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 Bruno XT600E 2000

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AutorMensagem
BrunoAPR



Moto : XT600E 2000

MensagemAssunto: Bruno XT600E 2000   Dom Jan 27, 2013 5:33 pm

Boas tarde a todos. O meu nome é Bruno e sou do Entroncamento. Já há algum tempo que tenho visto o fórum e aprendido umas coisas para a minha xt600e que comprei em setembro do ano passado. É a minha primeira mota e assim que a comprei fui meter na Jomotos para fazerem uma revisão geral. Qual não é a minha surpresa quando há pouco tempo descobri que tinham posto 3.3litros de óleo, e no entretanto fiz 3000km com ela nesse estado sem saber.

Uma coisa que tentei fazer hoje mas não consegui foi tirar os plásticos do depósitos, eu bem que tento desenroscar os parafusos e nada, agora tentei apertá-los e parece-me que por muito que eu aperte aquilo não fica bem como está o do lado que não mexi.

Gostava de saber se ao retirar a "pilinha" do escape se existe alguma perda de potência, é que a minha xt dá 150 com alguma facilidade e não queria perder isso.

A nível da minha revisão estou para ir comprar os filtros segunda feira originais da marca que sou um bocado rigoroso nisso, o óleo comprei o Castrol Power1 Racing 4t 10w50, mas estava indeciso entre esse e o Motul 7100 20w50.

A minha xt sofre do mesmo problema do Edgar ligo a mota a frio e ele vai-se sempre abaixo, já vi sobre isso do parafuso piloto mas estou a tentar ganhar coragem.

Estava a pensar em comprar uma chave de roquete dinamométrica, mas pelos preços que andam por ai de chaves boas "stahlwille", são preços de fugir.
Precisava de comprar qualquer coisa para levantar a minha roda traseira porque tenho de trocar o pneu muito brevemente.
Nunca fiz offroad com a mota, primeiramente dos meus amigos ninguém tem mota é tudo enlatados e depois há sempre aquele receio de o fazer sozinho talvez convosco seja mais fácil.

A pouco e pouco vou-me aventurando ao ver uns tuturiais, e tenho de agradecer a todos a grande disponibilidade de informação disposta no fórum e agradecer também ao Mr. Edgar pelos tuturiais no seu blog (Gandas viagens ED).

Forte abraço a todos



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Terix

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Moto : XT 660x

MensagemAssunto: Re: Bruno XT600E 2000   Dom Jan 27, 2013 5:53 pm

Bem vindo Bruno e boa sorte com a máquina

Bota aí umas fotos da mota que a gente gosta

Em relação ás tuas perguntas ou dúvidas, (tendo em conta que não pesco nada do assunto) alguém aqui do forum concerteza que não deixará de te esclarecer, é esse o espírito do clube!

Boas curvas.


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javleitao

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Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

MensagemAssunto: Re: Bruno XT600E 2000   Dom Jan 27, 2013 6:10 pm

Bem vindo Bruno

Falas-te no óleo Motul 7100 20w50 que eu desconhecia, fui pesquisar e realmente parece ser um bom óleo para as nossas motas e o nosso clima. Pena é que para a carteira não é assim tão bom Neutral

Quanto às dúvidas da mecânica podes sempre abrir outro tópico para a malta te ajudar.


_________________
Leitão
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BrunoAPR



Moto : XT600E 2000

MensagemAssunto: Re: Bruno XT600E 2000   Dom Jan 27, 2013 6:26 pm

Obrigado a todos pelas respostas

Amanhã já ponho umas fotos da minha Maria XT

Quanto à parte mecânica vou mesmo abrir um tópico como me indicaste.

A minha tem 14000km e até ver toda a gente me diz que aparenta estar muito estimada, eu acho que está boa, mas nunca tive ao lado de outras.

Jav o óleo com que a minha mota vinha, assim que o motor estava quente eu nao conseguia achar o ponto morto, e desde que me meteram motorex na jomotos 10W40 ficou impecável. O motul realmente é pena é ser caro, mas já vi que a diferença de óleos baratos para caros também parece ser significativa.


Abraços
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RuiF

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Moto : XT 660 Z Tenere ex - XT 600 E

MensagemAssunto: Re: Bruno XT600E 2000   Dom Jan 27, 2013 9:19 pm

bem vindo e boas curvas

para quando as fotos?

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Edgar

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Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Bruno XT600E 2000   Dom Jan 27, 2013 10:15 pm

BEM-VINDO BRUNO

boa-sorte com a maquina



BrunoAPR escreveu:
... ...
A minha xt sofre do mesmo problema do Edgar ligo a mota a frio e ele vai-se sempre abaixo, já vi sobre isso do parafuso piloto mas estou a tentar ganhar coragem.
... ...

mas o que isto
a minha Menina pega sempre bem

e isso deve ser coisas duma XT azul que eu costumo andar a escarafunchar


ABR

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Pmvpires

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Moto : XT600E(2009-2014) / XT660R (2014-2017) / Deauville 700 (2017- )

MensagemAssunto: Re: Bruno XT600E 2000   Dom Jan 27, 2013 10:21 pm

Bem vindo

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BrunoAPR



Moto : XT600E 2000

MensagemAssunto: Re: Bruno XT600E 2000   Dom Jan 27, 2013 10:46 pm

RuiF escreveu:
bem vindo e boas curvas

para quando as fotos?


Amanhã vou tentar postar as fotos

Edgar escreveu:
BEM-VINDO BRUNO

boa-sorte com a maquina



BrunoAPR escreveu:
... ...
A minha xt sofre do mesmo problema do Edgar ligo a mota a frio e ele vai-se sempre abaixo, já vi sobre isso do parafuso piloto mas estou a tentar ganhar coragem.
... ...

mas o que isto
a minha Menina pega sempre bem

e isso deve ser coisas duma XT azul que eu costumo andar a escarafunchar


ABR

Tens razão Edgar peço desculpa

Pmvpires escreveu:
Bem vindo

Obrigado Pvmpires
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bmbelo



Moto : Suzuki GSX 750 Inazuma

MensagemAssunto: Re: Bruno XT600E 2000   Seg Jan 28, 2013 9:27 am

Bem-vindo :)

Stahlwille é o Rolls Royce da ferramenta... Compra Teng Tools que é barato, serve para o que precisas, e já vem um kit de 2.... 5-25NM, 40-100 e tal creio.

Quantos aos óleos, Castrol ou Motul são as melhores referências que tenho. Falando de viscosidade, depende de cada um e do motor. Um motor mais rodado e com mais folgas pode levar um 20 e trabalhar bem, ao passo que se levar um 10 já consome em excesso e trabalha com uma película de óleo já demasiado fina. A especificação a frio é o principal já que o maior desgaste é sempre no arranque a frio e oriundo das variações de temperatura. Pessoalmente, gosto que os meus motores gastem um bocadinho de óleo. Eu uso o Motul 5100 10w50: "Specific viscosity grade, almost recommended for big bore engines, thumpers, twins, multi-cylinders."
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Pedro P.

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Moto : XT600e

MensagemAssunto: Re: Bruno XT600E 2000   Seg Jan 28, 2013 12:24 pm

Bem Vindo

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BrunoAPR



Moto : XT600E 2000

MensagemAssunto: Re: Bruno XT600E 2000   Seg Jan 28, 2013 1:05 pm

bmbelo escreveu:
Bem-vindo :)

Stahlwille é o Rolls Royce da ferramenta... Compra Teng Tools que é barato, serve para o que precisas, e já vem um kit de 2.... 5-25NM, 40-100 e tal creio.

Quantos aos óleos, Castrol ou Motul são as melhores referências que tenho. Falando de viscosidade, depende de cada um e do motor. Um motor mais rodado e com mais folgas pode levar um 20 e trabalhar bem, ao passo que se levar um 10 já consome em excesso e trabalha com uma película de óleo já demasiado fina. A especificação a frio é o principal já que o maior desgaste é sempre no arranque a frio e oriundo das variações de temperatura. Pessoalmente, gosto que os meus motores gastem um bocadinho de óleo. Eu uso o Motul 5100 10w50: "Specific viscosity grade, almost recommended for big bore engines, thumpers, twins, multi-cylinders."

Só não considerei o Motul 5100 por ser um óleo composto por 2 bases, sintética e mineral, e como sempre me dei bem no enlatado com os 100% sintéticos tenho continuado com eles, agora não deixo opinião sobre o mesmo porque realmente nunca testei o mesmo. Mas se tiveres bom feedback do óleo avisa

Já tive a ver as TengTools e devem servir para o efeito. Algum sitio de referência para comprar as mesmas?

Abraço

Pedro P. escreveu:
Bem Vindo


Muito obrigado Pedro
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rsimon

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Moto : XTZ 750 Super Tenere

MensagemAssunto: Re: Bruno XT600E 2000   Seg Jan 28, 2013 1:34 pm

Bem-vindo

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bmbelo



Moto : Suzuki GSX 750 Inazuma

MensagemAssunto: Re: Bruno XT600E 2000   Seg Jan 28, 2013 1:47 pm

Não há sítio de referência para isso, tenho visto tudo a preços semelhantes. O próprio Leroy Merlin já costuma ter um conjunto ou outro acessível, se não me falha a memória, apesar de não ser Teng.

Quanto ao óleo, só vejo malta a usar semi-sintético e o 5100 é bem barato para além de cumprir o 10w50 que eu estava à procura. Nestes motores, não creio que o sintético faça a diferença...são motores agrícolas. Prefiro fazer trocas mais frequentes de óleo caso comece a notar que está a ficar saturado ou a perder qualidade.

Há 3 factores importantes a considerar, o que me recordo:

1. Índice de viscosidade
2. Índice API (está relacionado com as tensões que a película de óleo consegue suportar sem quebrar ligações intermoleculares)
3. Capacidade de detergente - saturação e limpeza

Penso eu de que, é só uma opinião....
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kybas-tenere

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Moto : xt660z tenere

MensagemAssunto: Re: Bruno XT600E 2000   Seg Jan 28, 2013 3:28 pm

BEM VINDO

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ACordeiro

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Moto : Xt600e -2002

MensagemAssunto: Re: Bruno XT600E 2000   Seg Jan 28, 2013 5:04 pm

Bem vindo!!

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Bruno XT600E 2000
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