Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...

InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

De repente só trabalha um cilindro...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Nuno_Dias

MensagemAssunto: De repente só trabalha um cilindro...   Qui Set 06, 2012 11:02 am

Boas pessoal.
Hoje vou dar uma olhadela, mas estou curioso e vejam lá se podem dar umas dicas.
A minha mota sempre funcionou bem desde que a tenho. (XTZ 750 ST)
Como raramente ando com ela, no inicio desta semana fui por a mota a funcionar para ver se a bateria não descarrega. Como já estava há uns dias parada, custou um pouco a pegar e quando a bateria começava a dar sinais de alguma fraqueza, eis que pegou.
Óptimo pensei eu. Só que quando começei a acelerar um pouco, esta só estava a funcionar com um cilindro. Pensei...Isolou a vela (talvez por excesso de gasolina) das tentativas para pegar...
Deixei ficar uns 2 ou tres minutos e manteve-se igual. Dei uma voltinha na praceta e manteve-se. Desliguei e fui embora.
Ontem voltei a garagem e pegou relativamente bem e rápido, mas....só com um cilindro a funcionar. Notei um pouco de cheiro a gasolina, mas isso já antes de vez em quando acontecia.
De salientar que a mota até está com pouquissima gasolina no depósito, mas se pega, logo, deveriam funcionar os dois, ou seja se a gasolina chega lá...deveria funcionar certo?
Hoje vou levar gasolina para colocar no depósito mas ainda assim acho estranho.
Nunca tinha acontecido, e de repente depois de estar uns dias parada...Mas de salientar que antes tb chegava a estar dias na garagem sem funcionar....

Tenho que verificar velas e respectivos cabos. Ver se chega corrente ás velas. Isso acho que será o primeiro passo básico.
Carburadores tenho alguma dúvida. Se a mota pega, é porque chega lá gasolina, pouca ou muita deveriam funcionar os dois correcto?

Dêm lá umas dicas de pontos a verificar para ver se logo á noite resolvo.

Obrigado.

Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: De repente só trabalha um cilindro...   Qui Set 06, 2012 11:18 am

Boas;
Nuno, tem calma, não te preocupes em demasia. Em princípio não há nenhum problema grave.
De vez em quando estes bicilindricos só pegam num cilindro, basta o nível das cubas dos carburadores estar mais baixo.
Não sei qual é o estado dos carburadores da tua moto, mas basta algum desgaste interno das agulhas e difusores para ajudar à festa. E se ultimamente tens posto a moto a trabalhar sem andar com ela e lhe pregar umas gazadas em andamento, é normal que uma vela fique mais suja e possa acabar por isolar.
O facto da moto ter trabalhado com pouca gasolina pode ter ajudado a que uma cuba não tenha enchido totalmente e o carburador não tenha funconado correctamente.
Compra um jogo de velas e substitui-as. Mete gasolina e vai dar uma volta. Vais ver que a moto volta a trabalhar correctamente.
Se deste uma grande "esfrega" na bateria, mete-a à carga. Se não o regulador vai levar um castigo do caraças e mais tarde pode acabar por "fritar".
Nuno_Dias

MensagemAssunto: Re: De repente só trabalha um cilindro...   Qui Set 06, 2012 11:32 am

Pois, de facto eu quando a parei na ultima volta que dei cerca de 15 dias atrás, sei que a deixei quase sem gasolina, mas sempre funcionou perfeitamente.
Ontem abanei e ouvi muito pouca gasolina no deposito (mesmo pouca).
As agulhas e afins, tal como referes, não estando perfeitas provavelmente, também nunca deram problemas.
Mas é isso que vou fazer, já tenho no carro um recipiente para levar gasolina (pois até acho que nem consigo chegar á bomba mais proxima) e vou colocar, e dar uma voltinha.
Também estou inclinado para esse factor.

Obrigado,

Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: De repente só trabalha um cilindro...   Qui Set 06, 2012 11:42 am

Boas;
Se está assim com tão pouca gasolina, de certeza que foi uma cuba que não encheu totalmente e fez com que um cilindro não carburasse bem.
Se sempre trabalhou bem, não justifica mexer nos carburadores.
Mete-lhe velas, gasolina e carrega a bateria e siga!! Dá-lhe "fogo".
Nuno_Dias

MensagemAssunto: Re: De repente só trabalha um cilindro...   Qui Set 06, 2012 11:44 am

Thanks Mate!

Amanhã já relato.

Moto : XT600Z Ténéré

MensagemAssunto: Re: De repente só trabalha um cilindro...   Qui Set 06, 2012 4:38 pm

isso aconteceu-me quando tive a minha ST...e foi precisamente com o deposito quase vazio. Nunca mais o deixei chegar aquele nivel e nunca mais aconteceu.

Nuno_Dias

MensagemAssunto: Re: De repente só trabalha um cilindro...   Sex Set 07, 2012 9:09 am

vitorcosta escreveu:
isso aconteceu-me quando tive a minha ST...e foi precisamente com o deposito quase vazio. Nunca mais o deixei chegar aquele nivel e nunca mais aconteceu.

Pronto!
Ontem quando abri o deposito, abanei a mota e não se ouvia nada, tal era o estado vazio do mesmo. Pus gasolina, a mota pegou com um cilindro apenas. Meti capacete na tola, e fui dar uma volta. Passados 200 metros começou o segundo cilindro a dar sinal, passados mais trezentos estavam os dois em perfeita sintonia. Fui fazer uns 10 kms e impecável.

Problema que afinal não era problema resovido!

Obrigado Johnny!

MensagemAssunto: Re: De repente só trabalha um cilindro...   Sex Set 07, 2012 9:59 am

vitorcosta

Moto : XT600Z Ténéré

MensagemAssunto: Re: De repente só trabalha um cilindro...   Sex Set 07, 2012 1:59 pm

...eu não queria dizer...mas...e não seria ela que esta chateada contigo por não andares com ela? deixa-te la de vendas e deixa-te ficar com a mota que tens mota ai para a vida.

De repente só trabalha um cilindro...
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» De repente só trabalha um cilindro...
» Mota em frio trabalha com menos 1 cilindro
» Cilindro mestre W124
» Por que duas velas por cilindro no M-113?
» PEDAL EMBREAGEM- DESACOPLOU DO CILINDRO

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA-
Ir para: