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 Como trava a XT1200Z (problema)

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AutorMensagem
Nélio

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Moto : XT1200Z & CRF250L

MensagemAssunto: Como trava a XT1200Z (problema)   Sex Maio 10, 2013 3:40 pm

No intuito de pedir um esclarecimento e trocar impressões para averiguar se as vossas XT1200 acontece o seguinte.
Notei que a minha XT1200, ao efectuar uma subida, se eventualmente tiver que travar ela desliza, isto é, derrapa com a roda da frente e não acciona o travão da roda traseira. A mota desliza a derrapar da frente e a roda de trás continua rodando, o que me leva a querer que se trata de uma avaria na distribuição da travagem, pois a roda de trás devia bloquear. (com o motor a trabalhar claro)
Se colocar a mota no cavalete central, engrenando seguidamente uma velocidade, ao accionar a maneta do travão, a roda de trás não trava, continuando a rodar normalmente, sendo necessário accionar o pedal do travão de pé para fazê-la parar.

Ora vejamos: A distribuição da travagem é feita automaticamente, segundo consta 75% frente e 25% atrás, a situação narrada não devia acontecer e compromete o desempenho deste sistema, pois se tiver necessidade de parar numa subida escorregadia, a mota não para deslizando para a retaguarda com a roda da frente bloqueada, arrastando-a no terreno, se quiser parar, tenho de accionar o travão de pé.
Presume que não é normal.

Podem confirmar se na vossa acontece o mesmo?

Já reclamei por telefone para o stand yamaha, o que disseram que era impossível, marcando uma data para verificar a situação, mas antes gostaria de ter mais formações sobre isto.

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webmonstro

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Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: Como trava a XT1200Z (problema)   Sex Maio 10, 2013 4:27 pm

não sabia que a 1200 tinha travagem combinada pensei que tinha apenas ABS
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Johnny_1056

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Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: Como trava a XT1200Z (problema)   Sex Maio 10, 2013 4:50 pm

Boas;
Nélio, não consigo entender muito bem o que escreveste... Isso aconteceu numa subida em que mudança e a que velocidade??
Se tens uma mudança engrenada, tens que contar com a força motriz que o motor está a fazer. Qual é a força de travagem que estás a fazer?
Tenho ideia que o sistema ABS só costuma ficar operacional após se ter ultrapassado uma determinada velocidade... Com o sistema de repartição de travagem deve acontecer o mesmo...

Também não devo ser a melhor pessoa para discutir essas modernices... Continuo a ser um defensor de motos sem ABS, repartidores de travagem, controlos de tracção e afins...
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mariomcarvalho

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Moto : Yamaha XTZ 750

MensagemAssunto: Re: Como trava a XT1200Z (problema)   Sex Maio 10, 2013 5:27 pm

tambem nao sabia dessa. nao podera ser um problema no sensor do abs ?

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chambas

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Moto : XTZ 750

MensagemAssunto: Re: Como trava a XT1200Z (problema)   Sex Maio 10, 2013 6:54 pm

Acho que o sistema é supostamente inteligente e essa distribuição depende dos certos factores (julgo que tem sensores nas duas rodas). Se por exemplo acionares o travão traseiro antes, a manete da direita depois já não faz a distribuição da travagem. Mas a informação correcta deve estar no manual da mota.
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JotaTe



Moto : Yamaha YZF R1

MensagemAssunto: Re: Como trava a XT1200Z (problema)   Sex Maio 10, 2013 7:57 pm

Eu pelo menos não notei nada disso na minha, daqui a bocado devo ir dar uma volta com ela, vou testar e digo alguma coisa
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Nélio

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Moto : XT1200Z & CRF250L

MensagemAssunto: Re: Como trava a XT1200Z (problema)   Sex Maio 10, 2013 9:14 pm

Johnny_1056 escreveu:
Boas;
Nélio, não consigo entender muito bem o que escreveste... Isso aconteceu numa subida em que mudança e a que velocidade??
Se tens uma mudança engrenada, tens que contar com a força motriz que o motor está a fazer. Qual é a força de travagem que estás a fazer?
Tenho ideia que o sistema ABS só costuma ficar operacional após se ter ultrapassado uma determinada velocidade... Com o sistema de repartição de travagem deve acontecer o mesmo...

Também não devo ser a melhor pessoa para discutir essas modernices... Continuo a ser um defensor de motos sem ABS, repartidores de travagem, controlos de tracção e afins...

Vi num site brasileiro que testa a maquina, em que uma das vantagens é quando tens que parar numa subida íngreme. ao accionares o travam de mão normalmente a roda bloqueia e a mota escorrega para trás, obrigando a tirar o pé direito do chão e accionar o travão de pé para travar a roda traseira. O que não acontece na XT1200, basta aplicar travagem com o travão de mão, que bloqueia as duas rodas, podendo assim manter-se os dois pés no solo, aumentando a segurança e equilíbrio do motociclo.

XT1200, ao parares nessa subida íngreme e escorregadia, podes por os dois pés no solo e travar apenas com o travão de mão, que bloqueia as duas rodas, não sendo necessário aplicar o travão de pé, para bloquear a roda traseira.

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Nélio

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Moto : XT1200Z & CRF250L

MensagemAssunto: Re: Como trava a XT1200Z (problema)   Sex Maio 10, 2013 9:17 pm

webmonstro escreveu:
não sabia que a 1200 tinha travagem combinada pensei que tinha apenas ABS

É combinada e o sistema faz a gestão da distribuição de potencia consoante a necessidade.

Se travares apenas o travão de pé, ou primeiro travares o de pé e seguidamente o de mão, o sistema trabalha independente, no caso de quereres andar na terra, não sendo assim necessário desligar o ABS

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Johnny_1056

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Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: Como trava a XT1200Z (problema)   Sex Maio 10, 2013 9:29 pm

Boas;
Nélio, não preciso que me expliques as vantagens ou não do sistema.
Não consegui foi perceber o que se passou exactamente contigo... Arrancaste e paraste subitamente numa rampa acentuada? A que velocidade seguias? Qual a mudança que tinhas engrenada? Tentaste arrancar numa rampa acentuada e tentaste travar para não andares para trás e a moto foi de rojo?
Não consegui perceber...
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Nélio

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Moto : XT1200Z & CRF250L

MensagemAssunto: Re: Como trava a XT1200Z (problema)   Sex Maio 10, 2013 10:21 pm

Johnny_1056 escreveu:
Boas;
Nélio, não preciso que me expliques as vantagens ou não do sistema.
Não consegui foi perceber o que se passou exactamente contigo... Arrancaste e paraste subitamente numa rampa acentuada? A que velocidade seguias? Qual a mudança que tinhas engrenada? Tentaste arrancar numa rampa acentuada e tentaste travar para não andares para trás e a moto foi de rojo?
Não consegui perceber...

Ia a subir e tive necessidade de parar numa inclinação escorregadia e em cimento, Mota rodava em segunda velocidade, coloquei embraiagem ao fundo e os pés no chão.
Travei com o travão de mão, a roda da frente bloqueou e a mota começou a deslizar para trás, arrastando a roda da frente. A roda de trás não travou.

Para fazer para a máquina e não ir ao chão, tive de levantar o pé e accionar o travão de pé e o de mão ao mesmo tempo, bloqueando assim ambas as rodas e finalmente parei.

Segundo sei, isto nunca devia acontecer, nesta situação, ao accionar o travão de mão, travava ambas as rodas.

Não aconteceu isto: - " Os freios combinados ajudam também na terra. Se você parar numa subida lisa pode segurar no freio dianteiro que a roda traseira será acionada pelo freio combinado e a moto não desce de ré. -- http://www.motonline.com.br/teste-yamaha-xt-1200z-super-tenere/ "

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Edgar

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Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Como trava a XT1200Z (problema)   Sab Maio 11, 2013 7:20 am

Nélio escreveu:


Ia a subir e tive necessidade de parar numa inclinação escorregadia e em cimento, Mota rodava em segunda velocidade, coloquei embraiagem ao fundo e os pés no chão.
Travei com o travão de mão, a roda da frente bloqueou e a mota começou a deslizar para trás, arrastando a roda da frente. A roda de trás não travou.


Tudo normal
a mota fez tudo bem

a roda de trás tem que ser activada pelo pé...
ou se estiveres à esperá que seja o travão da frente que active a traseira, apenas vai activar uns 30% da travagem...


nesses casos só há uma coisa a fazer...

se devido à situação não nos é permitido usar o pé para travar... desligamos o motor com o polegar e deslarga-mos a embraiagem...
resultado: com o motor parado e a mota engata a roda de trás bloqueia... e auxiliamos com o travão da frente...

Este procedimento é para todas as motas...

depois é só posicionarmos os pés, um vai travar e o outro apoiar a mota...
se agarrarmos na embraiagem é possível dar ao start com a mota engatada... e depois é só fazer ponto de embraiagem...

neste video isto que digo é posto em pratica ao minuto 0:45
embora tenha sido um pouco diferente visto que tive de passar de 3ª para 1ª velocidade


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Jorge

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Moto : Duas

MensagemAssunto: Re: Como trava a XT1200Z (problema)   Sab Maio 11, 2013 7:41 am

Boas,

Não conheço o sistema de travagem da ST12, mas se for idêntico ao DualCBS da Honda, numa situação como relatas, ou com a moto no cavalete, não se dá a repartição porque o que faz atuar o embolo que envia o óleo para a pinça traseira está montado num sistema preso à pinça frontal que só atua quando esta se desloca para a frente, logo, parado numa subida isso não acontece porque a força dá-se para trás e não faz funcionar o tal embolo.

Como o Edgar disse, esta normal…
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ricasbeiro

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Moto : XTZ, moto só para homens

MensagemAssunto: Re: Como trava a XT1200Z (problema)   Sab Maio 11, 2013 10:15 am

Edgar escreveu:


neste video isto que digo é posto em pratica ao minuto 0:45
embora tenha sido um pouco diferente visto que tive de passar de 3ª para 1ª velocidade



Pelo que dá a entender no video o terreno é a direito....nao sei o porquê da dificuldade

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Abraço

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Edgar

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Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Como trava a XT1200Z (problema)   Sab Maio 11, 2013 11:23 am

ricasbeiro escreveu:


Pelo que dá a entender no video o terreno é a direito....nao sei o porquê da dificuldade

era a "fada do off road" que estava a puxar a mota para trás
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Nélio

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Moto : XT1200Z & CRF250L

MensagemAssunto: Re: Como trava a XT1200Z (problema)   Sab Maio 11, 2013 3:27 pm

O.K. pessoal, está esclarecido.
Estes esclarecimentos é um dos motivos da necessidade e importancia deste fórum.

Assim sendo; o descrito neste site não é o mais correto, no que referente a este assunto. http://www.motonline.com.br/teste-yamaha-xt-1200z-super-tenere/

Obrigado


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