Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...

InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seLogin
Compartilhe | 

XT 600 Z Ténéré '87

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
AutorMensagem
Pedrocas

Moto: Yamaha XT 600 E

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Ter Mar 15, 2011 10:55 am

Essa Tenere das fotos é simplesmente linda! Tenho uma grande paixao por essa moto!
vitorcosta

Moto: XT600Z Ténéré

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Ter Mar 15, 2011 11:43 am

...parabens pela escolha de mota e modelo, a mota está muito bonita.

Pessoalmente se fosse minha colocava-a toda de origem...

Realmente na minha opinião, tem uma miscelanea com peças da 1VJ de 86/87 , da 3AJ de 88/90 e parece-me a mim que tb tem qualquer coisita da 34L de 83/85...

O deposito não é todo arredondado(34L)? quantos litros tem o deposito? se for 23 lt é de 86/87, se tiver 28 é anterior a 87.

A suspensão dianteira parece me mais baixa que o normal neste modelo (pode ser das fotos) a frente não é de uma XT600E?

A instalação electrica é de fusiveis normais ou disjuntor (tipo os de casa)?

O deposito do oleo dos travoes na 3AJ é no lado exterior do triangulo que o quadro faz junto ao banco e deposito. Fica á altura das torneiras de gasolina juntinho ao deposito ( na foto que tens ai dá para ver).

Qual a guia que precisas? a de plastico que fica virada para o chão ou a que vai ao longo da corrente do pinhão até á cremalheira?

Alguma literatura sobre as Ténérés... http://www.tenere.ch/english/etenerestory.html ou www.tenereclubeportugal.vc.pt
vitorcosta

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Ter Mar 15, 2011 11:45 am

krieg escreveu:
Uma pergunta:

A protecção de cárter deste modelo serve na XT 600E ?

servir acho que serve...tens é de adaptar os apoios que na 3AJ já vêm no quadro.
Edgar

Moto: XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Ter Mar 15, 2011 11:48 am

Upsss...
estava a escrever, e entretanto o Vitor respondeu primeiro...
é uma repetição mas aqui vai...

A fixação na frente é diferente da XT600E, e a trás é parecida ou igual...

Na XT600E temos aquela espécie de protecção (em Tubo)
é muito provável que tirando essa de tubo, se possa por a outra de alumínio,
mas com uma pequena adaptação na frente e talvez uns furos novos a trás...

A protecção da XTZ660 de 1991 até 2000 e tal é ligeiramente maior, por causa da bomba de agua, mas também deve dar com a tal adaptação...

ABR
http://vadiodaxt.blogspot.com/
krieg

Moto: HONDA 650 XLV ex XT600E 4PT

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Ter Mar 15, 2011 12:10 pm

Mas acham que como é ligeiramente maior, ficaria muito de fora do conjunto (limites da moto)?

Desculpem o offtopic companheiros.

Mundo CXTP
Edgar

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Ter Mar 15, 2011 12:20 pm

krieg escreveu:
Mas acham que como é ligeiramente maior, ficaria muito de fora do conjunto (limites da moto)?

Desculpem o offtopic companheiros.

Só no caso da XT660Z, que tem o motor ligeiramente diferente da XT600E
mas a XT600Z é igual...

vitorcosta

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Ter Mar 15, 2011 12:38 pm

pena seres de evora, senão teria todo o gosto em nos encontrarmos um dia e colocarmos a minha proteção na tua mota para experimentares.
krieg

Moto: HONDA 650 XLV ex XT600E 4PT

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Qua Mar 16, 2011 9:05 am

Obrigado pela disponibilidade amigo Costa

É que, vi uma à venda e, acho que a XT E ficava mais porreira com essa protecção.

Mundo CXTP
softuner

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Qua Mar 16, 2011 11:58 am

vitorcosta escreveu:
...parabens pela escolha de mota e modelo, a mota está muito bonita.

Pessoalmente se fosse minha colocava-a toda de origem...

Realmente na minha opinião, tem uma miscelanea com peças da 1VJ de 86/87 , da 3AJ de 88/90 e parece-me a mim que tb tem qualquer coisita da 34L de 83/85...

O deposito não é todo arredondado(34L)? quantos litros tem o deposito? se for 23 lt é de 86/87, se tiver 28 é anterior a 87.

A suspensão dianteira parece me mais baixa que o normal neste modelo (pode ser das fotos) a frente não é de uma XT600E?

A instalação electrica é de fusiveis normais ou disjuntor (tipo os de casa)?

O deposito do oleo dos travoes na 3AJ é no lado exterior do triangulo que o quadro faz junto ao banco e deposito. Fica á altura das torneiras de gasolina juntinho ao deposito ( na foto que tens ai dá para ver).

Qual a guia que precisas? a de plastico que fica virada para o chão ou a que vai ao longo da corrente do pinhão até á cremalheira?

Alguma literatura sobre as Ténérés... http://www.tenere.ch/english/etenerestory.html ou www.tenereclubeportugal.vc.pt
Ui... Tanta coisa que não sei.. Deixa ver o que sei.

O depósito é arredondado sim, não tem partes planas. Os litros ao certo não sei...

A suspensão dianteira era do modelo carenado que aparece na página anterior. Atá creio que tem os apoios do guarda-lamas da versão carenada (o que fica mesmo junto á roda).

A instalação eléctrica ignoro se é de fusíveis ou de disjuntor. Foi colocada nova numa mota exactamente igual, mas branca e vermelha. Mas depois o restauro dessa foi interrompido e eu fiquei com algum do material. Por isso digo que me seria relativamente simples voltar com a minha mota á origem. Apenas tinha que ir á tal mota abastecer-me das peças em falta.

O meu quadro não tem o apoio do depósito dos travões de trás, por isso foi aplicado num parafuso que fixa o apoio de pés do pendura, mas gostaria de o colocar mais protegido.

A guia que me falta é aquela brnaca que fica por baixo do braço da suspensão do lado esquerdo, e através da qual passa a corrente. Creio ser idêntica em diversos modelos. É a que fica virada para o chão. Inicialmente faltava a outra mas creio que foi colocada. Até tenho que confirmar.

Outra coisa é que o bloco do motor desta mota tenho-o em casa. O bloco que está nela é do início dos anos 90 e foram-lhe aplicadas as tampas originais da mota (que não têm exactamente o mesmo perfil, mas encaixam muito bem. Já a comprei assim e só depois quando demos pelo "gato" com o quadro errado é que veio com o resto do material que estava na cave da casa de quem me vendeu a mota. Paguei bem caro as peças em falta, mas era a minha única opção para ter tuido legal.

Foi pena quando a comprei não andar muito por fóruns pois estou a ver que o restauro teria sido muito melhor feito.
Estou a começar a aprofundar o meu conhecimento no modelo e aprendo rápido, mas perfecionista como sou, teria preferido ter feito algumas coisas melhor desde o início. Talvez até tivesse poupado as centenas de euros que gastei a tratar e pintar o outro quadro, depósito e carenagens...

Enfim, fui vigarizado e desenrasquei-me o melhor possível e gosto muito do resultado final. Agora posso sempre apurar.

Já agora, tenho uma blindagem do carter suplente.
Tenho que refazer a rosca de fixação da frente (no quadro) pois está moída...
softuner

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Qua Mar 16, 2011 7:39 pm

Não me lembro se tem as válvulas... Rolling Eyes
Pelas fotos da primeira página até parece que tem, mas posso sempre ir espreitar ao chegar a casa. 8)
softuner

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Sab Abr 02, 2011 5:11 pm

Afinal tenho que investir numa bateria nova...

Apesar de ter kick starter, o botão do ar não se sgura puxado e o novo ainda não apareceu no mecânico...

Recomendam alguma bateria em especial (tipo e marca)?
Costumo colocar YUASA nas minhas Yamaha, com a amperagem e poder de arranque adequados, claro.
Edgar

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Sab Abr 02, 2011 5:50 pm

softuner escreveu:
Afinal tenho que investir numa bateria nova...

Apesar de ter kick starter, o botão do ar não se sgura puxado e o novo ainda não apareceu no mecânico...

Recomendam alguma bateria em especial (tipo e marca)?
Costumo colocar YUASA nas minhas Yamaha, com a amperagem e poder de arranque adequados, claro.

Yuasa com a amperagem de origem é o melhor

Mas podes preparar uns 70€ ou perto disso

As outras mais baratas, por vezes saem muito caras

softuner

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Sab Abr 02, 2011 6:00 pm

Um colega meu tem uma suzuki gsx 550 de 83 (legalizada em 87) e levou-a recentemente a dar um pequeno recondicionamento/restauro.
Ficou um trabalho muito bem feito, mas o mecânico aplicou-lhe uma bateria sêca que diz serem um pouco mais caras mas mais permissivas a períodos mais longos de mota parada. Ou seja, se ficar sem carga por falta de uso, coloca-se á carga e ela admite de novo funcionar em boas condições. Já as mais comuns de placas de metal banhadas em ácido não é bem assim.
Edgar

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Sab Abr 02, 2011 6:11 pm

boas...

E quanto custa uma bateria seca ???
seca é de lítio ???

Uma Yuasa dura uns 10anos se andarmos pelo menos uma vez por semana...
depois há os aparelhos para fazer manutenção as baterias...

Pmvpires

Moto: XT600E 3tb. Black. (2009-2014) / XT660R (2014-)

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Sab Abr 02, 2011 7:27 pm

Boas, eu na minha XTE tenho uma bateria japonesa da GS a mais de ano e meio e estou bastante satisfeito com ela, na altura custou-me 50€...
http://www.xtdeportalegre.blogspot.com

XT 600 Z Ténéré '87

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 6Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube XT Portugal ::  :: -