Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Dados técnicos úteis para a Super Ténéré

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Edgar

avatar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Dados técnicos úteis para a Super Ténéré   Sab Jun 12, 2010 5:07 pm

Yamaha XTZ 750 Super Tenere


Depois de ver um post no Club Trail Ténéré Espanha, feito pelo Trailworld,
um Motociclista Argentino, que deu a volta ao mundo numa XTZ 750 ST,
e fez uns impressionantes 180Mil Kms, durante 6 anos Ver aqui
Resolvi copiar a sua ideia e fazer um muito parecido para as ST no nosso Forum...



Motor 2 cilindros em linha, 4T, refrigeração liquida, Carter seco
DistribuiçãoDupla árvore de cames, 5 válvulas por cilindro
Cilindrada 749 cc
Diâmetro x Curso 87 x 63 mm
Potencia Max. 70cv/7500 rpm
Binário 5.8/5250 ( kgm/rpm )
Taxa de compressão 9.5:1
Alimentação 2 carburadores Mikuni de 38mm
Ignição Digital
Arranque eléctrico
Embraiagem multidisco em banho de óleo
Caixa de velocidades 5
Transmissão secundaria por corrente
Quadro duplo berço em aço
Suspensão dianteira forquilha telehidraulica , bainhas de 43mm, curso de 235mm
Suspensão traseira monoamortecedor monocross, curso de 215mm, regulavél em pré-carga da mola e extenção do hidráulico
Travão dianteiro 2 discos de 245mm, pinças de 2 pistões paralelos
Travão traseiro disco de 245mm, pinça de 2 pistões paralelos
Pneu dianteiro 90/90-21
Pneu traseiro 140/80-17
Comprimento 2285mm
Distância entre eixos 1505mm
Altura do assento 865mm
Peso a seco 195kg
Cap. depósito de combustível 26 lt.


Ajuste de Folgas
Folga da corrente 25 a 35 mm
Folga Manete travão frente 2 a 5 mm
Limite pastilhas travão 1,5 mm
Folga cabo embraiagem 10 a 15 mm
Folga do cabo acelarador 3 a 5 mm


Outros Dados
Óleo SAE 10W30 / 10W40 API SE/SF/SG
Troca de óleo 3.8 Litros
Troca de óleo c/filtro3.9 Litros
Óleo da suspensão Sae 10w
Refrigerante 1,7 L + 0,45 L (Vaso expansão)
Ângulo da suspensão (Trail) 26º 30'
Distancia ao solo 240 mm
peso em ordem de marcha 226 kg
Repartição do peso 106/120 kg (47/53%)


Rodas
Jante / Pneu Frente 1.85 x 21 / 90/90 - 21
Jante / Pneu Traseiro 3.00 x 17 / 140/80 - 17


Travões da frente
Bomba c/piston 14 mm
Calipers flutuantesc/pistons 27 mm
Diametro Discos 245 mm
Espessura 4 mm
Espessura minima 3.5 mm
Travão de Trás
Bomba c/piston 14 mm
Calipers flutuantes c/pistons 27 mm
Diametro Disco 245 mm
Espessura 5 mm
Espessura minima 4,5 mm


MOTOR
Vela NGK DPR8EA-9
Dist. electrodo 0.8 a 0.9 mm
RPM / Ralenti 1100 a 1200 rpm
Sinc. carburadores (vazio) 240 a 260 mm Hg
Max. dif. entre carbs 10 mm HG
Folga de valvulas Adm (.15-.20mm) Esc, (.25-.30mm)


Compressão dos cilindros
Estandarte 138 psi (9.5 Bar)
Máximo 138 psi (9.5 Bar)
Minimo 132 psi (9.1 Bar)
Max. Dif. cilindros 14.5 psi (1.0 Bar)


Carburador
Carburador MIKUNI BDST 38 (38 mm)
Gicler relanti 42,5
Gicler do ar relanti 60
Gigler Principal 145
Gigler do ar Principal 60
Agulha 5 C 19-3
Regulação da agulha 3ª posição
Gigler de Start 70
Nivel cubas 5,1 a 6,1 mm
Parafuso do ar 2 voltas


Componentes Eléctricos
Alternador Trifasico Nippon Denso TLNZ 29
Potencia 25 A / 14 Volts a 5000 rpm (350 Watts)
Rectificador Sindengen Sh569 (14.3 a 15.3 Volts)
Bateria Yuasa YB 14 L-A
CDI Nippon Denso TNDF-06
Bobina Nippon Denso JO 246
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Edgar

avatar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Dados técnicos úteis para a Super Ténéré   Sab Jun 12, 2010 5:10 pm

Modificações, Alterações, e Melhoramentos

A Super Ténéré entre o inicio do seu fabrico 1989 até 1998, teve poucas alterações de fabrica.

Mas a partir de 1990 receberam estas:
1 alteraram a cor das jantes (nas primeiras ST eram pretas)
2 As peseiras do pendura baixaram 100 mm
3 reforço do chassi na traseira
4 reforço das peseiras do condutor
5 Troca do labirinto de circulação de gases debaixo do deposito
6Troca do sistema de lubrificação da embraiagem
7 Caixa do filtro de ar com saída de gases

E a partir de 1994:
1 novo suporte traseiro para o motor (para evitar transmitir vibrações ao chassi)
2 novo reteficador

Todos os modelos vendidos entre 1989 e 1998
(clicar na imagem para aumentar)
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Edgar

avatar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Dados técnicos úteis para a Super Ténéré   Sab Jun 12, 2010 5:10 pm

Problemas Típicos nas ST

Quadro:
Se fizer-mos Off Road (duro e puro), ou em grandes viagens com bastante carga, o quadro deve ser reforçado




Rectificador:
Este em baixo dá muitos problemas (PRE-94)




Deve ser trocado pelo modelo utilizado depois de 1994
(clicar na imagem para aumentar)



Consumo de Gasolina

Normalmente o consumo é de 6L / 100 Kms

Mas este modelo tem uns impulsionadores que a cada 40.000 / 50.000 kms
ganham folga e devem ser trocados quando o consumo dispara para os 8 - 10 L / 100 Kms



podem ser comprados na KEDO

www.kedo.com
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Marco F.

avatar

Moto : XTZ 850 STrx

MensagemAssunto: Re: Dados técnicos úteis para a Super Ténéré   Sab Jun 12, 2010 7:35 pm

Belissimo trabalho Edgar , conseguiste compilar tuda a informaçao relativa a especificaçoes tecnicas da ST que muito jeito ira dar num futuro proximo , Obrigado :face:

Cumps

_________________
Voltar ao Topo Ir em baixo
portista




MensagemAssunto: Re: Dados técnicos úteis para a Super Ténéré   Seg Maio 28, 2012 11:59 am

Só agora vi este tópico e está muito bom! Só é pena algumas fotos já não estarem online, há possibilidade de as colocarem de novo?

Cumps
Voltar ao Topo Ir em baixo
marcoantonio



Moto : XTZ 660 3YF

MensagemAssunto: Re: Dados técnicos úteis para a Super Ténéré   Seg Maio 28, 2012 12:09 pm

pena não ser da xtz 660 teneré .. isso é que era.

abraço pessoal e bom post
Voltar ao Topo Ir em baixo
Edgar

avatar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Dados técnicos úteis para a Super Ténéré   Seg Maio 28, 2012 12:16 pm

marcoantonio escreveu:
pena não ser da xtz 660 teneré .. isso é que era.

abraço pessoal e bom post

mas é uma questão de fazer

actualmente estou a fazer algo semelhante para a XT600E

mas quando terminar... vou tentar fazer para a XT660Z

se alguém se adiantar... melhor
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
marcoantonio



Moto : XTZ 660 3YF

MensagemAssunto: Re: Dados técnicos úteis para a Super Ténéré   Seg Maio 28, 2012 12:18 pm

Era algo porreiro, visto tb haverem mtas 660 aqui no club :)
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Dados técnicos úteis para a Super Ténéré
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Dados técnicos úteis para a Super Ténéré
» QUAL O MELHOR PNEU PARA UMA SUPER ESPORTIVA?
» Dados técnicos adicionais das W126 (WIKIPEDIA)
» GSXR 1000 Existe alguma diferença técnica entre 2007 e 2009?
» Dados técnicos: alinhamento classe A

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA-
Ir para: