Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...

InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Passar jante 17 para 18

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Rikardo

Moto : Princesinha do agreste

MensagemAssunto: Passar jante 17 para 18   Dom Dez 09, 2012 10:59 pm

Meus amigos estou com ideia de alterar a minha jante de traz da XT que é 17 para 18.
Tenho algumas duvidas , será realmente melhor? Para arranjar pneu é , agora na condução nos sobe e dexe , na areia , a verdade é que as de competição tem , mas passando ha frente , já alguem o fez e que com resultado.
Agora o outro problema arranjar a jante deve que ter a mesma medida na largura e tem o problema dos raios (numero dos mesmos) , E qual a jante melhorzinha preço qualidade depois terei que arranjar quem faça o trabalho mas isso ainda está longe.
Peço as vossas opinioes e ideias para irmos discutindo até que chegue a uma conclusão satisfatoria ou não e deixo-me ficar quieto.
Obrigado.

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Passar jante 17 para 18   Seg Dez 10, 2012 12:10 am

Salvo erro o cubo da tua mota é igual ao meu
e se for igual ao da minha XT600E 4PT então é igual ao cubo da XT600 2KF dos anos 80

Salvo erro o cubo traseiro tem sido sempre o mesmo em todas as XT's desde os anos 80 até 2003

Basta ir à procura dos raios da XT600 2KF
ou talvez da XT600Z (qualquer uma porque todas têm jante 18" )

http://vadiodaxt.blogspot.com/
Rikardo

MensagemAssunto: Re: Passar jante 17 para 18   Seg Dez 10, 2012 1:05 am

E como se não basta-se essa feliz coincidência parece que essas até eram de alumínio certo? Ou estou errado?
Realmente não percebo porque mudaram se calhar na altura estava na moda a de 17 , porque a 350 também tem 18 mas esse o cubo é bem diferente.

Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: Passar jante 17 para 18   Seg Dez 10, 2012 10:19 am

Boas;
para quem usa a moto muitas vezes em todo-terreno, uma jante 18'' tem as suas vantagens, quer nas possibilidades de escolha de pneus mais "endureiros", quer no comportamento da moto. Em princípio não deves ter problema em meter uma jante 18'' no braço oscilante de origem, de qualquer forma, verifica o espaço actual entre o pneu e o braço oscilante.
A XT passou de jante 18'' para 17'' porque foi uma moto que foi sendo "civilizada" ao longo dos tempos e direccionada para um uso cada vez mais urbano. Depois, houve também uma clara tentativa na diminuição de custos de produção, por isso é que a 2KF acaba por ter pormenores mais bem conseguidos que as sucessoras.

Já agora, vale a pena manter a jante original e outra 18'', as inspecções não tardam e com jante 18'' é capaz de haver problemas.
webmonstro

Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: Passar jante 17 para 18   Seg Dez 10, 2012 10:38 am

Boas
a melhor opção será mesmo jante de uma 2kf ou uma 3aj (teneré xt 600Z) pois são de 18 e tem travão de disco
as anteriores têm tambor

Agora sei que as versões do motor com arranque electrico têm uma diferença na largura do carter e consequentemente no alinhamento do pinhão em relação à cremalheira e diferenças na largura do quadro.

Não sei se há diferença a nivel do cubo (espaçamento ) ou do braço

Mas à partida basta alterar o espaçamento para compensar mas não será garantido.

O mais aproximado será mesmo da ultima tenere 600 pois tem arranque electrico e disco atrás

Quanto às vantagens /desvantagens a jante 17 deixa a moto mais baixa mas dá mais escolha em pneus estradistas a jante 18 dá mais altura à moto e mais escolha em pneus de TT

Outra oopção será a utilização de jantes da TENERE 660 91-99 que são 17 mas de alumínio

Nuno

http://www.duasantas.web.pt
Johnny_1056

MensagemAssunto: Re: Passar jante 17 para 18   Seg Dez 10, 2012 12:19 pm

Boas;
Webmonstro, se as versões posteriores à 2KF usam o mesmo cubo que esta última, não deve haver grande problema.
Pode é ter que se usar o "cepo" da cremalheira e espaçadores originais da moto em questão.
Jarod

Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996

MensagemAssunto: Re: Passar jante 17 para 18   Seg Dez 10, 2012 12:48 pm

É uma alteração que já tinha pensado fazer há imenso tempo... Ve lá se isso resulta e depois diz-me Rikardo!
http://www.toquedacucar.pt
webmonstro

Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: Passar jante 17 para 18   Seg Dez 10, 2012 1:58 pm

Johnny_1056 escreveu:
Boas;
Webmonstro, se as versões posteriores à 2KF usam o mesmo cubo que esta última, não deve haver grande problema.
Pode é ter que se usar o "cepo" da cremalheira e espaçadores originais da moto em questão.

posterior à 2kf será a 3tb (XTE) por isso não tinha a 2kf arranque electrico apesar das teneres da altura terem

Teriam de ter alterado o quadro, quando o fizeram (1990) remodelaram o modelo criando a 3tb com as alterações todas conhecidas

De qualquer modo será uma alteração simples de implementar possivelmente o mais difícil será encontrar uma jante em condições a bom preço.

nuno
http://www.duasantas.web.pt
Edgar

MensagemAssunto: Re: Passar jante 17 para 18   Seg Dez 10, 2012 8:19 pm

Acho que a 2KF / 3AJ / 3TB / 4PT...
partilham o mesmo cubo da roda traseira... e poderá mudar apenas os casquilhos

este é o cubo da minha XT600E 4PT

Rikardo

MensagemAssunto: Re: Passar jante 17 para 18   Ter Dez 11, 2012 8:21 pm

Bom pelo que estou a perceber a alteração tem algum interesse no ponto de vista de algum resultado na melhoria em fora de estrada que esse é o interesse.
Quanto as possibilidade de o fazer parece que tenho duas hipóteses , ou arranjo uma em segunda mão de um modelo mais antigo com jante 18 e de alumínio de perferencia , ou então compro um aro novo com o mesmo numero de raios e mandar raiar , é tudo uma questão de ver qual será o menos dispendioso.
Johnny a questão que levantas da inspeção é relevante porque sendo assim a solução é mesmo tentar comprar uma roda completa em segunda mão para poder manter a original para as inspeções.Ou então entramos num programa que se não me engano tinha sido o Edgar a falar que é na altura das inspeções o pessoal aluga as peças da mota para ir a mesma.
Webmonstro jantes de aluminio já eu tenho e da DID a cena é mesmo passar para 18 tenho mais escolha no que respeita a fora de estrada e porque só uso pneus 120 e são dificeis de arranjar no pneu que se gosta mas ainda gostava de experimentar com 110 , e ai só mesmo com jante 18 segundo tenho visto.

PS. Se alguém conhecer quem tenha uma para vender não se acanhe em me avisar obrigado.

MensagemAssunto: Re: Passar jante 17 para 18   Ter Dez 11, 2012 8:30 pm

Jarod tu será possivelmente dos primeiros a ver ao vivo e com sorte acontece como o outro levas um banho de lama.

Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996

MensagemAssunto: Re: Passar jante 17 para 18   Ter Dez 11, 2012 8:32 pm

Rikardo escreveu:
Jarod tu será possivelmente dos primeiros a ver ao vivo e com sorte acontece como o outro levas um banho de lama.

Tomara que esse dia chegue que serei o primeiro a dizer: VOU-TE IMITAR! ahahahah
http://www.toquedacucar.pt
Guerra

MensagemAssunto: Re: Passar jante 17 para 18   Qua Dez 12, 2012 10:46 am

Quero saber como isto correu!

Será que também da na 750?

MensagemAssunto: Re: Passar jante 17 para 18   Qua Dez 12, 2012 11:32 am

Boas;
Para a 750, a solução passa por usar o cubo de origem e comprar um aro de 18'' e correspondentes raios que devem ser reforçados. No entanto, tal alteração coloca outro problema, é muito complicado arranjar pneus com índice de carga e velocidade de acordo com a 750... Não vejo grande vantagem nessa alteração.
Edgar

MensagemAssunto: Re: Passar jante 17 para 18   Qua Dez 12, 2012 4:38 pm

jante 17
jante 18
To be, or not to be, that is the question

desde que tenha lá uma...
e aja gasolina
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Passar jante 17 para 18   

Passar jante 17 para 18
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Passar ligeiro comercial de 2 lugares para 5, alguém sabe??
» Motor vw ar 1600 para 1800 (kits) - Vale a pena???
» Passar jante 17 para 18
» Lenda Mineral x Sintético
» Proteção da Pintura contra coco de passarinhos

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Bricolage-
Ir para: