Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...

InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

[DIY] Fogão a Álcool da Tugatech

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Edgar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: [DIY] Fogão a Álcool da Tugatech   Sab Maio 14, 2011 3:35 am

Boas...

Nas voltinhas que tenho feito, as refeições são sempre a base de enlatados,
e são comidos a temperatura ambiente...
Tenho pensado bastante numa forma de melhorar as refeições, e também torna-las mais caseiras...
E um fogão parece-me um bom principio para poder aquecer a comida e até fazer uma sopinha daquelas instantanias e baratuxas...

Então andei a ver os preços de fogões para o campismo:

- Camping gás 20 e tal €s + 1,9€ para cada butija
- Outra marca que não me lembra o nome, 17€ + 8€ de cada butija

Também vi alguns catálogos de fogões a gasolina que custavam uns 150€ ou mais

Como achei tudo caro, resolvi fazer um Fogão Vadio, feito com material reciclado e a custo zero...
O ideal era ter um fogão a gasolina, para poder ser abastecido com a gasolina da mota
mas para começar vai trabalhar a alcool...

O material necessário é este:

- 3 latas usadas
- 1 tesoura
- 1 X acto
- 1 marcador
- 1 fita metrica
- 1 alicate de pressão
- 1 pequeno prego
- um pouco de algodão que não aparece na foto...

O modelo escolhido foi o de 16 bicos, e com uma duração de 35 minutos com 30ml de álcool

Marquei os 16 furos e mais 9 no centro para poder reabastecer o deposito do fogão...

Com o alicate e o pequeno prego fiz isto,

e serve para fazer os furos na lata, desta forma bastando pressionar...

Depois de furado cortei o fundo da lata com a tesoura numa altura de mais ou menos 13mm
e cortei outro fundo, que vai ser a base, com a altura de 10mm

Enchi o interior das latas cortadas com algodão...

e depois com um pouco de paciência encaixei um fundo no outro...

E está feito o fogão

É muito pequeno e fácil de transportar...

Com a 3ª lata fiz uma pequena tampa para os bicos, que permite apagar o fogão sempre que seja necessário...

Pequeno compacto e sem custos...
com 30 ml dura mais de 35 minutos
ferve 1 litro de agua em menos de 10 minutos...
pode cozer batatas, ovos, um peixe, etc etc...

Fiz um vídeos sobre o seu funcionamento, e quando poder... posto aqui para completar isto...

http://vadiodaxt.blogspot.com/
pedro.spa

Moto : XT660Z Ténéré - 2008

MensagemAssunto: Re: [DIY] Fogão a Álcool da Tugatech   Sab Maio 14, 2011 8:52 am

Genial!

Regista a patente disto...

Qualquer dia levas um Douturamento Honoris Causa... nem que seja aqui pela malta do forum!

pedro.spa

Yamaha XT 660 Z
Casal K-276
Casal Super Boss
shok

Moto : Yamaha xt 600E

MensagemAssunto: Re: [DIY] Fogão a Álcool da Tugatech   Sab Maio 14, 2011 10:38 am

Boas Edgar, realmente está aí uma obra de engenharia, parabens.

Quado fiquei a olhar para a obra lembrei-me de uma coisa, será que o aluminio da lata aguenta a castanhada?
mariomcarvalho

Moto : Yamaha XTZ 750

MensagemAssunto: Re: [DIY] Fogão a Álcool da Tugatech   Sab Maio 14, 2011 11:42 am

excelente ideia. isso lembra-me que tenho ca em casa umas lamparinas de fondue/rechaud que tb sao porreiras para isso. mas convem fazeres uma grelha pequena que suporte um tacho

Fotos de passeios em:
http://picasaweb.google.com/mariomcarvalho

Jogos Paintball:
www.facebook.com/jogospaintball
Edgar

MensagemAssunto: Re: [DIY] Fogão a Álcool da Tugatech   Sab Maio 14, 2011 12:11 pm

Boas...

A ideia, não é original, e há muitos exemplos na net de fogões iguais...
Foi na net que encontrei a ideia...

Sobre a duração do fogão e do alumínio... dura bastantes tempo, e este já é o 2º que faço...

O 1º esta em bom estado e já trabalhou 5 vezes o que soma um total de 2H30

Vou fazer um pequeno suporte para a panela em arame...
mas ainda não encontrei um cabide velho ou algo parecido para reciclar o arame...

Fica aqui um video do fogão a trabalhar

shok

MensagemAssunto: Re: [DIY] Fogão a Álcool da Tugatech   Sab Maio 14, 2011 12:41 pm

Boas edgar, tá porreiro.

Já exprimentaste com gasolina? é preciso ter mais cuidado, porque a gasolina é mais exlosiva, então devemos fazer os buracos mais finos para uma livertação menor, controlando assim a chama.

Com esta coisa toda e como alguem falou aí a traz das lamparinas do fondue ainda podes fazer isso melhor.

vamos a ver se eu me consigo fazer entender:

se utilizares dois fundos da lata agarrados no centro por um rebit, ou seja, um por cima do outro, a que fica por baixo fazes um furos maiores, tipo 4mm e na de cima tb, se rodares depois só uma das tampas consegues abrir e fechar mais os buracos, assim podes controlar a combustão e conseguir utilizar isso melhor.

Convem que no meio das duas tampas coloques uma anilha para mais facil deslizar uma na outra.
Edgar

MensagemAssunto: Re: [DIY] Fogão a Álcool da Tugatech   Sab Maio 14, 2011 12:53 pm

Sim... percebo o conceito
deve resultar e controlar a chama

O Alcool é porreiro, e com uma pequena garrafa de 125cl dá para muitas horas...

Começo a gostar da ideia do alcool,
e já estou a reciclar uma embalagem da gasolina da Zippo para transportar o alcool junto com o fogão...

Este ano durante o Travel Event em Avis vamos fazer um "Cozido à Portuguesa" com um fogão deste

ABR
shok

MensagemAssunto: Re: [DIY] Fogão a Álcool da Tugatech   Sab Maio 14, 2011 1:12 pm

lolol essa do cozido tá boa.

sabes tb o que deve resultar bem, acendalhas liquidas, é meio viscoso e deve urar mais que o alcool.

Esse projecto tem de ser evoluido para um patamar que so os portugueses possam alcançar.

não podemos brinca em serviço.

já estou com vontade de fazer um, vai ser um churasco para pardais hehehe

cumps
mariomcarvalho

Moto : Yamaha XTZ 750

MensagemAssunto: Re: [DIY] Fogão a Álcool da Tugatech   Sab Maio 14, 2011 5:40 pm

lol já tou a ver toda a gente a fazer grandes cozinhados. edgar podes experimentar isso com gasolina a ver se dá? é que a mesma é um combustivel que temos á mão e nao haveria necessidade de transportar alcool connosco...a nao ser que levemos as garrafitas de vodka...

Fotos de passeios em:
http://picasaweb.google.com/mariomcarvalho

Jogos Paintball:
www.facebook.com/jogospaintball
javleitao

Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

MensagemAssunto: Re: [DIY] Fogão a Álcool da Tugatech   Dom Maio 15, 2011 11:16 am

Eu estava para comprar um fogareiro compacto para levar na mota mas acho que mudei de ideias

Grande ideia

Cumps

Moto : Super Ténéré 750

MensagemAssunto: Re: [DIY] Fogão a Álcool da Tugatech   Dom Maio 15, 2011 9:15 pm

Edgar, sem duvida que és um génio, obrigado por partilhares essa invenção tão bem explicada.Que grande utilidade vai ter para muita gente.
frdsilva

Moto : XT 600E 2001 Azul!

MensagemAssunto: Re: [DIY] Fogão a Álcool da Tugatech   Dom Maio 15, 2011 9:43 pm

O verdadeiro artista! Qual McGyver!?

A ideia está muito fixe, bem conseguido.
NÉNATÉ

Moto : XT 660 Z

MensagemAssunto: Re: [DIY] Fogão a Álcool da Tugatech   Dom Maio 15, 2011 11:26 pm

Muito fixe alem de ser pratico e funcional nao occupa espaço. A Tugatech nao para a proxima invençao vai ser uma jangada com frigorifico e motor de xt .

Moto : XT660Z Ténéré - 2008

MensagemAssunto: Re: [DIY] Fogão a Álcool da Tugatech   Dom Maio 15, 2011 11:43 pm

Não não...

A próxima vai ser uma protecção do carter para as Tés...

Quando sair a motinha da oficina temos de combinar Edgar!

pedro.spa

Yamaha XT 660 Z
Casal K-276
Casal Super Boss
NÉNATÉ

Moto : XT 660 Z

MensagemAssunto: Re: [DIY] Fogão a Álcool da Tugatech   Dom Maio 15, 2011 11:47 pm

Isto seria uma boa idea, coisa a combinar com o Mestre. Espero que tenhas a Té o mais rapido possivel, 2 semanas ja foi muito tempo para mim.

[DIY] Fogão a Álcool da Tugatech
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos similares
-
» [DIY] Fogão a Álcool da Tugatech
» Desemprenho do Álcool com motor frio ?
» Limpei o painel com álcool ( ajuda )
» Motor falhando ao ligar pela manhã no álcool
» Caldo de cana é derivado de álcool ...

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube XT Portugal :: > Geral :: Dicas Úteis; Navegação; Campismo, :: Camping & Acessórios-
Ir para: