Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...

InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Termómetro no Tablier

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Edgar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Termómetro no Tablier   Sab Fev 26, 2011 1:41 pm

Durante a 3ª edição dos Eskimós (em 2010) reparei que algumas motas tinham um termómetro para registar a temperatura ambiente...
E que quando a temperatura ambiente chegava aos 3º c (acho que era 3º...), ligava uma luz vermelha junto aos manómetros que alertava para o perigo de formação de gelo na estrada...

Durante essa edição dos Eskimós de 2010 vi uma GS1200ADV e uma Aprilia 1000 Caponord, cruzarem-se com a minha XT próximo dos 1800 Metros na estrada para Torre da Serra da Estrela...
Nesse mesma noite vim a saber que eles tinha dado meia volta, porque tinham indicação de formação de gelo na estrada, há algum tempo e não quiseram arriscar mais...

Eu continuei sozinho mais a XT, e ingenuamente aos 1900 e poucos metros encontrei a estrada coberta de gelo... formado por um vento muito forte com chuva e nevoeiro...
Nessa altura não tive sorte nem azar... apenas uma grande trabalheira para fugir dali, e foi por muito pouco que não andei de rojo com a XT

A lição que tirei desse dia foi muito simples...
tenho que arranjar um termómetro para por na XT... e foi inaugurado nos Eskimós de 2011

Comprei um termómetro por 1€ e antes de aplica-lo na XT fiz alguns testes ao mesmo...
Os testes foram muito simples... verifiquei se ele tinha algum erro de leitura, comparando com um termómetro de mercúrio.
Usei o Frigorífico, o congelador, um aquecedor, e o frio que teve em Janeiro...
Os valores registados coincidiam sempre, e estava pronto para ser usado como uma ferramenta viável... com uma escala de -20ºc até +50ºc

Com uma braçadeira de serrilha, foi colocado nesta zona do guiador...
Este local é perfeito e a temperatura nunca é alterada pela deslocação do ar...
Durante os Eskimós de 2011, consegui registar uma temperatura de 5ºc a caminho Vale do Rossim...
No resto da Serra era de 10ºc
O ter o termómetro com leituras positivas, aumenta-nos a segurança nestes locais por vezes pouco convencionais para as motas...

Agora diga-se de passagem que pouca falta faz ou nenhuma...
mas pode ser desviado para o lado, para apanhar a temperatura que a roupa tem de suportar...
Num dia com uma temperatura de 10ºc, com uma velocidade de 100km/h podemos registar uma temperatura de 0ºc...

ABR

http://vadiodaxt.blogspot.com/
NJ

Moto : XT600 hibrid a 3tb de 96

MensagemAssunto: Re: Termómetro no Tablier   Sab Fev 26, 2011 1:59 pm

:lol!:

Um bom Gadget para condições eXTremas...

e quem o utiliza sabe bem o porquê...

eu nao devo usar porque sou um menino que só anda de com

cumps
NJ
mariomcarvalho

Moto : Yamaha XTZ 750

MensagemAssunto: Re: Termómetro no Tablier   Sab Fev 26, 2011 2:01 pm

ai está um belo mod tugatech. eu ja vi montado numa moto, foi uma especie de fita nao sei se é umas fitas que se usam nos aquários que tinha uma escala que marcava a temperatura. e a opcao de meter desses termometros electronicos dos carros nao dava?
rui braz

Moto : XT 660 Z

MensagemAssunto: Re: Termómetro no Tablier   Sab Fev 26, 2011 3:01 pm

Ora ai está, uma bela .................paneleirice

Pensei que fosse uma bussula ... nem olhei bem ! a bussula faz mais sentido para um vadio , perdido por esses matos e montanhas ... mas pronto um termometrozito tb faz falta

Abraço

:lol!: :lol!:

Edgar

MensagemAssunto: Re: Termómetro no Tablier   Sab Fev 26, 2011 3:28 pm

@Braz
fiquei sem palavras

A bússola não funciona ao pé de coisas metálicas

Só um Vadio Burro é que tenta por uma bússola numa mota...

Simplesmente não funciona... temos que estar a mais de 1 metro da Mota para ter uma leitura correcta...

Os vadios usam a bússola no pulso... eu tenho uma agarrada a manga do blusão

Braz este comentário nem parece teu
Estás a ficar velho ou caduco

ABR
rui braz

Moto : XT 660 Z

MensagemAssunto: Re: Termómetro no Tablier   Sab Fev 26, 2011 5:43 pm

Funciona ...funciona ....

Vadio que é vadio orienta-se pelo sol e pela estrela polar

Edgar

MensagemAssunto: Re: Termómetro no Tablier   Sab Fev 26, 2011 5:50 pm

rui braz escreveu:
Funciona ...funciona ....

Ahhhh tu percebes disso
seu

Jarod

Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996

MensagemAssunto: Re: Termómetro no Tablier   Sab Fev 26, 2011 8:52 pm

Vadio que é vadio navega por azimute e não há nada que se meta no caminho dele!
http://www.toquedacucar.pt
M4rco

Moto : Yamaha XT660X (2004)

MensagemAssunto: Re: Termómetro no Tablier   Sab Fev 26, 2011 11:52 pm

Vadio que é vadio já conhece o caminho de cor e salteado !!!

Pmvpires

Moto : XT600E(2009-2014) / XT660R (2014-2017) / Deauville 700 (2017- )

MensagemAssunto: Re: Termómetro no Tablier   Dom Fev 27, 2011 12:17 am

Um VADIO nunca se perde...
Apenas explora novos caminhos....

Fortios, Portalegre
As Voltinhas da XT
Voltinhas da XT de Portalegre  
http://www.xtdeportalegre.blogspot.com
Rikardo

Moto : Princesinha do agreste

MensagemAssunto: Re: Termómetro no Tablier   Dom Fev 27, 2011 10:09 pm

Vadio que é vadio nunca está perdido mesmo quando não sabe para que lado está virado está apenas de costas para o conhecido.

MensagemAssunto: Re: Termómetro no Tablier   Dom Fev 27, 2011 11:00 pm

Vadio que é vadio...

rola desalmadamente sem destino por um caminho desconhecido, sem Bússola, GPS, relógio, e telemóveis, ...

vai simplesmente rolando e fazendo parte do mundo e da paisagem...

Não há melhor maneira de viver o pouco tempo que me é dado neste mundo...

Johnny_1056

Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: Termómetro no Tablier   Seg Fev 28, 2011 12:40 pm

Boas;
Apesar de viver num dos pontos mais frios do país, nunca me preocupei com este assunto.
Já saí diversas vezes com temperaturas negatívas ou próximas do "0°C" e já fiz algumas viagens de autêntico martírio.
Admito que estou cada vez mais comodista e não acho grande piada em rolar com condições climatérias adversas. Este ano nem me apeteceu ir aos "Pinguins", evento com qual começava logo a ficar em pulgas com o aproximar da data.
Essa das BMW e Aprilia avisarem que se corre o risco de apanhar gelo na estrada é apenas mais uma mariquice que os fanáticos por gadgets apreciam.
E se no meio de uma viagem com um destino fixo obrigatório aparecer esse aviso, param e esperam que o tempo melhore ou tentam chegar ao destino??!!
Já passei pela infelicidade de partir violentamente o focinho a 20 de Dezembro num dia cheio de sol, mas cuja noite anterior tinha sido particularmente fria, o gelo e a trampa na estrada conseguiram produzir um efeito devastador para a moto e respectivo condutor.
Talvez a partir dessa data tenha ficado mais receoso.
Tal não me impede de dar a minha volta no Inverno, mas sou cada vez mais "conservador".

Acima de tudo devemos circular ocm atenção ao piso e adequar o tipo de andamento.

Já passei por enormes sustos por causa do gelo, um dos que recordo foi num dia cheio de sol, atravessar uma placa de gelo porque durante a noite rebentou uma boca de água e escorreu para a estrada. Num alcatrão belíssimo estava uma faixa que atravessava a estrada cheia de gelo. De certeza que esse termómetro da BMW não me iria avisar de que haveria uma faixa de gelo à minha frente quando a temperatura ambiente era superior aos 5°C...
Edgar

MensagemAssunto: Re: Termómetro no Tablier   Seg Fev 28, 2011 1:44 pm

@Johnny_1056

O que dizes é verdade

No dia em que tirei está foto da estrada gelada estava mais de 5ºc... e podemos ver a estrada toda gelada...

As motas que iam comigo eram duas GS e uma Aprilia, todas com esse sistema, que não detectaram nada

há vários factores a ter em conta,
um deles é o vento, que faz cair a temperatura,
outro é as sobras, que conserva a temperatura do dia ou noite anterior... e faz um micro clima com na 1ª foto...

O termómetro não vai decidir nada... apenas ajudar no bom senso...
e quebrar um pouco a ideia que estamos impotentes para prever gelo... e aumentar a confiança...
mas sem bom senso e alguma experiência, não vale de nada

ABR
Johnny_1056

Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: Termómetro no Tablier   Seg Fev 28, 2011 2:32 pm

Boas;
Edgar, acima de tudo o bom senso, quanto ao gelo continuo a achar que não há experiência que valha quando já se está a pisá-lo.
A zona onde tiraste as fotos é um belo exemplo, Vale Glaciar do Zêzere. Ainda este fim de semana lá passei e acima do Covão d' Ametade dava para sentir exactamente isso, é a zona em que a estrada é mais sombria e a temperatura desce consideravelmente. Apesar de estar francamente acima de 0°C, havia zonas onde era possível pisar pequenas áreas geladas (ainda deu para uma atravessadela pouco simpática).

Termómetro no Tablier
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Instalar termômetro
» Termômetro
» Termómetro no Tablier
» Termômetro digital.
» XT 350

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Bricolage-