Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...

InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Soluções para substituição da suspensão dianteira da Tenere XT660Z

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Edgar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Soluções para substituição da suspensão dianteira da Tenere XT660Z   Sab Abr 28, 2012 1:20 am

Da XT600E não acredito
mas certeza não tenho...

tem que se cruzar os códigos das peças e ver se há coincidências entre a XT660R e XT660X

recentemente um amigo meu comprou no ebay umas mesas completas para uma XT660R e so tivemos que trocar o rolamento de baixo

Tínhamos a mota muito mas muito muito pior que a tua...

gastamos uns trocos e está como nova

Só para teres uma pequena ideia...

olha como ficou a jante

Conseguimos recuperar o cubo e o veio
e com 100 e tal € compramos uma jante de origem nova
um kit de raios de origem... e enraiamos a coisa

Compramos os tubos de cima da suspensão por 200 e tal €
retentores e guarda pó na concorrência... uma jarra em 2ª mão...
a outra recuperamos
Ficou novinha em folha
e nada de empenos ... ficou a 102% com alguns trocos... porque a mão de obra foi nossa

http://vadiodaxt.blogspot.com/
marcoantonio

Moto : XTZ 660 3YF

MensagemAssunto: Re: Soluções para substituição da suspensão dianteira da Tenere XT660Z   Sab Abr 28, 2012 5:39 pm

pra quem sabe e tem onde trabalhar ... agora quem não tem .. tem de se aguentar à bomboca .. mas mt bom trabalho baseado na boa amizade .. ainda ha bons amigos, assim é que é, entreajuda :)
Edgar

MensagemAssunto: Re: Soluções para substituição da suspensão dianteira da Tenere XT660Z   Sab Abr 28, 2012 6:16 pm

Pois é...
tenho que concordar...
precisamos de sitio e de condições mínimas...

mas o mais importante para chegarmos a "bom porto", foi a determinação do meu Amigo em querer por a mota a rolar novamente...

A sua determinação foi o mais importante... pois chegou a andar de muletas e com um braço ao peito a desmanchar a mota sozinho...
é claro que eu sabendo disso... não iria virar as costas a está tarefa...
e arregacei as mangas e senti-me na obrigação de lhe dar uma ajuda... assim como ele também faria o mesmo por mim

resumindo e concluído... a mota recuperou primeiro que ele
pois ele ainda tem pela frente mais um cirurgia mas está no bom caminho também...

As condições era mínimas...
e utilizamos uma casa vazia e sem luz...
a mota foi posta na sala... e algumas coisa foram feitas na minha garagem...
como por exemplo a montagem da jante... e das bainhas e preparação de mais uma coisita ou outra...

Acho que o importante e não desistir... não baixar os braços...

espernear enquanto tiver-mos força... e depois logo se vê!!

ABR
javier.dercole

Moto : BMW G650 X-Challenge & MTS1200 2010

MensagemAssunto: Re: Soluções para substituição da suspensão dianteira da Tenere XT660Z   Seg Abr 30, 2012 2:25 pm

Grande trabalho de recuperação, sim senhor! Também tenho uma jante da frente parecida com essa!

A recuperação da minha também estou a faze-la eu com o pouco tempo livre que vou arranjando, mas com a sorte de ter a oficina do meu pai ao meu dispôr.

Investigando um pouco na net, parece-me que a mesa inferior das XT660Z e XT660X são iguais, a superior é que difere. Vou comprar umas no ebay e, se correr bem, fico com meio problema resolvido! :)

Abraço,
Javier D'Ercole.
Edgar

MensagemAssunto: Re: Soluções para substituição da suspensão dianteira da Tenere XT660Z   Seg Abr 30, 2012 3:01 pm

Esta era a mesa superior...

e tive que tirar a chave de ignição

e teve que ser com uma broca
os parafusos levam cola e não têm cabeça...

são os parafusos azuis... e o azul é a tal cola

15 minutos com uma boa broca... e um pouco de jeito sai fora

javleitao

Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

MensagemAssunto: Re: Soluções para substituição da suspensão dianteira da Tenere XT660Z   Seg Abr 30, 2012 10:30 pm

MensagemAssunto: Re: Soluções para substituição da suspensão dianteira da Tenere XT660Z   Seg Abr 30, 2012 10:54 pm

javleitao escreveu:
Boas

Tens aqui o que procuras.
Parece ser um bom negócio
http://www.ebay.de/itm/Yamaha-XT660Z-Tenere-Gabel-komplett-Gabelbrucken-Achse-Lenker-Griffe-/180872470604?pt=Motorrad_Kraftradteile&hash=item2a1cd6e04c#ht_703wt_1270

É pá, obrigadissimo! Já a alguns dias que não procurava no e-bay alemão. É um grande achado!

Abraço,
Javier D'Ercole.
javleitao

Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

MensagemAssunto: Re: Soluções para substituição da suspensão dianteira da Tenere XT660Z   Seg Abr 30, 2012 11:19 pm

javier.dercole escreveu:
javleitao escreveu:
Boas

Tens aqui o que procuras.
Parece ser um bom negócio
http://www.ebay.de/itm/Yamaha-XT660Z-Tenere-Gabel-komplett-Gabelbrucken-Achse-Lenker-Griffe-/180872470604?pt=Motorrad_Kraftradteile&hash=item2a1cd6e04c#ht_703wt_1270

É pá, obrigadissimo! Já a alguns dias que não procurava no e-bay alemão. É um grande achado!

Abraço,
Javier D'Ercole.

Só é pena já teres mandado reparar a suspensão. Com esta era só chegar e montar

MensagemAssunto: Re: Soluções para substituição da suspensão dianteira da Tenere XT660Z   Dom Maio 06, 2012 4:47 pm

Isso dá uma trabalheira do caraças e toda a ajuda é bem vinda!
Um fórum no seu melhor

http://vabem.blogspot.com
javier.dercole

MensagemAssunto: Re: Soluções para substituição da suspensão dianteira da Tenere XT660Z   Qui Maio 10, 2012 2:45 pm

As mesas (e mais umas bainhas, veio e guiador!) já vêm a caminho da alemanha!

Se tudo correr bem, dentro de 2 ou 3 semanas já tenho a Tenere a andar outra vez! Não vejo a hora! Já estou a ressacar de não pôr uma roda fora de estrada à mais de 4 meses!

No entretanto, tenho de comprar alguns plásticos que estão irrecuperáveis (aquele que está entre o depósito e a aranha/painel) e uma optica dianteira.... Os plásticos devem ser baratos e vou comprar novo, já a optica acho que é uma pipa de massa... E só tenho o vidro partido, tudo o resto esta ok... Mas não vejo grande alternativa... Em Lisboa, tirando a Motor7, onde é que se pode comprar material? Li à pouco num outro post que há um protocolo com a Motoclasse? Se sim, quais são as condições?

Abraço,
Javier D'Ercole.
javier.dercole

MensagemAssunto: Re: Soluções para substituição da suspensão dianteira da Tenere XT660Z   Seg Maio 28, 2012 10:27 pm

Está quase, quase!

Até ao fds passado, tinha estado assim:

No sábado, lá montei as mesas e as suspensões novas e ficou com este aspecto fantástico (e leve!):

No domingo, depois de muita martelada, prensa e força de braços lá consegui endireitar aquela armação onde fixa a optica (aranha??) , e montar quase todos os restantes plásticos, já ficou com aspecto de mota novamente!

No primeiro test drive que fiz, detectei apenas um parafuso empenado num dos suportes do guiador e pareceu-me que o motor vibra um pouco mais do que antes... Tenho de verificar todos os apois do motor para ver se esta tudo ok, e depois, terra com ela!

Abraços e, espero eu, até um passeio em breve!
Javier D'Ercole.

Edgar

MensagemAssunto: Re: Soluções para substituição da suspensão dianteira da Tenere XT660Z   Seg Maio 28, 2012 11:46 pm

M4rco

Moto : Yamaha XT660X (2004)

MensagemAssunto: Re: Soluções para substituição da suspensão dianteira da Tenere XT660Z   Ter Maio 29, 2012 12:27 am

Mais uma XT recuperada e a rolar de novo !!!

paulo

Moto : Yamaha XT660Z TÉNÉRÉ...&...YZ250F .... DRZ400S

MensagemAssunto: Re: Soluções para substituição da suspensão dianteira da Tenere XT660Z   Ter Maio 29, 2012 1:00 am

a gostar de ver, e a acompanhar o resultado final, e talvez acompanhar num test drive em off road

Bom Trabalho

javier.dercole

MensagemAssunto: Re: Soluções para substituição da suspensão dianteira da Tenere XT660Z   Dom Jun 10, 2012 10:23 pm

Mais um fds de volta da Tenéré!

Lá consegui montar os plásticos que faltavam, assim como estas novas manetes:

Depois da queda, a do travão ficou um "bocado" empenada... Ainda tentei encomendar uma de origem, mas quando vi o preço... Encomendei então estas no ebay, sendo que as duas me ficaram menos de metade do preço das originais. Apesar de não serem específicas para a Tenere, encaixam na perfeição. No entanto tive de desgastar um pouco a do travão pois ficava muito apertada no encaixe... Possivelmente motivado por mais um ligeiro empeno no encaixe...

Outra pequena melhoria que ainda fui a tempo de fazer, foi colocar um voltimetro, para este me ajudar a perceber com a devida antecedência quando é que a bateria está a carregar ou não, já que o regulador de tensão, ou a sua maldita ficha, nesta mota não são de confiar...

Para já ficou aqui, apenas colado com fita para ver se não me incomoda... ainda não experimentei mas acho que o vou ter de tirar do meu angulo de visão directo quando estou em andamento...

Descobri também que ambos os parafusos que prendem as abraçadeiras do guiador também estavam empenados... Espero que seja o último "empeno surpresa" que encontro...

Tirando isto, está pronta a andar!

Quer dizer... falta ainda encontrar uma solução para optica... Na foto não se vê muito bem, mas o vidro está partido... metade não está lá... E não queria comprar uma nova.... Aceitam-se sugestões creativas!

Javier D'Ercole.

Soluções para substituição da suspensão dianteira da Tenere XT660Z
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Soluções para substituição da suspensão dianteira da Tenere XT660Z
» Protetor de Portas - solução para garagens apertadas
» (VENDO): W168 - Reparo/solução para sensores MAF, velas pretas, mistura rica demais, etc...
» Buffers para o Face (melhorar a suspensão)
» Solução para ruídos em sistemas de freio a disco

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA-
Ir para: