Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 grande revisão super té

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte
AutorMensagem
libertoluso

avatar

Moto : xtz 750

MensagemAssunto: grande revisão super té   Sex Maio 27, 2011 12:21 am

Como disse na apresentação, tenho a montada desmontada (não resisti ao trocadilho) para a rever, reparar, substituir, modificar e redecorar. Tentarei postar fotos sempre que me pareça necessário para clarificar a intervenção.

Começo por uma chamada de atenção que me parece ainda ninguém ter feito neste forum: É vulgar nas super t's, a partir de certa quilometragem, o consumo disparar para valores absurdos, mesmo em andamento calmo. Os culpados (normalmente) são os difusores da agulha de máximos, que ovalizam por acção abrasiva da agulha que os martela impiedosamente sobretudo nas médias rotações. Ovalizados, os difusores passam a debitar maior quantidade de combustível pulverizado passando a super té a andar sempre com mistura muito rica. Não adianta muito a instalação de kits tipo dynojet sem primeiro substituir os difusores. Uma consulta à kedo pode ser aqui muito útil.

Portanto foi exactamente por aqui que comecei a minha intervenção - aquisição e montagem dos difusores e montagem do kit dynojet, mais montagem dos filtros kn.

Este será o tema do meu próximo post, com fotos, já que a montagem dos kn associada ao kit dynojet impõe uma alteração nos bocais da caixa de filtro de ar para que a alteração renda todos os dividendos.

Até breve.

http://img806.imageshack.us/i/xtz750b1.jpg/
Voltar ao Topo Ir em baixo
Edgar

avatar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: grande revisão super té   Sex Maio 27, 2011 12:44 am

Boas...

"Muito" se tem falado sobre isso, mas apenas na teórica...
na pratica não temos nada documentado (made in CXTP) sobre isso...

Este assunto é deveras importante para as Super Ténéré 750, TDMs, TRX e também as FZX750...


ABR
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Johnny_1056

avatar

Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: grande revisão super té   Sex Maio 27, 2011 10:00 am

Boas;
Há já muito tempo que não "meto as mão na massa", mas acompanhei a evolução duma TDM que passou cá por casa.
No entanto tenho ideia de que o kit da Dynojet também contém os difusores.
Quanto ao filtro K&N, qual é o filtro que vais usar? O específico para a moto ou vais retirar a caixa do filtro de ar e montar uns "cónicos"?
Bom trabalho e põe essa Super Ténéré a respirar com deve ser.

Edgar, FZX!!!???? Que tem uma coisa a ver com a outra???!!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Edgar

avatar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: grande revisão super té   Sex Maio 27, 2011 10:15 am

Johnny_1056 escreveu:
Edgar, FZX!!!???? Que tem uma coisa a ver com a outra???!!!!

Boas...

Salvo erro a FZX750 de 4 cilindros tem os carburadores da Super Ténéré
e algumas Ducatis e também na Gagiva Elefant

Como há uma FXZ750 de 1994 no CXTP, lembrei.me de dizer isso

Também (talvez) pode servir para ir a caça de peças ou dicas através da FZX

O carburador é este:
Fabricante Modelo
MIKUNI BDST 38


ABR
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Johnny_1056

avatar

Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: grande revisão super té   Sex Maio 27, 2011 11:40 am

Boas,
Edgar, penso que a FZX 750 tem Mikuni BDS 34 e não 38.
Até porque conheço algumas FZX e até se portam bastante bem a nível de carburação, exceptuando os típicos problemas dos diafragmas.
Efectivamente há também algumas italianas com os Mikuni 38, após se terem rendido às evidências e abandonado os DELLORTO.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Edgar

avatar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: grande revisão super té   Sex Maio 27, 2011 12:07 pm


Pois... deve ser mesmo isso


Voltar ao Topo Ir em baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
libertoluso

avatar

Moto : xtz 750

MensagemAssunto: Re: grande revisão super té   Sex Maio 27, 2011 12:56 pm

Olá, pessoal!
De facto várias motos montam os Mikuni bdst 38 das nossas super té, nomeadamente ducati, portanto a matéria também lhes interessa.

Quanto ao kit dynojet, não trás os tubos difusores, o que inclui são duas medidas alternativas de gicleurs. Para quem não esteja a ver bem a coisa e não tenha manual de oficina, faça uma busca por "needle jet" ou "emulsion jet" e verá claramente de que peça se trata.

Estes mikuni são excelentes carburadores mas com este calcanhar de aquiles...

Abraço e boas curvas.
Voltar ao Topo Ir em baixo
libertoluso

avatar

Moto : xtz 750

MensagemAssunto: Re: grande revisão super té   Sex Maio 27, 2011 1:00 pm

Olá, Johnny!

Vou usar os kn específicos, na caixa de filtro standard mas com alteração dos bocais de admissão - poderás ver aqui dentro de pouco tempo.

Abraço.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Johnny_1056

avatar

Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: grande revisão super té   Sex Maio 27, 2011 2:45 pm

Boas,
Libertoluso, na verdade já não me lembro muito bem do que continha o kit da Dynojet que foi instalado na TDM, ou sequer se os difusores faziam parte do kit ou vieram doutro lado qualquer. Quando foi montado na moto do meu pai, eu era apenas um puto que fazia duma determinada oficina, sala de estar e já lá vão uma data de anos...
Actualmente tenho outra TDM, mas esta está completamente de origem a nível mecânico.
Estes Mikuni até são bastante porreiros, só que aliados a um bicilíndrico de grande capacidade que gosta de respirar bem podem causar algumas dores de cabeça na altura de apurar a carburação, principalmente quando se altera os carburadores, filtro de ar e escape.

Com um K&N e Dynojet, como fica de escape?

Boa sorte no trabalho e vai dando notícias.
Voltar ao Topo Ir em baixo
libertoluso

avatar

Moto : xtz 750

MensagemAssunto: Re: grande revisão super té   Sex Maio 27, 2011 4:59 pm

Olá Johnny!

O escape vai manter-se o Full Power em inox, já que é um bom compromisso entre desempenho e ruído (tem menos uma câmara de expansão que o de origem e tubos de descarga de um diâmetro ligeiramente superior) o que me parece um bom casamento com o dynojet stage 2, sem ser demasiado ruidoso.

Abraço
Voltar ao Topo Ir em baixo
libertoluso

avatar

Moto : xtz 750

MensagemAssunto: Re: grande revisão super té   Sex Maio 27, 2011 8:08 pm

Ora vamos lá!

Para tirar melhor partido da instalação do kit dynojet com os filtros kn, é aconselhável uma alteração na caixa dos filtros de ar que passa por eliminar os snorkel que vêm na tampa dos filtros de série e fabricar uma nova admissão que aparafusa na tampa de cada kn.
Com o snorkel de origem a entrada é estrangulada e sem nada, directo ao filtro é massa de ar excessiva.

Esta alteração permite aumentar na medida certa a massa de ar que é admitida ao filtro.

Eu fabriquei as minhas em alumínio de 1mm mas outros materiais podem funcionar igualmente bem. As peças são simples e as fotos são elucidativas, aqui o único "segredo" consiste em respeitar as dimensões para uma admissão optimizada.

Seguem os links:

http://img812.imageshack.us/i/condutaparakn.jpg/

http://img848.imageshack.us/i/condutas.jpg/
Voltar ao Topo Ir em baixo
libertoluso

avatar

Moto : xtz 750

MensagemAssunto: Re: grande revisão super té   Sex Maio 27, 2011 8:18 pm

Uma pequena questão:

Já aqui ouvi queixumes (carregados de razão) quanto aos valores especulativos dos foles da forqueta da super té.
Eu dispendi vinte e poucos euros nuns foles que me parecem de boa qualidade da hp, na cor apropriada, que se ajustam na perfeição em todas as dimensões (comprim. x diam. maior x diam. menor) embora sejam feitas para a dtr 125.
Podem ver como assentam no link abaixo:

http://img857.imageshack.us/i/p175602270511.jpg/
Voltar ao Topo Ir em baixo
Johnny_1056

avatar

Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: grande revisão super té   Dom Maio 29, 2011 10:51 pm

Boas;
Libertoluso, não conhecendo o escape em causa, desde que esteja mais liberto que o de origem sem cair em exageros deve funcionar bem. Estes motores não apreciam escapes demasiado abertos.
A alteração da caixa do filtro de ar está bastante engenhosa.
Conseguirás de certeza mais alguns cavalos. No entanto prepara-te para ficares com uma carburação mais melindrosa e um comportamento mais brusco e menos linear.
Não sei onde vives, mas eu vivo a quase 1000 metros de altitude e com algumas particularidades climatéricas e já padeci imenso até conseguir afinações adequadas na 1ª TDM que passou por casa e que sofreu algumas alterações mecânicas.
Boa sorte e continuação de bom trabalho.


Última edição por Johnny_1056 em Seg Maio 30, 2011 10:57 am, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Edgar

avatar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: grande revisão super té   Dom Maio 29, 2011 11:54 pm

Boas...

As entradas de ar ficaram á maneira

os foles, podemos sempre comprar da Polisport ou então da Suziki DR350, com preços muito bons...
já agora fica aqui esta informação...


Quando precisei duns foles para a minha XT e fui à yamaha perguntar o preço... nem queria acreditar

100 e tal € por uns azuis e mais uns 70€ por uns pretos

fiquei parvo com os preços... e comprei uns por 13€ da polisport


_________________________


Sobre o Fullpower, gostava de deixar uma nota...
já tive uma mota com um Fullpower, e só tenho a dizer que o inox é bom e a assistência é boa...
quando digo que a assistência é boa foi porque o miolo se partiu numas soldaduras e teve que ser aberto e re-soldado...

não gostei porque aquilo aconteceu 2 vezes...


outra coisa que não gostei, foi de alguns pormenores...

o escapo de origem era fixo em 2 locais e como se enganaram a soldar uma das fixações...
não tiveram com "meias medidas"... deram-me a mota como OK sem uma fixação... e quando me apercebi disso já estava em casa...

A ligação dos colectores com a ponteira levou apenas uma tira de inox e ficou com uma fuga na ligação



Depois disso levei-lhe lá uns Amigos que compraram 6 escapos novos
e o ano passado pedi um orçamento para 2 escapos para duas XT600... e pediu-me 250€ por cada um...
na mesma semana deu um orçamento para uma XT de 200€ a um Amigo meu...


Resumindo e concluindo
1º fiquei lixado com a situação e por isso esta conversa toda...
2º com mais uns trocos compro um Arrow ou um Leo vince
com toda a documentação para poder passar numa inspecção...


ABR
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
libertoluso

avatar

Moto : xtz 750

MensagemAssunto: Re: grande revisão super té   Seg Maio 30, 2011 12:41 am

Olá, Edgar!

Como eu te entendo...

Não me posso queixar do meu Full Power - combinei exactamente o que queria e foi o que obtive, sem falhas, sem arremedos e sem quebras, fissuras ou fugas até agora (esclareço que já o montei há mais de dez anos) mas deu para perceber que há ali temperamentos... hum... instáveis por vezes. Já vários companheiros, clientes lá, me fizeram comentários do tipo "é conforme o vento norte..."

Eu tive sorte com o clima...

Tarefa para àmanhã: Desmontar braço oscilante, amortecedor e bielagem para rever, limpar, instalar pontos de massa que se perderam, lubrificar e pintar, se for o caso (e vai ser, tenho a certeza). Bora lá sujar as dedongas...


Até breve!
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
grande revisão super té
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 8Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte
 Tópicos similares
-
» grande revisão super té
» ONDE DEIXAR MINHA DRAG PARA REVISÃO??
» Ajuda Revisão 15 mil km Bandit 1200
» Revisão vitara
» GS-500 Praia Grande-SP

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Bricolage-
Ir para: