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 Protecção Motor 'Q/B'

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m84xt



Moto : XT600E - 1997

MensagemAssunto: Protecção Motor 'Q/B'   Qui Jan 13, 2011 8:54 pm

Ola pessoal,

Após ter descoberto apenas agora o post do Edgar e o seu suporte para alforges tugatech, http://www.clubextportugal.com/t1185p30-suporte-para-alforges-tugatech e um comentário dele sobre uma futura protecção de motor/cárter, aqui vai a minha versão (tugatech também) da dita que fiz para melhor preparar a minha mota para uma viagem a Marrocos.

Depois de pensar em varias maneiras, e ver na net outras ideias DIY, acabei por seguir um caminho bastante simples tanto de conceito como de execução. Tudo bem, certamente nao protege tanto como as da Touratech e Cia. mas serviu para o que queria, e ainda levando com umas pancaditas e amolgadelas, sobreviveu ate ao fim para esta sessão fotográfica.

Então aqui vão umas fotos e alguns detalhes. Atenção que são bastantes fotos!

mais chato foi desenhar o 'template' da coisa.

O que fiz foi o seguinte:

- Desmontei a protecção do motor e pu-la em cima de uma cartolina (neste caso caixa de nesquik cereais :) )

- Colei a cartolina a protecção com fita cola, para ter também a curvatura certa, e tracejei a volta. Desenhei parte de cima uns cm mais compridos para poder tapar o buraco onde se vê a mangueira de óleo, como precaução extra.

- Cortei a cartolina com uns cm a mais em toda a volta e voltei a verificar se ficava tudo bem.

- Passei o template para a chapa de alumínio e dei-lhe gas com o tico-tico :). cortei os cantos para nao haver problemas…

A minha ideia era de vincar certas partes mas mal fiz os primeiros furos na parte de cima para segurar e entortei-a para seguir a curva vi que ficava tão rígida que decidi não mexer mais nela.

Fiz o resto dos buracos para segurar, 4 apenas (2 inicialmente num sitio com pouco espaço para a braçadeira) e furei mais 2 buraco em cada lado como sistema de purga (terra, lama, areias etc)

Depois foi apertar tudo bem e experimentar com botas de cross e sapatos. Claro, o lado do pedal mudanças estava muito saliente e então tive que dar com a rebarbadora para afinar.

De resto foi pegar na mota e dar uma volita para ver se ficava no sitio e partir para a viagem!













aqui da para ver o comprimento extra para tapar o buraco da mangueira...












e depois de desmontado :) ....






O custo não foi muito, e tempo (para uma pessoa que nunca tinha feito nada do género!) uma ou outra tarde, mas nada de grave.

Materiais / Preço:

- Chapa aluminio 1,5mm 40x50cm - 20eur (certamente ha mais barato, eu sei)

- Abraçadeiras + Porcas "anti desenroscar" + Anilhas - Acho que não chegou aos 15eur.

Ja aprendi bastante com isto e tenho algumas ideias como melhorar para a próxima por isso, quem sabe, pode ser que faça outro tutorial! Mas os mais hábeis certamente o farão sem a minha ajuda

Abraço,
Lourenco
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Edgar

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Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Protecção Motor 'Q/B'   Qui Jan 13, 2011 11:02 pm

boas

Ficou a maneira...

a ideia usada para fixar a protecção é excelente

talvez fique a faltar cortar o que está a mais nos parafusos


Em Fevereiro gostava de fazer algo parecido...
e talvez vá comprar serra cabos para usar como parafusos



OBR
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http://vadiodaxt.blogspot.com/
m84xt



Moto : XT600E - 1997

MensagemAssunto: Re: Protecção Motor 'Q/B'   Qui Jan 13, 2011 11:27 pm

Edgar escreveu:
boas

Ficou a maneira...

a ideia usada para fixar a protecção é excelente

talvez fique a faltar cortar o que está a mais nos parafusos


Em Fevereiro gostava de fazer algo parecido...
e talvez vá comprar serra cabos para usar como parafusos



OBR

EDGAR,

TINHa pensado em usar uns cerra cabos desses mas achei que ficava muito volumoso por baixo. Alias, alem das anilhas, ate pensei em por uma tira extra de alumínio ou inox como apoio/reforço extra (semelhar aos teus cerra cabos)... Em relação a cortar o excesso também pensei nisso mas deixei ficar. Como alternativa tinha virado ao contrario, ou seja o arco da braçadeira para fora com as porcas para dentro mas resolvi deixar como esta para ser de acesso rápido/fácil caso aquilo desse para o torto ou ter que apertar ou desapertar...

E so usei 4 braçadeiras porque ao dobrar nao achei que precisasse de mais. ALias, no inicio era para por 6 no total (+1 em cada lado da protecção) para ficar mais junto a protecção existente.

Em termos de melhorias, talvez punha um rebordo de borracha a volta para no caso de queda nao me lixar a perna, por exemplo, ou entao outra chapa de 1,5 igual e sobreposta o que da 3mm ou daqueles com padrão tipo grão arroz 1,5/2mm para reforçar ainda mais.

abr
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Edgar

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Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Protecção Motor 'Q/B'   Sex Jan 14, 2011 12:09 am

Pois é...

mas usando os serra cabos
é só para usar as argolas que são iguais as tuas abraçadeiras
e as porcas têm que ser frenadas com as tuas...

Citação :
Em termos de melhorias, talvez punha um rebordo de borracha a volta para no caso de queda nao me lixar a perna, por exemplo, ou entao outra chapa de 1,5 igual e sobreposta o que da 3mm ou daqueles com padrão tipo grão arroz 1,5/2mm para reforçar ainda mais.

dá para por cola entre as duas e fica como se fosse 3mm

mas talvez dei-a para comprar mais barato...
nas casas que vendem caixilhos de alumínio, é usado para os painéis das portas de alumínio...

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DiogoTé

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Moto : Avó Té on steroids

MensagemAssunto: Re: Protecção Motor 'Q/B'   Sex Jan 14, 2011 11:39 am

Boas,

Ficou com bom aspecto e a maneira como prendeste foi genial. As protecções que tenho visto à venda e até as que vêm de origem têm sempre buracos em baixo, a da minha té tem buracos e já me deu imenso jeito quando a ferramenta cai por ali, e acredito que para a lama escoar ou até a agua é bem melhor. Já pensaste nisso? Em termos de rigidez é capaz de não afectar nada, não sei digo eu que não percebo nada.

Abraço.
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m84xt



Moto : XT600E - 1997

MensagemAssunto: Re: Protecção Motor 'Q/B'   Sex Jan 14, 2011 12:00 pm

DiogoTé escreveu:
Boas,

Ficou com bom aspecto e a maneira como prendeste foi genial. As protecções que tenho visto à venda e até as que vêm de origem têm sempre buracos em baixo, a da minha té tem buracos e já me deu imenso jeito quando a ferramenta cai por ali, e acredito que para a lama escoar ou até a agua é bem melhor. Já pensaste nisso? Em termos de rigidez é capaz de não afectar nada, não sei digo eu que não percebo nada.

Abraço.

Obrigado Diogo.

Isso dos buracos ja me tinha passado pela cabeça mas como foi tudo um bocado a pressa e falta de ferramentas de jeito, limitei-me a fazer uns furinhos para a agua areia etc. Alias, na altura perguntei a umas quantas pessoas, incluindo mecânicos se aqueles buracos tinham uma função especifica tipo nao deixar que o motor aquecece demais (foi a minha preocupacao principal) mas o consenso foi de varias coisas (peso, escoar porcarias, etc, mas nao tanto sobre o aquecimento...) por isso nao fiquei muito preocupado. Para a próxima junto essa sugestão 'a lista!

Abraco

ps. para quem queira fazer algo do genero, tenham atenção que pelo menos nas XT600e um lado 'e mais saliente que o outro. Ou seja, nao 'e simétrico!
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