Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...

InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

É importante adquirir uma protecção cervical ?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
touperdido

MensagemAssunto: É importante adquirir uma protecção cervical ?   Ter Jun 21, 2011 4:59 pm

Boas, gostava de saber a vossa opinião sobre o protector cervical.

Tenho lido que é mais usado pela malta mas moto4 e em minoria pelos enduristas, no entanto gostava de saber da vossa experiência.

Não sei se a descrição desta situação que descrevo a seguir se pode enquadrar na necessidade de uma destas protecções ou se é simplesmente por não ter protecção aerodinâmica. A mim particularmente acontece que quando circulo na auto-estrada na ordem dos 120/130 km, sinto uma pressão enorme no capacete a "ser puxado para trás", que se torna desconfortável depois de algum tempo.

Poderá este apoio manter-me mais direito, reduzir o cansaço e manter a coluna mais direita ?

Obrigado pelas vossas respostas.
Edgar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: É importante adquirir uma protecção cervical ?   Ter Jun 21, 2011 5:19 pm

boas...

Nunca tinha pensado nisso, ou visto a coisa por esse prisma

Sempre olhei para a protecção cervical, como uma protecção... para evitar de partirmos o pescoço

mas continua a dar espaço de manobra para a cabeça se movimentar...

talvez resulte dessa forma num gajo sem pescoço fique tipo empalhado e depois só mexe os olhinhos...

ou então um vidro mais alto, traga o conforto que queremos...

http://vadiodaxt.blogspot.com/
Fortuna

Moto : XT12 - Man Edition

MensagemAssunto: Re: É importante adquirir uma protecção cervical ?   Ter Jun 21, 2011 5:38 pm

Em AE ou qualquer coisa que inclua andar pelo menos 100km, acho mais importante ter uma cinta ou uma coluna inteira.

Mas és capaz de ter razão. Numa viagem um apoio para o pescoço deve fazer uma diferença brutal.

Alias, até os proprios musculos do pescoço não estão habituados a esse tipo de esforco (vento pela frente mais peso do capacete durante longos periodos de tempo) pelo qualquer descanso que se possa dar ao topo da coluna é bem-vindo.

Johnny_1056

Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: É importante adquirir uma protecção cervical ?   Ter Jun 21, 2011 5:45 pm

Boas;
A protecção cervical tem reunido admiradores no universo todo-terreno, principalmente no mais extremo. Basicamente é um dispositivo que limita os movimentos do pescoço de modo a evitar lesões nas vértebras em caso de queda. Usá-lo em estrada e com o intuito de descansar o pescoço é completamente despropositado e não é esse o objectivo deste equipamento de segurança. Tanto que não se usa em nenhuma disciplina asfáltica do motociclismo.

Se o teu objectivo é teres mais conforto aerodinâmico, deves procurar um capacete mais aerodinâmico de modo a minorar o incómodo e cansaço.
Não sei qual o capacete que usas, se usares um capacete de todo-terreno com pala, sofres mais do que se tiveres um integral de estrada.
inception

Moto : XTractor

MensagemAssunto: Re: É importante adquirir uma protecção cervical ?   Ter Jun 21, 2011 5:54 pm

quando comecei a andar de mota sentia esse esforço no pescoço mas apenas acima dos 140kmh a soluçao para mim é inclinar a cabeça para a frente de modo a que o capacete corte o ar nao so na vertical como na horizontal e resulta bem

o capacete que se usa tambem tem muita influencia nesta pressao

Moto : XT12 - Man Edition

MensagemAssunto: Re: É importante adquirir uma protecção cervical ?   Ter Jun 21, 2011 5:56 pm

A protecção cervical não, mas os fatos de cabedal (os melhores) trazem uma "bossa" onde o capacete encosta (alem das vantagens aerodinamicas)

Claro que isto é para as RRs

Para mais, há umas "ferraduras" que, julgo eu, são proprias para o efeito do conforto. Tenho uma amiga que usa isso e chegou este fds dos Picos :p

Se o OP se referia aos apoios rigidos que assentam nos ombros, acho que só faz sentido se formos a caminho de um Off-road

xt_bm

MensagemAssunto: Re: É importante adquirir uma protecção cervical ?   Ter Jun 21, 2011 7:03 pm

Boas touperdido, olha tenta adoptar uma postura mais "R" a partir dos 110, inclina o tronco mais para a frente. Agora podes dizer.. mas se me inclino mais para a frente não fico em esforço nos braços? A essas velocidades não,porque a força do ar que te incomoda quando tás direito na mota, vai te suportar comodamente quando inclinas o tronco para frente.

É como todo pessoal das motas naked faz (hornet,fazer,bandit)

Já as motas desportivas carenadas cbr,gsrx,r6,1 ,ninja etc têm naturalmente uma ergonomia que te faz andar sempre +/-deitado no tanque.

Seja qual for a mota ou tens um vidro alto ou então tens que te deitar no tanque a partir de certa velocidade.

Rule of thumb é, quanto mais rapido, mais encostado ao tanque, experimenta.

(Isso de andar de mota com a coluna direitinha tipo poste tens a seguintes opções: Um vidro alto, andar devagarinho,comprar aqueles sccoters tipo sofá com rodas ou uma goldwing sofá com rodas )

Abç Amigo.

Última edição por xt_bm em Ter Jun 21, 2011 7:11 pm, editado 1 vez(es)
Marco constantino

Moto : Yamaha XT 660Z ténéré + Yamaha TTR 250 Raid

MensagemAssunto: Re: É importante adquirir uma protecção cervical ?   Ter Jun 21, 2011 7:09 pm

Eu uso pra andar de quad, é pá felizmente nunca me fez falta mas um dia pode vir a fazer e em relação a descansar o pescoso com o peso do capacete resulta na perfeição, mas tb tens uma maneira de o capacete ñ te fazer tantar pressão no pescoso, é bastante simples e barata, ñ andes acima dos 100km

Moto : KTM 990 Adventure R

MensagemAssunto: Re: É importante adquirir uma protecção cervical ?   Ter Jun 21, 2011 7:56 pm

Boas.
Eu uso practicamente em cada volta que dou na WR,para estrada...nao vejo muitas vantanges este tipo de protecçao.

Que capacete usas em on road??É que deve estar ai o problema...[img][/img]

RM125
So ando de mota por duas razões por tudo e por nada

Rikardo

Moto : Princesinha do agreste

MensagemAssunto: Re: É importante adquirir uma protecção cervical ?   Ter Jun 21, 2011 8:12 pm

Quem disse que andar de mota é facil ? É muito divertido mas não é pera doce quanto não vale ir para a praia de calções chinelo e toalha com ar condicionado ligado a ouvir uma boa musica a fumar um cigarro e a olhar para as pernas da amiga do lado e pelo espelho controlar a namorado do amigo pois é mas andar de mota é melhor que fo quando não se cai é a quinta maravilha. O colarinho cervical é caro é incomodo para viajar em todos os aspectos peso , prisão de movimentos e quando paras para beber uma imperial fresquinha esta no tempo delas ai vem mais problemas .
Para andar fora de estrada que normalmente os perigos são maiores o dinheiro em protecções passa a investimento a comodidade passa a segurança e o resto é curtir. Ai sim o colarinho é importante eu não uso mas as vezes acho que poderia ter um que não se perdia nada.

MensagemAssunto: Obrigado pelos vossos comentários.    Ter Jun 21, 2011 10:54 pm

Obrigado pelos vossos comentários.

Em relação à questão do capacete, tenho utilizado um agv k-4 que supostamente tem um "aileron" que melhora o atrito ao vento, mas também utilizo um arai touring.

Faz sentido inclinar-me mais, para cima do depósito, mas depois de 60 quilómetros nessa posição, não sei qual é pior, se a sensação de andar indesejada de andar numa "R" se tentar manter-me direito como um "palito"..

fabian

MensagemAssunto: Re: É importante adquirir uma protecção cervical ?   Ter Jun 21, 2011 11:48 pm

Eu uso essa espécie de ferradura. Foi pena não termos falado sobre isso no domingo passado.

Eu uso a ferradura por uma questão de protecção em caso de queda (evita que o pescoço incline mais do que deveria, embora o leatt brace seja bem mais eficaz nesta função). Praticamente nem sem se sente, mas também não ajuda ao conforto, já que o capacete nem lhe toca.

É importante adquirir uma protecção cervical ?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» É importante adquirir uma protecção cervical ?
» Protecções para os joelhos
» Vendo Capa Protecção de Pernas (Honda)
» Protecção Frio Joelhos
» Protecção de escape XT1200Z

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube XT Portugal :: > Geral :: Equipamento-
Ir para: