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 Oleo XT

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AutorMensagem
tiago_p




MensagemAssunto: Oleo XT   Qua Abr 27, 2011 11:56 am

Bom dia
recentemente comprei uma Xt usada de 98 , na altura n verifiquei o oleo da moto, mas esta no minimo entao aproveito e troco oleo e filtros a moto, agora a minah duvida é
meto o oleo na moto ate ficar de nivel? ja com filtro novo, ou convem sangrar alguma coisa?
é q eu n sei qual o parafuso q faz o sangramento do sistema., pois n tenho o manual da moto
.
espero n estar a dizer nenhuma estupidez

abraços
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Edgar



Moto: XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Oleo XT   Qua Abr 27, 2011 12:12 pm

É muito facil...

EU tenho algumas imagens sobre isso... mas tenho o PC avariado, e não tenho acesso a isso...


Se quiseres vem ter comigo a margem sul (Moita) trás o óleo e o filtro e a vela, que eu empresto-te a ferramenta, e dou-te as dicas que precisares de saber... Já fiz isso bué da vezes
se ficar fora de mão... tudo bem...

O parafuso da purga é o parafuso que está na tampa do filtro de oleo, e usa-se uma chave de bocas 8mm

Cuidado com as quantidades de oleo que metes... no maximo 2,8L ou com 2,7L fica sempre bom

Se o nivel está no minimo está bom...

ABR
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http://vadiodaxt.blogspot.com/
tiago_p




MensagemAssunto: Re: Oleo XT   Qua Abr 27, 2011 12:41 pm

agradeço a tua disponibilidade, mas eu ainda nao tenho carta de mota , logo n posso ( convem ) andar com ela de uma lado para o outro =)

quanto ao parafuso , meto os 2,3Lde oleo depois abro um bocado o parafuso , com mota desligada, até correr um fio de oleo ? Depois volto a fechar e a meter o resto do oleo ate ficar de nivel n? abraços
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Edgar



Moto: XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Oleo XT   Qua Abr 27, 2011 3:11 pm

boas...

Vou tentar exemplificar o melhor que poder por palavras e sem imagens... porque tenho o meu PC avariado...


Basicamente vamos ter que desapertar os seguintes parafusos:

O bujão do óleo no motor (chave 17mm)
O bujão do oleo no quadro (chave 12mm)
A tampa do filtro de oleo (chave sestavada interior 5mm)
e no final purgar o oleo (chave 8mm)


Devemos desapertar os parafusos todos com o motor frio (porque quente é mais difícil)

Desapertamos um pouco e voltamos a ajustar (depois com o motor quente vai ser muito mais facil de tira-los)

Alguns parafusos podem ser teimosos de tirar... como os 3 sestavados interiores do filtro) e por vezes um martelada do duas secas para eles descolarem ajuda...

Depois de garantirmos que todos os parafusos vão sair facilmente, aquecemos o motor (aquecemos o oleo)
5 minutos são mais que suficientes...

- paramos o motor

- tiramos o bujão do oleo do motor (vai sair cerca de 1,5L)

- desapertamos a vareta do oleo para poder entra ar e facilitar a saida do oleo

- tiramos o bujão do quadro (chave 12mm) e vai sair uns 2L e se não tiveres cuidado o oleo sai disparado para o pneu da frente...

- retiras o filtro (sai mais uns 0,2 de oleo)

- deixas sair o que tem a sair...



Vai haver 0,5L que não se consegue retirar do motor e quadro... não vale a pena tentar sempre foi assim e simplesmente não sai...

O motor tem dentro dele 3,3L leva nas trocas sem filtro 2,7L e 2,8L com filtro... e por aqui se pode ver que 0,5L não se consegue mudar...


A tampa do filtro tem dois orings que devem estar em bom estado...
e para facilitar a proxima troca devem ser besuntados com oleo antes de serem montados...

Os bujões têm umas anilhas que normalmente não são precisas trocar, uma é de alumínio e a outra de cobre...
eu nunca troquei essas anilhas, mas os orings duram talvez uns 50Mil kms


- Depois de tudo fechado e montado e apertado...
é preferível teres uma pequena fuga (tipo motor babado) na zona do filtro de oleo, que moeres a rosca dum parafuso desses... o carter é tipo aluminio e muito facilmente lixamos a rosca se apertarmos demasiado...
por isso deve haver peso e medida nos apertos... um bocadinho antes de partir... ou simplesmente ajustar bem... que se o motor começar a babar por aí, damos mais um cheirinho e fica bom...


- metemos o oleo novo... entre 2,2 e 2,5L... os ultimos decilitros são dificeis de meter... e devemos esperar que o oleo caia para o carter

- damos ao start (como a vareta enroscada ) e vamos aliviando o parafuso da purga
se sair óleo é porque não tem ar...
e tiro sempre um bocado de oleo durante uns 20 30 segundos...

ATENÇÃO: se deixamos o parafuso da purga de ar sair totalmente...
mesmo a relantin o óleo sai com uma pressão do caneco, e levas um banho

Depois de purgado podemos repor o resto do oleo que falta para completar a medida...
Nas minhas trocas meto sempre só 2,6L ou 2,7L...
2,6L equivale a meia vareta...
e 2,7L talvez entre a meia vareta e o máximo...
O motor da XT600E gosta de andar com meia vareta ou menos... eu tenho usado este método e tenho-me dado muito bem...


Basicamente é isto...
No manual do proprietario também tem uma breve explicação (pagina 6/11) e devias faer o donwload

http://www.yamaha-motor.pt/pt/servico/manuais-proprietario/


Boa sorte... e isso é facil...
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tiago_p




MensagemAssunto: Re: Oleo XT   Qui Abr 28, 2011 10:31 am

revisao feita
obr pela ajuda
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Edgar



Moto: XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Oleo XT   Sex Abr 29, 2011 2:54 am

Boas...

Tiveste-te alguma dificuldade ??

E oleo dos travões... tambem vais trocar ??

ABR
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tiago_p




MensagemAssunto: Re: Oleo XT   Sex Abr 29, 2011 9:18 am

n foi assim tao dificil quanto eu pensei.
o oleo dos travoes tb e pra mudar, n agora mas futuramente sim.
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nfduarte



Moto: XT 600 E

MensagemAssunto: Re: Oleo XT   Ter Ago 16, 2011 10:39 pm

Pessoal,

Já agora, vocês que dominam o "coiso" qual é a frequencia com que mudam o oleo ?? 5000 km, 10000km ??

Onde comprei a mota disseram-me que o oleo é para 3000 km.

Cump,
nfduarte

_________________
DT 50; Virago XV 535; XT 600 E
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Edgar



Moto: XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Oleo XT   Qua Ago 17, 2011 3:58 am

Eu troco todos os anos

umas vezes troco antes de fazer alguma viagenzeca maior outras troco por está com 7 ou 8 mil kms

de 3000 em 3000 é para o óleo mineral...

se usares semi-sintético podes alargar as trocas de óleo


Neste link podes ver um exemplo dos intervalos que eu tenho feio...
http://www.clubextportugal.com/t220-registo-de-manutencao-xt-600-e
é só um exemplo... mas tenho tido óptimos resultados



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nfduarte



Moto: XT 600 E

MensagemAssunto: Re: Oleo XT   Qui Ago 18, 2011 12:24 am


Obrigado,

respondi em http://www.clubextportugal.com/t292p30-verificar-o-nivel-do-oleo-xt600e

Cump,
nfduarte





Edgar escreveu:
Eu troco todos os anos

umas vezes troco antes de fazer alguma viagenzeca maior outras troco por está com 7 ou 8 mil kms

de 3000 em 3000 é para o óleo mineral...

se usares semi-sintético podes alargar as trocas de óleo


Neste link podes ver um exemplo dos intervalos que eu tenho feio...
http://www.clubextportugal.com/t220-registo-de-manutencao-xt-600-e
é só um exemplo... mas tenho tido óptimos resultados




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