Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...

InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Medias dos nossos monocilindricos

Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1 ... 6 ... 9, 10, 11, 12, 13, 14  Seguinte
AutorMensagem
angelo_lopes

Moto : Yamaha XT600 1987, etc...

MensagemAssunto: Re: Medias dos nossos monocilindricos   Seg Jun 18, 2012 7:58 am

odamA escreveu:
.....oi....?!!!

Tudo pode alterar os consumos, tudo. menos o Sol, pois sem sol nao existe vida.

......no mesmo dia um deposito fez 500km/23l e o outro, 395km/23l...........e nunca mais medi !?

Abasteço na que estiver mais perto, quando me acende a reserva.
Umas vezes 98 octanas outras 95, aqui ao lado sempre 98.

o Sol ... o Sol ... o Sol aquece o ar e faz gastar menos porque tu tens injessom

mas

o Sol também acha como eu

meter 98 num motor para que bastam 87 só quando se tem acções da Galp.

odamA

Moto : XT 660 Z Ténéré 2008

MensagemAssunto: Re: Medias dos nossos monocilindricos   Seg Jun 18, 2012 3:14 pm

...com 98 sempre se anda mais um pouco.

http://espiritotenere.blogspot.com
angelo_lopes

Moto : Yamaha XT600 1987, etc...

MensagemAssunto: Re: Medias dos nossos monocilindricos   Seg Jun 18, 2012 11:51 pm

odamA escreveu:

...com 98 sempre se anda mais um pouco.

A sério ??? Não será por se ficar com a carteira mais leve???

Oops!

odamA

Moto : XT 660 Z Ténéré 2008

MensagemAssunto: Re: Medias dos nossos monocilindricos   Ter Jun 19, 2012 12:05 am

http://espiritotenere.blogspot.com
rix

Moto : xt 600 e

MensagemAssunto: Re: Medias dos nossos monocilindricos   Ter Jun 19, 2012 12:21 am

boa noite

eu ainda não consegui fazer uma média , foi assim

comprei a mota, quando com a gasolina que tinha que era muito pouca, abri a tampa do deposito e vi que tinha pouca gasolina, fiz 80km até pedir a reserva, achei muitos !! meti 15€ nas bombas do pingo doce, 9L, meti os km a 0, para meu espanto pediu me a reserva aos 112 km!!!!!!!!!!chiiiiiiii, fiquei doido, depois meti 15€ na repsol vou com 92km, abri o deposito e está quase meio!!!estranho não acham?
Edgar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Medias dos nossos monocilindricos   Ter Jun 19, 2012 12:37 am

mrix escreveu:
boa noite

comprei a mota, quando com a gasolina que tinha que era muito pouca, abri a tampa do deposito e vi que tinha pouca gasolina, fiz 80km até pedir a reserva, achei muitos !! meti 15€ nas bombas do pingo doce, 9L, meti os km a 0, para meu espanto pediu me a reserva aos 112 km!!!!!!!!!!chiiiiiiii, fiquei doido, depois meti 15€ na repsol vou com 92km, abri o deposito e está quase meio!!!estranho não acham?

Esquece os €uros

nunca tragas os valor em €uros para determinar uma media

Eu faço assim:

quando a Mota pede a reserva... meto o parcial a zeros e viro a torneira para a reserva
e não se toca no parcial... é expressamente proibido tocar no parcial... apenas podemos olhar para ele

metemos alguma gasolina (de preferência 6 ou 12 litros) e não se toca no parcial e viramos a torneira para ON

vamos andando e se pusermos 6 Litros por volta dos 100 a 120 kms marcados no parcial ela vai pedir a reserva novamente

depois é fazer as contas...

se andarmos sempre a mexer na caixa e no pára arranca é normal com 6 L ela fazer apenas 90km
em estrada aberta na casa dos 90/100km/h pode ir aos 130 kms com 6 Litros

ABR

Blog : Vadio da XT . blogspot. com
XT 600 Edventure
http://vadiodaxt.blogspot.com/
webmonstro

Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: Medias dos nossos monocilindricos   Ter Jun 19, 2012 1:31 am

mrix escreveu:
boa noite

define "quase meio" o depósito não é quadrado a metade de cima leva muito mais por causa do quadro

faz o seguinte : enche o depósito e poes a zero, andas uns kms quando passar dos 100km metes logo que podes e enches de novo e ves quanto leva (em litros não €)e é só fazer as contas.
Se meteres logo junto aos 100 km é só apontares quantos litros metes
fazes várias vezes e ao fim de 2 ou 3 vezes e tens a média real
Nuno
http://www.duasantas.web.pt
Jarod

Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996

MensagemAssunto: Re: Medias dos nossos monocilindricos   Ter Jun 19, 2012 7:54 am

webmonstro escreveu:

faz o seguinte : enche o depósito e poes a zero, andas uns kms quando passar dos 100km metes logo que podes e enches de novo e ves quanto leva (em litros não €)e é só fazer as contas.
Se meteres logo junto aos 100 km é só apontares quantos litros metes
fazes várias vezes e ao fim de 2 ou 3 vezes e tens a média real
Nuno

Esta é, sem duvida, a maneira mais fiável.

Eu faço o mesmo mas com depósitos "completos" para ainda ser mais fiável por a amostragem é maior... É a melhor maneira de veres quanto gasta a mota e acima de tudo, a melhor maneira de veres/preveres quanta gasolina ainda tens antes de sair de casa... Para mim isso é bom, pois tenho desconto numa gasolineira e se reparar que tenho gota para poucos kms, vou logo atestar com desconto ao invés de entrar na reserva no meio do nada e depois ter de meter gota cara da região...
http://www.toquedacucar.pt
Gonçalo

Moto : CBR 600 RR

MensagemAssunto: Re: Medias dos nossos monocilindricos   Ter Jun 19, 2012 10:20 am

Eu tambem começei a fazer assim mas quantos mais km mais preciso vai ser o gasto...

Como qualquer estatistica, quanto maior for a amostra, maior e a precisão dos resultados.

Moto : XTZ 660 TENERE

MensagemAssunto: Re: Medias dos nossos monocilindricos   Ter Jun 19, 2012 8:02 pm

Medias ... a minha tem um habito esquesito ...gasta a gasolina toda que lhe meto no deposito ... ...

Bem agora serio, eu por norma encho sempre o deposito, (ate porque a mota quando esta algum tempo parada convem ter o deposito cheio tenho um jerrican com gasolina na garagem para encher quando acho que a mota vai estar parada algum tempo), coloco o parcial a zero e controlo os kms ate a reserva, depende da viagem e do tipo de condução, mas ja fez desde 5 l aos 100, ate ir em AE a fundo ate Guimarães (sexta a noite e ia a caminho da concentração e por companhia uma GSX R 1000) e ter que atestar em Antua que são cerca de 180km, mas no inicio que comecei a conduzir, tinha o habito de registar tudo o que atestava, fosse nos carros, ou nas motas, numa folha que fiz para o efeito, mas com os anos isso passou-me.

Por habito atesto sempre, e sei mais ou menos os kms que cada viatura faz, mas mantem-se sempre colocar o parcial a zero
Fernando Brito

Moto : XT 600E - 1995

MensagemAssunto: Re: Medias dos nossos monocilindricos   Ter Jun 19, 2012 11:51 pm

Luis Rosado escreveu:
Medias

, (ate porque a mota quando esta algum tempo parada convem ter o deposito cheio tenho um jerrican com gasolina na garagem para encher quando acho que a mota vai estar parada algum tempo

Boas..
Já agora qual a razão para o depósito ficar cheio (qd está algum tempo parada) e não quase vazio (é que vou de férias brevemente e estava a pensar deixá-lo quase vazio)....

Ferrugem ??

Para calcular médias é comigo. Sou maníaco com consumos !!!

O período de análise é anual já que faço todas as semanas os mesmos kms.
O meu mono 3TB faz sempre cerca de 4,6 / 4,7 litros (mesmo percurso durante todo o ano : casa-trab-casa)

Basicamente, atesto sempre até à goela todos os sábados e no sábado seguinte tem sempre 220/222 kms ... Leva sempre cerca de 10 litros (mais decilitro menos decilitro).

Parcial é sempre metido a zeros a cada atestadela...

PS: Aos 222 kms não chega a passar para a reserva...(o depósito leva apenas 12 L )
Com o anterior kit transmissão passava sempre para a reserva entre os 195 e os 205 kms. Assim k mudei de kit (k tinha 50.000 kms, nunca mais passou para a reserva durante a semana).
Tenho ideia de ter passado uma vez aos 230...

Cmpts
https://www.facebook.com/?ref=tn_tnmn#!/profile.php?id=526076497
Luis Rosado

Moto : XTZ 660 TENERE

MensagemAssunto: Re: Medias dos nossos monocilindricos   Qua Jun 20, 2012 12:00 am

Fizeste a pergunta e deste a resposta .. oxidação, os depositos das nossas maquinas são em aço (chapa) e como todo o aço, teem tendencia a oxidar se em contacto com o ar, o que provoca a medio/longo prazo rupturas nas "custuras" .. eu por norma procuro ter sempre os depositos cheios, mesmo tendo um filtro de gasolina adicional na mota e agora na Formula 1 EFS, a MBK teve uma temporada a perder gasolina pela torneira e oxidou o deposito, pois durante 3/4 anos esteve desarmada na garagem ... deu trabalho, ams consegui fazer uma limpeza e agora é ter o cuidado de não deixar voltar a acontecer.

webmonstro

Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: Medias dos nossos monocilindricos   Qua Jun 20, 2012 11:28 am

Fernando Brito escreveu:
Luis Rosado escreveu:
Medias

, (ate porque a mota quando esta algum tempo parada convem ter o deposito cheio tenho um jerrican com gasolina na garagem para encher quando acho que a mota vai estar parada algum tempo

Boas..
Já agora qual a razão para o depósito ficar cheio (qd está algum tempo parada) e não quase vazio (é que vou de férias brevemente e estava a pensar deixá-lo quase vazio)....

Ferrugem ??

Para calcular médias é comigo. Sou maníaco com consumos !!!

O período de análise é anual já que faço todas as semanas os mesmos kms.
O meu mono 3TB faz sempre cerca de 4,6 / 4,7 litros (mesmo percurso durante todo o ano : casa-trab-casa)

Basicamente, atesto sempre até à goela todos os sábados e no sábado seguinte tem sempre 220/222 kms ... Leva sempre cerca de 10 litros (mais decilitro menos decilitro).

Parcial é sempre metido a zeros a cada atestadela...

PS: Aos 222 kms não chega a passar para a reserva...(o depósito leva apenas 12 L )
Com o anterior kit transmissão passava sempre para a reserva entre os 195 e os 205 kms. Assim k mudei de kit (k tinha 50.000 kms, nunca mais passou para a reserva durante a semana).
Tenho ideia de ter passado uma vez aos 230...

Cmpts

Oxidação é a razão principal, para ter o depósito cheio, mas como a gasolina está sempre a subir até é um bom investimento ...

Um pouco off-topic mas no caso depósitos grandes ainda é mais importante, vejam o seguinte:
quando o depósito esta´ com pouco combustível o resto está cheio de ar, ora quando a temperatura desce (durante a noite p.ex) a humidade que está no ar condensa-se e agarra-se às paredes do depósito (como um parabrisas embaciado ) as gotas vão-se juntando e começa a escorrer pelas paredes quando atinge o combustível, e como este é mais leve a agua fica por baixo da gasolina, quando aquece a humidade não está em contacto com o ar (está isolado pelo combustível) e por isso não pode passar novamente para o ar, na noite seguinte volta a acontecer novamente, é pouco mas em depósitos grandes como aviões por exemplo, é significativo.
é por esta razão que mesmo o depósito enferruja no fundo mesmo que esse fundo esteja sempre coberto de combustível

Nuno

http://www.duasantas.web.pt
ACordeiro

Moto : Xt600e -2002

MensagemAssunto: Re: Medias dos nossos monocilindricos   Qua Jun 20, 2012 2:06 pm

Hoje consegui fazer a média certa à minha mota. Como tem jante 17 na frente, a média era sempre aproximada. Agora coloquei um conta km de bicicleta. Assim 12.07 litros deu para fazer uns fantásticos 247.87 km . Claro que foi sempre em alcatrão. A velocidade máxima foi de 130km/h ( sim foi o máximo que dei nesta mota) e uma velocidade média de 47.7 km/h:sleep: . A média de combustivel por 100 km foi de 4.869.

Pareceu-me muito bom.

P.S. Eu acho fantástico pois venho de uma bandit 600 e para baixar dos 6l era difícil. Bem sei que não tem nada a ver com esta.

Pronto estava eu tão contente e o amigo Moutinho, envia-me uma excelente tabela e estraga-me a minha média. Parece que não 4,869, mas sim de 5,06l/100kms. Mas pronto fico contente na mesma.

P.S. O Conta kms usado foi um de topo do ciclismo. Aliás foi-me oferecido por um profissional. Eu pertenço ao meio. Será que esta mal calibrado?

Moto : XT 600E - 1995

MensagemAssunto: Re: Medias dos nossos monocilindricos   Qui Jun 21, 2012 12:18 am

@ Luis Rosado & Webmonstro...

Obrigado pela explicação.

Por vezes pergunto-me o que é que esta malta fará profissionalmente para falar tão clarividentemente dos mais variados assuntos...

Dou por mim a pensar... Este jovem deve ser prái mecânico de motas (tal é a sabedoria transmitida), mas na volta toca piano na banda filamornica...(vai-se lá saber...)
https://www.facebook.com/?ref=tn_tnmn#!/profile.php?id=526076497
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Medias dos nossos monocilindricos   

Medias dos nossos monocilindricos
Página 10 de 14Ir à página : Anterior  1 ... 6 ... 9, 10, 11, 12, 13, 14  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube XT Portugal :: > Geral :: XT em Geral-
Ir para: