Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 a minha SuperTé - Em restauro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3 ... 10, 11, 12  Seguinte
AutorMensagem
mariomcarvalho

avatar

Moto : Yamaha XTZ 750

MensagemAssunto: a minha SuperTé - Em restauro   Qui Fev 24, 2011 12:35 am

ola a todos. conforme indiquei na minha apresentacao já comprei uma superté de 96. desconheço o nº de km's. a nivel de motor pelo que o mecanico disse não está má. apenas vai precisar de uma pintura e substituição de algum material já desgastado.

irei actualizando as fotos consoante as novidades

abraços

antes:




Última edição por mariomcarvalho em Qui Mar 31, 2011 2:16 pm, editado 2 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Edgar

avatar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: a minha SuperTé - Em restauro   Qui Fev 24, 2011 1:07 am

mariomcarvalho escreveu:

ja percebi que é uma moto monocilindrica mas relativamente fiável. a moto que já tenho em vista e que já está apalavrada é o modelo que tem o farol rectangular, penso eu que seja de antes de 93. estou certo?

sim... mais ou menos isso... mas é possível encontrar esse modelo em 1994.

mariomcarvalho escreveu:
alem disso precisa de um kit de transmissão, um pneu pra frente,

Kit completo uns 150€
e o pneu uns 65€

tudo sem mão de obra...

mariomcarvalho escreveu:

agora, ja tive a pesquisar por aqui e no google por carenagens para esta moto e vejo que tá dificil. o que encontro apenas é algumas carenagens com os 2 farois redonditos. por assim para começar agradecia ajuda em saber o que procurar e onde. ja reparei numa té que supostamente foi-lhe metido as carenagens do modelo a seguir. tb já vi num site que aqui foi indicado umas frentes universais com os dois farois redondos. isso dá para resolver o problema da minha? ela nao tem a carenagem da frente. só o farol, a aranha e os manometros e os plasticos laterais.

são muito difíceis de encontrar, já procurei por umas em Espanha e não encontrei nada...
Adaptar uns plásticos novos é possível, mas eu não sei como
O Carrasco (nick name) fez uma muito porreiro...

mariomcarvalho escreveu:

conselhos sobre esquemas de pinturas também agradeçia pois tinha ideia de a pintar de branco ou o azul da yamaha. ja vi uma em laranja tipo ktm também achei piada mas acho que preferia um branco com uns tóclantes encarnados

Há muita coisa, e muitas ideias que podem ser postas em pratica...
Eu conheço um Argentino que restaurou 3 XTZ660 iguais a tua com pinturas diferentes...
XTZ 660 Ténéré Muito Diferente

Citação :
tambem gostava de saber opinioes sobre pneus cardados de preferencia embora com o tempo vou lendo mais umas coisas no forum e tambem conhecer as manhas do motor que a moto tenha que possa rectificar ou melhorar.

Sobre pneus para TT não sei
Sobre o motor basta deixa-lo original que fica porreiro e muito viável...

Citação :
a nivel de suspencoes tambem ja sei que é um pouco fraca mas graças a uma ideia de um amigo que colocou uma frente da ktm 640 adventure numa superteneré, espero vir a fazer algo do género.

Tens que mudar certamente as mesas, e pode ficar dispendioso...
depois tens a fixação da pinça do travão que pode não dar e ter que levar enxertos e suportes...

Mas há umas molas progressivas por cerca de 100€ que melhoram em muito o comportamento da suspensão...

Citação :
em relacao a pinhao de ataque que recomendam, meter mais um dente? e ao kit de transmissao que recomendam?

De origem é o melhor compromisso...

se quisermos mais velocidade de ponta é melhor comprar uma ST, porque da transmissão não tiramos grande proveito nisso...

Se quisermos uma coisa mais TT então talvez seja melhor trocar a cremalheira, para não influenciar o comportamento da corrente nas guias do braço oscilante...

Citação :
tambem tinha ideias de lacar os aros das jantes pois a lacagem nao salta a a tinta e trocar os raios por uns mais fortes. a lacagem seria a preto baço ou dourado dependendo da pintura/decoraçao da moto.

Não conheço raios mais fortes que os de origem... custam uns 100€ e têm uma tempera qualquer que tem uma resistência louca.

As jantes são de alumínio baço... perfeitas na minha opinião...



É só uma opinião pessoal...
mas não me leves muito a serio, porque eu sou um purista do caneco, e nem os piscas consigo trocar à minha XT


ABR
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
mariomcarvalho

avatar

Moto : Yamaha XTZ 750

MensagemAssunto: Re: a minha SuperTé - Em restauro   Qui Fev 24, 2011 1:22 am

boas dicas. gostei muito da branca que tava no outro topico. sem duvida um exemplo a seguir. relativamente a suspencao da ktm ele trocou a frente completa toda. o resultado foi este:





espero que caso ele chegue a ver este topico nao se importe que tenha usado uma foto dele.

fonte:
http://ergchebi.blogspot.com/
Voltar ao Topo Ir em baixo
Edgar

avatar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: a minha SuperTé - Em restauro   Qui Fev 24, 2011 1:29 am

Ele está registado no CXTP
Mas não vai importar-se certamente...

Mas essa alteração na suspensão deve valer mais que a XTenere

Há muitas peças dessas em 2ª mão porque os motores da KTM dão o Berro muito facilmente


ABR
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
mariomcarvalho

avatar

Moto : Yamaha XTZ 750

MensagemAssunto: Re: a minha SuperTé - Em restauro   Qui Fev 24, 2011 1:32 am

Edgar escreveu:


Há muitas peças dessas em 2ª mão porque os motores da KTM dão o Berro muito facilmente


ABR

lol isso cheira-me a piada....


as carenagens com farois redondos dao neste modelo?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Edgar

avatar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: a minha SuperTé - Em restauro   Qui Fev 24, 2011 2:27 am

mariomcarvalho escreveu:

as carenagens com farois redondos dao neste modelo?



A parte eléctrica deve ser alterada para receber dois faróis... mais a fixação da aranha


mas os depósitos não são iguais, assim como a fixação das carenagens...
parece que não dá para fazer troca por troca


AQUI podes ver o deposito da XT660Z de 1994


e este é o teu...




e podes ver as diferenças, na referencia, no aspecto, assim como na fixação das carenagens


Voltar ao Topo Ir em baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
mariomcarvalho

avatar

Moto : Yamaha XTZ 750

MensagemAssunto: Re: a minha SuperTé - Em restauro   Qui Fev 24, 2011 10:29 am

ja vejo luz no fundo do tunel. falei hoje com o meu mecanico. ele anda a preparar uma tenere pra ficar igual á versao dakar. ele arranja o kit de carenagens desta versao. vou la daqui a pouco para ver a moto e falar com ele. ou seja, ele arranja as carenagens em fibra incluindo o frontal mais a direito e mais alto para a moto. excelente. alem disso falou-me que pode aumentar a cilindrada para 700cc com um kit da wiseco disponivel para esta moto...ele ja fez isso numa supertenere que passou dos 750cc para os 800cc


se conseguir tirar umas fotos destas motos ja as meto cá....
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jarod

avatar

Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996

MensagemAssunto: Re: a minha SuperTé - Em restauro   Qui Fev 24, 2011 10:34 am

Estás com umas excelentes ideias Mario, se conseguires cumprir isso tudo a tua Tenere vai ficar brutal de certeza!

Tens ideias de quanto irás gastar nisso tudo? A mim cheira-me a largas centenas de euros... Rolling Eyes
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.toquedacucar.pt
mariomcarvalho

avatar

Moto : Yamaha XTZ 750

MensagemAssunto: Re: a minha SuperTé - Em restauro   Qui Fev 24, 2011 10:52 am

é assim. o kit transmissao ele arranja por 140€ ja com montagem incluida.
pneus ainda nao sei. vou la daqui a pouco para saber

em relacao ao kit de carenagens tb só daqui a pouco é que vou saber mais a pintura pois ja tou com uma excelente ideia para a pintar e se levar isto á frente vai ser a primeira do genero com esta cor, deste ano claro.
Voltar ao Topo Ir em baixo
mariomcarvalho

avatar

Moto : Yamaha XTZ 750

MensagemAssunto: Re: a minha SuperTé - Em restauro   Qui Fev 24, 2011 12:49 pm

bem. vim do mecanico cheio de ideias. ele tem umas trails que tá a preparar, uma africa twin com suspensoes whitepower, aros excel e uns pozinhos no motor.

a teneré que la tem tem este kit de carenagens, aros excel, pneus cardados gigantescos, poisa pes traseiros alterados, cabos travao em kevlar e vai agora levar com uma rabeta traseira maior e mais larga e uns depositos auxiliares da acerbis de 8 lt's cada.

aqui fica as fotos dela e desculpem a qualidade...mas ja da pra ter uma ideia do que irei fazer a minha futura...


Voltar ao Topo Ir em baixo
Jarod

avatar

Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996

MensagemAssunto: Re: a minha SuperTé - Em restauro   Qui Fev 24, 2011 1:37 pm

Se realmente queres a mota para off-road, é uma boa ideia subires o guarda-lamas dianteiro... Senão arriscas-te a dar uma grande queda em zonas de lama!
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.toquedacucar.pt
Edgar

avatar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: a minha SuperTé - Em restauro   Qui Fev 24, 2011 2:26 pm

Boas...

Essa mota das fotos está toda de origem Suspect Suspect

essas carenagens são as do modelo de 1995 em diante... só fizeram foi pintar, e trocar a marquise Suspect


Essa historia do Kit de transmissão por 140€ já com montagem parece ser uma coisa com qualidade duvidosa...
há conjuntos por 60€ ou 100€... mas que eu não os quero...
porque duram menos que uns de 150€ e acabam por sair muito mais caro a médio prazo...

DID é DID ... e com orings... de resto não conheço...


Há mecânicos que se preocupam em fazer um bom preço para não deixar fugir o cliente e depois só montam é porcaria...
O mecânico que montou o kit na XT do NunoM90 custou 100€ e disse que eram dos melhores...
acabou por montar a roda de trás com os esticadores em números diferentes (a roda de lado) se não sabe montar uma roda como pode saber de kits


Os mecânicos são quase todos uns vendedores (90%), que querem é ganhar dinheiro e não olham a meios para o fazerem...

De origem é sempre outra coisa...

e por a cilindrada com 700cc trocando o piston é possível... mas depois e o resto...
admissão como fica, e o escape
Isso é conversa... muito bonita e fantástica, que só serve para gastar dinheiro e destruir um motor perfeito...

Também há esse kit da Wiseco para a XT600E que altera a cilindrada para 720cc
mas para isso compramos uma 750cc

Deixar a mecânica (motor) original e usarmos peças de origem... é a melhor forma de fazermos muitos e muitos Kms



ABR
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Johnny_1056

avatar

Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: a minha SuperTé - Em restauro   Qui Fev 24, 2011 3:17 pm

Boas;
Nem sei por onde começar, estou com algumas reservas em expressar a minha opinião...
Não pretendo com este post melindar ninguém, apenas expressar a minha opinião.
A XTZ 660 Ténéré é uma moto simpática que foi desenvolvida em Belgarda (importante centro de investigação e desenvolvimento da Yamaha na Europa. BYRD) e que apareceu no mercado no princípio da década de 90. Era uma moto moderna e menos intimidatéria que os "cavalos" bicilíndricos que se faziam.
O motor foi desenvolvido pela Minarelli, mas apresentava uma culassa de 5 válvulas por cilindro, uma característica emblemática das Yamaha's modernas da época.
Este motor é bastante simpático, mas requer cuidados na utilização e manutenção. Não tem nada a ver com o velho e robusto 600 refirgerado a ar.
Pode ter tendência para algum consumo de óleo, principalmente motivado pelo facto dos vedantes de válvulas ficarem ressequidos. A dsitribuição deve sempre sem mantida sob vigilância.
Em suma, muito cuidado ao comprar uma moto destas usada. Sem se conhecer o historial, pode ser um risco.
Escapes manhosos também contribuem para um desgaste acelerado do motor e speed não me parece grande coisa.

A moto que motivou o tópico parece estar bastante "usada", aconselho a alguma ponderação e para ser minimamente apetecível tem que ter um preço baixíssimo. Pois logo à partida sabe-se que vai haver contas de oficina e no meio deste processo geralmente aparecem surpresas que não são muito agradáveis.

Aconselho vivamente a sondar mais propostas no mercado.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Fortuna

avatar

Moto : XT12 - Man Edition

MensagemAssunto: Re: a minha SuperTé - Em restauro   Qui Fev 24, 2011 3:49 pm

Eu à vossa pala tou cheio de caries -->

_________________
Fortuna
Riding to the final stage of evolution on my Yamaha XT1200Z Super Ténéré "First Edition"
Voltar ao Topo Ir em baixo
Edgar

avatar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: a minha SuperTé - Em restauro   Qui Fev 24, 2011 4:54 pm

Johnny_1056 escreveu:
Não tem nada a ver com o velho e robusto 600 refirgerado a ar.




ABR
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
 
a minha SuperTé - Em restauro
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 12Ir à página : 1, 2, 3 ... 10, 11, 12  Seguinte
 Tópicos similares
-
» a minha SuperTé - Em restauro
» Como restaurar uma casal boss????
» Restauro da minha 280S 75
» Restauro minucioso da minha Piaggio Vespa 1960
» VOU PINTAR MINHA SRAD INTEIRA - AJUDA e IDEIAS!?!?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube XT Portugal :: Galeria :: As nossas Fotos-
Ir para: