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 PEssoal st1200

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AutorMensagem
jocamichel



Moto : Super teneré 1200

MensagemAssunto: PEssoal st1200   Seg Jul 09, 2012 11:51 am

Boas,

Ultimamente tem-me acontecido que por vezes o relanti da minha mota fica muito baixo, abaixo das 1000rpm. Uma das vezes até foi abaixo.
nas vossas máquinas alguma vez aconteceu isto. Sabem como se resolver?

Boas curvas
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Johnny_1056

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Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: PEssoal st1200   Seg Jul 09, 2012 11:55 am

Boas;
Pega no Manual do utilizador da moto e descobre onde está o parafuso de afinação do ralenti e depois dás-lhe um "toque" pequeno até ficar com a rotação que pretendes.
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Edgar

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Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: PEssoal st1200   Seg Jul 09, 2012 12:43 pm

Boas...

parece que essa informação de como aumentar o relantim não vem o manual Neutral

normalmente vem em todos os manuais de todos os modelos... mas da XT12 não vem Neutral


a única coisa que tem é isto :





Normalmente em todas as XT´s tem um acelerador com cabos de aço... em que se enrola e desenrola o cabo para accionar um mecanismo mecânico... todo é mecânico nas novas XT660R/X/Ténéré
(isto é... nas motas com mecanismo mecânico, existe um parafuso com uma batente no final dos cabos de aço, que ajusta o relantim)


Na XT1200 temos um acelerador eléctrico... que é uma espécie de potenciómetro...
como o volume do som nos rádios antigos (apenas a titulo de exemplo)...

basicamente sai uns fios com uma fixa na ponta do acelerador... e isso vai ligar não sei onde
e em algures têm que se alterar algo...

tentei descobrir no manual de serviço e ainda não consegui...
mas uma coisa eles dizem: antes de mexer no relantim ou sincronismo da admissão devemos garantir que o filtro de ar está em bom estado assim como as velas

Cuidado que o filtro de ar da XT1200 não pode ser soprado com ar comprimido



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Fortuna

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Moto : XT12 - Man Edition

MensagemAssunto: Re: PEssoal st1200   Ter Jul 10, 2012 4:30 pm

Isso normalmente só me acontece depois de andar mais devagar com ela, parar para por gasolina e ligar em dias de calor.

Nada que uma aceleradela não resolva. Fica logo boa

PS: TOU COM MEDIA DE 5l/100. 320kms até acender a reserva. O meu rodinhas a gasoil gasta mais a andar mais devagar

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Filipe S.

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Moto : XT1200Z; XTZ750; Husqvarna 610SM

MensagemAssunto: Re: PEssoal st1200   Qua Out 17, 2012 12:38 am

Fortuna escreveu:
Isso normalmente só me acontece depois de andar mais devagar com ela, parar para por gasolina e ligar em dias de calor.

Nada que uma aceleradela não resolva. Fica logo boa

PS: TOU COM MEDIA DE 5l/100. 320kms até acender a reserva. O meu rodinhas a gasoil gasta mais a andar mais devagar

Tou com média de 6.2/100 :/
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Xtola



Moto : XT1200Z

MensagemAssunto: Re: PEssoal st1200   Qua Out 17, 2012 7:20 pm

A minha por vezes vai-se abaixo, mas é nas reduções, quando lhe dou uma pequena acelaradela.
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Fortuna

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Moto : XT12 - Man Edition

MensagemAssunto: Re: PEssoal st1200   Ter Out 23, 2012 3:50 pm

Isso não é normal ou, pelo menos, nunca me aconteceu.

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Xtola



Moto : XT1200Z

MensagemAssunto: Re: PEssoal st1200   Qua Out 24, 2012 6:28 pm

Tenho então que ir até á oficina ver o que se passa.
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Fortuna

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Moto : XT12 - Man Edition

MensagemAssunto: Re: PEssoal st1200   Sex Out 26, 2012 4:43 pm

Filipe S. escreveu:
Fortuna escreveu:
Isso normalmente só me acontece depois de andar mais devagar com ela, parar para por gasolina e ligar em dias de calor.

Nada que uma aceleradela não resolva. Fica logo boa

PS: TOU COM MEDIA DE 5l/100. 320kms até acender a reserva. O meu rodinhas a gasoil gasta mais a andar mais devagar

Tou com média de 6.2/100 :/

Modo turismo, e nada de arranques ou acelerações desnecessárias. Isso baixa num instante. Normalmente não passo dos 120.

Dica profissional da semana: A velocidade ideal é a 112. Parece que plana e a gastar entre 3 e 4 na IC19/2a circular.

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malawi

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Moto : XT1200Z - DRZ400E

MensagemAssunto: Re: PEssoal st1200   Sex Out 26, 2012 5:10 pm

O melhor que consegui foi 5,3lt/100km conduzindo moderadamente e com apenas uma espremidela até 208km/h da ponte 25 Abril até à saída para Sesimbra. (nunca pensei que este tipo de trotinete conseguisse estas velocidades e senão tivesse topcase e pendura dava mais qq coisita)

A média 5,3 foi real e com a totalidade do depósito - habitualmente 5,7lt/100km

Quanto a ir a baixo tb já me aconteceu em situações de pequenas aceleradelas mas rápidas... mas não liguei a esse pormenor
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Nélio

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Moto : XT1200Z & CRF250L

MensagemAssunto: Re: PEssoal st1200   Sab Out 26, 2013 1:36 am

jocamichel escreveu:
Boas,

Ultimamente tem-me acontecido que por vezes o relanti da minha mota fica muito baixo, abaixo das 1000rpm. Uma das vezes até foi abaixo.
nas vossas máquinas alguma vez aconteceu isto. Sabem como se resolver?

Boas curvas
Também já me aconteceu, mas não tenho ligado a essa situação, nada que não normalize rapidamente.
Passei pela Yamaha e o mecânico esteve fazer um diagnostico e esta tudo bem, não acusando qualquer avaria.
o  relanti da mota é entre as 1050 e 1150 rotações, a minha esta nas 1050.
ainda hoje aconteceu, mas mão liguei.

Quanto ao consumo... bom ai estou em grande desvantagem com médias de  6.7  a 7.1 L/100, mas também é a natureza do terreno que faz aumentar o consumo.
mas é uma grande máquina já com 9500kms.

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Edgar

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Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: PEssoal st1200   Sab Out 26, 2013 12:07 pm

Mas deve ser 1150 rpm com o motor frio
e 1050 rpm com o motor quente

ou o mais aproximado disto...  

OU SERÁ QUE ACENTRALINA AJUSTA O RPM ENTRE MOTOR FRIO E QUENTE ?????????   


ABR

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Nélio

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Moto : XT1200Z & CRF250L

MensagemAssunto: Re: PEssoal st1200   Sab Out 26, 2013 2:45 pm

Edgar escreveu:
Mas deve ser 1150 rpm com o motor frio
e 1050 rpm com o motor quente

ou o mais aproximado disto...  

OU SERÁ QUE ACENTRALINA AJUSTA O RPM ENTRE MOTOR FRIO E QUENTE ?????????   


ABR
Bom se calhar tens razão, por enquanto não vou me chatear com isso até que o pessoal saiba na realidade qual o motivo, mas pouco importa.

Há alguma informação sobre a maquina no tópico  [Tópico Geral] Yamaha XT 1200 z Super Tenere a malta das xt12 devia consultar e dar opiniões.

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JAD

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Moto : ST1200/FJR

MensagemAssunto: Re: PEssoal st1200   Sab Out 26, 2013 5:33 pm

Ao longo dos cerca de 17.000 km's que já fiz, noto às vezes alguma irregularidade de ralenti, mas normalmente está acima das 1050 rpm.
Quanto a consumos, sem grandes preocupações, tenho andado na casa dos 5/5,5 lts.
Em dias mais desbragados, lá vais aos 6.
Não desfazendo na minha FJR, é uma grande máquina a ST:nod3: 
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Nélio

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Moto : XT1200Z & CRF250L

MensagemAssunto: Re: PEssoal st1200   Qua Jan 15, 2014 1:16 am

Boas pessoal.

Hoje resolvi o problema das irregularidades no ralenti da máquina, como relatado pela malta neste tópico.

A minha sempre sofreu desta irregularidade desde o primeiro dia, mas nada de especial ou verdadeiramente incomodativo a pessoa acaba por se habituar mas...
O mecânico da yamaha após algum tempo de diagnósticos, detectou um ligeiro defeito nos parâmetros que definem o relanti.
Essa irregularidade faz os sensores darem informação errada e que por vezes ao parar a máquina o relanti fica demasiado baixo acabando por desligar o motor, o que por vezes não é agradável.
Facto este que tinha-mos de ter atenção, não só por não acontecer constantemente, mas quando acontecia, era necessário dar umas acelerações para corrigir e voltar ao normal.

Podem ler sobre a complexidade de afinações e sensores no Manual de Serviço em:
AJUSTE DAS FOLGAS DAS VÁLVULAS / SINCRONIZAÇÃO DOS CORPOS DE ACELERAÇÃO / VERIFICAÇÃO DO SISTEMA DE ESCAPE (INSP)

Segundo me apercebi era devido a uma má configuração de parâmetros. (parte electrónica) no  INSP    dizendo ele; que havia parâmetros que deveriam estar acima dos (18) e estavam abaixo dos (17)    Resumindo... Não percebi, nem me foi explicado especificamente do que se tratava (claro o segredo é a alma do negócio)  
Na verdade após uns bons minutos de afinações, incluindo nos corpos de aceleração, fui para a estrada e o "problema" deixou de existir. E isso é o que verdadeiramente importa   

Segundo consta, já aconteceu o mesmo numa série de motas teneré 660.

Vamos ver se continua normal, se houver novos desalinhamentos ou algum defeito, comunico há malta do fórum.   
Uma vez que se trata de uma possível má configuração que já acontece na montagem da mota o pessoal deve reclamar e exigir a correcção 
Outra informação útil é que o relanti a frio deve estar nas 1500RPM e depois de quente 1050RPM.
Tenho de fazer um elogio ao stand da Yamaha, e ao mecânico.

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