Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...

InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Viagem a Marrocos - que levar?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
J Patricio

Moto : XTZ 660 Tenere '11

MensagemAssunto: Viagem a Marrocos - que levar?   Qua Jan 18, 2012 11:03 pm

Boas,

estamos a pensar ir a Marrocos, com uma XTZ660'11 e uma XT600 de '99.

Têm algumas dicas do material mecânico (ferramentas adicionais ou peças de substituição) que se deva levar para uma viagem deste género, para evitar percalços de maior?

Obrigado!
Joao

Edgar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Viagem a Marrocos - que levar?   Qua Jan 18, 2012 11:49 pm

Boas

Nunca fiz nada disso...

pelo menos em Marrocos... talvez não seja a melhor pessoa
mas arrisco dizer:

- revisão em dia
- chave interior roda frente (salvo erro de 14mm) P/ a Ténéré
-
-
talvez alguém possa continuar a lista

Esta é a lista que normalmente levo

- Spray para a corrente & WD 40
WD40 dá sempre jeito.

- Chave de Fendas
Esta chave de fendas é para ser usada como escopo

- Martelo
Faz sempre falta, até para endireitar algo na mota.

- Cabos de bateria
Devem ser pequenos, e estão longe de necessitarem da secção usada para um carro. Este extra é muito fácil de ser feito, e no caso de não ter uns com crocodilos, pode usar simplesmente uns 2 X 2 metros de fio de cobre com 2,5mm de secção, usados nas instalações eléctricas das tomadas em casa... Para substituir os crocodilos basta enrolar o fio nos bornos da bateria.

- Kit de ferramenta da mota
No Kit original podemos juntar uma vela em bom estado, um pequeno apalpa folgas (p/ o pólo da vela), e 1 ou 2 serra cabos para um desenrasca...

- uma Vela

- Chave Inglesa
de 6 polegadas, para substituir as outras chaves, e pode ser usada para endireitar o pedal das mudanças ou travão em caso de queda

- Kit de reparação de furos
Que é composto por um spray de reparação rápida, dois desmontas, uma câmara de ar de cada, e uma bomba de bicicleta com manómetro, válvulas (pipos) e chave de válvulas, cola, remendos, lixa, etc.
Para lubrificar o pneu e a câmara, usamos WD40 ou agua com sabão / champô, do kit de higiene pessoal

- Óleo para o motor

- Braçadeiras de serrilha

- 1 metro de arame

- e etc
http://vadiodaxt.blogspot.com/
m84xt

Moto : XT600E - 1997

MensagemAssunto: Re: Viagem a Marrocos - que levar?   Qui Jan 19, 2012 12:02 am

Ola Joao!

Em Agosto de 2010 fui a Marrocos na minha XT600 ('97). Fomos 3, dois de BMW GS1200 e eu de XTzinha desde Lisboa durante 12 dias e correu tudo bem tanto a nivel pessoal/viagem como mecanica. So ate la é que sofri um pouco nas autoestradas enquanto eles iam na maior! E apenas fiquei com um dos pernes dos colectores partido estava eu a passar palmela de regresso a casa...

Enfim, em relacao a TUA viagem, vais quando e quanto tempo? Nao tens que dizer mas isso pode ajudar na preparação. Posso-te dizer que por exemplo nao tive problemas de frio (uns meros 48graus constantes ) mas se fores agora prepara-te para zonas com neve e chuva.

Em relação a mecânica, e como nao tenho muita experiência em grandes viagens (apenas essa) posso te dizer o que levei embora nunca foi preciso, ainda bem.

- alem das camaras de ar reforcadas ja montadas e uns pneus novos (os classicos TKC 80) + 2 camaras de ar
- kit remendos
- vela e chaves de vela
- 2 litros de oleo (so meti meio litro para dizer que sim)
- lubrificante para corrente ( quase todos os dias antes de pegar na mota)
- chaves varias para poder trocar camara de ar de ambas as rodas mais outras para carenagens, caixa filtro, luzes etc... (convem testar em casa quais e por de lado)
- lampada farol frente
- jerrycan de 10 litros vazio (so enchi uma vez numa pista dificil, just in case)
- tubo para 'roubar' gasolina dos outros.
- cabo embraiagem extra ja no sitio para so ter que tirar o outro e encaixar o novo.
- protecao de motor tugatech que funcionou lindamente (podes ver aqui )
- como tenho fitlro ar KN e iamos comer alguma terra e areia levei tambem o kit de limpeza. Caso contrario podes sempre limpar o filtro normalmente se necessario
- uma copia da chave algures escondida na mota (pus na 'moldura' do farol com fita americana e abracadeiras)
- fita americana

- e claro vestuario apropriado (botas cross, calcas e casaco ou colete protecao) e um camelbak ou semelhante!

Todas as coisas e roupa pra viagem menos as botas e jerrycan num saco impermeável da touratech de 50litros bem cheinho!

Nao me estou a lembrar de mais nada 'mecanico' pois houve outro monte de tralha que levei .... Enfim, espero que isto te ajude.

Abraco
Lourenco
J Patricio

MensagemAssunto: Re: Viagem a Marrocos - que levar?   Qui Jan 19, 2012 7:04 pm

Obrigado pelas dicas Edgar e Lourenço,

eu estou a pensar ir na 1ª quinzena de Abril, pelo menos 9 dias... como saímos de Braga, é pelo menos 1 dia para cada lado.

Apenas estamos a pensar fazer pistas, nada de areia, acho que deve forçar demais a máquina e o artista :-)
Ainda não planeei percurso, mas é pra fazer nas calmas, sem corridas, desfrutar um bocado da paisagem e gozar andar no "monte".

abraço,
Joao
FISTSxOFxFURY

Moto : CB750 SF Custom - XT600E Custom

MensagemAssunto: Re: Viagem a Marrocos - que levar?   Sex Jan 20, 2012 8:59 am

João,
Se ainda nao planeaste percurso, dá uma vista de olhos neste topico http://www.autohojett.com/expedicoes-e-grandes-viagens/1850-marrocos-2009-landinvictus.html

Sei que foi feito em jipe, é mais ou menos o percurso que eu quero fazer quando for a marrocos. Acho que passa pelos sitios mais essenciais. Assim podes tirar ideias e marcar uma rota com mais facilidade! :)

Edgar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Viagem a Marrocos - que levar?   Sex Jan 20, 2012 11:36 am

Boas

Talvez mais uma coisa

se forem andar mesmo em areia solta... tipo dunas...
talvez leva-se um retentor do pinhão de ataque...
custa 4,5€ (de origem) e pode (muito raramente) ficar danificado

http://vadiodaxt.blogspot.com/
J Patricio

MensagemAssunto: Re: Viagem a Marrocos - que levar?   Sex Jan 20, 2012 8:35 pm

Obrigado a ambos!
Joao
yamatrail

MensagemAssunto: Re: Viagem a Marrocos - que levar?   Ter Fev 28, 2012 12:59 pm

È bom levar mta coisa, mas o peso e volume torna-se chato:
1 lt de oleo 20w50 + 1 vela + oleo pa corrente + 1 filtro de ar + fusiveis( até a avaria ser descoberta pode levar tempo e mts fusiveis queimados)
1 rolo fita powertape + 1 mt de arame + abraçadeiras de serrilha de varios tamanhos e suficientes para fazer uma "corda" pk pode fazer falta rebocar ou puxar uma mota
3 desmontas + 1 camara de ar 17 outra 21 + 1 bomba de ar de btt (leve e pequena)
chaves compatíveis para ajustar a corrente / retirar as rodas (furos)
chaves compativeis para ajustar as torres de direcção ( em caso de queda )
uma manete de embreiagem, alicate multifunções
Bombinho para "roubar gasolina"

dicas para marrocos ( nunca conduzir de t-shirt, ter sempre agua de reserva, parar mts vezes para beber chá, levar protector solar, mapa michelin, bateria de reserva para tlm, esticadores extra, euros e dirhams escondidos na mota bem como uma chave extra)

Boa viagem
rui braz

Moto : XT 660 Z

MensagemAssunto: Re: Viagem a Marrocos - que levar?   Seg Mar 19, 2012 2:26 pm

Bom dia Patricio ,

A resposta á tua pergunta já foi dada em vários posts ( mais coisa menos coisa )

Na fronteira (não sei se já lá foste alguma vez, pela tua pergunta parece-me ser a 1ª vez) não pagues "propina" ... o quje é a propina !?
Quando saires do barco vão aparecer-te uns senhores , á civil, que te vão pedir o passaporte ... para quê ? para te preencherem o formulario de entrada ... depois de preenchido vão-te pedir a tal propina !!!

O que fazer ?? não lhes ligas ... diriges-te aos guiches que ficam á direita e pedes Em françês " deux papiers" o policia vai dar-te os dois formularios e preenches ... o seu preenchimento é facil ..... tenho uma copia em casa que vou tirar um scanner e te envio ...mas é facil !

não esquecer que se a moto tiver alguma reserva de propriedade tens de pedir á locatária que te passe uma autorização para saires do pais ...

Mais uma coisa se são só 9 dias e vens de Braga..... o meu conselho é que fiquem se possivel em Tarifa a 1ª noite !
Para fazeres pistas como pretendes ( na parte deserta) tens de ir pelo menos até Midelt ( circuito de Jaffar ) ou seja.... tens de dormir em Tarifa na 1ª noite , no outro dia de manhã apanhas o 1º barco para tanger e desces o mais possivel ( se possivel até Midelt ) a partir dai tens N de escolhas ....

Alguma duvida não hesites ...

Talvez nos encontremos por lá ....... Rolling Eyes

krieg

Moto : HONDA 650 XLV ex XT600E 4PT

MensagemAssunto: Re: Viagem a Marrocos - que levar?   Ter Mar 20, 2012 9:57 am

Um dos Formularios, falta o da voiture

Mundo CXTP
webmonstro

Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: Viagem a Marrocos - que levar?   Ter Mar 20, 2012 3:44 pm

Acho que não foi aqui referido
Bomba de ar - pode ser daqueles dos BTT por exemplo - sempre desenrasca e é mais pequeno do que um compressor

Nuno
http://www.duasantas.web.pt
J Patricio

MensagemAssunto: Re: Viagem a Marrocos - que levar?   Sab Mar 24, 2012 5:20 pm

Boas pessoal,

obrigado pelas dicas a todos, vou juntar à check list!

Quanto à viagem têm razão, são muitos poucos dias, especialmente saindo de Braga.
Resumindo, Marrocos fica pro ano.

Este ano vai ser uma coisa mais soft, Pirinéus:
http://www.laroutedescols.com
J Patricio

MensagemAssunto: Re: Viagem a Marrocos - que levar?   Sab Mar 24, 2012 5:30 pm

rui braz escreveu:
Bom dia Patricio ,

A resposta á tua pergunta já foi dada em vários posts ( mais coisa menos coisa )

Na fronteira (não sei se já lá foste alguma vez, pela tua pergunta parece-me ser a 1ª vez) não pagues "propina" ... o quje é a propina !?
Quando saires do barco vão aparecer-te uns senhores , á civil, que te vão pedir o passaporte ... para quê ? para te preencherem o formulario de entrada ... depois de preenchido vão-te pedir a tal propina !!!

O que fazer ?? não lhes ligas ... diriges-te aos guiches que ficam á direita e pedes Em françês " deux papiers" o policia vai dar-te os dois formularios e preenches ... o seu preenchimento é facil ..... tenho uma copia em casa que vou tirar um scanner e te envio ...mas é facil !

não esquecer que se a moto tiver alguma reserva de propriedade tens de pedir á locatária que te passe uma autorização para saires do pais ...

Mais uma coisa se são só 9 dias e vens de Braga..... o meu conselho é que fiquem se possivel em Tarifa a 1ª noite !
Para fazeres pistas como pretendes ( na parte deserta) tens de ir pelo menos até Midelt ( circuito de Jaffar ) ou seja.... tens de dormir em Tarifa na 1ª noite , no outro dia de manhã apanhas o 1º barco para tanger e desces o mais possivel ( se possivel até Midelt ) a partir dai tens N de escolhas ....

Alguma duvida não hesites ...

Talvez nos encontremos por lá ....... Rolling Eyes

Obrigado Rui,

Já fui 2 vezes, de carro e aviao, até já estive no sítio onde tirastes a foto que está no teu perfil :-)
Mesmo assim, obrigado por lembrares, quando la fui assustei-me, de repente um gajo tira-me o passaporte da mão e desaparece!... Bem, passei-me aos berros com o dito Sr. e ele devolveu-me os documentos e mais ninguém nos ofereceu serviços.

Acho que o único problema de Marrocos é serem um pouco chatos com a oferta de produtos e serviços (isto para ser diplomático), mas de resto, outro mundo a 1 dia de viagem.

Joao
rui braz

Moto : XT 660 Z

MensagemAssunto: Re: Viagem a Marrocos - que levar?   Dom Mar 25, 2012 1:41 pm

Ok ....não sabia que já lá tinhas ido

Realmente é um mundo á parte e aqui tão pertinho ....

os picos........ tenta , Tresviso ...fiquei lá 2 noites em 2009 uma maravilha.

Fica perto de Sotres ...

Boa viagem !

Criscarvalhoso

Moto : XTZ 660 3YF

MensagemAssunto: Re: Viagem a Marrocos - que levar?   Qua Fev 27, 2013 11:19 pm

yamatrail escreveu:
È bom levar mta coisa, mas o peso e volume torna-se chato:
1 lt de oleo 20w50 + 1 vela + oleo pa corrente + 1 filtro de ar + fusiveis( até a avaria ser descoberta pode levar tempo e mts fusiveis queimados)
1 rolo fita powertape + 1 mt de arame + abraçadeiras de serrilha de varios tamanhos e suficientes para fazer uma "corda" pk pode fazer falta rebocar ou puxar uma mota
3 desmontas + 1 camara de ar 17 outra 21 + 1 bomba de ar de btt (leve e pequena)
chaves compatíveis para ajustar a corrente / retirar as rodas (furos)
chaves compativeis para ajustar as torres de direcção ( em caso de queda )
uma manete de embreiagem, alicate multifunções
Bombinho para "roubar gasolina"

dicas para marrocos ( nunca conduzir de t-shirt, ter sempre agua de reserva, parar mts vezes para beber chá, levar protector solar, mapa michelin, bateria de reserva para tlm, esticadores extra, euros e dirhams escondidos na mota bem como uma chave extra)

Boa viagem
Boas-. tambem conto ir a marrocos... falou no mapa da michelin. onde posso comprar um desses?'
cumps.

Viagem a Marrocos - que levar?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Viagem a Marrocos - que levar?
» A minha viagem a Marrocos 2012
» A minha primeira viagem a Marrocos
» Levar a roupa em viagem ...
» A nossa viagem a Marrocos (Outubro 2013)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA-
Ir para: