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 duvida sobre aquecimento!!! na xtz 750.

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fabio apoio

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Moto : xtz 750

MensagemAssunto: duvida sobre aquecimento!!! na xtz 750.   Ter Jun 28, 2011 12:27 am

ola pessoal

então estou com uma duvida tremenda!!!

minha super esta esquentando de mais o marcador de temperatura que tem no painel esta quase chegando no vermelho

ai ela liga a ventoinha (cooler) do radiador sera que esta normal ??????

mas isso só acontece quando estou com ela parada no transito !!!na rodovia ou em viagem ela nao chega nem na metade do marcador !!!

sera que alguem ai pode me ajudar com esta duvida ???????? aqui no brasil uns falam que é notmal outros fala qiue nao é normal

um grade abraço.

_________________
Apaixonado por tenere !!!!!
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M4rco

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Moto : Yamaha XT660X (2004)

MensagemAssunto: Re: duvida sobre aquecimento!!! na xtz 750.   Ter Jun 28, 2011 5:17 am

Normal não pode ser !

1º Começa por verificar o líquido de refrigeração (no nível "min/max").
-> Acrescentar líquido próprio.

2º Se estiver tudo normal, pode ser obstrução no interior do circuito de refrigeração do motor (calcário).
-> Vazar o líquido por completo com o motor parado e lavar com água da rede até sair limpa.
-> Encher o circuito com líquido próprio (só).

3º O passo atrás inclui o radiador, que pode ter "alvéolos" colmatados.
-> Vazar o líquido por completo com o motor parado e lavar com água da rede até sair limpa.
-> Se o passo atrás não funcionar, procurar produtos de limpeza de radiadores e seguir instruções.
-> Lavar com água da rede até sair limpa.
-> Encher o circuito com líquido próprio (só).

Agora é que vêm as coisas caras:

4º O termostato não está a funcionar devidamente.
-> Tirar o termostato, lavar e verificar a acção em função da temperatura.
-> Se ele não mexer com água quente é porque está morto >>> comprar novo.

Se nada disto funcionar volta cá que logo se vê !!!



Radiador

O radiador destina-se a dissipar o calor da água quente que circula no sistema de arrefecimento. É composto por dois depósitos de água: um superior e outro inferior, entre os quais existe um corpo central – a colméia -, normalmente constituído por tubos metálicos de paredes delgadas. A água quente entra no depósito superior, vinda da camisa de água, através do termostato e desce pelo interior da colméia, dissipando o calor. Os tubos têm aletas que proporcionam uma maior área de contato com o ar de resfriamento.



A água arrefecida passa para o depósito inferior e retorna ao motor através da bomba de água. Em grande número de radiadores existe um espaço entre a superfície da água e a parte de cima e interior do depósito superior, a fim de permitir a expansão da água. Qualquer água (ou vapor) em excesso escorre para o solo pelo tubo-ladrão do radiador.
Em alguns radiadores atuais, o tubo-ladrão conduz a água para um depósito de expansão suplementar, separado do radiador. Quando a água arrefece, regressa ao depósito superior do radiador. Este dispositivo é designado por um sistema de circuito fechado.


Como funciona o termostato de arrefecimento de um carro? (O da mota é igual)

É a peça nº3.


Qualquer motor de carro resfriado a líquido tem um pequeno dispositivo chamado termostato, localizado entre o motor e o radiador. O termostato, na maioria dos carros, tem cerca de 5 cm de diâmetro. Sua função é bloquear o fluxo do líquido de resfriamento para o radiador até que o motor esteja aquecido o suficiente. Quando o motor está frio, o líquido circula apenas no bloco e no cabeçote, sem chegar ao radiador e, desse modo, aquece-se mais rapidamente. Depois que ele tiver atingido sua temperatura operacional (geralmente cerca de 95ºC), o termostato será aberto. Ao permitir que o motor se aqueça o mais rápido possível, o termostato reduz seu desgaste, os depósitos e as emissões. Inversamente, evita que o motor esfrie demais, como numa descida de serra prolongada.

Se você tiver a chance de testar um termostato ficará boquiaberto, pois o que ele faz parece impossível! Experimente colocá-lo em um pote de água fervendo no fogão. À medida que ele esquenta, sua válvula abre cerca de 2,5 cm. Se quiser experimentar, vá a uma loja de peças de carro e compre um, custa pouco.

O segredo do termostato está no pequeno cilindro localizado ao lado do motor do dispositivo. Esse cilindro é preenchido com uma cera que começa a derreter a cerca de 82ºC (diferentes termostatos abrem a diferentes temperaturas, mas 82ºC é uma temperatura comum). Uma haste conectada à válvula é inserida na cera. Quando a cera derrete, expande-se significativamente e força a haste para fora do cilindro, abrindo a válvula. Se você já tiver lido Como funcionam os termômetros e tiver feito o experimento com a garrafa e o canudo, terá observado o mesmo processo em ação. A cera passa a se expandir bem mais, pois está mudando do estado sólido para o líquido, além de expandir devido ao calor.

Essa mesma técnica é usada em abridores automáticos para ventiladores de estufas e clarabóias. Como exemplo, consulte esta página (em inglês). Nesses dispositivos, a cera derrete em uma temperatura mais baixa.

_________________
Marco A.
Yamaha XT660X (2004)
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Johnny_1056

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Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: duvida sobre aquecimento!!! na xtz 750.   Ter Jun 28, 2011 10:00 am

Boas;
Mas afinal o que é que não é normal?!
Não vejo nada fora do normal na descrição apresentada pelo Fábio.
Se está parado no trânsito, não há deslocação de ar, é perfeitamente normal que a moto aqueça mais. Se liga a ventoínha, não há qualquer problema com o termostato.

Se o líquido de refrigeração já é muito velho, convém substituir. Isso melhora a capacidade de refrigeração.

De resto, não vi motivo para preocupações...
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rui durao

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Moto : Yamaha XT660Z tenere

MensagemAssunto: Re: duvida sobre aquecimento!!! na xtz 750.   Ter Jun 28, 2011 2:41 pm

A minha tem um comportamento igual ao que referiste acima. Mesmo com temperaturas muito altas em andamento o ponteiro ta entre o minimo e o meio. Se andar na cidade com as mesmas temperaturas, no para-arranca o pnteiro vai subindo e antes de chegar ao vermelho dispara a ventoinha. A mim parece-me tudo ok

_________________
super tenere 750 (2008-2012)
tenere 660

clubextportugal
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fabio apoio

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Moto : xtz 750

MensagemAssunto: Re: duvida sobre aquecimento!!! na xtz 750.   Ter Jun 28, 2011 7:15 pm

zepilim escreveu:
A minha tem um comportamento igual ao que referiste acima. Mesmo com temperaturas muito altas em andamento o ponteiro ta entre o minimo e o meio. Se andar na cidade com as mesmas temperaturas, no para-arranca o pnteiro vai subindo e antes de chegar ao vermelho dispara a ventoinha. A mim parece-me tudo ok


pois é pessoal !!!!

em primeiro lugar muito obrigado por terem respondido a minha duvida

mas eu to achando que é normal isso, pois ja troquei a valvula termostatica a valvula que aciona a ventoinha(cooler) agua trocada e radiador limpo !!!!!!
e mesmo assim ela continua com este comportamento

esta semana ainda vou revisar a bomda dagua é a unica coisa que esta faltando



a outra duvida é que quando acionada a ventoinha ela demora ela demora um pouco para poder desligar ,na verdade só desliga quando começo a andar com a moto ai a temperatura cai e ela desliga,mas se contimuar parado ela fica ligada =,mas o bom e que consegue segurar a temperatura antes do vermelho

um grande abraço !!!!!!

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Apaixonado por tenere !!!!!
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Edgar

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Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: duvida sobre aquecimento!!! na xtz 750.   Ter Jun 28, 2011 7:36 pm

boas...

parece ser uma coisa normal Suspect Suspect

mas se tivesse problema devia ser o termostacto mecanico que estivesse lento a abrir

como o Marco A. disse aqui:

Citação :
4º O termostato não está a funcionar devidamente.
-> Tirar o termostato, lavar e verificar a acção em função da temperatura.
-> Se ele não mexer com água quente é porque está morto >>> comprar novo.

mas também não me parece que seja o caso...




PS: @Marco, boa informação
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http://vadiodaxt.blogspot.com/
Nuno.Cruz

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Moto : Super Ténéré 750

MensagemAssunto: Re: duvida sobre aquecimento!!! na xtz 750.   Qua Jun 29, 2011 11:44 pm

boas a todos, a minha Super no transito tambem dispara muita vêz a ventoinha quando isso aconteçe o ponteiro encontra-se entre 2 a 3 milimetros antes do vermelho, isso é uma situação normalissima na Super.
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jrosa

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Moto : XTZ 750 super tenere

MensagemAssunto: Re: duvida sobre aquecimento!!! na xtz 750.   Qui Jun 30, 2011 3:30 am

boas,

a minha nao faz nada disso, nem no para-arranca.

abraço
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pmcr

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MensagemAssunto: Re: duvida sobre aquecimento!!! na xtz 750.   Qui Jun 30, 2011 9:25 am

Pessoal,

a minha agora no lés a lés, fez isso e fiquei uma beca preocupado, mas dps apercebi-me que era normal; o que me estava anteriormente a acontecer é que tava sempre no mínimo...mas nunca tinha tido tanto aquecimento como no lés a lés e o que me parece é q com o calor o termostáto ou então a válvula desferrou e passou a trabalhar normalmente e agora sim, o indicador da temperatura tá a funcionar correctamente.

Um pormenor: com temperaturas constantes a rondar os 42ºc em dois dias, o líquido baixou imenso!!!! já repus o nível e já tá ok!!!
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Fortuna

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Moto : XT12 - Man Edition

MensagemAssunto: Re: duvida sobre aquecimento!!! na xtz 750.   Qui Jun 30, 2011 11:46 am

Eu continuo a achar um comportamento normalissimo.

Eu sei que a minha é mais recente mas a experiencia com todas as motas que tive (excepto a Sachs V5 ) é o mesmo; +-100º dispara a ventoinha e demora sempre um bocado a desligar (aos +-80º). Se começar a andar desliga mais rapido.

Mas para terem uma ideia, de R6 (3a geração) vinha de Lisboa até quase Sintra no meio do transito no Verão quase sempre com a ventoinha ligada porque abaixo dos 80km/h a gaja não arrefecia... era culpa da mota eu ter que andar depressa

O problema era isso chegar perto do vermelho e não disparar a ventoinha ou a ventoinha disparar e o ponteiro não descer...

Por outro lado, se a consciencia fica melhor seguindo o ditado "mais vale prevenir que remediar", força com o check-up (nunca fez mal a ninguem)

_________________
Fortuna
Riding to the final stage of evolution on my Yamaha XT1200Z Super Ténéré "First Edition"
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duvida sobre aquecimento!!! na xtz 750.
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