Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...

InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

A primeira vez

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Lenry

Moto : TDM 850

MensagemAssunto: A primeira vez   Sex Dez 16, 2011 2:37 pm

Boa tarde a todos/as.

É com enorme prazer que venho a este fórum, sendo que esta é a primeira vez que irei participar activamente.

Tenho duas TDM 850, de 1992 e 1996.

Em ambas, aconteceu-me exactamente a mesma coisa; lá se foi a cambota!

Já várias me pessoas me disseram que se devia ao descuido com o nível do óleo (algo natural na marca).

Se no caso da 1992 admito que provavelmente me descuidei em relação a esse aspecto, no caso da 1996 andei sempre em cima do acontecimento.

Agora, apareceu-me uma moto francesa (embora sem documentos) que, a julgar pela opinião do meu mecânico, está com o motor em boas condições.

Estou seriamente a pensar em adquiri-la, sendo que só lhe aproveitarei o motor e pouco mais.

No entanto, fico sempre com o receio de me voltar a acontecer a mesma coisa...(já gastei uma enormidade de dinheiro nas duas para estarem paradas).

A moto satisfaz-me plenamente, pelo seu binário, facilidade de condução e conforto. Mas, a sua fiabilidade....

Cheguei a pensar comprar uma Transalp, que não sendo tão "estradeira", é muito fácild e conduzir, também.

O problema é que, em termos de rendimento, depois de se ter uma TDM, não é qualquer moto que nos servem.

Há por aqui camaradas que, por favor, possam partilhar opiniões sobre as suas meninas?

Muito obrigado a todos/as.

Até breve.

Lenry
Edgar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: A primeira vez   Sex Dez 16, 2011 4:07 pm

Bem-vindo Lenry

Boa escolha...

Há por aqui umas quantas TDMs
e muitos ST que têm muitas coisas idênticas à tua TDM

Isso da cambota não terá sido falta de purgar o circuito de óleo ??

ABR

Blog : Vadio da XT . blogspot. com[Você precisa estar
registrado e conectado para ver esta imagem.]

XT 600 Edventure
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Lenry

MensagemAssunto: Re: A primeira vez   Sex Dez 16, 2011 4:32 pm

Olá Edgar.

Muito obrigado.

Não faço ideia. Eu sou um autêntico leigo no que toca a mecânica. Aliás, costumo dizer que não gosto de motos mas sim de passear numa delas. (que não seja racing )

Ando no mundo da smotos desde os meus doze anos, o meu pai fez parte da direcção de um Motoclube.

A TDM, sempre foi uma moto que me cativou e, depois de conduzir uma delas, soube que era aquilo que eu queria.
´
Felizmente, tenho duas. Infelizmente, ambas paradas. Esta tal moto que encontrei para venda, é um achado.

Sempre que pesquisei por "TDM venda para peças", apareceu-me sempre motos com tudo excepto motor, sendo que a avaria é quase sempre a combota.

Não sei se é alguma espécie de "defeito de fabrico", muito menos sei dos motivos (o que me foi dito ácerca do nível do óleo foi-me dito por uma série de pessoas, algumas delas mecânicos).

Espero, sinceramente, que desta vez consiga ter moto para muitos anos. Espero, também, encontrar por aqui quem possa opinar sobre o modelo e dar-me algumas dicas e sugestões.

Um grande abraço, Edgar. :)

angelo_lopes

Moto : Yamaha XT600 1987, etc...

MensagemAssunto: Re: A primeira vez   Sex Dez 16, 2011 11:16 pm

Benvindo ao Clube! Diverte-te por cá

Cambota, cambota... eu nunca fui mecânico dos que reparam motos todos os dias e despistam os problemas só pelo cheiro, mas sempre arranjei o que é meu, estudei, aprendi, e dei formação a mecânicos muitos anos. O que é diferente de distinguir o problema pelo barulho ...acho eu

Se estamos a falar de cambotas gripadas por falta de lubrificação, recordo-me que em 93, 94 griparam muitas DR350 porque as válvulas dos filtros de óleo chinocas não abriam na pressão devida.

Recordo-me também, por volta de 1998, 1999 me terem chamado porque um mecânico tinha mudado o óleo a uma Diversion 600 e ela acendia a luz de falta de pressão de óleo. Fui ver que asneira é que o mecânico teria feito e não tinha feito nenhuma. O óleo estava no nível, o filtro de óleo não estava metido do avesso... telefonei para a Yamaha Portugal, e perguntaram-me se não sabia que naquele modelo do ano ...esqueci-me era necessário meter mais 800 gr. de óleo. Precisamente nestes termos, gramas. Havia uma circular a informar disso. Ora eu não era Concessionário Yamaha.

E este problema veio reforçar a minha opinião que as Oficinas "genéricas" são perigosas porque não têm acesso a esta informação privilegiada...

Os filtros de óleo que tens utilizado são de origem ou pelo menos de uma boa marca como a MIL Japonesa que é quem os fabrica para as marcas que conhecemos?

Existe alguma indicação do Fabricante para o teu modelo/ ano que se possa relacionar com as cambotas a berrar? Se telefonares para a Yamaha Portugal eles respondem-te. Afinal tens duas e não queres reclamar nada em garantia.

Abraço,

Lenry

MensagemAssunto: Re: A primeira vez   Sab Dez 17, 2011 12:54 am

Muito obrigado, Ângelo.

No que toca`aos mecânicos "não oficiais", compreendo-te perfeitamente. A assistência á minha moto, é dada por um mecânico que trabalhou imenso tempo numa concessionário Yamaha. Por exemplo, fará parte, em Janeiro próximo, parte da equipa que o Hélder Rodrigues levará ao Dakar.

Confio nele o que não quer dizer que não possa errar, obviamente. No que toca à marca dos filtros, confesso que nunca me interessei muito por essas coisas, só sei que tentava fazer as revisões a tempos e horas e pedia que me vissem tudo o que achavam necessário fazer. De agora em diante, vou começar a preocupar-me com esses aspectos que deixei de parte.

No que toca ao telefonema para a Yamaha, nunca tinha pensado nisso. Na próxima semana, é certo que ligarei. Muito obrigado pelos conselhos.

Mal tenha notícias, comunico.

Um abraço e boas curvas. :)

p.s

Agradeço o feedback de todos os que queiram ajudar-me. Muito obrigado.

Edgar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: A primeira vez   Sab Dez 17, 2011 1:54 am

Boas...

se não for um telefonema, pode ser um email
tem sempre resposta

Por exemplo: acho que não há diferenças significativas da ST para a TDM
isto falando na lubrificação e na tipo de coisas usadas num e noutro
Têm muitas diferenças... mas os pontos fortes e pontos fracos são os mesmos

Em Espanha há centenas de ST com mais de 100 mil kms e todas com a cambota de origem

O que ouvi dizer... é que temos que sangrar o circuito muito bem num bujon no topo do cilindro do lado esquerdo
Se isto for bem feito e usarmos um óleo bom (semi-sintetico) com os intervalos certos e sempre com bom nível...
duram uma vida...

Acho eu... que é mais ou menos assim...

Blog : Vadio da XT . blogspot. com[Você precisa estar
registrado e conectado para ver esta imagem.]

XT 600 Edventure
http://vadiodaxt.blogspot.com/
angelo_lopes

MensagemAssunto: Re: A primeira vez   Dom Dez 18, 2011 12:31 am

Lenry

Amanhã vou tentar falar com um Amigo que tem uma TDM e também é ele que faz tudo para saber se algum dia ouviu falar nesse problema.

Sobre os mecânicos é como em tudo, há bons e há maus. É como os dentistas, mas cá no Fórum temos um que é do melhor que existe em Portugal, e ainda por cima anda de XT quando não está manco.
Já tive problemas na Alemanha e já tive problemas em Espanha com mecânicos. O que vejo é que cá inventam muito mais e são muito mais empíricos.

Costumava dizer que em Moto minha nunca nenhum mecânico tinha apertado um parafuso, porque apesar de eu também me poder esquecer de apertar a roda, ao arrancar sentia isso e lembrava-me logo que não a tinha apertado.

Quando mandei a V-Strom pra o meu filho para Inglaterra não tinha tempo de lhe fazer a revisão dos 12.000, ainda não tinha comprado o software nem o cabo para ligar à ficha de diagnóstico por causa da injecção, e mandei-a para a Suzuki. Não tenho nada a dizer.

Quando souber mais alguma coisa posto aqui.

Abraço,

Lenry

MensagemAssunto: Re: A primeira vez   Seg Dez 19, 2011 7:23 pm

Boa noite camaradas!

É oficial; comprei a a tal TDM. Pronto, passei a ter três.

Segundo o mecânico, está com o motor impecável. Tem escapes de origem, guarda lamas, discos de travão muito bons.

Vou poder, para além do motor, acrescentar o que faltava na minha de 1996 para ficar ao meu gosto!

Como o tal mecânico vai para o Dakar no próximo dia 27, acho que só lá para meados de Fevereiro a terei na estrada!

Abraços!
angelo_lopes

MensagemAssunto: Re: A primeira vez   Seg Dez 19, 2011 7:53 pm

E vão 3. Venham as fotos

Falei agora com o primo de um Amigo meu que tem a TDM, nunca teve nem ouviu falar em problemas nas cambotas.
Entretanto este rapaz com quem falei também teve um colega no ISEP que tinha uma TDM e só dizia maravilhas da Moto.
Procurei na net, e népia sobre Yamaha TDM crankshaft

Boa sorte para esta terceira, parece que tens de procurar por aí uma bruxa, que elas há-las...

Abraço,

Lenry

MensagemAssunto: Re: A primeira vez   Seg Dez 19, 2011 8:52 pm

Ângelo, como posso entrar em contacto contigo?
rui braz

Moto : XT 660 Z

MensagemAssunto: Re: A primeira vez   Seg Dez 19, 2011 9:14 pm

Benvindo

Estás no sitio certo para a resolução de problemas vindouros ( que espero não aconteçam )

Bonita conta... 3

javleitao

Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

MensagemAssunto: Re: A primeira vez   Seg Dez 19, 2011 9:19 pm

Bem vindo!

Acho que és o primeiro daqui com 3 TDM's

Moto : XT600E(2009-2014) / XT660R (2014-2017) / Deauville 700 (2017- )

MensagemAssunto: Re: A primeira vez   Seg Dez 19, 2011 9:22 pm

Bem vindo, melhor sorte com a nova TDM...
Quando puderes põe fotos das 3

Fortios, Portalegre
As Voltinhas da XT
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Voltinhas da XT de Portalegre  [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
http://www.xtdeportalegre.blogspot.com
Lenry

MensagemAssunto: Re: A primeira vez   Seg Dez 19, 2011 9:30 pm

Boa noite a todos!

Como escrevi anteriormente, tenho 3 mas só uma delas ficará em condições de circular.

Prometo que, quando estiver pronta, coloco fotos.

Obrigado. :)

Abraços.
angelo_lopes

MensagemAssunto: Re: A primeira vez   Seg Dez 19, 2011 10:50 pm

Lenry escreveu:
Ângelo, como posso entrar em contacto contigo?
Envias-me o número do teu telemóvel por PM, pode ser?

A primeira vez
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» [DÚVIDA] - DEMORA DE RESPOSTA DA PRIMEIRA E SEGUNDA MARCHAS. Acontece com vc?
» Minha primeira viagem com a Bandida! SP - Balneário Camboriú
» Primeira Festa Junina do Buggy Club Tubarão
» Primeira Revisão KA Sport
» A minha primeira mota...

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube XT Portugal :: > Bem-Vindo à Família XT :: Bem-Vindo e Apresente-se-
Ir para: