Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Mais luz nos maximos - Tenere Duplo Farol

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
BastiaZ

avatar

Moto : Té do bafu!

MensagemAssunto: Mais luz nos maximos - Tenere Duplo Farol   Sex Mar 25, 2011 6:35 pm

Boas,

Hoje foi um dia fraco na loja então decidi fazer algo que estava para fazer à algum tempo...

A Tenere de 2 farois tem como lampada do medio uma lampada H4, logo estamos a desperdiçar um maximo, que bem falta faz à noite Sleep





O conector tem um espaço vazio, pelo que podemos colocar lá um ficha













Após a colocação da ficha, ligamos o fio ao fio de corrente do outro farol, neste caso o amarelo





Depois de ligarmos é só isolar tudo MUITO bem e...








Espero que seja util


Claro que para fazer isto não é preciso desmontar as carenagens mas eu estava a refazer algumas ligações e aproveitei, já está toda montadinha e pronta a rolar
Voltar ao Topo Ir em baixo
Edgar

avatar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Mais luz nos maximos - Tenere Duplo Farol   Sex Mar 25, 2011 7:09 pm

Boas...

Muito útil
e simples de fazer...

Talvez coloca-se um interruptor intermédio para anular essa alteração
e podia ficar com as duas situações (a de origem, e a melhoria)

mas está muita fixe, e vai notar-se uma boa diferença


ABR
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Helder




MensagemAssunto: Re: Mais luz nos maximos - Tenere Duplo Farol   Qui Dez 29, 2011 11:32 pm

Boas.....

Tambem gostava de fazer isso na minha Tenere.

Mas pelas imagens não consigo ver claramente como se faz (sou leigo na materia).

Por acaso não consegues explicar o processo como se eu fosse uma criança de 7 anos?

Obrigado
Voltar ao Topo Ir em baixo
António Martins

avatar

Moto : XTZ 660 Ténéré de 1995

MensagemAssunto: Re: Mais luz nos maximos - Tenere Duplo Farol   Sex Dez 30, 2011 8:27 am

Helder escreveu:
Boas.....

Tambem gostava de fazer isso na minha Tenere.

Mas pelas imagens não consigo ver claramente como se faz (sou leigo na materia).

Por acaso não consegues explicar o processo como se eu fosse uma criança de 7 anos?

Obrigado

Boas,

O que o BestiaZ fez foi, penso o mesmo que a minha tem ou seja:

A Té tem de origem dois farois, sendo que um tá equipado com uma lampada H4 que tem dois filamentos e permite fazer médios e máximos, e o outro farol está equipado com uma lampada H1, só com um filamento e que só faz máximos.

No entanto a Té de origem só faz médios no farol esquerdo (lâmpada H4) e máximos no farol direito (H1), ora quando se liga os máximos o farol esquerdo apaga, desperdiçando dessa forma um máximo.

O que se costuma fazer é ir buscar alimentação á lampada H1 e ligar ao filamento de máximos da lampada H4, permitindo que os 2 farois acendam em simultâneo em máximos, em médios continua só um aceso.

Confuso?

Cumps
Voltar ao Topo Ir em baixo
Helder




MensagemAssunto: Re: Mais luz nos maximos - Tenere Duplo Farol   Sex Dez 30, 2011 9:08 am



Boas,

O que o BestiaZ fez foi, penso o mesmo que a minha tem ou seja:

A Té tem de origem dois farois, sendo que um tá equipado com uma lampada H4 que tem dois filamentos e permite fazer médios e máximos, e o outro farol está equipado com uma lampada H1, só com um filamento e que só faz máximos.

No entanto a Té de origem só faz médios no farol esquerdo (lâmpada H4) e máximos no farol direito (H1), ora quando se liga os máximos o farol esquerdo apaga, desperdiçando dessa forma um máximo.

O que se costuma fazer é ir buscar alimentação á lampada H1 e ligar ao filamento de máximos da lampada H4, permitindo que os 2 farois acendam em simultâneo em máximos, em médios continua só um aceso.

Confuso?



Cumps[/quote]

Obrigado Antônio pela explicação simples e bem esclarecedora.
Vou-me aventurar a fazer para ver o que acontece.


Voltar ao Topo Ir em baixo
shok

avatar

Moto : Yamaha xt 600E

MensagemAssunto: Re: Mais luz nos maximos - Tenere Duplo Farol   Sex Dez 30, 2011 6:27 pm

e depois de algum tempo como ficará a bateria da burrinha?

pensem tb nisso, o melhor é fazer como diz o edgar, ligar um botão intermédio, assim de dia andam só com um farol e de noite acendem o outro, senão a bateria vai carregar pouco de certeza, senão de origem vinha logo a acender os dois em simultâneo.

Voltar ao Topo Ir em baixo
Edgar

avatar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Mais luz nos maximos - Tenere Duplo Farol   Sex Dez 30, 2011 6:49 pm

shok escreveu:
e depois de algum tempo como ficará a bateria da burrinha?

pensem tb nisso, o melhor é fazer como diz o edgar, ligar um botão intermédio, assim de dia andam só com um farol e de noite acendem o outro, senão a bateria vai carregar pouco de certeza, senão de origem vinha logo a acender os dois em simultâneo.


Também vai sempre a puxar (ou esforçar) mais 4 Amperes no rectificador

O rectificador é que leva com a sub carga do consumo

ABR
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
shok

avatar

Moto : Yamaha xt 600E

MensagemAssunto: Re: Mais luz nos maximos - Tenere Duplo Farol   Sex Dez 30, 2011 9:58 pm

e se o problema delas já é o retficador... mais vamos agravar essa maleita...
Voltar ao Topo Ir em baixo
rui durao

avatar

Moto : Yamaha XT660Z tenere

MensagemAssunto: Re: Mais luz nos maximos - Tenere Duplo Farol   Sex Dez 30, 2011 9:59 pm

Besde que meti a pelicula nos farois tambem alterei o funcionamento das luzes. Agora em medios tem sempre dois farois e em maximos igual. Nao tem vantagem mas tem mais pinta

_________________
super tenere 750 (2008-2012)
tenere 660

clubextportugal
Voltar ao Topo Ir em baixo
BastiaZ

avatar

Moto : Té do bafu!

MensagemAssunto: Re: Mais luz nos maximos - Tenere Duplo Farol   Sex Dez 30, 2011 10:44 pm

Bem, vinha responder mas... está tudo respondido

_________________
"Duct tape is like the force. It has a light side, a dark side, and it holds the world together."
Voltar ao Topo Ir em baixo
vitorcosta

avatar

Moto : XT600Z Ténéré

MensagemAssunto: Re: Mais luz nos maximos - Tenere Duplo Farol   Seg Jan 02, 2012 11:12 am

Pelo que sei a questão de um farol acesso ou dois...tem haver com a legislação de cada país.

Há paises em que so é permitido rolar com um farol acesso, outros podem ter os dois. Uns paises so podem ter uma luz de máximos...outros podem ter dois.

Por isso a mesma mota em paises diferentes tem instalações diferentes nos farois.

Por isso penso que o rectificador já é pensado em aguentar os dois acessos.

Eu pessoalmente já tive uma optica que acendia os dois médios e os dois máximos simultaneamente e nunca tive problemas com o rectifidor.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Edgar

avatar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Mais luz nos maximos - Tenere Duplo Farol   Seg Jan 02, 2012 12:05 pm

vitorcosta escreveu:
... ...
Por isso penso que o rectificador já é pensado em aguentar os dois acessos.
... ...

Sim claro...
mas também não é tão linear

porque por esse ponto de vista eles nunca davam o bérro...


No caso da XT600E que tem um rectificador de ultima geração (na altura e ainda actual) é muito mais resistente
(salvo erro o rectificador da minha XT600E 4PT é igualzinho ao da XT660Z Ténéré)

é um rectificador de 25 Amperes
se aumentarmos o consumo dos Amperes em mais 4A
e depois se formos fazendo coisas normais como travar e piscas... são mais 6A
com mais algumas pequenas coisas que são permanentes mínimos luz de presença traseira mais 10W a 15W para os manómetros...
juntando o com o consumo do motor para a vela...
depois se a bateria estiver cansada, são mais outros tantos...

facilmente nos aproximamos dos 25A e ele começa a aquecer bastante...
vai perdendo características... e um dia que a bateria esteja a pedir mais carga... frita o rectificador...


Ter o rectificador que dá 25A e andar sempre no seu máximo ou perto disso... não é boa ideia...
é como andar sempre com o motor a fundo na velocidade máxima... vai ter um desgaste mais rápido...


Por isso vejo isso como um exercício de bom-senso...
dá para andar... mas não o usava se não fosse realmente necessário em dias de fraca visibilidade...


ABR
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
António Martins

avatar

Moto : XTZ 660 Ténéré de 1995

MensagemAssunto: Re: Mais luz nos maximos - Tenere Duplo Farol   Seg Jan 02, 2012 4:27 pm

Edgar escreveu:
vitorcosta escreveu:
... ...
Por isso penso que o rectificador já é pensado em aguentar os dois acessos.
... ...

Sim claro...
mas também não é tão linear

porque por esse ponto de vista eles nunca davam o bérro...


No caso da XT600E que tem um rectificador de ultima geração (na altura e ainda actual) é muito mais resistente
(salvo erro o rectificador da minha XT600E 4PT é igualzinho ao da XT660Z Ténéré)

é um rectificador de 25 Amperes
se aumentarmos o consumo dos Amperes em mais 4A
e depois se formos fazendo coisas normais como travar e piscas... são mais 6A
com mais algumas pequenas coisas que são permanentes mínimos luz de presença traseira mais 10W a 15W para os manómetros...
juntando o com o consumo do motor para a vela...
depois se a bateria estiver cansada, são mais outros tantos...

facilmente nos aproximamos dos 25A e ele começa a aquecer bastante...
vai perdendo características... e um dia que a bateria esteja a pedir mais carga... frita o rectificador...


Ter o rectificador que dá 25A e andar sempre no seu máximo ou perto disso... não é boa ideia...
é como andar sempre com o motor a fundo na velocidade máxima... vai ter um desgaste mais rápido...


Por isso vejo isso como um exercício de bom-senso...
dá para andar... mas não o usava se não fosse realmente necessário em dias de fraca visibilidade...


ABR

Tudo isso pode e deve ser verdade

Mas estamos a falar dos máximos, é certo que são mais 60W de consumo mas é raro andar sempre com os máximos acesos, porque frequentemente temos de baixar para médios logo o consumo não é assim tão elevado.

Existem outras formas de alterar a iluminação da Té

Uma delas passa por ir buscar alimentação directamente à bateria e alimentar um relé que por sua vez é activado pelo sinal que vem do comutador de luzes, isto garante menos perdas de energia principalmente em motos velhas... vi isto no fórum espanhol numa super Té e segundo o dono melhorou bastante a ilumunação, porque passou a ter mais de 12 volt à saída do relé quando anteriormente tinha cerca de 11.

Outra é montar um sistema xénon ou bi-xénon

Outra solução é montar uns faróis adicionais, mas aqui temos também o problema do rectificador...

A minha para já vai continuar assim...

Abr
Voltar ao Topo Ir em baixo
vitorcosta

avatar

Moto : XT600Z Ténéré

MensagemAssunto: Re: Mais luz nos maximos - Tenere Duplo Farol   Ter Jan 03, 2012 9:59 am

António Martins escreveu:
Uma delas passa por ir buscar alimentação directamente à bateria e alimentar um relé que por sua vez é activado pelo sinal que vem do comutador de luzes, isto garante menos perdas de energia principalmente em motos velhas...

Motos velhas...onde??

Por aqui só há motos com mais experiencia e outras com menos...

E acham que realmente é necessário mexer nas luzes?

Digo isto porque em 15 anos de Té, todas as invenções na iluminação que fiz, acabei por retornar ao original. Principalmente pelo resultadoXconsequencia não me agradar , pois para mim o essencial e que nos distingue das demais é a fiabilidade das nossas maquinas e qualquer coisa que se mexa é estar a mexer na balança que os nosso amigos de olhos rasgados tanto estudaram para termos as maquinas de boa saúde por muitos e longos anos.

A unica coisa que fiz, gostei e mantive foi a troca da lampada de luz amarela por uma de luz branca da Philips.

É cara (cerca de 15€) mas dá-nos mais iluminação (penso que cerca de 60%).

Voltar ao Topo Ir em baixo
António Martins

avatar

Moto : XTZ 660 Ténéré de 1995

MensagemAssunto: Re: Mais luz nos maximos - Tenere Duplo Farol   Qua Jan 04, 2012 9:19 am

[Motos velhas...onde??

Por aqui só há motos com mais experiencia e outras com menos...


[/quote]

Mai nada
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Mais luz nos maximos - Tenere Duplo Farol
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Mais luz nos maximos - Tenere Duplo Farol
» Farol de neblina com xenom
» Lampada Farol LED CREE x XENON x Halógenas
» Ka-minhão de mudança...
» Lâmpadas Osram ou Philips

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Bricolage-
Ir para: