Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...

InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Passar jante 17 para 18

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Guerra

MensagemAssunto: Re: Passar jante 17 para 18   Qua Dez 12, 2012 7:29 pm

Obrigado Johnny!

Realmente não tinha pensado nisso... mas como ha para a KTM 990, também deverá haver para a XTZ750.

Salvo erro, a KTM tras 18"..e o peso é pouco menos (215Kg da KTM Vs os 230 da STE)

Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: Passar jante 17 para 18   Qua Dez 12, 2012 7:42 pm

Boas;
Guerra, esqueci-me completamente das KTM... E as 950 e 990 têm jante 18'' atrás. Deste modo, não existe grande dificuldade em encontrar pneus, estes podem é ser mais caros.
Guerra

MensagemAssunto: Re: Passar jante 17 para 18   Qua Dez 12, 2012 8:03 pm

Curiosamente até são mais baratos e fáceis de encontrar

Sempre que quero um pneu misto para a minha ouço sempre o "gajo" da loja (seja ela qual fôr): "ui ui... um pneu de mato para uma jante 17"? Não sei se vais ter sorte..."

Acaba sempre por haver, mas...

Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

MensagemAssunto: Re: Passar jante 17 para 18   Qua Dez 12, 2012 9:04 pm

Mudar para 18 ou não mudar
Tens dificuldade em encontrar pneus para 17?
Será que existe muita diferença de preço nos pneus de 17 para 18?
Será que vais ganhar alguma coisa significativa no comportamento da mota?
Achas que o comportamento da mota fica aquém do que pretendes? Aqui se a resposta é sim acho que deves pensar é em trocar de mota
Se queres é bricolage, acho que sim que deves meter uma jante 18

Moto : Princesinha do agreste

MensagemAssunto: Re: Passar jante 17 para 18   Qua Dez 12, 2012 9:33 pm

javleitao escreveu:
Mudar para 18 ou não mudar
Mudar
Tens dificuldade em encontrar pneus para 17?
Se quiser um pneu especifico simplesmente não há com medida 120
Será que existe muita diferença de preço nos pneus de 17 para 18?
Nos pneus que gosto 47€ de diferença em 130 mas eu quero 120
Será que vais ganhar alguma coisa significativa no comportamento da mota?
Não sei ainda não experimentei.
Achas que o comportamento da mota fica aquém do que pretendes? Aqui se a resposta é sim acho que deves pensar é em trocar de mota
Mota nova (segunda mão)com aro 18 pode custar mais de 3000€ minimamente em condições pneu novo em folha 91€
Se queres é bricolage, acho que sim que deves meter uma jante 18
Sim também é verdade não tenho assim mais nada neste momento que me desse prazer alterar e a jante para 18 pode custar 100€ ou 150€.

Troquei o amortecedor ou refiz o de origem com mais 1,5cm e coloquei o a ar , troquei a mola das suspensoes e o oleo , troquei a relação de 15/45 para 14/47 levantei o guiador em cerca de 5cm , fora trocar o MOTOR que é o que ela tem de melhor só faltava a jante de 17 para 18 e depois logo se vê.

Última edição por Rikardo em Qua Dez 12, 2012 9:41 pm, editado 2 vez(es)
Paulo Neto

Moto : KLE 500

MensagemAssunto: Re: Passar jante 17 para 18   Qua Dez 12, 2012 9:34 pm

eu que sou leigo...

não se pode resolver essas diferenças (minimas) com o tipo de pneu??

nos carros pode-se meter uma jante 16 com um pneu mais alto e o resultado é o mesmo com uma jante 17 e com um pneu mais baixo...

penso eu.

Abraços
Paulo Neto                      
Guerra

MensagemAssunto: Re: Passar jante 17 para 18   Qua Dez 12, 2012 11:29 pm

Paulo Neto escreveu:
eu que sou leigo...

nos carros pode-se meter uma jante 16 com um pneu mais alto e o resultado é o mesmo com uma jante 17 e com um pneu mais baixo...

penso eu.

Carai... és mesmo capaz de ter razão!
Pah... não deve ser bem bem a mesma coisa, e se calhar o pneu mais alto depois altera um comportamento qualquer que nem que eu viva 100 anos vou compreender... mas não deixa de ser a solução mais low-cost / low-trabalheira que já ouvi

Faz-me lembrar aquela famosa história da NASA ter investido milhões numa caneta capaz de escrever em gravidade zero... os Russos limitaram-se a usar um lápis

Moto : HONDA 650 XLV ex XT600E 4PT

MensagemAssunto: Re: Passar jante 17 para 18   Qui Dez 13, 2012 9:48 am

Ricardo, bota aí uma foto da alteração do amortecedor traseiro quanto foi a dolorosa ? +/- 150 certo?

14/47 Rolling Eyes até sobe às paredes

Mundo CXTP
webmonstro

Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: Passar jante 17 para 18   Qui Dez 13, 2012 10:00 am

Paulo Neto escreveu:
eu que sou leigo...

penso eu.

Teoricamente sim mas na prática não ha´ disponíveis pneus com diferentes alturas de perfil em certas medidas e certos rastos

depois o comportamento em estrada pode ser alterado com um perfil mais alto e claro um pneu mais alto pesa mais e tem mais inercia o que vai alterar mais uma vez o comportamento

Nos carros (utilitários carros do dia -a -dia) pouco se nota entre um pneu e outro e eu costumo comprar daqueles pretos e redondos ....

Na mota tudo se nota

Para mim prefiro uma jante mais baixo para compensar o peso do animal e ter os pé mais perto do chão

mas cada um é que sabe e nunc cunduzi uma 600 com jante 18

nuno

http://www.duasantas.web.pt
Johnny_1056

Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: Passar jante 17 para 18   Qui Dez 13, 2012 11:10 am

Boas;
Com o aparecimento de máquinas como a KTM 950 e 990, apareceram no mercado pneus de todo-terreno com especificações próprias para estas motos. Porque até então, os pneus que havia de 18'' eram todos destinados a motos leves e com menos velocidade, as típicas motos de enduro.
Pôr um pneu mais alto, pode significar perda no apuro dinâmico, ganhando eventualmente alguma coisa em conforto.
miguelsantos

Moto : KTM 990 Adventure

MensagemAssunto: Re: Passar jante 17 para 18   Qui Dez 13, 2012 11:43 am

Mas já existe pneus com as dimensões usadas nas 950/990 ou seja, 150/70/18, em vês do usado anteriormente 140/80/18
Guerra

MensagemAssunto: Re: Passar jante 17 para 18   Qui Dez 13, 2012 1:07 pm

Ganha-se no conforto, na tracção e na facilidade de leitura do terreno.

Se querem que vos explique, eu não consigo... mas é daquelas coisas: Da minha alguma experiência em off-road posso dizer-vos que "sinto" claramente que uma roda maior atrás facilita o controlo que se tem no chão e a forma como a moto reage ás diferentes merdíces que vai encontrando.

É daquelas coisas que são tão claras que nem vale a pena explicar cientificamente

Mas lá está... só compensa para quem quer "expremer" o máximo... para passeios no dia-a-dia se calhar não se ganha absolutamente nada.
É como investir 60euros num filtro de competição...para ganhar o quê, meio cavalo? E depois ter de o limpar diariamente e usar produtos de limpeza próprios?
Se a ideia é andar devagar (90-110) e com juízo, garanto-vos que é dinheiro mal gasto Neutral

Moto : KLE 500

MensagemAssunto: Re: Passar jante 17 para 18   Qui Dez 13, 2012 1:47 pm

ora é ai que eu quero chegar...

para uma utilização normal de dia a dia, provavelmente essas mudanças e alterações não se notam nem valem a pena o investimento...

não estou a falar de alta competição, que isso qualquer pintelho faz toda a diferença.

Abraços
Paulo Neto                      
javleitao

Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

MensagemAssunto: Re: Passar jante 17 para 18   Qui Dez 13, 2012 3:16 pm

Rikardo escreveu:
Spoiler:

47€ de diferença no pneu Então assim vale a pena mudar sem pensar muito no resto!
E também ajuda a aumentar a autoestima quando montas na xt
O resto logo vês!

Moto : Princesinha do agreste

MensagemAssunto: Re: Passar jante 17 para 18   Sex Dez 14, 2012 8:54 pm

Guerra é isso ela não da muito mais talvez 140Km no massimo quanto ao terreno é mais o menos o que há estamos a falar da minha segunda mota que tem como objetivo fora de estrada o mais possivel competição não é o objetivo mas diversão todo o que for possivel dentro da segurança e o mais conforto possivel para condições de condução.
Fiz um passeio na serra de sintra de um dia cheguei a casa nem respirar conseguia com dores nas costa , braços etc,
alterei o amortecedor e a suspensão já lá voltei depois e nem dava conta de metade do terreno que tinha dado da ultima vez que lá tinha estado ficou muito mais confortavel , muito mais conduzivel, muito mais segura.

Javleitao também é verdade um gajo aproxima-se dum obestaculo que antigamente tinha receio e depois que se lixe até tenho roda 18 , e depois pumba capacete no chão mas não foi da roda foi do terreno que era traicoeiro porque o condutor sabia o que estava a fazer.

Krieg tenho uma reportagem do trabalho feito pelo proprio que fez a alteração (Sósuspensões) que me enviou por email agora não estou em casa assim que puder coloco aqui.

Miguelsantos mas o meu problema é mesmo ao contrario eu quero é colocar 120/80ou90/18 e em jante 17 é dificil em jante 18 tenho dificuldade em escolher são tantos.

MensagemAssunto: Re: Passar jante 17 para 18   

Passar jante 17 para 18
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Passar ligeiro comercial de 2 lugares para 5, alguém sabe??
» Motor vw ar 1600 para 1800 (kits) - Vale a pena???
» Passar jante 17 para 18
» Lenda Mineral x Sintético
» Proteção da Pintura contra coco de passarinhos

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Bricolage-
Ir para: