Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...

InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Alforges Vs Malas Rigidas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
mariomcarvalho

Moto : Yamaha XTZ 750

MensagemAssunto: Alforges Vs Malas Rigidas   Qua Nov 21, 2012 4:02 pm

boas, sei que este assunto vai da opinião pessoal de cada um. tenho devorado várias viagens no advriders e tenho reparado e lido nas diferenças de utilização de alforges/malas rigidas...e é certo que tenho que na maioria dos viajantes e quase todos os mais experientes em grandes viagens, que o uso de alforges é mais adequado do que as malas rigidas.

tem sido enumerados vários motivos para tal mas principalmente recomendam os alforges para grandes viagens off-road e as malas para viagens em alcatrão, desaconselhando-as para uso off-road. os motivos são vários desde alforges são muito mais leves, ao cair não se deformam, absorvem as vibrações do terreno, de facil reparação em caso de rompimento

as malas são mais pesadas tornando a frente mais leve, em caso de queda podem partir-se, podem partir apoios de quadro e se furarem, sujeitam-se a que se fique com um aquario na moto mas por outro lado tambem a protegem em caso de queda.

que dizem?

vamos la desmitificar a obrigatoriedade de ter umas malas de aluminio...

este tem sido o setup de malas mais usadas em condições extremas

as malas...

Fotos de passeios em:
http://picasaweb.google.com/mariomcarvalho

Jogos Paintball:
www.facebook.com/jogospaintball
ncebolinha

Moto : xtão

MensagemAssunto: Re: Alforges Vs Malas Rigidas   Qua Nov 21, 2012 5:29 pm

Parecem bem giras...alguém sabe o custo delas????
Abraço a todos e boas curvas...
mariomcarvalho

MensagemAssunto: Re: Alforges Vs Malas Rigidas   Qua Nov 21, 2012 5:46 pm

neste modelo em particular anda pelas 300 libras.
http://www.adventure-spec.com/default/luggage.html

aqui tambem tem algumas opções
http://www.motorxpro.com/pt/produtos/equipamento_moto/bagagem

o que se usa muito é este tipo de setup. uma mala de deposito, um roll bag para por na traseira da moto e uns alforges deste genero. são maiores que os que estamos habituados a ver por cá...

Fotos de passeios em:

Jogos Paintball:
Luis Rosado

Moto : XTZ 660 TENERE

MensagemAssunto: Re: Alforges Vs Malas Rigidas   Qua Nov 21, 2012 7:34 pm

Eu sempre usei os alforges, ve nas fotos da minha maquina, ja teem cerca de 15 anos, um ja esta com um buraco, ams vão dando para o gasto.

São extensiveis, ou seja da para usar em duas opções, mais pequenos, ou se abrir tudo, ficam uns sacos com grande capacidade, e teem dois pontos de apoio para o efeito.

No meu ver, os pros e os contras ...

Vantagens: O preço, a flexibilidade, a capacidade de carga (neste caso tento optar por sair sempre com os sacos em modo mais pequenos, depois tenho sempre espaço para as prendas), são bastante resistentes (apenas rasguei um, mas foi por ir com a capacidade maxima e as curvas Lousa- Gois não perdoam e ia um amigo com uma Vespa toda kitada a querer musica), o facto de em queda não danificarem a estrutura da moto e facilmente se recuperam, de facil transporte quando se tiram da moto ... assim de repente é o que me lembro.

Desvantagens: para mim, a maior desvantagem é a segurança, pois em viagem tens que deixar a moto sempre a vista, ou então retirar os sacos, sendo esta a unica desvantagem que encontro na sua utilização, pois ja estive com malta que mesmo com malas rigidas, depois teem sacos dentro das malas que teem tambem que retirar quando deixam as motos nos parques de estacionamento, impermeabilidade, coisa que resolvo com sacos do lixo dos grossos, onde coloco tudo o que levo dentro dos alforges, assim protejo da agua e do pó ...

No fim de contas, mesmo que um dia precise de trocar, continuarei a ser cliente de alforges.

Esta é a minha opinião sobre os alforges, sobre as malas rigidas quem tem que te de algumas dicas.
Johnny_1056

Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: Alforges Vs Malas Rigidas   Qua Nov 21, 2012 7:36 pm

Boas;
Mas qual obrigatoriedade de andar com malas de alumínio?? Agora está na moda amarrar umas "lancheiras" às motos, gostava de saber para que é que muitos as utilizam quando se vê tão pouca gente a viajar de moto...

Sou um fiel defensor dos alforges, não gosto de "armanhos" amarrados à moto.
Iceman

Moto : XTZ Super ténéré

MensagemAssunto: Re: Alforges Vs Malas Rigidas   Qua Nov 21, 2012 9:09 pm

Amigo carvalho diz-me uma coisa vais fazer off-road com a tua st???

Eu tenho uns alforges mas ainda não utilizei pq estou fora,mas pelo que tenho visto tanto é bom uma coisa como outra!
Mas concordo com o luis!
Eu ando a ver de umas malas de aluminio mas sei q lhe vou dar o devido uso,agora se achas que vais para o meio da terra com ela mais vale uns alforges!

