota que anda não consegue ser bonita... 

Yamaha BW's Pantera cor-de-rosa | Yamaha TT 600S Branca Ferrari | Ex-Yamaha XT 600E Vermelha Ferrari
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Morgado

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Moto : XT 600 2Kf

MensagemAssunto: Re: Restauro Yamaha Xt - 2kf   Sex Maio 24, 2013 2:58 am

Boas,
ontem estive o dia todo super ocupado, mas ainda assim arranjei uns minutos para pôr em prática o conselho do webmonstro. Assim sendo...crivei aquilo de bala (w40) e deixei a atuar. Hoje quando cheguei, muni-me de martelo, punção e paciência e...motor fora

Consegui ainda desmontar a cabeça e fiquei satisfeito com o que vi, pois à excepção da corrente de comando parece estar tudo em bastante bom estado

Continuo sem pilhas para tirar umas fotografias, pois passei no LIDL e as benditas pilhas recarregáveis que eles lá costumam ter estavam esgotadas Rolling Eyes Lá vou ter de dar uns €€€ a ganhar ao Belmiro em troca de umas pilhas de qualidade duvidosa!!

Vamos ver se amanhã consigo fazer mais um avanço, para ter o motor desmontado o mais rapidamente possível e assim poder começar a verificar o material necessário e proceder à encomenda.

Bem haja a todos, principalmente ao webmonstro pelo tutorial esclarecedor
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Morgado

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Moto : XT 600 2Kf

MensagemAssunto: Re: Restauro Yamaha Xt - 2kf   Sex Maio 24, 2013 3:05 am

Na mensagem anterior esqueci-me de perguntar, mas...se conhecerem alguém que esteja a vender um motor às peças e tenha os veios do pinhão de ataque e do pedal das mudanças em bom estado...
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samurai19

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Moto : XT600E XER

MensagemAssunto: Re: Restauro Yamaha Xt - 2kf   Sex Maio 24, 2013 8:05 am

Boas,

Vai ser uma "trabalheira" restaurares essa Mota, mas vai valer a pena, porque é mta louca, então nessa cor fica brutal :)
Boa sorte com o restauro.

EDIT: pena a roda da frente não ser de 21"


_________________
Hugo XT600E XER
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Morgado

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Moto : XT 600 2Kf

MensagemAssunto: Re: Restauro Yamaha Xt - 2kf   Sex Maio 24, 2013 10:33 am

Boas Samurai,
eu sei que vai dar um trabalhão e custa ainda mais por o tempo já estar bom e apetecer dar umas voltinhas nela Rolling Eyes . Mas... tinha mesmo de ser.
Quanto a roda...estou completamente de acordo, mas ela já vinha com a roda SM! Bom, mas uma coisa de cada vez. Agora a parte mecânica e depois, com tempo vou vendo os outros pormenores...

Cmpts
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webmonstro

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Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: Restauro Yamaha Xt - 2kf   Sex Maio 24, 2013 11:33 am

Boas
os tipos tentaram 39 vezes até que acertaram na fórmula daí o nome WD-40 Water Displacemente (tentativa nº ) 40

Mas realmente aquilo faz maravilhas !

quando montares enche o veio de massa para que não volte a acontecer no futuro !

Bem a corrente de comando nem é assim tão cara, mas o ideal era substituires tambem os "patins" de encosto que lhe dão tensão para que fique tudo certinho, mas vê primeiro com estão, estes monos têm alguma tendência de esticar a corrente sem que haja grande desgaste nos restantes materiais.

Espera até comprares as juntas (as da XT - E não servem) para veres o preço em que te vai ficar a reparação ...

a roda da frente podes ir buscar um aro de alumínio de 21" das Teneres , que são iguais.

quanto aso veios como são peças pequenas procura no ebay não ficará muito caro em portes

p.ex:

http://www.ebay.co.uk/itm/NOS-YAMAHA-SRX600-XT600-SHIFT-SHAFT-34K-18101-00-/200717367351?pt=Motorcycles_Parts_Accessories&hash=item2ebbaff837
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Morgado

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Moto : XT 600 2Kf

MensagemAssunto: Re: Restauro Yamaha Xt - 2kf   Sex Maio 24, 2013 12:19 pm

Boas,
realmente estava à espera de encontrar desgaste nas guias da corrente de comando, mas para minha surpresa... aparentemente nem as guias nem a roda dentada (só ainda vi a de cima - do veio de comando das válvulas) me parecem em mau estado. No entanto, depois tiro umas fotografias para mostrar aqui no fórum e pedir a opinião dos mais entendidos.

Quanto às juntas e restante material...já não é a minha primeira Yamaha e sei bem que a minha carteira vai sofrer.

No entanto o plano é comprar:
1) Corrente do comando de válvulas, juntas, retentores (e outras peças que vão aparecer de certeza) de origem;
2) Veios em segunda mão (visto que são peças que habitualmente não sofrem desgaste);
3) O-rings e alguns rolamentos do mercado paralelo (SKF de preferência)

Bom, tenho de desmontar e verificar o que se encontra dentro da tolerância de uso, mas tenho noção de que quando se começa um trabalho destes o tempo e dinheiro empregues são sempre muito superiores ao inicialmente previsto...


Cmpts
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Morgado

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Moto : XT 600 2Kf

MensagemAssunto: Re: Restauro Yamaha Xt - 2kf   Sex Jun 21, 2013 11:50 pm

Viva pessoal,
abri este topico para ir dando conta do estado da recuperação da minha velhinha 2KF, mas tenho andado bastante ocupado, pelo que os  avanços têm sido poucos.

No entanto, visto que ainda não o tinha feito, deixo algumas fotos do estado em que se encontra a empreitada:

Algumas peças:


Frescos e saudáveis!!! 


Vista geral do motor:



Roda dentada do comando das válvulas. Parece-me em bom estado e é para manter.

Roda dentada inferior - Também não me parece muito mal e por isso vai ter de fazer mais um milhão de kms 

Pistão - Também se encontra em bom estado geral  



Guia da Corrente Nº1 - Parece-me que o desgaste ainda não é muito significativo. O que acham os entendidos? 

Guia da corrente nº 2 - Parece-me também em ordem! 



Pistão em bom estado sem riscos profundos. Já o segmento, só desmontei um por curiosidade, pois era para mudar de qualquer forma...


De  qualquer forma... tinham mesmo de ser trocados pois encontram-se bem acima dos 0.45 mm, máximo recomendado!  


Este rolamento do braço oscilante/amortecedor...está totalmente calcinado, fruto de evidente falta de lubrificação. Tem-me dado dores de cabeça e nem com o choque térmico que o webmonstro me recomendou anteriormente, dá mostras de queres sair. Mas que não pense que leva a melhor, pois já preparei a serra e só estou à espera da paciência para dar inicio ao trabalhinho de ourives!!  




Bom ... já o tinha apresentado anteriormente no post, mas cá fica uma fotografia do vilão! Como podem ver... o estriado do veio do pinhão está neste estado lastimoso! 
NOTA: a substância pastosa são restos de fita de prata que eu coloquei antes de abrir o motor, para conseguir fazer mais uns KMs sem ficar com o pinhão a fazer o trabalho da embraiagem!  




No entretanto também houve alguns avanços:

Braço oscilante zincado, pintado e envernizado  



O parafuso malandro que não queria sair, aqui já limpo e zincado (esta zincagem não correu a 100%. Acho que devia ter esfregado melhor)



Eixo da roda de traz já zincado mas ainda  por polir


Colector do escape polido, zincado e pintado com spray Motip de 800º. Depois de uma noite no forno da cozinha, acho que ficou "al dente"!!! 


A flauta (ou pilinha) home made. Eu sei que está um bocado grande, mas depois corto de forma que ninguém se queixe!!!  





Bom... e por fim uma imagem da 2KF nuinha e à espera que o motor esteja concluído para levar uns miminhos Rolling Eyes 







Espero que tenham gostado.

Abraço e boas voltas 


Última edição por Morgado em Seg Jun 24, 2013 1:51 am, editado 1 vez(es)
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ET600

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Moto : 2KF e cangalhos

MensagemAssunto: Re: Restauro Yamaha Xt - 2kf   Sab Jun 22, 2013 12:07 am

Boa sorte Morgado...


Abraço
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Morgado

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Moto : XT 600 2Kf

MensagemAssunto: Re: Restauro Yamaha Xt - 2kf   Sab Jun 22, 2013 12:14 am

Bem-haja ET600,
ainda um dia há-de ficar como a tua 

Abraço 
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Edgar

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Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Restauro Yamaha Xt - 2kf   Sab Jun 22, 2013 3:24 am

Boas

Os carretos da caixa parecem novos


ABR
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http://vadiodaxt.blogspot.com/
Pmvpires

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Moto : XT600E(2009-2014) / XT660R (2014-2017) / Deauville 700 (2017- )

MensagemAssunto: Re: Restauro Yamaha Xt - 2kf   Sab Jun 22, 2013 1:46 pm

Boa sorte com o restauro 

_________________
Abraços  
MAPA DO CXTP
São Julião, Portalegre
Fortios, Portalegre
As Voltinhas da XT
Voltinhas da XT de Portalegre  
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Restauro Yamaha Xt - 2kf
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