Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 XT750Z - De Charuto a Adventure-Bike =D

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem
Guerra

avatar


MensagemAssunto: XT750Z - De Charuto a Adventure-Bike =D   Seg Abr 30, 2012 7:30 am

Neste tópico vou expondo as minhas invenções e inovações para melhorar e adaptar a XT750 a meu gosto.
Sou um off-roader e tenho aspirações de levar esta moto ao Portalegre nos próximos anos...também quero ter moto para o dia-a-dia e para viagens de longo curso, por isso é um projecto que vai requerer muita imaginação e paciência (principalmente paciência, porque de mecânica não percebo nada! )

Em Novembro de 2011, assim era a dita cuja, uma Té 750 de 1994



No dia em que a comprei, vinha a conduzi-la de Lisboa para Santarém quando um velhinho se lembra de ignorar um STOP e caír-me em cima. Tive 2 meses sem moto, enquanto reparava toda a frente e alguns muitos riscos

Pedi para que a reparassem mas não a pintassem...pois tinha uma ideia melhor do que a horrível pintura de origem:
Assim nasceu o Unimog!



Entretanto aproveitei também que a moto estava "com as tripas para fora" e encomendei:
Molas race-tech - Suspensão da frente

Na minha anterior moto (A chaimite Té 660) achava as suspensões moles de mais para off-road puro e duro. E pior...eram moles mas não eram confortáveis pois qualquer buraco fazia toda a moto "chocolhar". Não quis ter as mesmas condições na moto nova.

Cabos de travão em malha de aço -> 2 à frente + 1 a trás


No Portalegre de 2011 (onde fui com a 660) passei mais de metade da prova sem travão de trás, devido ao sobre-aquecimento do oleo. Jamais

Seguindo ca coisa...

Já do antigo dono, a moto trazia um banco lisinho, muito parecido com o de origem, mas de gel
Excelente, porque é realmente bem mais confortável do que esperava...até me esqueço que sou magro, sentado numa alcofa daquelas

Bom, a primeira coisa que notei na moto foram consumos absurdos. 8-10Litros e a mota a mandar ratéres sempre que desacelerava.
Mandei vir as agulhas do carburador, os "embaladores" e mais estas pecinhas pretas (tudo recomendado pelo Edgar e pelo meu mecânico)




Agora ronrona como um gatinho! Ainda não me lembrei de testar a velocidade de ponta, e só amanha é que vou fazer um teste sério à média. Espera-se que baixe de 8-10L/100 para 6-8L/100.

Agora não tenho aqui todas as fotos (só no trabalho é que me lembro de vir escrever no forum... ), mas fica a lista das coisas que foram mexidas:

-Adicionadas crash-bars


-Modificado o volante (veio um mais moderno, resistente e mais alto)

(pode-se ainda ver uma pequena invenção by João Ferreira para levar o telemóvel,,,uma chapinha de ferro e velcro )

-Modifiquei o "vidro-alto" da moto. Mais protecção aerodinâmica (e tá lindo lindo lindo )



-Protecções de punho novas (o antigo dono perdeu as de origem)
-Punhos novos (os de origem não são dignos de uma moto off-road)
-Protecção metálica para os faróis dianteiros


-Instalação de botãozinho "Top-Gun" ainda não sei bem para o quê...talvez faróis de nevoeiro ou ligação manual da ventoínha..



-Troca de uma série de parafusos e porcas por material novo e com medidas iguais (que estupidez, ter de se usar 10 ferramentas só para despir a moto)

-Uns toques aqui e ali, sem grande gosto ou cuidado... aqui pintei o yamaha de preto...fica mais catita, sei lá Rolling Eyes




Agora a lista de coisas que faltam fazer...

-Arranjar suportes para as malas laterais (e respectivas malas)
-Reforçar o chassis. (Não parte a todos, mas quando parte é aos que usam a moto como eu vou usar.)
-Tomada de isqueiro
-Mudar lampadas dos faróis (estas têm pouca ganga)
-Meter farois de-ver-ao-perto (há quem lhes chame faróis de nevoeiro) low-cost
-Mudar as luzes do cockpit e da traseira para leds (dica do Edgar, para poupar Watts)
-Eventualmente colocar um guarda-lamas alto
-Eventualmente colocar uns espelhos mais modernos (ou pelo menos iguais mas mais novos)
-Afinação dos travões (trava muito "á charuto"...)
-Alteração dos poisa-pés (para maior)
-Pintar e renovar o "Painel de instrumentos" (Sim, porque aquilo são só instrumentos...diz a velocidade e tudo! Rolling Eyes )
-Instalar um estojo de ferramentas básico
-Instalar suporte para um estojo de ferramentas de "longo-curso"
-Instalar um estojo de SOS
-Instalar um switch para ligar manualmente a ventoínha do radiador (Porque ás vezes tamos enterrados num areal/lamaçal e sabemos que ela vai mesmo aquecer...porquê esperar até ela estar tão quente que dispara?)
-Instalar um suporte universal (caseiro, claro) para GPS, telemóveis, carteira ou home theater dobly surround, etc..
-Cortar as carenagens laterais e modificar-lhes os pontos de apoio (irrita-me ter de desmontar os crash-bars e meia moto só para mexer nos faróis ou qualquer coisa que as carenagens laterais cubram)
-Meter slime pa dentro dos pneus

Para já é tudo.
Vou ver se vou metendo as fotos do que já tá feito e daquilo que vou agora andar entretido a fazer

_________________


Última edição por Guerra em Sab Maio 05, 2012 10:26 pm, editado 2 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.safardanas.pt.vu
FISTSxOFxFURY

avatar

Moto : CB750 SF Custom - XT600E Custom

MensagemAssunto: Re: XT750Z - De Charuto a Adventure-Bike =D   Seg Abr 30, 2012 8:49 am

Boas invenções!!!

Quem me dera ter paci€ncia para fazer o mesmo!

_________________
I can't become king if someone else already sits on the throne. | 4 wheels move the body, 2 wheels move the soul
http://leoxfury.tumblr.com/
Voltar ao Topo Ir em baixo
marcoantonio



Moto : XTZ 660 3YF

MensagemAssunto: Re: XT750Z - De Charuto a Adventure-Bike =D   Seg Abr 30, 2012 10:11 am

tem de haver força de vontade :)
e gostar mt do q se faz, isso é essencial pra que um projecto ande .. força!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Pmvpires

avatar

Moto : XT600E(2009-2014) / XT660R (2014-2017) / Deauville 700 (2017- )

MensagemAssunto: Re: XT750Z - De Charuto a Adventure-Bike =D   Seg Abr 30, 2012 1:02 pm

Parabéns Guerra, está a ficar brutal


_________________
Abraços  
MAPA DO CXTP
São Julião, Portalegre
Fortios, Portalegre
As Voltinhas da XT
Voltinhas da XT de Portalegre  
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.xtdeportalegre.blogspot.com
Jorge

avatar

Moto : Duas

MensagemAssunto: Re: XT750Z - De Charuto a Adventure-Bike =D   Seg Abr 30, 2012 1:09 pm

Esta moto é unica de certeza, e de muito bom gosto...tem tudo haver contigo.
Guerra, como te disse da outra vez, acho que umas malas como o Marco F colocou é que ficavam muito bem na tua moto.
Spoiler:
 

Voltar ao Topo Ir em baixo
VitorF

avatar


MensagemAssunto: Re: XT750Z - De Charuto a Adventure-Bike =D   Seg Abr 30, 2012 4:09 pm

Mais um bom trabalho aqui no fórum

_________________
Yamaha XTZ 1200
Yamaha XTZ 750
Yamaha XSR 900
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://vabem.blogspot.com
Nuno.Cruz

avatar

Moto : Super Ténéré 750

MensagemAssunto: Re: XT750Z - De Charuto a Adventure-Bike =D   Seg Abr 30, 2012 5:50 pm

brutal
Voltar ao Topo Ir em baixo
mariomcarvalho

avatar

Moto : Yamaha XTZ 750

MensagemAssunto: Re: XT750Z - De Charuto a Adventure-Bike =D   Seg Abr 30, 2012 6:01 pm

mt bom...

_________________


Fotos de passeios em:
http://picasaweb.google.com/mariomcarvalho

Jogos Paintball:
www.facebook.com/jogospaintball
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jarod

avatar

Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996

MensagemAssunto: Re: XT750Z - De Charuto a Adventure-Bike =D   Seg Abr 30, 2012 6:06 pm

Guerra escreveu:

-Eventualmente colocar um guarda-lamas alto

'Má tu tá parvo moço??!! Suspect

CLARO que tens que meter um guarda-lamas alto! Onde é que já se viu kitares a mota toda para o off-road e descurares numa coisa importantissima como essa??
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.toquedacucar.pt
Nuno_Dias

avatar


MensagemAssunto: Re: XT750Z - De Charuto a Adventure-Bike =D   Seg Abr 30, 2012 10:02 pm

Guerra, em quanto ficou os cabos e acessórios em malha de aço para os travões?

Obg

_________________
Two Big for me
Voltar ao Topo Ir em baixo
Guerra

avatar


MensagemAssunto: Re: XT750Z - De Charuto a Adventure-Bike =D   Ter Maio 01, 2012 12:53 am

@Nuno_Dias: Não ficou muito barato...e pelo que já me disseram, nem é preciso ser-se muuuuito habilidoso para fazer um "faça você mesmo"... mas entusiasmei-me e deixei isso ao cargo dos profissionais. Custou 20-25€ cada cabo...Os 3 ficaram em 70 e picos euros.
Mas provavelmente foi caro. Este mecânico não me tem facilitado muito a vida

@Jarod: Pois, a verdade é mesmo essa...e já vi que aquilo não é para andar a 200. Abaixo dos 160 não devo ter problemas de vibrações com o guarda lamas alto.

@Jomatos: Tenho uma ideia ainda melhor Pensei nas malas militares, mas depois era muito verde...
Arranjei um homem aqui da zona que me faz as malas à medida por um preço porreiro (em aluminio)
E depois vou pintar com "Bedliner" preto. Bedliner é aquele material emborrachado que cobre as "malas" das pickups



--------


Hoje fui fazer 200km com ela, talvez 60-80 dos quais por mato..tou a adorar o bixo! Tive medo de não me adaptar, mas penso que já estou máquina
E sim..vou mesmo reforçar os chassis...este cavalo tem potencial, não vai levar uma vida fácil
Portalegre, aí vou eu! (Deus queira que não chova...que se repita 2011!! )

_________________
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.safardanas.pt.vu
zébuscapé

avatar


MensagemAssunto: Re: XT750Z - De Charuto a Adventure-Bike =D   Ter Maio 01, 2012 2:53 pm

Vou acompanhar e ver as tuas modificações... que me interessam... a minha ajustei e limpei carburação e já passou de 8 para 6,4 o consumo dentro da cidade...
Isto que ainda tenho que trocar mais algumas peças novas...
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jorge

avatar

Moto : Duas

MensagemAssunto: Re: XT750Z - De Charuto a Adventure-Bike =D   Ter Maio 01, 2012 2:59 pm

Nuno_Dias escreveu:
Guerra, em quanto ficou os cabos e acessórios em malha de aço para os travões?

Obg

Eu ando de olho nestes...falta-m€!
O kit é completo e acho que está a um bom preço...
http://www.ebay.es/itm/290353341909?ssPageName=STRK:MEWAX:IT&_trksid=p3984.m1423.l2649
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jorge

avatar

Moto : Duas

MensagemAssunto: Re: XT750Z - De Charuto a Adventure-Bike =D   Ter Maio 01, 2012 3:01 pm

Guerra escreveu:

(...)
Tenho uma ideia ainda melhor Pensei nas malas militares, mas depois era muito verde...
Arranjei um homem aqui da zona que me faz as malas à medida por um preço porreiro (em aluminio)
E depois vou pintar com "Bedliner" preto. Bedliner é aquele material emborrachado que cobre as "malas" das pickups

--------
(...)


Ideia não te faltam...
Tambem deve ficar bem na menina...


Última edição por Jomatos em Ter Maio 01, 2012 3:36 pm, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Flat_Out

avatar

Moto : Yamaha XT660Z

MensagemAssunto: Re: XT750Z - De Charuto a Adventure-Bike =D   Ter Maio 01, 2012 3:34 pm

Boa sorte com o projecto.

Guarda-lamas alto??? Digam-me lá uma coisa: as KTM do Coma e do Déspres tem guarda-lamas alto? Não! E já os vi em lamas a sério nos Dakar da Argentina e aquilo não se queixa! Guarda-lamas alto é para cabras de enduro e não para trail's. (Atenção: esta é apenas a minha opinião e gosto!)

De resto gosto da cor que se está a tornar a tua imagem de marca e o pormenor dos tó-colantes amarelos está muito cool!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
XT750Z - De Charuto a Adventure-Bike =D
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 5Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
 Tópicos similares
-
» XT750Z - De Charuto a Adventure-Bike =D
» 500 X Bike
» Bike de Downhill EMPIRE AP1
» Pit bike 125cc quase nova, BARATA
» Pit Bike 125cc Orion

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Bricolage-
Ir para: