Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...

InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

XT 600 R Safardana

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Guerra

MensagemAssunto: Re: XT 600 R Safardana    Sab Mar 17, 2012 5:40 pm

Heya ca grandas filmes que vão praqui
Não consigo ouvir certas criticas sem meter o bedelho, peço desculpa... Neutral

Vocês estão a fazer uma grande confusão com uma série de conceitos.

Em relação aos farois:
Os faróis que o João meteu na moto foram baratos e foram comprados com 2 simples objectivos:
1º Tornar a moto mais bonita (mas bonito é um conceito variável, claro...). Na minha opinião: Objectivo cumprido
2º Ganhar iluminação a próxima distancia. Cumprido! Aqueles farois não iluminam bem a mais de 12-15 metros, e duvido que sirvam para o nevoeiro, mas aumentam o angulo de iluminação até aos 180º. Ou seja, numa trialeira nocturna, em que pouco ou nada interessa ver a 100m, o que interessa é ver as valas e as pedras e os ramos e as lamas que andam ali ao lado da roda, estes farois estão a fazer milagres.
Nota: Trialeira nocturna é andar a 3km/h com lama até ás orelhas a rezar para que a roda da frente não entre na vala e que a roda de trás não cai pelo desfiladeiro abaixo.

Em relação aos ferros de protecção traseiros:
1º Quando ele os meteu na moto foi com o objectivo de poder usar alforges sem que o balanço lhe estragasse/dobrasse/riscasse os plásticos.
Este menino anda bem em TT e sem aqueles ferros já tinha dado cabo tanto dos alforges como dos plásticos se eles não fossem bem amarrados e encostados áquela estrutura. Suspect
2º Esteticamente, eu gosto de ver aquilo. Mas gostos são gostos
3º Os ferros estão "maquinados", não são propriamente navalhas que vão ali para serrar a perna. Aquilo até é maleável, quase que se dobra à mão.

Em relação ao vidro alto:
1º Funciona (ou seja, melhora a aerodinâmica...não transforma a moto numa GS1200, mas se calhar aumenta a velocidade de conforto em 15 ou 20km/h...tendo em conta que custou 5 ou 10€, diria que foi uma ideia genial)
2º Da à moto um ar de off-road/baja/dakar, que eu adoro. Gostos são gostos

Em relação à protecção de farol:
1º Se bater lá uma pedra, protege o farol, logo funciona. se é provavél que isso aconteça ou não, depende do que cada um faz com as motas...e este desgraçado anda muita vez atrás de mim e já levou muita pedrada
2º Se diminuísse a visibilidade à noite, tenho a certeza que o João tirava aquilo...como não tira é porque não estraga assim tanto. Além disso a touratech vende coisas daquelas a 50 ou 60€ e nunca vi ninguém a criticar.

Os suportes/prateleiras para as malas:
1º funcionam genialmente. Aquilo mete-se tirar-se em 2minutos e aumenta a capacidade de carga BRUTALMENTE.
2º Foi barato (ou de borla? acho que aquelas chapas andavam a rebolar na garagem dele à anos...)
3º Não fica bonito, mas só se usa uma vez por ano (ou nem isso), para uma viagem de LONGO curso.
4º Sim, sobe o centro de gravidade, mete o peso atrás, etc etc... mas francamente, para isso também não andávamos com penduras, para isso também não usávamos malões, para isso não passávamos os limites de velocidade...
Aquilo destabiliza a moto mas não a torna num caixão com rodas...e obviamente que quando este gajo se mete a caminho do Gerez (650km) com 40 ou 50Kg de malas + a namorada, sabe que é para ir com jeito e calma, não é propriamente para entrar nas curvas em "égua" ou em slide....

Resumindo:
O meu hobbie e o do João sempre foi "Safardanar" as nossas motos, ou seja, pegar em coisas do AKI e transforma-las em tesouros "Touratech".
Pode não ficar perfeito, mas vai safando.
Podem criticar muita coisa, mas não se esqueçam que os objectivos estéticos de cada um e o uso que cada um dá às motos são MUITO diferentes.
Claro que estes farois de 17€ não valem um charuto comparados com os da marca Na-sei-que, que custam 120 cada um... mas tendo em conta a diferença de preço e o objectivo, estes são 100 vezes melhores.
Claro que este vidro alto não foi testado num túnel de vento, mas isto é uma XT600, é para andar a 140-150km/h e não a 200 ou 240...e a essas velocidades (140-150) ja foi testado e tá ali "firme e hirto como uma barra de ferro".
As prateleiras são foleiras mas funcionam. Destabiliziam um pouco mas adapta-se o estilo de condução a mota/condições que se tem

etc etc.

Garanto-vos...só vendo esta moto, dando uma voltinha nela e tocando nas coisas com os dedos para ver quão bem construídas e montadas estão é que se percebe porque é que quase me sinto ofendido ao ler certas críticas que aqui foram ditas

A sério...se dessem uma voltinha nesta mota acabavam a pedir o número de telefone ao João para encomendar material

Moto : Duas

MensagemAssunto: Re: XT 600 R Safardana    Sab Mar 17, 2012 6:12 pm

@ Guerra,

Já vi anunciado " ver mas não mexer" agora "ver mas não comentar"... Question

Todos nós corremos esse risco quando expomos (aqui ou noutro lado qualquer) alguma coisa, e ficamos sujeitos a "ouvir" comentários que podem ser ou não do nosso agrado.

Acho que ninguem do forum o faz com o intuito de magoar, mas porque vê algo que em principio o outro não viu, e tenta ajudar...digo eu.

De qualquer forma tu tambem o fizeste...e mostras-te que és um grande amigo do João.

Edgar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: XT 600 R Safardana    Sab Mar 17, 2012 8:39 pm

JoaoF escreveu:

P.s.: O pendura até que ia bem confortavel

Gostava de ter visto isto

Realmente é como o Guerra diz

Eu cheguei a ter um caixote da fruta na minha mota... e esse caixote foi duas vezes ao Algarve

Não quero comparar o meu caixote com o trabalho do João...
pois o sistema feito pelo João está muitos furinhos acima

As barras de alumínio estão muito bem feitas...
e digo isto porque estive a vê-las ao vivo, e até fiz um pouco de força para verificar a sua resistência...
Aguenta com os Alforges na boa
e aguenta porque as barras têm dois ângulos sob saídos que vai dar uma regisdez....
(são muitos anos a ver Pontes e os seus princípios de construção e quem me conhece sabe que eu gosto de admirar Pontes... )
Numa queda as barras pode não resultar porque são de alumínio...
mas é um excelente exemplo para levar os Alforges... e digo mais... é muito facil de se fazer... pois o João explicou-me como os vez e quanto tempo precisou...

As prateleiras é claro que parecem umas assas sem sentido... MAS se olharmos para as fotos anteriores, já fazem todo o sentido
e depois aquilo cheira-me que basta tirar o top case que as prateleiras ficam soltas e amovíveis

A cena tá fixolas muito fixolas...
embora não goste de alguns pormenores... mas também eu sou esquisito do caneco...

@JoãoF
Isso é que foi carregar a XT
essa foto dos sacos no chão, até parece missão impossível
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Paulo Neto

Moto : KLE 500

MensagemAssunto: Re: XT 600 R Safardana    Sab Mar 17, 2012 10:23 pm

bem, só vou opinar sobre a proteção do farol, que tambem tenho na minha...

e já li aqui no forum mais do que uma pessoa a dizer que o acrilico destorce a projeção da luz... ERRADO!!

a luz manten-se exatamente na mesma, nao muda nada!!! cumpre muito bem a sua função, o acrilico só destorce a luz se for quinado, se repararem nas novas teneres a quinagem da proteção e feita depois do angulo do farol.
e tambem trazem isso de origem.

o unico se não é pode sujar por dentro e tem de se limpar, mas uma proteçao pratica com 2 ou 3 parafusos a coisa sai num minuto limpa e monta no sitio.

para alem da estética o que mais conta é a funcionalidade das coisas...agora se fica bonito ou não, cada um tem os seus gostos.

quanto as parteleiras cumprem bem a sua função, fiz uma coisa parecida pra levar aos eskimós e funcionou, apesar do centro de gravidade ficar muito alto.

Abraços
Paulo Neto                      
Johnny_1056

Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: XT 600 R Safardana    Sab Mar 17, 2012 11:37 pm

Boas;
Quando teci as críticas anteriores foi no sentido de ajudar, inclusivamente a rever algumas noções que por experiência chego a considerar perigosas ou passíveis de melhora.
Quando tenho que carregar uma moto sou bastante cuidadoso, porque era ainda muito novo quando me deparei com um acidente gravíssimo causado pela carga. Como ando basicamente de motos de estrada e por vezes a velocidades consideráveis, procuro que a carga influencie o mínimo possível o comportamento do conjunto.

Quanto aos "ferros dos alforges" até os considero uma boa solução para manter os ditos alforges no sítio e sem estragar os plásticos. Ao não usar os alforges, sou da opinião que devem ser removidos. Tudo o que possa prender o motociclista à moto em caso de queda, deve ser eliminado. Já tive a má experiência de ser puxado por uma moto quando caí e fiquei com um pé preso debaixo dela.

Quanto às "prateleiras", como já referi, considero-as demasiado perigosas para usar em qualquer moto minha...

Continuo a questionar a eficácia dos faróis auxiliares. Trialeiras à noite???? Por favor...
Por vezes, toda a luz de que dispomos é insuficiente, mas essa não me parece a solução. E uma solução a considera seria arranjar uma solução para os fixar de forma independente da direcção.

Não teci qualquer comentário com motivos estéticos. Não sou a pessoa mais adequada para o fazer, até porque privilegio a função em relação à estética.
Quando cheguei a pintar uma moto com 8€, não foi a pensar na estética.
Edgar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: XT 600 R Safardana    Dom Mar 18, 2012 1:28 am

Boas...

Pois é... levar carga tem algumas regras...
ou seja... é um exercício de bom senso
já tem havido acidentes muito graves devido às cargas...
Um Amigo meu morreu porque a toalha que a namorada levava debaixo do ku, se enrolou na corrente ou roda traseira... simplesmente bloqueou o motor, travou a roda e ele caiu quase parado, mas ficou na estrada e foi atropelado mortalmente...
era uma simples toalha da praia Neutral

Pensar que podemos carregar a mota até não termos condições para fazer manobras difíceis e de emergência... para evitar um possível acidente... pode ter resultados muito maus...
A mota deve continuar a ser uma mota... manobrável...

Sobre a protecção do farol ATENÇÃO que em Espanha é proibido coisas dessas...
eles multam se quiserem... muitas Super Tenere 1200 foram multadas por terem aquela protecção de origem

ABR
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Guerra

MensagemAssunto: Re: XT 600 R Safardana    Dom Mar 18, 2012 2:58 am

Jomatos escreveu:
@ Guerra,

Já vi anunciado " ver mas não mexer" agora "ver mas não comentar"... Question

Palavras sábias Jomatos...
A verdade é essa, cada um tem direito a dar a sua opinião.

E sinceramente, eu respeito a vossa. Acho que nada do que disseram está incorrecto, apenas senti na pele alguma injustiça porque sei (vivo a 50m do João e da moto dele) que o que está feito funciona, está muitíssimo bem montado, fica bonito, e conheço bem o João e sei que é um condutor exemplar. Não só sabe o que faz como é extremamente cauteloso (o que minimiza potenciais riscos que certas invenções possam causar...)

É mais ou menos como se colocar pneus mistos numa moto destas... sabemos que vamos ficar com menos pneu para estrada, mas é uma opção. Perde-se aqui, ganha-se ali... temos é de saber o que temos e adaptar a condução a isso.
E como sou viciado em exemplos: Ou quem optar por ter pneus de estrada ou muito pouco mistos e mesmo assim vai dar umas voltinhas á terra... isso sim é comprometer a integridade geo-estrutural dinâmicó-performante soció-cíclistica motorizadó-simétrica do conjunto

Johnny_1056 escreveu:
Continuo a questionar a eficácia dos faróis auxiliares. Trialeiras à noite???? Por favor...

Não é todos os dias, mas acredita que já por uma vez ou duas que até faróis de nevoeiro apontados para trás tinham dado jeito

E não se trata só de eficácia... aquilo fica bonito na moto. Dá-lhe um ar mais matulão, dá-lhe um ar mais "preparada pó fim do mundo" ... cá nas nossas cabeças safardanas isso conta muito ...e como também não está a fazer peso nem a tirar aerodinâmica à moto...pelo menos mal não faz

MensagemAssunto: Re: XT 600 R Safardana    Sab Mar 31, 2012 11:07 pm

Aqui na minha terra diz-se " Albarda-se o burro á vontade do dono".
Parabêns amigo, a eficácia acima de tudo. Tem cuidado com esse saco de deposito (igual ao meu) ja tive de colocar um fecho novo e gastei uma bisnaga de cola e veda pk rebentou pelas costuras.

Gosto de ver uma XT eficaz pk de "origem" não deve nada á beleza...... tadinha é tão eficaz (espelhos piscas luz fiavel.......
Gonçalo

Moto : CBR 600 RR

MensagemAssunto: Re: XT 600 R Safardana    Dom Abr 01, 2012 12:32 pm

Edgar escreveu:
JoaoF escreveu:

P.s.: O pendura até que ia bem confortavel

Gostava de ter visto isto

Realmente é como o Guerra diz

Eu cheguei a ter um caixote da fruta na minha mota... e esse caixote foi duas vezes ao Algarve

Não quero comparar o meu caixote com o trabalho do João...
pois o sistema feito pelo João está muitos furinhos acima

As barras de alumínio estão muito bem feitas...
e digo isto porque estive a vê-las ao vivo, e até fiz um pouco de força para verificar a sua resistência...
Aguenta com os Alforges na boa
e aguenta porque as barras têm dois ângulos sob saídos que vai dar uma regisdez....
(são muitos anos a ver Pontes e os seus princípios de construção e quem me conhece sabe que eu gosto de admirar Pontes... )
Numa queda as barras pode não resultar porque são de alumínio...
mas é um excelente exemplo para levar os Alforges... e digo mais... é muito facil de se fazer... pois o João explicou-me como os vez e quanto tempo precisou...

As prateleiras é claro que parecem umas assas sem sentido... MAS se olharmos para as fotos anteriores, já fazem todo o sentido
e depois aquilo cheira-me que basta tirar o top case que as prateleiras ficam soltas e amovíveis

A cena tá fixolas muito fixolas...
embora não goste de alguns pormenores... mas também eu sou esquisito do caneco...

@JoãoF
Isso é que foi carregar a XT
essa foto dos sacos no chão, até parece missão impossível

Claro que o pendura ia bem confortavel, com tanta coisa a volta, so faltam os vidros para ser um carro

XT 600 R Safardana
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Bricolage-
Ir para: