Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...

InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

XT750Z - De Charuto a Adventure-Bike =D

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem
Jorge

Moto : Duas

MensagemAssunto: Re: XT750Z - De Charuto a Adventure-Bike =D   Ter Maio 08, 2012 5:36 pm

paulo escreveu:
marcoantonio escreveu:
humm ... parece facil.. mas com a habilidade q tenho, é melhor tar quieto .. sou danado pra fazer estragos ..

Também gostava de fazer isso Marco, mas estou como tu mais vale estar quieto para não estragar, disto não pesco mesmo nada!!

Não é tão dificil como parece...basta um fio (a azul no esquema) de 1 ou 1,5mm com um palmo de comprimento...retira-se uma das fichas e insere-se na do centro uma das pontas do fio e coloca-se a ficha no sitio...na outra faz-se o mesmo...e já está.
Vejam aqui o esquema do Guerra melhorado:

Importante; Caso não esteja aplicado do lado direito (maximos) uma lâmpada H4(3 bornes), este esquema não dá. Deve-se substituir a existente (H1) por uma H4.
Para colocar o fio não é necessário desmanchar o farol. Com a direcção virada ou para um lado ou outro, consegue-se enfiar o braço para aceder as fichas. Para trocar o "tipo" de lâmpada é que já deve ser necessário tirar o farol...
Para isso (na ST) desaperta-se as 3 porcas de 10mm (1 em baixo ao centro e 2 a cada topo) e a frente sai com o farol.

Off Topic; Desculpa Guerra, mas vens práqui dar ideias ao pessoal e depois dá nisto...

Jorge

MensagemAssunto: Re: XT750Z - De Charuto a Adventure-Bike =D   Ter Maio 08, 2012 7:25 pm

E com isto tudo, esqueci-me de elogiar o excelente trabalho que tu fizeste no painel de instrumentos...muito bem feito...

Fica bem bonito...

Isso é autocolante... Question

Guerra

MensagemAssunto: Re: XT750Z - De Charuto a Adventure-Bike =D   Qua Maio 09, 2012 1:25 am

Heya Jomatos, o teu esquema consegue realmente transmitir informação útil! ahaha!
Aquela minha foto tava horrível...
E sim, aquela coisa em carbono é tipo papel autocolante. Baratinho também... custou 2.5€ uma folha de 60x30. Deu para aquilo e ainda sobrou metade.

Bem, hoje foi o dia tooodo a trocar lampadas, ensaiar ligações, montar painéis, etc...

Deixo umas notas para quem está a pensar trocar a lampada H1 para H4
1º - Vale BEM a pena! Fiquem com 10203 vezes mais luz...em médios tenho o mesmo que tinha em máximos e em máximos Ui Ui! O gatilho do "passing" é que perdeu um bocado o efeito (ou seja, as luzes estrabuxam ou tremelicam ali qualquer coisa mas não consigo perceber se é mais luz ou menos luz ou o que é...), mas já tou a planear tornar esse contratempo numa desculpa para fazer mais uma invenção

2º Por 2€ aproveitem e ponham ambas as luzes novas, porque a minha H4 de origem tinha metade da luz que esta dos chinocas

3º - Comprem H4 normais...nao comprem de LEDs. Custam 3 vezes mais e não valem um charuto (pelo menos a do chinês...mas tudo o resto que comprámos no chinês foi 5 estrelas). Ou se calhar têm algum truque, mas a H4 de Leds que testámos na XT600 do João Ferreira dava menos luz que a de origem (muito menos) e não fazia nenhuma transição entre MAX e MIN. Era sempre igual e mau (mas um branco azulado bonito, há que admitir)

4º - Preparem-se para este problema:
A H4 não cabe no "casquilho" da H1.

Corremos 5 lojas (desde lojas de tunning a electricistas passando por lojas de carros telecomandados...) e ninguém me conseguiu arranjar uma solução.
Solução acabei por arranjar eu, claro, que coragem nunca me faltou

Peguei numa broca/lixa manhosa que lá tinha...

Limei até aquilo caber lá que nem uma luva...

e arranjei um meio "safardana" de fixar lá a lâmpada... não treme, não abana e nunca mais sai de lá (usei 2 elásticos feitos a partir de uma câmara de ar...espero que não aqueçam, vou testar amanha intensivamente)

Bom, continuando...a conselho do Edgar fui trocar tooodas as luzes da moto para LEDs

A traseira:
São 2 kits de leds brancos/transparentes...dão um tom mais claro ás luzes traseiras e a matricula fica iluminada num tom branco, mesmo catita! Parece que a moto nem tem quase 20 anos

O painel de instrumentos (adoro chamar-lhe isto )
Aqui com os primeiros leds azuis que tentei:

E aqui com os outros leds, mais potentes

Aqui a diferença dos LEDs

Os melhores são os da direita. Também um pouco mais caros.

Amanha a ver se ponho fotos do resultado final das luzes, já com a moto toda montada.
Devo dizer que ficou um mimo as luzinhas todas modernas com o cockpit em carbono...

Ainda aproveitei para lhe instalar o isqueiro (está instalado mas não está feita a parte eléctrica...não tivemos tempo para tudo hoje)

Este plástico preto também vai ter de levar ali uma safardaníce, que tá partido no canto.
Não faz falta nem se nota com a moto montada MAS... não quero cá "mas" na minha moto Never again!

Amanha há mais amigos

MensagemAssunto: Re: XT750Z - De Charuto a Adventure-Bike =D   Qua Maio 09, 2012 1:48 am

Ah, esqueci-me dos piscas!

Nos piscas acabei por não mexer porque são lâmpadas diferentes das da luz traseira (mas parecem mesmo iguais, só que o casquilo é de 1 "perno" em vez de 2.).
Assim sendo no El-Corte Chinês havia apenas 1 kit de leds compatível e eram muita grandes e poderosos (e custavam 3€ cada par)...como não quero encadear gente cos piscas, vou esperar até encontrar uns mais modestos. Rolling Eyes

Também tou a tentar transformar esta moto num monstro anti fim-do-mundo... não é por ser fundir um pisca que a besta vai parar
Se calhar deixo é ficar as lâmpadas de origem ou troco quando um dia trocar os piscas todos, se encontrar uns mais bonitos...

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: XT750Z - De Charuto a Adventure-Bike =D   Qua Maio 09, 2012 1:57 am

Nos piscas vais ter que trocar o relé

Devias por um interruptor no fio que alimenta a 2ª lâmpada

durante o dia não faz falta e sempre poupa no consumo

http://vadiodaxt.blogspot.com/
Guerra

MensagemAssunto: Re: XT750Z - De Charuto a Adventure-Bike =D   Qua Maio 09, 2012 2:41 am

Mas eu queria ter os 2 farolinhos acesos... sinto-me cos chakras mais alinhados se estiver assim

Que problemas é que posso ter co consumo da bateria? Mesmo com a moto toda LEDificada achas que Deus tem coragem de me castigar se andar cos 2 médios acesos?

Hmmm..e que conversa é essa do relé? Trocar o relé...? Mas isto de meter LEDs não é só chegar à lâmpada velha, senil e fora de moda e trocá-la por um LED que tenha o mesmo casquilho?
Ai Edgar...não me tires deste mundo feliz e ignorante em que vivo

A menos que isto seja o futuro inevitável:

Moto : XTZ, moto só para homens

MensagemAssunto: Re: XT750Z - De Charuto a Adventure-Bike =D   Qua Maio 09, 2012 7:14 am

Boas

Guerra, quando coloquei a tomada de isqueiro na minha xtz era esse o local onde a queria colocar mas tinha um se nao!! ao teres um carregador de isqueiro colocado na tomada nao vais conseguir rodar a direcção no na totalidade do seu curso, em andamento talvez nunca necessites que virar tanto o volante mas em manobras talvez te vá criar problemas

de resto, as mil maravilhas o teu empenho

Guerra

MensagemAssunto: Re: XT750Z - De Charuto a Adventure-Bike =D   Qua Maio 09, 2012 8:26 am

Vivas Ricas!
Eu lembrei-me disso e testei! O meu volante está bastante levantado, passa pouco mais de 1 punho (uns 10cm?) acima da tomada, naquele ponto

Hoje vou passar mais um dia de roda da bixa, logo à noite ja ponho fotos de resultado final.

Final quer dizer... final durante 2 dias ou assim
3 dias a mexer na moto, 2 a testar, mais 3 a montar e desmontar e mexer, outros 2 a testar... assim é que se faz

Moto : XT600E - 1997

MensagemAssunto: Re: XT750Z - De Charuto a Adventure-Bike =D   Qua Maio 09, 2012 10:46 am

Guerra escreveu:
Mas eu queria ter os 2 farolinhos acesos... sinto-me cos chakras mais alinhados se estiver assim

Que problemas é que posso ter co consumo da bateria? Mesmo com a moto toda LEDificada achas que Deus tem coragem de me castigar se andar cos 2 médios acesos?

Hmmm..e que conversa é essa do relé? Trocar o relé...? Mas isto de meter LEDs não é só chegar à lâmpada velha, senil e fora de moda e trocá-la por um LED que tenha o mesmo casquilho?
Ai Edgar...não me tires deste mundo feliz e ignorante em que vivo

A menos que isto seja o futuro inevitável:

Guerra, este projecto ta a ficar bem louco!

Acho que o q o Edgar esta a falar vem discutido neste topico:
http://www.clubextportugal.com/t2075-montar-piscas-de-leds

De resto, onde compraste esses leds xpto? Sao daqueles mais resistentes as vibracoes etc certo?

Abraco,
lourenco
Edgar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: XT750Z - De Charuto a Adventure-Bike =D   Qua Maio 09, 2012 3:29 pm

Boas...

sobre os piscas falamos nesse link

mas se pensarmos qual é a vantagem de ter sempre duas luzes ligadas

As lâmpadas tem tempo útil de vida... e quando menos as utilizarmos, melhor e mais vivem...

Fora de estrada de pouco fale andar com dois faróis ligados...

Eu ando sempre de mínimos... e muitas vazes em viagens maiores ligo apenas os mínimos em estradas que não me cruzo com miguem...

e quando ando fora de estrada em grupo... desligo tudo ou quase tudo... pois fazemos 2 ou 3 kms e paramos... e fazemos mais 500 metros e paramos... e sempre a dar ao starter

quando há uma queda mais feia... as lâmpadas por vezes fundem-se, consequência da queda juntamente com o aquecimento que tinham...

Acho... ou sou da opinião... que devemos ter sempre a alternativa rápida de anularmos um extra...
com um interruptor fazemos isso...

ABR

http://vadiodaxt.blogspot.com/
Guerra

MensagemAssunto: Re: XT750Z - De Charuto a Adventure-Bike =D   Qua Maio 09, 2012 3:40 pm

Ó, eu só não me importo muito porque as lâmpadas custam 2€ cada uma... se usá-las sempre ligadas fizer com que elas durem, digamos, apenas 2 anos, diria que compensa.

Ou seja, o que quero dizer é que não me importo de gastar 2 ou 4€ por ano em lâmpadas se isso significar poder andar com os 2 farolinhos acesos, que esteticamente fica muito melhor.

Sinto-me uma pita doida ( ) por andar tão incomodado com a estética, mas é o meu "guilty pleasure" , não posso evitar

Se fosse fácil (e não deve ser difícil) o que fazia era instalar 2 mínimos (um em cada farol) e andava antes assim durante o dia...é que o mínimo que instalei em LEDs dá uma luz bem visível e muito branca, parece Xenon!
É uma pena ser uma coisa que nunca vou usar na vida. Vou pensar seriamente em fazer uma macacada para ligar um segundo mínimo...

Acham que com uma broca á medida consigo fazer um buraco no farol dos médios sem estragar os espelhos todos lá dentro? Ou talvez com um punção em brasa.... (nem sei de que material é feito o farol, se é plastico ou vidro ou ferro ou lá o que é aquilo... )

Indecisões, indecisões...

MensagemAssunto: Re: XT750Z - De Charuto a Adventure-Bike =D   Qua Maio 09, 2012 7:01 pm

Guerra escreveu:

Aqui a diferença dos LEDs

Tenho que arranjar uns destes para mim...a diferença é brutal...

Quanto a tu abrires um buraco para colocar um minimo no farol da direita para equilibrar a estética...eu optei por colocar uma barra de Led´s a fazer de minimos e desliguei o original, como podes ver na foto.

Dá uma boa luz, mesmo de dia...

Pmvpires

Moto : XT600E(2009-2014) / XT660R (2014-2017) / Deauville 700 (2017- )

MensagemAssunto: Re: XT750Z - De Charuto a Adventure-Bike =D   Qua Maio 09, 2012 8:46 pm

Também tenho um led desses

Fortios, Portalegre
As Voltinhas da XT
Voltinhas da XT de Portalegre  
http://www.xtdeportalegre.blogspot.com
Jorge

MensagemAssunto: Re: XT750Z - De Charuto a Adventure-Bike =D   Qua Maio 09, 2012 9:06 pm

Pmvpires escreveu:
Também tenho um led desses

Só prova que tens muito bom gosto...

Guerra

MensagemAssunto: Re: XT750Z - De Charuto a Adventure-Bike =D   Qua Maio 09, 2012 10:39 pm

Jomatos...não há nada que me agrade mais do que uma solução inteligente
Vou fazer isso mesmo, penso eu de que!

Entretanto quando chegar ao trabalho já faço upload das fotos de hoje (rico trabalho )

MensagemAssunto: Re: XT750Z - De Charuto a Adventure-Bike =D   

XT750Z - De Charuto a Adventure-Bike =D
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 4 de 5Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
 Tópicos similares
-
» XT750Z - De Charuto a Adventure-Bike =D
» 500 X Bike
» Bike de Downhill EMPIRE AP1
» Pit bike 125cc quase nova, BARATA
» Pit Bike 125cc Orion

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum