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 Mudar suspensões: Manhas

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AutorMensagem
Guerra

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MensagemAssunto: Mudar suspensões: Manhas   Ter Fev 19, 2013 7:41 pm

Vivas.

Tenho vindo a estudar a hipótese de mudar as suspensões da XTZ 750 por umas de outra moto, invertidas.
O problema é que já percebi que isto não é só uma questão de "caber ou não caber".

Um conhecido meu tentou a famosa mas infame troca de suspensões da XT600 pelas da TT600 e aquilo nunca mais foi mota.
Ele meteu a frente toda da TT600 (suspensões invertidas+travão+jante aluminio) e o Öllins dela atrás. Manteve o oscilante e a roda 17" da Xt600.

A moto ficou toda instável... nas retas vai sempre a balançar para um lado e para o outro (como se tivesse um pneu com 5mm de largura) e quando se curva parece que faz "power-slide". Se formos atrás dele podemos ver que realmente a moto vai mesmo "fora dos eixos" quando curva.

Qual é a causa disto?
Já ouvimos de tudo:

  • Má afinação da suspensão

  • Frente demasiado alta

  • Distancia entre enxos demasiado grande/pequena

  • Armas-te em esperto...

  • Deves ter isso mal montado

  • Etc.


Alguém tem ideias para isto?

Penso que se se conseguísse meter o oscilante da TT talvez tudo fizesse mais sentido, até porque ajuda a compensar a altura e a distancia dos eixos (e porra, é de aluminio e tem um aspecto muito mais rijo!), mas ele não encaixa!
O meu amiugo até mandou fazer uns casquilhos que permitem encaixar la o oscilante, mas depois os pro-links não são do tamanho certo para encaixar no apoio do quadro

Ideias, povo?

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Jorge

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Moto : Duas

MensagemAssunto: Re: Mudar suspensões: Manhas   Ter Fev 19, 2013 9:45 pm

Boas,

Pouco ou nada entendo do assunto, mas uma coisa é-me bastante evidente; 100 quilos separam uma da outra... será que isso não faz toda a diferença... e se calhar o angulo da suspensão tambem é outro.




Pode ser que interesse; http://motobr.wordpress.com/2012/01/31/artigo-saiba-mais-sobre-a-suspenso-invertida/

PS; Pro-link é Honda
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Edgar

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Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Mudar suspensões: Manhas   Qua Fev 20, 2013 1:05 am

As jantes têm tacões a segurar os pneus??

as rodas estão calibrados ??

a coluna de direcção (rolamentos) têm folga??

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odamA

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Moto : XT 660 Z Ténéré 2008

MensagemAssunto: Re: Mudar suspensões: Manhas   Qua Fev 20, 2013 9:48 am

Mudem o quadro.








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Guerra

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MensagemAssunto: Re: Mudar suspensões: Manhas   Qua Fev 20, 2013 5:27 pm

odamA escreveu:
Mudem o quadro.

...o esperto Rolling Eyes

Odama, em vez de vires gozar cos pobres vê lá mas é se te lembras duma sugestão


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Jorge

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Moto : Duas

MensagemAssunto: Má interpretação   Qua Fev 20, 2013 7:39 pm

Guerra escreveu:
...
... se te lembras duma sugestão

Bem, vamos fazer assim, eu vou dizendo o que penso do assunto e o que vou encontrando pela Web, e tu tratas da respectiva triagem para o que te interessa...

Quanto ao caso do teu amigo, visto que já tem a suspensão da TT montada, talvez a solução seja reforçá-la para aguentar o peso extra, de que forma não sei bem, mas talvez baste colocar outras molas e outra cubicagem de óleo...

Quanto a ti que ainda não compras-te nenhuma... o pouco que encontrei de relatos de quem fez esse tipo de alteração na ST, parece-me unanime a utilização da suspensão da WR 450 em vez dessa (TT), mas é necessário fazer uma pequena alteração, e se percebi bem tem haver com o diametro do veio ser diferente...

Quanto à escora não sei nada...


Abr


Última edição por Jorge. em Qua Fev 20, 2013 8:07 pm, editado 1 vez(es)
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Johnny_1056

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Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: Mudar suspensões: Manhas   Qua Fev 20, 2013 7:44 pm

Boas;
Sem saber como foi feita essa alteração da suspensão, pouco ou nada se pode adiantar.
Em princípio, começa-se pelo básico que será verificar o alinhamento da moto. De acordo com o que escreves, isso não deve ter sido feito.
Posso garantir que as suspensões da TT têm tudo para que possam melhorar o comportamento duma XT.
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webmonstro

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Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: Mudar suspensões: Manhas   Qua Fev 20, 2013 7:54 pm

boas
A diferença de peso entre uma TT e uma XT penso que não será 100 kg e não julgo que seja o caso

pessoalmente acho que será da suspenção de trás pois uma pequena mudança na geometria das bielas faz muita diferença no comportamento da mota

mas claro que só medindo cada uma da peças para ver as diferenças
outro factor será a diferença (se existe) nas mesas de direcção nomeadamente na distancia entre as baínhas e o veio central

se fosse comigo retornava uma das suspenções à original prar ver se a instabilidade continuava e depois partia desse resultado para chegar a alguma conclusão
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Jorge

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Moto : Duas

MensagemAssunto: Re: Mudar suspensões: Manhas   Qua Fev 20, 2013 8:01 pm

webmonstro escreveu:
boas
A diferença de peso entre uma TT e uma XT penso que não será 100 kg ...



Não sei como fiquei com a ideia que o amigo tinha feito essa alteração tambem numa ST...

Má interpretação...

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odamA

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Moto : XT 660 Z Ténéré 2008

MensagemAssunto: Re: Mudar suspensões: Manhas   Qui Fev 21, 2013 9:22 am

Guerra escreveu:
odamA escreveu:
Mudem o quadro.

...o esperto Rolling Eyes

odamA, em vez de vires gozar (brincares) cos pobres vê lá mas é se te lembras duma sugestão



ihihihihihihihihi













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mariomcarvalho

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Moto : Yamaha XTZ 750

MensagemAssunto: Re: Mudar suspensões: Manhas   Qui Fev 21, 2013 9:42 am

para a st tens 3 opcoes. as supensoes da wr...com a desvantagem de ficares só com um disco


meteres molas da hyperpro em conjunto com oleo mais espesso (é o que tenho na minha e tou bastante satisfeito...pra já... )


ou metes a frente toda de uma ktm 525 mas isso vai aobrigar a algumas alteracoes como teres que tb ter os travoes, roda da frente tb da mesma moto, alterar a mesa de direccao de cima, mudar a posicao do canhao da chave de ignicao, bomba de travao tb da ktm...se funciona? ui de que maneira...tenho uma moto preparada assim na minha garagem e ja andei uma voltinha com ela e é um bicho do carago...

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Guerra

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MensagemAssunto: Re: Mudar suspensões: Manhas   Sex Fev 22, 2013 12:33 am

webmonstro escreveu:


se fosse comigo retornava uma das suspenções à original prar ver se a instabilidade continuava e depois partia desse resultado para chegar a alguma conclusão

Aqui vem a parte mais engraçada... ele já desmontou aquilo tudo, já meteu a moto toda como estava antes da engenhoquíce e a moto tá igual (igual = má)
A única diferença é que a suspensão de origem é mais baixa e portanto todos aqueles balanços e desvios metem menos medo

Mario, e essa da 525 tem dois discos?
È que já me aconselharam a por sempre uma duspensão de 2 discos, porque a ST é pesada e depois a travar bem em estrada "torce-se toda"

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mariomcarvalho

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Moto : Yamaha XTZ 750

MensagemAssunto: Re: Mudar suspensões: Manhas   Sex Fev 22, 2013 1:42 pm

sim é. mas é úma alteracao que te vai sair bem cara. uma frente completa de uma ktm nao deves arranjar por menos de 500/600€ mais alteraçoes e mao de obra...

se o objectivo é melhorar a suspensao, troca as molas por umas hyperpro e mete oleo mais espesso que sentes uma diferenca brutal. a moto ja nao afunda como faz com as de origem e nao fica tao caro a alteracao.

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MensagemAssunto: Re: Mudar suspensões: Manhas   Sex Fev 22, 2013 2:50 pm

já experimentaram ver se o quadro nao ta torcido e a roda de trás alinhada com a frente e o estado dos eixos das rodas? é que se o problema não tá na frente, ou está atrás ou no montar da roda da frente com a de trás....
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mariomcarvalho

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Moto : Yamaha XTZ 750

MensagemAssunto: Re: Mudar suspensões: Manhas   Sab Fev 23, 2013 5:05 pm

pra teres uma ideia. é outro mundo..






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