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 Cremalheira e pinhão ataque xtz 660 de 94

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AutorMensagem
mariomcarvalho

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Moto : Yamaha XTZ 750

MensagemAssunto: Cremalheira e pinhão ataque xtz 660 de 94   Sab Mar 26, 2011 12:57 am

uma pergunta pois tenho andado á procura no forum e nao consigo encontrar. de quantos dentes é o pinhao de ataque de origem da moto, 14 ou 15? e a cremalheira? qual é a medida dela?
queria trocar isso á moto e ando no ebay á procura mas tava com ideias de por um pinhao de ataque com mais um dente pois irei fazer alguma auto-estrada com ela diariamente e pelo que o fernando ja me disse ganho mais um pouco de velocidade assim.

obrigado
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Marco F.

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Moto : XTZ 850 STrx

MensagemAssunto: Re: Cremalheira e pinhão ataque xtz 660 de 94   Sab Mar 26, 2011 1:04 am

Ora bem a relaçao da Té é 15/45 ... se usares 16 iras baixar o regime a mesma velocidade , mas recorda-te que teras de ter mais cuidado em cidade pois ela ira bater mais ... pessoalmente desaconcelho mudar a relaçao pois ela esta equilibrada ... mas atendendo a utilizaçao que das a Té faz todo o sentido

Cumps e tem atençao as compras no ebay , nao va sair gato por lebre

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mariomcarvalho

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Moto : Yamaha XTZ 750

MensagemAssunto: Re: Cremalheira e pinhão ataque xtz 660 de 94   Sab Mar 26, 2011 1:05 am

entao basta só alterar no pinhao? nao necessito de alterar nada na cremalheira? que queres dizer com bater mais? chega mais depressa ao limite das mudanças?

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Marco F.

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Moto : XTZ 850 STrx

MensagemAssunto: Re: Cremalheira e pinhão ataque xtz 660 de 94   Sab Mar 26, 2011 1:09 am

Quando falo em bater mais refiro-me ao funcionamento do mono em baixas ... alongares a relaçao secundaria so ira agravar este sintoma .
Quanto a alongares a relaçao secundaria so tens duas vias ... aumentar o pinhao e/ou diminuir a cremalheira

Cumps

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Edgar

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Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Cremalheira e pinhão ataque xtz 660 de 94   Sab Mar 26, 2011 1:23 am

Repetindo o que Marco disse...

é 15/45 e a corrente é DID 520VX

Se puseres mais dentes no Pinhão aquilo vai ficar apertado porque o diâmetro é ligeiramente maior, e com 17 dentes nem cabe.

Penso que mexer por mexer... mas vale trocar o numero de dentes na cremalheira


Tivemos um membro no forum que tem 16 dentes no Pinhão e não ganhou nada em velocidade de ponta... mas baixou a rotação do motor em 5ª a fundo e manteve as velocidades como estava...
Em Espanha também ouve um dono duma XT660Z de 2000 que o fez mas montou um pinhão de 16 dentes mais um Kit de dyno jet e um filtro não sei das quantas e ganhou mais 7 ou 10 km/h com a mesma rotação que tinha antes da alteração

Aqui podes ver alguma coisa mas incompleta sobre isso...
http://www.clubextportugal.com/t179-transmissao-para-a-xtz-660-tenere

ABR
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mariomcarvalho

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Moto : Yamaha XTZ 750

MensagemAssunto: Re: Cremalheira e pinhão ataque xtz 660 de 94   Sab Mar 26, 2011 2:29 am

realmente nao a muita informacao sobre isso. eu sei que o fernando montou um pinhao maior na dele. ainda nao tive foi oportunidade de lhe perguntar se ja o experimentou e que diferencas viu.

indicaram-me este site no trailaventura para fazer as contas do racio mas nao percebo nada disto. se alguem quiser fazer as contas e apresenta-las eu agradeço a ajuda
http://www.gearingcommander.com/


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Edgar

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Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Cremalheira e pinhão ataque xtz 660 de 94   Sab Mar 26, 2011 3:13 am

Bom

Eu não dei muita importância a esse link, porque acha valores que depois não se traduzem em grande coisa...
É muita teoria com resultados nada práticos... é minha ideia pessoal.


Segundo esse equação deveria acontecer isto:
Kaparica SP escreveu:
Amigo,

Ao aumentares 1 dente em 15 e caso a nova peça respeite à décima a distância entre dentes da peça anterior, estás a incrementar o perímetro em 6,7%. Deste modo, deves esperar um incremento da velocidade de ponta na mesma proporção. Quando anteriormente ias a 120Km/h, irás agora para o mesmo nível de rotações a 128Km/h.

90 = 96,0
100 = 106,7
110 = 117,3
120 = 128,0
130 = 138,7
140 = 149,3
150 = 160,0

Relativamente ao binário, ou à falta dele, as coisas vão-se passar exactamente ao contrário. Com algumas diferenças, dada a relação pinhão/cremalheira mudar, vais sentir o motor a bater, em cada uma das relações de caixa, a uma velocidade de circulação mais ou menos 7% acima do que sentias.

Como podes ver, a minha opinião não é diferente das anteriores.

Só avisar-te para mais um pormenor que podes vir a sentir. Ao aumentares o pinhão, vais sentir menos pica nos arranques quando estiveres parado e o motor vai ficar menos redondo do que agora.


e eu digo deveria, porque é um resultado teórico...
porque na pratica o que vai acontecer é a velocidade final (de ponta) e vai manter-se mas vai baixar a rotação final do motor...

Por exemplo se a tua XT660Z der 160km/h às 6500rpm

Teoricamente deveria dar com mais um dente no Pinhão de ataque fazer 170 km/h às 6500 rpm

mas na Pratica (realidade)o que vai acontecer é dar 160km/h às 6250 rpm (ou talvez 6000rpm)
e não vai passar disto... 160km/h igual a ter 15 dentes
porque depois o motor com mais um dente não vai conseguir ter força para ir a rotação máxima de 6500 rpm


Atenção que os valores de velocidade e rotação, são apenas exemplos, porque eu não sei ao certo quais são...
mas não foge muito ao que disse...

ABR
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javleitao

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Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

MensagemAssunto: Re: Cremalheira e pinhão ataque xtz 660 de 94   Sab Mar 26, 2011 7:31 am

Boas

Eu prefiro falar em diminuição da rotação do que em aumento de velocidade.
Por vezes com uma relação mais longa até pode diminuir a velocidade de ponta, porque o motor roda a menor rotação e a essa rotação (menor) pode não ter potencia suficiente para atingir a mesma velocidade de ponta . Mas tudo depende do motor em questão e de vários factores.

Mas ao aumentares a relação de transmissão só vais ter vantagens se andares muito em velocidades mais elevadas.
Por exemplo eu na minha xte meti uma cremalheira de 42 dentes (de origem é 45) porque a andar a 100/110 achava que o motor ia a uma rotação elevada. Realmente nesse aspecto ficou muito melhor mas depois vieram os contras: andar em off road, em cidade, velocidades mais reduzidas e andar com pendura a caixa torna-se muito longa Neutral

Cumps

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Leitão
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mariomcarvalho

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Moto : Yamaha XTZ 750

MensagemAssunto: Re: Cremalheira e pinhão ataque xtz 660 de 94   Sab Mar 26, 2011 2:40 pm

Isso é que me tá a fazer confusão, pois se teoricamente diminui a rotação deveria poder andar mais. Ou obtém melhores resultados se fizer a alteração na cremalheira?

Ou então alterar o pinhão ataque mas como dizem que o motor não tem força pra dar mais meter o tal kit dinojet?

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Edgar

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Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Cremalheira e pinhão ataque xtz 660 de 94   Sab Mar 26, 2011 3:28 pm

Citação :
Isso é que me tá a fazer confusão, pois se teoricamente diminui a rotação deveria poder andar mais.
Pois...
o que tenho visto é que não altera a velocidade final...
fica com a mesma velocidade, e com uma rotação mais baixa...

Citação :
Ou obtém melhores resultados se fizer a alteração na cremalheira?
A diferença de alterar na cremalheira ou no pinhão...
é que o cárter na zona do pinhão é muito apertadO, e feita para um de 15 dentes... ao pormos um com 16 dentes fica ainda mais justo... e se tentarem por um com 17 na cabe no cárter

esta foto é da minha XT600E que é muito parecida a tua XT660Z
como podes ver... eu tenho um pinhão de 15 e não sobra muito espaço dos lados para a corrente trabalhar...
se puser um de 16 ainda vai ficar mais apertado...
Por isso a cremalheira ser um local mais acertado para fazer a alteração (mas é mais cara a cremalheira que o pinhão Neutral )




Citação :
Ou então alterar o pinhão ataque mas como dizem que o motor não tem força pra dar mais meter o tal kit dinojet?

Também não é assim tão linear...
para fazer isto em condições, e a para resultar bem, devemos trocar o Filtro por uma da K&N adequado (+ uns 50€), e o escape também deve ser trocado


Mas eu não tenho a certeza disto na pratica...

ABR
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Marco F.

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Moto : XTZ 850 STrx

MensagemAssunto: Re: Cremalheira e pinhão ataque xtz 660 de 94   Sab Mar 26, 2011 3:43 pm

mariomcarvalho escreveu:
Isso é que me tá a fazer confusão, pois se teoricamente diminui a rotação deveria poder andar mais.

A coisa é tao simples como isto ... o que determina em grande parte a performance em termos de velocidade maxima de um determinado veiculo é a sua produçao de potencia que consequentemente sera absorvida pela força aerodinamica exercida no veiculo , neste caso tu apenas estas a alongar a transmiçao secundaria e consequentemente a baixar o regime a que determinada velociade é atingida , ora isto é um pau de dois bicos pois se tens uma potencia limitada (46hp nao é nada de impressionante...) e se o regime onde esse valor é maximo ficar longe da zona de equilibrio de potencia produzida vs potencia absorvida podes correr o risco de ate perder velocidade maxima Rolling Eyes ... alias no comentario do Edgar ate da para perceber que o espanhol que teve ganhos na velocidade maxima teve de fazr ''tunning'' a nivel de carburaçao , logo teve de alterar a potencia produzida e provavelmente o regime em que ela sera atingida

Cumps

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