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 Oleo na caixa do filtro do ar

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AutorMensagem
Figa5



Moto: xt660z & xt350

MensagemAssunto: Oleo na caixa do filtro do ar   Seg Jun 28, 2010 5:00 am

boas, pessoal
a pouco tempo fui ver o estado do filtro do ar (KN) e reparei que a caixa do filtro tinha oleo, é normal isso?

abraço
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Marco F.



Moto: XTZ 850 STrx

MensagemAssunto: Re: Oleo na caixa do filtro do ar   Seg Jun 28, 2010 10:00 am

Sim , o nosso amigo Edgar ja explicou isso em post's amteriores , existe a possibilidade de andares com oleo a mais na tua XT e caso isso aconteça ele vai parar a caixa do filtro de ar onde tens um tubo que esta fechado , convem verificar se esse tubo nao esta cheio pois se estiver tens de o purgar . Outro factor que o nosso amigo Edgar descobriu relativamente ao funcionamento da XT e do seu sistema de arrefecimento é de que em casos extremos de temperatura de funcionamento , o sistema deixa passar oleo com a funçao de refrigerar o motor na prorpia camara de combustao e assim salvaguardar a mecanica . Brilhante este sistema que ao que parece é unico e exclusivo da Yamaha

Cumps

_________________
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Edgar



Moto: XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Oleo na caixa do filtro do ar   Seg Jun 28, 2010 2:37 pm

A minha também costuma ter, e acontece com quase todas as XTs, XTzs, etc...

Normalmente acontece quando o nível do óleo está perto do máximo, ou acima do máximo...

Basicamente é o que o Marco disse

O funcionamento do óleo do motor da XT600E ou da XTZ660 dos anos 90, da actual XT660R ou da Ténéré de 2008, é muito parecido ou igual;

O tubo do respirador do motor está ligado ao filtro de ar... e cospe óleo ou vaporiza óleo para a caixa do filtro de ar...
por sua vez parte desse óleo entra na carburação e lubrifica a zona de combustão do cilindro...

Existe um tubo de sai da caixa do filtro de ar que termina junto ao pedal das mudanças e tem uma rolha na ponta...
deves de tempo a tempo, retirar essa rolha para retirar o óleo em excesso na caixa do filtro de ar...




Eu mantenho sempre a minha vareta do óleo a meio, e raramente tenho óleo no tal tubo... (foi uma dica dada por um mecânico da Yamaha).

Outra dica que também me deram (um estafeta em Lisboa) : fazer um pequeno furo na extremidade desse tubo e colocado junto a corrente, e temos sempre a corrente oleada; quando a corrente fica seca é sinal que o nível do óleo baixou e deve ser acrescentado.
Pessoalmente não me agrada muito esta ultima dica...




Aqui podes ver aqui como se vê o nível do óleo:
http://www.clubextportugal.com/revisoes-e-ajustes-f18/verificar-o-nivel-do-oleo-t292.htm

ABR
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Figa5



Moto: xt660z & xt350

MensagemAssunto: Re: Oleo na caixa do filtro do ar   Seg Jun 28, 2010 3:27 pm

obrigado, voces sao um espetaculo esplicam mesmo ao promenor e de modos a que um gaijo saiba o porque e tambem saiba o que fazer, sim senhor...

tenho k ver o nivel de oleo com essas dicas, porque axo k quando vi estava perto do min, mas foi depois de tar parada um bom tempo...

um abraço, fiquem bem...
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Pmvpires



Moto: XT600E 3tb. Black. (2009-2014) / XT660R (2014-)

MensagemAssunto: Re: Oleo na caixa do filtro do ar   Seg Jun 28, 2010 4:09 pm

Marco e André, obrigado pela explicação...
Era uma coisa que eu queria perguntar porque também me apercebi que tinha óleo na caixa do filtro ...
Eu tenho o óleo no máximo...
Obrigado...
Abraços... :cheers:
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Sub




MensagemAssunto: Re: Oleo na caixa do filtro do ar   Qua Jul 07, 2010 10:32 pm

Cuidado a ver o óleo também deixa a mota a trabalhar durante uns 10 minutos e depois é que da para ver, se fores a ver o óleo com a mota fria, parece que não tem óleo.

Abraço
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sidneyt




MensagemAssunto: Re: Oleo na caixa do filtro do ar   Sex Jan 14, 2011 8:43 pm

Figa5 escreveu:
boas, pessoal
a pouco tempo fui ver o estado do filtro do ar (KN) e reparei que a caixa do filtro tinha oleo, é normal isso?

abraço

Olá para todos
O ruim do óleo na cx do filtro é que reduz a vida útil do filtro, e aqui no BR é bastante caro , recentemente troquei o filtro e fiquei pensando em uma solução
Alguns colegas colocaram um cano na entrada do óleo (dentro da caixa do filtro) e com uma pequena mangueira drena o óleo diretamente para a saída existente, mais como o Marcos/Edgar bem explicou, os gases tem a função de lubrificação.
Segundo os colegas nunca tiveram problemas, e o filtro está sempre seco, sendo necessário apenas limpar com um bom jato de ar

Talvez a lubrificação dos gases ainda continue

Estou fazendo um teste, retirei do filtro velho a tela de arame que se encontra atrás, que serve de proteção para o óleo não atingir o "papel do filtro" e coloquei atrás do filtro novo, ficando com 2 proteção. já rodei uns 500km e tem funcionado bem

Tela retirada do filtro usado:




Para fixar a tela, dobrei um pouco a tela prendendo ao lado do filtro ,

_________________
Sidney
XT600 2002/2002
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Edgar



Moto: XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Oleo na caixa do filtro do ar   Sex Jan 14, 2011 10:01 pm

Boas

Eu já tinha visto está solução no "Clube XT600" do Brasil
segundo parece faz poupar o filtro como tu dizes...


Mas eu tenho uma forma de evitar que isso aconteça
Basta ter o nível do óleo do motor a meia vareta...
e o filtro faz mais de 10Mil kms sem problemas...
e um filtro de ar na minha mota passa dos 10Mil kms sempre bom...


O que mata os filtros em Portugal e a humidade do ar, e andar a chuva...
A agua com as poeiras acabam com o filtro em poucos meses...


Ter o filtro com óleo não é prejudicial para o motor (antes pelo contrario) passa a filtrar melhor as poeiras finas...
e ao filtrar melhor o filtro suja-se mais depressa

ter a caixa com óleo é bom porque as poeiras que conseguem passar pelo filtro (do tipo farinha)
vão ficar pressas nas paredes da caixa... e vão acabar por escorrer para o tubo de drenagem...


Acho que essa alteração vai fazer poupar dinheiro em filtros de ar
mas por outro lado pode sair muito cara a médio prazo...
A minha XT600E bebe por cada 1000Mil kms 0,1Litro de óleo e tem 50Mil kms feitos
Aqueles que tem poupado dinheiro com os filtros de ar... depois de uns 20 ou 30Mil kms devem estar a gastar em óleo e quando chegarem aos 100Mil em válvulas e piston e segmentos...

Certezas não tenho...
mas sei que os japoneses fizeram a maquina perfeita
e no caso da tua e da minha... 4MW (no Brasil) 4PT (em Portugal) são super perfeitas com 30 anos de evolução e sucesso...
Eu desisti de tentar ultrapassar os engenheiros da Yamaha...


De qualquer das formas certezas não tenho...
mas equipa que ganha não se mexe


ABR
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sidneyt




MensagemAssunto: Re: Oleo na caixa do filtro do ar   Sex Jan 14, 2011 10:22 pm

Edgar escreveu:
Boas


Mas eu tenho uma forma de evitar que isso aconteça
Basta ter o nível do óleo do motor a meia vareta...
e o filtro faz mais de 10Mil kms sem problemas...
e um filtro de ar na minha mota passa dos 10Mil kms sempre bom...

Edgar, quanto de óleo é meia vareta
O normal trocando o filtro é 2.7 litros
Seria 2.5
Abraços,
Sidneyt

_________________
Sidney
XT600 2002/2002
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Edgar



Moto: XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Oleo na caixa do filtro do ar   Sex Jan 14, 2011 10:42 pm

Boas

A troca com filtro é de 2,8L e sem filtro 2,7L


Eu quando troco o oleo meto sempre uns 2L ou 2,2L mais ou menos...
e depois sangro o circuito de óleo, pelo parafuso pequeno que tem na tampa do filtro de óleo
depois de sangrar meto mais meto mais algum óleo até fazer 2,5L certos...

e vou dar uma volta e depois normalmente ponho mais uns 0,1L ou 0,2L para acertar o nivel...


O motor leva 3,3L mas há 0,5L que não se consegue tirar...
ao pores 2,5L numa troca, ficas com 3L lá dentro... e a minha anda sempre com uns 3,1L ou 3L de óleo...

Ter o óleo perto do mínimo não é problema... Problema é ter abaixo do mínimo...


ABR
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sidneyt




MensagemAssunto: Re: Oleo na caixa do filtro do ar   Sex Jan 14, 2011 10:55 pm

Edgar escreveu:
Boas

A troca com filtro é de 2,8L e sem filtro 2,7L

entendi
Na próxima troca, falta menos de 300km vou seguir seu conselho


_________________
Sidney
XT600 2002/2002
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Edgar



Moto: XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Oleo na caixa do filtro do ar   Sex Jan 14, 2011 11:24 pm

@ Sidneyt

Amigo... é este o sistema que uso e tenho me dado muito bem...
e também aprendi sozinho que era assim... e tenho me dado bem...
e o meu objectivo é levar o meu motor até aos 200Mil sem abrir o motor...

Aqui você pode ver todo o que eu tenho gasto e posto na minha mota: Registo de Manutenção ( XT 600 E )

fiz 47Mil e só usei 3 Filtros de ar

Aos 47,900kms pus o 4º filtro que ainda está novo e seco...

e tenho sempre os consumos de gasolina controlados... e baixos...
e vejo o filtro todos os messes ou sempre que ando em poeiras ou areias...


________________________________________________


Mas mais uma vez sobre a sua sugestão do tubo...
pelo que vi no forum do Brasil, tem sido um sucesso, porque só tem malta satisfeita com essa pequena alteração...

Mas eu evito o sujar do filtro de ar com o nível do óleo sempre a meio


ABR
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sidneyt




MensagemAssunto: Re: Oleo na caixa do filtro do ar   Sab Jan 15, 2011 10:11 am

[quote="Edgar"]@ Sidneyt
"e tenho sempre os consumos de gasolina controlados... e baixos...
e vejo o filtro todos os messes ou sempre que ando em poeiras ou areias..."

Valeu Edgar
Muito organizado o controle de manutenção,
agora com certeza utilizando sua orientação o problema do filtro será resolvido de forma positiva
Aqui trocamos o óleo do motor a cada 2500/3000 Km, devido a nossa gasolina ter álcool adicionado com uma taxa que varia entre 20 e 25% ( dependendo de vários fatores o governo faz o controle), por esse motivo o uso de óleo que não seja mineral fica inviável

Estou com um problema de difícil solução
Quando utilizo o freio dianteiro a mesa da caixa de direção faz um deslocamento para frente, aparentando uma folga na caixa de direção,
O relato está registrado no fórum xt BR, minha postagem é/era na página 2 ultima resposta.


http://www.forumxt600.com.br/forum/viewtopic.php?t=30374&postdays=0&c=1&postorder=asc&mode=&poster_id=0&start=0

Abraços,
SidneyT






_________________
Sidney
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Edgar



Moto: XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Oleo na caixa do filtro do ar   Sab Jan 15, 2011 2:50 pm

Boas Amigo

Em Portugal a gasolina é boa e sem misturas (e cara )
Por isso usamos óleo semi-sintético com revisões de 10 em 10MIL
Também é raro termos que limpar um carburador...

________________________________________

Dei uma vista de olhos muito rápida no tua mensagem...
e se os rolamentos são novos...
talvez ao apertar a caixa de direcção não estivessem bem encaixados e tenha ficado larga...

se depois de dares um toque de re-aperto... ela melhorou...
deves continuar até ficar boa...

mas deves ter a mota no ar para fazer isso
(facilita bastante o trabalho, e dá-nos outra sensibilidade do que estamos a fazer)



Mas para apertar a caixa de direcção... temos que aliviar a fixação das bainhas...
dum lado e do outro... são este parafusos e porcas de 12mm da foto...
basta desapertar em baixo... em cima deixa ficar para segurar as bainhas no sitio delas...




__________________________________________________________

Citação :
Bom dia a todos,
Minha xt encontra-se com esse mesmo problema, levei a um mecânico e foi trocado os dois rolamentos da caixa de direção e depois levei na oficina + 5 vezes para fazer o reaperto e logo depois mesma situação, "tac"
Levei a outro mecânico a semana passada e quando ele desmontou tudo novamente o rolamento inferior (novo) estava F. com os roletes fora da "gaiola" e segundo ele foi a qualidade do rolamento que não era boa . Coloquei novamente os rolamento , o superior e inferior. Saí da oficina e apertei o freio "tac" após andar bastante para assentar o rolamento retornei e apertei a cx. diminuiu só um pouco ontem em casa apertei a cx novamente, hoje o "tac" diminuiu + continua
Existe algo mais alem dos 2 rolamentos que possam ser trocados na Cx?
Em outro tópico, http://www.forumxt600.com.br/forum/viewtopic.php?t=2282&postdays=0&c=0&postorder=asc&mode=&poster_id=0&start=15
O Bahia levou a um torneiro e mandar dá um polimento, seria o caso?
Já gastei + de 160 paus entre MO e rolamentos e o serviço não presta, alguém pode indicar uma boa oficina em Natal?
Abraços,
Sidneyt

Pelo que vi na tua mensagem... talvez os rolamentos não sejam os indicados ou então tens a caixa lixada ou o veio lixados...
mas só vendo isso ao vivo...

Citação :
... ...
o rolamento inferior (novo) estava F. com os roletes fora da "gaiola" e segundo ele foi a qualidade do rolamento que não era boa
... ...
mas isto não pode acontecer... porque seria uma folga enorme e impossível de acontecer... e não conseguias conduzir a mota assim...
não é possível,

Normalmente quando abrimos o rolamento os cilindros podem sair das pistas... mas só depois de aberto...


ABR
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sidneyt




MensagemAssunto: Re: Oleo na caixa do filtro do ar   Seg Jan 17, 2011 10:00 pm

"Normalmente quando abrimos o rolamento os cilindros podem sair das pistas... mas só depois de aberto..."

Foi o caso Edgar, depois que abri eles sairam da pista

O problema foi resolvido

Constatei que os "mexanico" tinha colocado o rolamento superior com a medida de 26mmm e o correto é 25mm

A moto está otima agora,
Muito obrigado pela ajuda
sidneyt

_________________
Sidney
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