Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...

InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Reparar Plástico do deposito numa XT600E

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Edgar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Reparar Plástico do deposito numa XT600E   Qui Out 06, 2011 11:58 pm

Boas...

Os plásticos das XTs até são porreiros para a lambada...
são macios qb... e normalmente numa queda sobrevivem sempre sem estalar ou dobrar...
ficando apenas com uns risquitos e pouco mais...

Por outro lado... as carenagens da XT 750 Super Tenere e das antigas XTénérés 660 já não é bem a mesma coisa...
é um plástico duro que parte e estilhaça... ou seja... é uma treta...

Essa treta não existe nas novas XTs...
a XT660Z é a prova de tudo e mais alguma coisa... e a nova XT1200 parece que vai pelo mesmo caminho...
A XTR/X deve ter a mesma qualidade... pois ainda não nenhuma com plásticos partidos Suspect

Mas o que realmente interessa para este tópico é treta da qualidade dos plásticos do deposito da XT600E depois de 1995
aquilo parte muito facilmente numa queda...

Embora a mota esteja bem desenhada e o guiador nunca deixa que os plásticos toquem no chão... a verdade é que por vezes há coisas salientes o suficiente para partir os plásticos...
outras vezes é o calor dos colectores que danificam o interior do plástico do lado direito...

O Jarod sem saber muito bem como partiu o plástico do lado direito...

Partir um plástico... é coisa que acontece aos melhores...
agora ver o plastico partido e levantar o polegar para cima é que eu não percebo porquê ?

Neste caso a coisa é fácil de se reparar...
É fácil, rápida, e baratuxa de reparar...

começamos por limpar tudo muito bem com álcool (para desengordurar e limpar)...
e depois é só encaixar tudo no seu lugar... (tipo puzzle )

O passo seguinte foi colocar fita de papel para segurar todos os bocados no sitio...

Agora vem aparte mais importante
colar isto...
para colar este tipo de plastico, e neste local em particular... que recebe motes de calor do motor e dos colectores,
não há melhor que a cola quente, aquela que os electricistas usam para colar fios em instalações à vista...

Aprendi esta dica com um Amigo (que já faleceu)
mas que tinha uma XT600E com um recorde de quedas impressionante...

Usar esta cola tem a vantagem de podermos por uma boa quantidade,
fazendo uma parede e altura de cola considerável...
depois tem a vantagem que pode dilatar com o calor, e é sempre flexível o suficiente...
está cola resiste a vibrações... e sei lá mais o quê

Cola já posta...

Vamos ver quanto tempo vai durar...

Eu tenho dois plásticos colados com esta cola na minha XT

um deles é o plástico que tapa a Bateria, que é feito de duas peças, e numa pancada descolou-se...
e o outro é este que já dura à uns 5 anos colado...

ATENÇÃO: isto é uma possível solução para pequenas coisas

ABR
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Jarod

Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996

MensagemAssunto: Re: Reparar Plástico do deposito numa XT600E   Sex Out 07, 2011 12:10 am

Olha o meu plástico já tá bonito!! Obrigadão!!!

PS: Esse dedo no ar é do Marco F. todo contente de ter descoberto isso estalado... Pode ser que um dia lhe doa um dentinho!
http://www.toquedacucar.pt
Edgar

MensagemAssunto: Re: Reparar Plástico do deposito numa XT600E   Sex Out 07, 2011 12:21 am

Jarod escreveu:
... Pode ser que um dia lhe doa um dentinho!

Gil

Moto : XTZ 660 Ténéré

MensagemAssunto: Re: Reparar Plástico do deposito numa XT600E   Sex Out 07, 2011 1:10 am

Pois é Edgar eu tirei a foto, porque o Marco F. pediu mt e dp foi pôr la o polegar Rolling Eyes
Edgar

MensagemAssunto: Re: Reparar Plástico do deposito numa XT600E   Sex Out 07, 2011 1:52 am

O que o Marco queria dizer com o polegar...
era que vai ficar fixe com um pouco de cola quente

ABR
frdsilva

Moto : XT 600E 2001 Azul!

MensagemAssunto: Re: Reparar Plástico do deposito numa XT600E   Sex Out 07, 2011 9:24 am

Obrigado por mais esta dica caro Edgar.
Por acaso já me tinham feito isso na própria Yamaha, num dos plásticos laterais... E já vai há bastante tempo. Tem aguentado bem.
Outra dica que tenho presente é usar um ferro de soldar daqueles pequenos e derreter superficialmente (IIII).. Já usei essa técnica na scooter (Na XT não precisei...).
Já agora deixo a técnica do milénio: para segurar aqueles parafusos teimosos que se desapertam com a vibração é pegar no verniz das unhas das nossa mui amadas Marias (de preferência dos chineses) e aplicar na rosca... Aquilo segura Q.B. e continua fácil de desapertar.... Tenho um na caixa das ferramentas

Abraço

shok

Moto : Yamaha xt 600E

MensagemAssunto: Re: Reparar Plástico do deposito numa XT600E   Dom Out 09, 2011 5:36 pm

boas, eu tudo o que é de plastico costumo soldar...

sim soldar plastico, é maravilha e fica muito bom, por vezes até melhor que novo devido ao enchimento que lhe dou.

é muito simples de fazer, basta pegar num ferro de soldar daqeles tipo pistola que tem gatilho, esses ferros normalmente trazem uma ponta para cortar/soldar plastico.

Quando existe plastico igual para encher é muito bom, quando isso não é possivel vamos derretendo plastico de un lado e de outro e juntamos tudo, depois é só por direitinho e fica 5****

mas quando tiver ipotese coloco aqui fotos do material e de algumas soldagens que já fiz.
Edgar

MensagemAssunto: Re: Reparar Plástico do deposito numa XT600E   Dom Out 09, 2011 9:51 pm

shok escreveu:
... ...
mas quando tiver ipotese coloco aqui fotos do material e de algumas soldagens que já fiz.

ABR
shok

Moto : Yamaha xt 600E

MensagemAssunto: Re: Reparar Plástico do deposito numa XT600E   Dom Out 09, 2011 11:07 pm

o kit que comprei é igual a este

Custou 15€ no elecrec (ou lá como se escreve)

se repararem traz duas pontas, uma das pontas é paa soldar estanho outra que é espalmada é para plastico.

imagem só da pistola

depois fazem como este artista, este faz com uma pistola de ar quente, eu conheço estas pistolas pois utilizo isso para vulcanizar lonas (de publicidade, dos toldes das carrinhas, etc) mas o resultado não me agradou muito, ara alem do plastico á volta ficar meio atrofiado por causa ser aplicado muito calor, com aquela pistola de soldar é 5****.

Nenhuma cola vos consegue colar tão bem como a soldadura. e nunca utilizem colas que não secam nas embalagens, a unica cola que é boa mesmo é araldite, são duas bisnagas que se mistura a quantidade que se quer, isso sim é uma cola boa.

quando não tenho plastico para encher outras vezes corto um pedaço de plastico de outro cantinho que não faça falta e depois encherto no local que está partido.

não custa nada e com um pouco de pericia saí um trabalho muito bom.

Tenho o parachoques do carro partido e vou ter de o sacar fora para soldar (um cão decidiu andar onde não devia.... depois foi ums metros de rasto), depois faço um filmezito da soldagem. no fim de semana devo ter tempo para isso.

Outra coisa que dá bem para colar plasticos é cola e veda tipo cilicone mas mais caros, fica aborrachado e resiste muito bem ás vibraçoes, o meu conta km está seguro com ele e já lá vai mais de 1 ano.

Reparar Plástico do deposito numa XT600E
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Reparar Plástico do deposito numa XT600E
» Carenagens do deposito recicladas xt600e
» Plásticos deposito da XT600E
» Reparar deposito ferrugento
» Tampas do Deposito XT600E

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Bricolage-