Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...

InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Bruno XT600E 2000

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
BrunoAPR

Moto : XT600E 2000

MensagemAssunto: Re: Bruno XT600E 2000   Seg Jan 28, 2013 6:56 pm

rsimon escreveu:
Bem-vindo

Muito obrigado Rsimon

bmbelo escreveu:
Não há sítio de referência para isso, tenho visto tudo a preços semelhantes. O próprio Leroy Merlin já costuma ter um conjunto ou outro acessível, se não me falha a memória, apesar de não ser Teng.

Quanto ao óleo, só vejo malta a usar semi-sintético e o 5100 é bem barato para além de cumprir o 10w50 que eu estava à procura. Nestes motores, não creio que o sintético faça a diferença...são motores agrícolas. Prefiro fazer trocas mais frequentes de óleo caso comece a notar que está a ficar saturado ou a perder qualidade.

Há 3 factores importantes a considerar, o que me recordo:

1. Índice de viscosidade
2. Índice API (está relacionado com as tensões que a película de óleo consegue suportar sem quebrar ligações intermoleculares)
3. Capacidade de detergente - saturação e limpeza

Penso eu de que, é só uma opinião....

Pode não fazer diferença visto serem motores agricolas, mas depois está aqui o psicológico a trabalhar

Tomo também atenção à certificação JASO MA (japonesa), esta foi recentemente separada em duas categorias.

"New JASO oil standards (MA1, MA2):

JASO effectively added the JASO-MA2 & JASO-MA1 specifications by splitting the existing JASO-MA spec into two groups by friction-performance (MA1 is the lower friction oils; MA2 the higher friction oils suitable for bikes).
The change came out as final/approved in 2006 in response to catalytic converters becoming widespread in bikes (EPA/EU requirements); it was also prompted in part by the car-lobby of the JASO organization wanting to specify a subset of the JASO-MA oils for use in their cars (the low friction oils, which become JASO-MA1). JASO-MA2 is just starting to show up in the US Market as a rating because this is the first year that catalytic converter-equipped bikes are widespread.

Aside from splitting the MA spec into two sub-groups, the new specs add a phosphorous content ceiling (better protect catalytic converters by using less, but phosphorous is also anti-wear additive, so it could be less start-up protection). JASO-MA2 being the heavier friction oils most suitable for motorcycle use will become the common standard for Japanese-built (and many Euro-built) motorcycles for the '08 and later model years.

Note that JASO-MA2 can now be API SJ formulated, but API SL & API SM formulations still directly contradict JASO-MA/MA1/MA2 standards because of the use of friction modifiers that are not wet-clutch compatible.

The JASO-MA (no suffix number) still remains in effect as well. For the Kats, API SF/SG + JASO-MA rated oils will remain the oils of choice until they are no longer available."

Fonte aqui
Thanks

kybas-tenere escreveu:
BEM VINDO
Muito obrigado

ACordeiro escreveu:
Bem vindo!!
Obrigado
Ricardo Cardim

Moto : Xt 600 E 2002

MensagemAssunto: Re: Bruno XT600E 2000   Seg Jan 28, 2013 11:14 pm

Bem vindo

Abraço

Terix

Moto : XT 660x

MensagemAssunto: Re: Bruno XT600E 2000   Ter Jan 29, 2013 12:04 am

Péra lá! Afinal de contas qual o oleo que vocês recomendo para uma XT 600 ou XT 660?

bmbelo

Moto : Suzuki GSX 750 Inazuma

MensagemAssunto: Re: Bruno XT600E 2000   Ter Jan 29, 2013 9:47 am

Continuo a crer que óleos mais recentes, semi-sintéticos e com propriedades mais recentemente "desenhadas" não são adequados - isto por causa da embraiagem, alimentação a carburadores e penetração de vapores no óleo, folgas, tensões nos orgãos mecânicos, etc. Os óleos mais recentes, como foi mostrado no penúltimo post, têm agentes anti-fricção e afins e o Japão já está a criar as suas próprias normas de engenharia e qualidade. É outra louça aquilo lá....

Mas já estamos a fugir do tópico de boas-vindas, há aqui pano para mangas neste assunto
Edgar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Bruno XT600E 2000   Ter Jan 29, 2013 12:31 pm

Motul 5100 15W50

o óleo dos Duros

Blog : Vadio da XT . blogspot. com[Você precisa estar
registrado e conectado para ver esta imagem.]

XT 600 Edventure
http://vadiodaxt.blogspot.com/
BrunoAPR

MensagemAssunto: Re: Bruno XT600E 2000   Ter Jan 29, 2013 2:10 pm

Ricardo Cardim escreveu:
Bem vindo

Abraço

Muito obrigado Ricardo

Terix escreveu:
Péra lá! Afinal de contas qual o oleo que vocês recomendo para uma XT 600 ou XT 660?

Segue o conselho mais abaixo do Edgar, deverás ficar mais que bem servido com a quantidade de km que a mota dele tem com 0 problemas

bmbelo escreveu:
Continuo a crer que óleos mais recentes, semi-sintéticos e com propriedades mais recentemente "desenhadas" não são adequados - isto por causa da embraiagem, alimentação a carburadores e penetração de vapores no óleo, folgas, tensões nos orgãos mecânicos, etc. Os óleos mais recentes, como foi mostrado no penúltimo post, têm agentes anti-fricção e afins e o Japão já está a criar as suas próprias normas de engenharia e qualidade. É outra louça aquilo lá....

Mas já estamos a fugir do tópico de boas-vindas, há aqui pano para mangas neste assunto

Aquilo lá é mesmo outra loiça mesmo, mas só para dizer o seguinte e depois não me alongo mais. Existe a norma MA, dentro dessa norma existem tolerâncias minimas e máximas de fricção. O que eles fizeram foi (devem ter pensado "bom a tolerância da nossa norma é muito grande, então o que fazer... criar 2" e foi o que fizeram, tanto que a MA1 é com menos fricção, e a MA2 é com mais fricção, mas sempre dentro dos valores da MA (mínimos até meio MA1 e meio a máximos MA2).

Edgar escreveu:
Motul 5100 15W50

o óleo dos Duros

Tu e a tua mota provam isso mesmo
Só tenho pena que não exista aqui nenhum mecânico com os teus conhecimentos e simplicidade.
bmbelo

Moto : Suzuki GSX 750 Inazuma

MensagemAssunto: Re: Bruno XT600E 2000   Ter Jan 29, 2013 2:24 pm

Meus últimos 2 cêntimos sobre o assunto neste espaço:

http://www.gixxer.com/forums/showthread.php?t=335761

É outro tipo de motor e há opiniões contraditórias mas deixa um tipo a pensar...

Marques

Moto : BMW F800 GS

MensagemAssunto: Re: Bruno XT600E 2000   Ter Jan 29, 2013 8:08 pm

Bem vindo

Vespa 50                          1998 - 2002
Honda XR125                     2002 - 2009
Honda NX4                        2009 - 2012
Yamaha XT660Z Ténéré       2012 - 2015
BMW F800 GS                   2015
BrunoAPR

MensagemAssunto: Re: Bruno XT600E 2000   Ter Jan 29, 2013 9:14 pm

bmbelo escreveu:
Meus últimos 2 cêntimos sobre o assunto neste espaço:

http://www.gixxer.com/forums/showthread.php?t=335761

É outro tipo de motor e há opiniões contraditórias mas deixa um tipo a pensar...

Quando tiver mais calor e trocar o pneu de trás vou passear até à margem sul e se tiveres disponível discutimos mais um bocado o assunto

Marques escreveu:
Bem vindo

Muito obrigado Marques
xltuga

Moto : Teneré 600 3AJ de 89

MensagemAssunto: Re: Bruno XT600E 2000   Ter Jan 29, 2013 9:45 pm

Boas.

Bem vindo.

Cumprimentos
BC

Moto : XT 660R

MensagemAssunto: Re: Bruno XT600E 2000   Ter Jan 29, 2013 9:47 pm

Bem vindo ao CXTP.

Boas curvas
Edgar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Bruno XT600E 2000   Qua Jan 30, 2013 2:27 am

BrunoAPR escreveu:
... ...
Edgar escreveu:
Motul 5100 15W50

o óleo dos Duros

... ...

Eu usei durante muito tempo o Shell VSX 15W50

por varias razões...

- é um excelente óleo (muito bom, e talvez um dos melhores)
- porque era recomendado pela Yamaha
- Porque foi o óleo que ela trazia de origem
- e a principal razão, foi uma conversa que tive com um mecânico da KTM, sobre esse óleo em particular
(ele não tinha nada a ganhar comigo... pois é mecânico na zona do Porto, e nunca fui o serei cliente dele, é simplesmente meu Amigo e pessoa com uns princípios e honestidade difíceis de igualar)

Mas depois troquei esse óleo pelo Motul 5100 15W50, por varias razões:

- fácil de encontrar e baratuxo ( o shell era caro e difícil de encontrar)
- Já conhecia o Motul, e tinha feito 97 mil kms na minha XT350 sem qualquer problema...
( e a XT350 não é como a XT600... a 350 é mais flor de estufa, e menos resistente em viagem... como tal um bom óleo faz a diferença )
- e até à data continuo a dar-me bem com o Motul...

quando digo que o Motul é o oleo dos duros... é no sentido literal...
mas o Motul tem esse reconhecimento pelos viajantes de mota...

Existe muitos outros óleos capazes de igualar essa qualidade... mas como me tenho dado bem, nem perco tempo a fazer experiências com outros óleos

Blog : Vadio da XT . blogspot. com[Você precisa estar
registrado e conectado para ver esta imagem.]

XT 600 Edventure
http://vadiodaxt.blogspot.com/
M4rco

Moto : Yamaha XT660X (2004)

MensagemAssunto: Re: Bruno XT600E 2000   Qua Jan 30, 2013 5:18 pm

Olá Bruno, bem vindo ao CXTP !!!

BrunoAPR

MensagemAssunto: Re: Bruno XT600E 2000   Qua Jan 30, 2013 11:42 pm

xltuga escreveu:
Boas.

Bem vindo.

Cumprimentos

Obrigado Xltuga

BC escreveu:
Bem vindo ao CXTP.

Boas curvas

Muito Obrigado BC

Edgar escreveu:
BrunoAPR escreveu:
... ...
Edgar escreveu:
Motul 5100 15W50

o óleo dos Duros

... ...

Eu usei durante muito tempo o Shell VSX 15W50

por varias razões...

- é um excelente óleo (muito bom, e talvez um dos melhores)
- porque era recomendado pela Yamaha
- Porque foi o óleo que ela trazia de origem
- e a principal razão, foi uma conversa que tive com um mecânico da KTM, sobre esse óleo em particular
(ele não tinha nada a ganhar comigo... pois é mecânico na zona do Porto, e nunca fui o serei cliente dele, é simplesmente meu Amigo e pessoa com uns princípios e honestidade difíceis de igualar)

Mas depois troquei esse óleo pelo Motul 5100 15W50, por varias razões:

- fácil de encontrar e baratuxo ( o shell era caro e difícil de encontrar)
- Já conhecia o Motul, e tinha feito 97 mil kms na minha XT350 sem qualquer problema...
( e a XT350 não é como a XT600... a 350 é mais flor de estufa, e menos resistente em viagem... como tal um bom óleo faz a diferença )
- e até à data continuo a dar-me bem com o Motul...

quando digo que o Motul é o oleo dos duros... é no sentido literal...
mas o Motul tem esse reconhecimento pelos viajantes de mota...

Existe muitos outros óleos capazes de igualar essa qualidade... mas como me tenho dado bem, nem perco tempo a fazer experiências com outros óleos

Por norma, quando as coisas estão bem não se mexe... Mas eu confesso que às vezes gosto de experimentar coisas diferentes, desde que ache que tem tanta ou mais qualidade. Há coisas que não me importo de gastar mais um pouco, desde que ache que fico melhor servido.

M4rco escreveu:
Olá Bruno, bem vindo ao CXTP !!!

Muito obrigado Marco
Figa5

Moto : tt600re

MensagemAssunto: Re: Bruno XT600E 2000   Dom Fev 10, 2013 3:04 pm

Bem Vindo

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Suzuky RV 50    [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] EX-Yamaha TT125R [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] EX-Yamaha  XT600E
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] EX-Yamaha   XT350[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] EX-Yamaha XT660Z 3YF [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] EX-Yamaha XT660Z 4MY [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] EX-Yamaha YZ426F [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Yamaha TT600RE  [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]   [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Bruno XT600E 2000   

Bruno XT600E 2000
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos similares
-
» Bruno XT600E 2000
» sub chassi hayabusa 1999/2000
» mudança oleo xt600e
» Custo de uma revisão classe A 160 2000
» Revisão XT600E