Abraços
Edgar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Alforges Vs Malas Rigidas   Qua Nov 21, 2012 9:52 pm

Boas

eu partilho da opiniões que já li
penso que a desvantagem dos alforges... são serem faceis de roubar... e chamam muito a atenção dos carochos
eu tenho uma coisa intermédia entre alforges e malas rígidas
são umas malas tipo alforges fixas como umas malas rígidas

http://vadiodaxt.blogspot.com/
mariomcarvalho

MensagemAssunto: Re: Alforges Vs Malas Rigidas   Qua Nov 21, 2012 10:51 pm

eu ao principio quando comprei a minha st a ideia era montar uns suportes e umas malas de aluminio, só que entretanto depois de algum tempo a ler muitos relatos de viagens e opiniões ja começo a ver a coisa de outra forma e possivelmente os alforges talvez sejam uma melhor opção. seja dentro ou fora de estrada...

johnny tens toda a razão especialmente quando vejo aqui em lisboa todos os dias na 2ª circular muitas trail's a passarem entre os carros com as 3 malas..pra quê???

Fotos de passeios em:

Jogos Paintball:
Paulo Neto

Moto : KLE 500

MensagemAssunto: Re: Alforges Vs Malas Rigidas   Qua Nov 21, 2012 10:53 pm

tambem sou a favor das alforges, até porque numa situação mal medida como me aconteceu a mim no primeiro dia que andei com eles, bati com um alforge na traseira de um carro com o dono lá dentro... não fez nada ao carro o alforge cedeu e não se estragou nada... se fosse com uma mala de aluminio não sei o que seria...

mas......

ò carvalho, o que é que têm essas duas sacolas a tiracolo que postas te ai para custarem 300 libras???DASSSSSS
e olha que eles dizem que os cantis não fazem parte do conjunto....

Abraços
Paulo Neto                      
miguelsantos

Moto : KTM 990 Adventure

MensagemAssunto: Re: Alforges Vs Malas Rigidas   Qui Nov 22, 2012 8:39 am

Entre malas e alforges, existe muito que se lhe diga... uns escolheram alforges e outros malas.
Uns dizem que as malas, nas quedas, estragam-se e entortam ferros, é bem verdade mas e que tal escolheres umas malas que em caso de queda (mais forte) saltem fora? Uma opção não?
Fiz a estreia das minhas malas num passeio pelo Alentejo e agora estão com alguns riscos mas nesse passeio, o Carlos, que tinha uma GS800 e umas malas identicas, deu 2 pantufadas com a mala esquerda que à 2ª partiu o fecho e saltou a mala fora... mas quanto ao ferro... intato depois foi por uma cinta a segurar a mala, e ele continuou o passeio.

Podes ver aqui:
http://neu.hepco-becker.de/Web/index.php

Eu mandei vir as minhas daqui
Pesquisa a ver se existe para a ST

Espero ter desajuado

samurai19

Moto : XT600E XER

MensagemAssunto: Re: Alforges Vs Malas Rigidas   Qua Dez 26, 2012 10:11 pm

Na minha moto 4 tinha uma Topcase rigida da Givi e em Off-road nao curtia nada (mto barulho e sempre com medo de a estragar qdo passava por ramos de arvores).

Agora na Teneré vou experimentar os Alforges Laterais e um Tank Bag, assim que os tiver logo partilho a experiencia.
http://www.lefthandpath.eu
Flat_Out

Moto : Yamaha XT660Z

MensagemAssunto: Re: Alforges Vs Malas Rigidas   Qui Dez 27, 2012 2:11 pm

Todos temos a ideia de ir pelo menos uma vez a Marrocos e de vez em quando a um passeio mais perto, o problema é que um bom sistema de malas é geralmente caro e só se justifica se se for viajante assíduo. O sistema de alforges é por norma mais económico e eu que ando a pensar adquirir um sistema de transporte de bagagem ando ainda indeciso pois não quero gastar muito € se depois vou utilizar poucas vezes pois no uso diário prefiro a Té despida e uma mochila resolve bem. Andei a ver malas mas até esteticamente prefiro os alforges... estou inclinado para os alforges!

O que me preocupa é a segurança a consistência dos suportes e creio que os alforges absorvem melhor as vibrações, problema que com o uso intenso as malas podem vir a acontecer. Mas é apenas a minha ideia pois não tenho experiência alguma de utilizção.

Moto : Yamaha XT660Z

MensagemAssunto: Re: Alforges Vs Malas Rigidas   Qui Dez 27, 2012 7:28 pm

Há ainda uma 3ª opção...

Moto : XT600E - 1997

MensagemAssunto: Re: Alforges Vs Malas Rigidas   Sex Dez 28, 2012 1:53 pm

há uns alforges da Ortlieb. Flexiveis e impermiaveis e super resistentes a 150Eur+- em portugal. Tipo isto mas ligeiramente diferente:

http://www.landparts.com/info.php/i/365/in/ortlieb-motorcycle-speedbag.html

abr.
miguelsantos

Moto : KTM 990 Adventure

MensagemAssunto: Re: Alforges Vs Malas Rigidas   Sex Dez 28, 2012 3:41 pm

samurai19 escreveu:

Na minha moto 4 tinha uma Topcase rigida da Givi e em Off-road nao curtia nada (mto barulho e sempre com medo de a estragar qdo passava por ramos de arvores).

Usar topcase em off road

Alforges Vs Malas Rigidas
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Alforges Vs Malas Rigidas
» Malas laterais! Alforges ou malas fixas
» Suporte para alforges na Bandit 1250
» Malas ou "saco"
» Malas Laterais para Transalp Xl 650V

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum