Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 XTZ 660 Ténéré - 93

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte
AutorMensagem
Luis Carrasco

avatar

Moto : XTZ 660 Ténéré "93

MensagemAssunto: XTZ 660 Ténéré - 93   Dom Dez 19, 2010 12:15 am

Conforme tinha referido na minha apresentação, aqui deixo um pequeno resumo da evolução do projecto Té 660 que me tem ocupado neste ano.







O projecto não é um restauro, pois tem algumas alterações à “traça” original, é antes um aligeiramento e rejuvenescimento da máquina.

Este resumo não é em tempo real, por isso por vezes o relato parece um bocado desfasado.

Assim sendo começo com umas fotos da desmontagem.







Todas as peças estavam em melhor estado do que aquilo que aparentavam, e como na compra da moto trouxe quase outra desmontada em peças, ainda tenho muitas de reserva, é como se costuma dizer: enquanto há 2 há escolha.


Última edição por Luis Carrasco em Sex Maio 17, 2013 4:07 pm, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Luis Carrasco

avatar

Moto : XTZ 660 Ténéré "93

MensagemAssunto: Re: XTZ 660 Ténéré - 93   Dom Dez 19, 2010 12:19 am

Escape bem catita para a máquina, directamente do ebay.de. Usado, mas como se pode ver, em perfeito estado.



O veio do tirante do braço oscilante, também me andava a “moer” a cabeça, pois estava partido, mas o problema já está resolvido com um igual feito no torno.



Última edição por Luis Carrasco em Sex Maio 17, 2013 4:10 pm, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Edgar

avatar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: XTZ 660 Ténéré - 93   Dom Dez 19, 2010 12:40 am




Boas

Podes dizer quantos quilometros +/- tem a Ténéré

ABR
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Pmvpires

avatar

Moto : XT600E(2009-2014) / XT660R (2014-2017) / Deauville 700 (2017- )

MensagemAssunto: Re: XTZ 660 Ténéré - 93   Dom Dez 19, 2010 7:25 am

Vamos ficar atentos a esse rejuvenescimento da máquina...
Boa sorte...

_________________
Abraços  
MAPA DO CXTP
São Julião, Portalegre
Fortios, Portalegre
As Voltinhas da XT
Voltinhas da XT de Portalegre  
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.xtdeportalegre.blogspot.com
Luis Carrasco

avatar

Moto : XTZ 660 Ténéré "93

MensagemAssunto: Re: XTZ 660 Ténéré - 93   Dom Dez 19, 2010 12:10 pm

Edgar escreveu:



Boas

Podes dizer quantos quilometros +/- tem a Ténéré

ABR

Nos manómetros tem 35.000km. Mas é difícil saber ao certo numa moto com esta idade e vários donos

O antigo dono também não me soube garantir se eram reais pois também não a comprou nova!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Luis Carrasco

avatar

Moto : XTZ 660 Ténéré "93

MensagemAssunto: Re: XTZ 660 Ténéré - 93   Dom Dez 19, 2010 12:16 pm

Pmvpires escreveu:
Vamos ficar atentos a esse rejuvenescimento da máquina...
Boa sorte...

Nem mais. Cá vai mais um capitulo então.


O quadro e o braço oscilante já foram limpos e lixados e já estão na pintura.






Os apoios do motor também já estão como novos.






O motor pronto para levar uma limpeza e polidela!



Última edição por Luis Carrasco em Sex Maio 17, 2013 4:15 pm, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Luis Carrasco

avatar

Moto : XTZ 660 Ténéré "93

MensagemAssunto: Re: XTZ 660 Ténéré - 93   Dom Dez 19, 2010 12:34 pm

Tenho andado de volta da suspensão da frente da Té. A parte da desmontagem até estava a seguir a bom ritmo mas separar as jarras das bainhas revelou-se uma tarefa complicada.

O manual de oficina diz que tenho que usar a chave YM-01326 em conjunto com a chave YM-01327 para conseguir soltar as mesmas. Li aquilo de relance e fiquei F…lixado.

Estive 3 dias sem me chegar às bainhas, mas por fim lá me decidi a pesquisar na Internet que raio de chave era esta. Descobri num fórum Checo de XJR que a tal chave é no fundo uma chave sextavada interior de 30 mm, e que o tipo até tinha feito uma. Ai éeé!?!? Então também vou fazer.





Conclusão: tenho as bainhas todas desmontadas e tenho uma nova chave com um nome esquisito. Quem precisar já sabe, alugo a chave a bom preço… eh eh!!









Nota: as molas progressivas vêm a caminho, que estas de origem parecem de brincar.


Última edição por Luis Carrasco em Sex Maio 17, 2013 4:21 pm, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Edgar

avatar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: XTZ 660 Ténéré - 93   Dom Dez 19, 2010 9:43 pm

Luis Carrasco escreveu:
Edgar escreveu:
Boas

Podes dizer quantos quilometros +/- tem a Ténéré

ABR

Nos manómetros tem 35.000km. Mas é difícil saber ao certo numa moto com esta idade e vários donos

O antigo dono também não me soube garantir se eram reais pois também não a comprou nova!

Boas

No outro dia estive a estudar uma maneira de ver o numero de Kms dum motor XT,
através do desgaste da corrente de distribuição, e é uma operação fácil de se fazer...
Verificar Corrente de Distribuição

Basicamente quando o motor é novo está na posição +/- 3,
e aos 50mil kms está na posição +/- 7 ou 8,
aos 100mil kms está na posição +/-11 ou 12

Isto é uma teoria, e pode estar errada
mas foi feita através duma pesquisa em fóruns Europeus e Sul Americanos sobre as XTs

E quando vamos verificar a folga das válvulas podemos verificar este pormenor

ABR
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Luis Carrasco

avatar

Moto : XTZ 660 Ténéré "93

MensagemAssunto: Re: XTZ 660 Ténéré - 93   Dom Dez 19, 2010 10:26 pm

Edgar escreveu:
Luis Carrasco escreveu:
Edgar escreveu:
Boas

Podes dizer quantos quilometros +/- tem a Ténéré

ABR

Nos manómetros tem 35.000km. Mas é difícil saber ao certo numa moto com esta idade e vários donos

O antigo dono também não me soube garantir se eram reais pois também não a comprou nova!

Boas

No outro dia estive a estudar uma maneira de ver o numero de Kms dum motor XT,
através do desgaste da corrente de distribuição, e é uma operação fácil de se fazer...
Verificar Corrente de Distribuição

Basicamente quando o motor é novo está na posição +/- 3,
e aos 50mil kms está na posição +/- 7 ou 8,
aos 100mil kms está na posição +/-11 ou 12

Isto é uma teoria, e pode estar errada
mas foi feita através duma pesquisa em fóruns Europeus e Sul Americanos sobre as XTs

E quando vamos verificar a folga das válvulas podemos verificar este pormenor

ABR

Edgar, obrigado pela dica.

Apesar de ser uma teoria dá-nos a ideia pelo menos do intervalo de kms em que se situa.

Tenho que fazer essa verificação.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Luis Carrasco

avatar

Moto : XTZ 660 Ténéré "93

MensagemAssunto: Re: XTZ 660 Ténéré - 93   Dom Dez 19, 2010 10:43 pm

Bem, este post é sobre o amortecedor traseiro.

Como os meus conhecimentos sobre amortecedores são básicos, decidi pesquisar a opção mais adequada de recuperação para a utilização que pretendo dar à Té.



Lá me decidi e enviei o amortecedor para Aveiro. Passados uns dias já tinha o orçamento detalhado, e depois da minha aprovação comecei a receber as primeiras fotos da reparação.





O amortecedor é obviamente todo desmontado e limpo.



Leva uma válvula no reservatório para enchimento a gás.



Em relação à afinação de origem leva um maior curso na rosca da agulha que lhe permite uma maior gama de ajuste.



Leva obviamente todos os vedantes, orings, anilhas, etc, novos. A cabeça do vedante superior, como não existe em medida comercial, tem que ser feita a torno.









Nova cabeça do vedante superior



Novo eixo.





Montagem



Enchimento.





Verificação de fugas.



Parte final da montagem. Só com a mola em falta.



E já cá em casa, com este óptimo aspecto!

Ora comparem lá com a 1ª Foto.


Última edição por Luis Carrasco em Seg Maio 20, 2013 10:43 am, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jarod

avatar

Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996

MensagemAssunto: Re: XTZ 660 Ténéré - 93   Dom Dez 19, 2010 10:46 pm

Muito porreiro, parece um bom trabalho.

Pode-se saber a quanto ficou isso?

Só para comparar com a possivel compra de um novo...
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.toquedacucar.pt
Luis Carrasco

avatar

Moto : XTZ 660 Ténéré "93

MensagemAssunto: Re: XTZ 660 Ténéré - 93   Dom Dez 19, 2010 10:54 pm

Aproveito para deixar aqui uma dúvida que tenho aos "electricistas" da casa.

Vou montar na moto um Qobix (computador multifunções) e para fazer a ligação liguei o fio preto (-) da massa directamente à bateria e o vermelho (+) à ficha que vem do canhão.

Pensava eu que assim só iria passar corrente quando ligava a chave, que era esse o objectivo, mas tal não aconteceu.



Alguém me sabe dizer se tal é possível e a que fio devo ir buscar a corrente?

Obrigado desde já.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Luis Carrasco

avatar

Moto : XTZ 660 Ténéré "93

MensagemAssunto: Re: XTZ 660 Ténéré - 93   Dom Dez 19, 2010 11:09 pm

Jarod escreveu:
Muito porreiro, parece um bom trabalho.

Pode-se saber a quanto ficou isso?

Só para comparar com a possivel compra de um novo...

A reparação ficou em 240€.

Não tenho que fazer publicidade (não recebi para isso) mas acho um preço justo e um bom trabalho.

Atenção que o amortecedor assim fica melhor que o de origem pois vem mais curso na afinação, tem vedantes de medidas comerciais que podem ser substituidos em qualquer altura, e tem uma válvula para enchimento.

De outras marcas andei a "namorar" um Wibbers, mas achei mais fraco pois não tinha reservatório separado e andava nos 400€ e mais uns trocos...
Voltar ao Topo Ir em baixo
Pmvpires

avatar

Moto : XT600E(2009-2014) / XT660R (2014-2017) / Deauville 700 (2017- )

MensagemAssunto: Re: XTZ 660 Ténéré - 93   Dom Dez 19, 2010 11:14 pm

Luis, o amortecedor ficou 5 estrelas...

_________________
Abraços  
MAPA DO CXTP
São Julião, Portalegre
Fortios, Portalegre
As Voltinhas da XT
Voltinhas da XT de Portalegre  
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.xtdeportalegre.blogspot.com
Jarod

avatar

Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996

MensagemAssunto: Re: XTZ 660 Ténéré - 93   Dom Dez 19, 2010 11:18 pm

Luis Carrasco escreveu:


A reparação ficou em 240€.

Não tenho que fazer publicidade (não recebi para isso) mas acho um preço justo e um bom trabalho.

Atenção que o amortecedor assim fica melhor que o de origem pois vem mais curso na afinação, tem vedantes de medidas comerciais que podem ser substituidos em qualquer altura, e tem uma válvula para enchimento.

De outras marcas andei a "namorar" um Wibbers, mas achei mais fraco pois não tinha reservatório separado e andava nos 400€ e mais uns trocos...

Sim, era exactamente para comparar com esses Wibbers que te perguntei... O que dizes faz todo o sentido, gastaste menos dinheiro e ficaste com algo óptimo, pelo que parece...

Keep up the good work!
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.toquedacucar.pt
 
XTZ 660 Ténéré - 93
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 8Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Bricolage-
Ir para: