Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...

InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Yamaha SR 250 / 312 Scrambler

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 9 ... 14  Seguinte
AutorMensagem
Edgar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Yamaha SR 250 / 312 Scrambler   Ter Fev 08, 2011 2:38 pm

Boas

oc_nightmare escreveu:
Já vem a caminho um veio do pedal de arranque da primeira versão da ténéré 600 e um rectificador de corrente da 3AJ

Podias ter optado por um rectificador dum modelo mais recente (por exemplo da XT600E de 2003) acho que é compatível em todos os aspectos... (mas não tenho a certeza )

Já decidiste onde alojar o rectificador Question
vai ficar a apanhar o ar fresco da deslocação do ar Question
vai levar algum dissipador de calor Question A nova Té tem uma chapa que serve de suporte protecção e dissipador
Há umas Tés 660 que tem o rectificador junto a coluna de direcção Exemplo duma

oc_nightmare escreveu:
Falta ainda o CDI e a bobine (Alguem aqui pode ajudar?)

Se ver alguma coisa digo-te...

Devíamos tentar saber se o CDI duma XT mais recente é compatível

oc_nightmare escreveu:
Tenho tambem de começar a pensar no deposito de oleo... já sei onde vai ficar e o formato, mas tenho de saber quanto óleo preciso de ter para ficar um motor super fiável e como e de que é que vai ser feito.

Basicamente o tamanho do deposito vai determinar o total de óleo que a mota pode levar
o meu da XT600E armazena uns 2 Litros (e mais 1L tal que está no motor... que faz os 3,3L totais)...

Para o teu motor que já tem um pequeno radiador... o deposito é ligeiramente mais pequeno...

Pelo que sei de origem é assim (XT600Z 2VG 1990) :

Uma coisa que eu fazia no teu caso era adaptar um óculo para ver o nível do óleo em vez de vareta...
A TT600E/R tem um óculo no deposito

ABR
http://vadiodaxt.blogspot.com/
webmonstro

Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: depósito   Ter Fev 08, 2011 4:46 pm

Boas
Se fosse comigo fazia um molde de "depósito" em cartão fazendo a forma depois desmanchava e fazia ou mandava fazer peças iguais em chapa (em alumínio era excelente !!!) e mandava soldar penso que será a forma mais fácil .
Um latoeiro deve conseguir fabricar um .
Quanto à capacidade quanto, mais oleo melhor dependo do espaço aponta para 2.5-3l com o que está no motor deve chegar .
Para o nível uma varta é mais fácil de fabricar do que um óculo
Deves ter em atenção a altura a que está o depósito em relação ao motor, tenta ver que distância (em altura ) está o original desse motor e tenta chegar o mais perto possível - por causa da pressão do oleo ao retornar ao motor e o esforço da bomba a enviar o oleo para o depósito
Um abraço

Em alternativa um depósito redondo tipo botija cromada ficava a matar !!!
Nuno
http://www.duasantas.web.pt
Edgar

MensagemAssunto: Re: Yamaha SR 250 / 312 Scrambler   Ter Fev 08, 2011 6:03 pm

webmonstro escreveu:
Quanto à capacidade quanto, mais oleo melhor dependo do espaço aponta para 2.5-3l com o que está no motor deve chegar .

Se de origem usa 1,6L porque é que sugeres 2,5L ou 3L
Onde foste buscar essa ideia

webmonstro escreveu:
Para o nível uma varta é mais fácil de fabricar do que um óculo

Não é

porque tens que usar uma rosca e a vareta dum deposito usado...
ou andar a soldar varetas numa tampa... Neutral
ou seja temos que andar a procurar uma coisa já feita para usar... ou seja ou compras feito, ou tens uma trabalheira...

Por um óculo, é fazer um furo na chapa e pôr uma porca e um oring... montei centenas de óculos em depósitos
Determinar o local onde furar... é tão difícil com acertar as marcas da vareta...

Aqui tens o meu exemplo preferido, e que gostava de um dia por na minha XT para ver o óleo (mas com outros materiais)
Spoiler:

Este exemplo é mais complicado, porque o óculo usou a rosca dum extintor...
Spoiler:

ABR
webmonstro

MensagemAssunto: Re: Yamaha SR 250 / 312 Scrambler   Ter Fev 08, 2011 9:05 pm

Edgar escreveu:
webmonstro escreveu:

Se de origem usa 1,6L porque é que sugeres 2,5L ou 3L
Onde foste buscar essa ideia

Porque se a capacidade do depósito é de 1,6 l de oleo o depósito tem de ser maior para poder levar com esse oleo e ainda ter espaço para ter espaço de expandir
Esse exemplo que deste (o da foto do oculo) podes ver que o nivel de óleo está a meio do depósito e portanto o depósito tem de ter o dobro da capacidade

Nuno
Edgar

MensagemAssunto: Re: Yamaha SR 250 / 312 Scrambler   Qua Fev 09, 2011 12:52 am

O motor em questão leva 2,4L

e desses 2,4L tem 1L e tal sempre no motor... e mais qualquer coisa no radiador e tubagem para o radiador...

Por isso fazendo as contas são sobra 1L para poder estar no deposito...
e o deposito tem capacidade para 1,6L

Com um deposito de 3 Litros vai fazer trocas de óleo de 4,5L

A foto que eu postei foi depois do comentário...
e é apenas um exemplo do que se pode fazer em relação ao óculo...
Pertence a uma Harley 883 e não serve de exemplo para nada... nem pode ser usado como referencia para este caso...
(apenas para vermos como é pratico ter um óculo)

webmonstro

MensagemAssunto: Re: Yamaha SR 250 / 312 Scrambler   Qua Fev 09, 2011 10:13 am

Edgar escreveu:
O motor em questão leva 2,4L

e desses 2,4L tem 1L e tal sempre no motor... e mais qualquer coisa no radiador e tubagem para o radiador...

Por isso fazendo as contas são sobra 1L para poder estar no deposito...
e o deposito tem capacidade para 1,6L

Com um deposito de 3 Litros vai fazer trocas de óleo de 4,5L

A foto que eu postei foi depois do comentário...
e é apenas um exemplo do que se pode fazer em relação ao óculo...
Pertence a uma Harley 883 e não serve de exemplo para nada... nem pode ser usado como referencia para este caso...
(apenas para vermos como é pratico ter um óculo)

Era assim que eu fazia um lt a mais de oleo não faz mal nenhum e na minha opinião sempre garantia mais arrefecimento e melhor qualidade do oleo uma mota desta não será concerteza para fazer muito kilometros
e portanto não é esse valor em trocas de oleo que se vai poupar muito dinheiro.

Nuno

Edgar

MensagemAssunto: Re: Yamaha SR 250 / 312 Scrambler   Qua Fev 09, 2011 6:50 pm

Boas

Talvez tenhas razão

mas prefiro as escolhas dos engenheiros da Yamaha...
eles devem saber o que fazem...
Porque eu não sei nada disso ,
limito-me a copiar e a manter as coisas originais e como foram feitas pela Yamaha...

ABR
webmonstro

MensagemAssunto: Re: Yamaha SR 250 / 312 Scrambler   Qui Fev 10, 2011 8:48 pm

Boas
Aqui está uma construção parecida mas com utilização do quadro XT

http://www.advrider.com/forums/showthread.php?t=658963

Nuno
oc_nightmare

MensagemAssunto: Re: Yamaha SR 250 / 312 Scrambler   Dom Fev 13, 2011 1:32 pm

Edgar escreveu:
Boas

oc_nightmare escreveu:
Já vem a caminho um veio do pedal de arranque da primeira versão da ténéré 600 e um rectificador de corrente da 3AJ

Podias ter optado por um rectificador dum modelo mais recente (por exemplo da XT600E de 2003) acho que é compatível em todos os aspectos... (mas não tenho a certeza )

Já decidiste onde alojar o rectificador Question
vai ficar a apanhar o ar fresco da deslocação do ar Question
vai levar algum dissipador de calor Question A nova Té tem uma chapa que serve de suporte protecção e dissipador
Há umas Tés 660 que tem o rectificador junto a coluna de direcção Exemplo duma

oc_nightmare escreveu:
Falta ainda o CDI e a bobine (Alguem aqui pode ajudar?)

Se ver alguma coisa digo-te...

Devíamos tentar saber se o CDI duma XT mais recente é compatível

oc_nightmare escreveu:
Tenho tambem de começar a pensar no deposito de oleo... já sei onde vai ficar e o formato, mas tenho de saber quanto óleo preciso de ter para ficar um motor super fiável e como e de que é que vai ser feito.

Basicamente o tamanho do deposito vai determinar o total de óleo que a mota pode levar
o meu da XT600E armazena uns 2 Litros (e mais 1L tal que está no motor... que faz os 3,3L totais)...

Para o teu motor que já tem um pequeno radiador... o deposito é ligeiramente mais pequeno...

Pelo que sei de origem é assim (XT600Z 2VG 1990) :

Uma coisa que eu fazia no teu caso era adaptar um óculo para ver o nível do óleo em vez de vareta...
A TT600E/R tem um óculo no deposito

ABR

O rectficador na coluna de direcção é uma boa ideia e sim, vou usar um dissipador visto que ao contrario do da SR250, não vem já com o dissipador de calor... secalhar até pode ser que adapte um em cobre, pode ser um pouco mais pesado mas o facto de ter melhor condutivitade de calor faz com que possa ser mais pequeno do que um em aluminio

Já sabes alguma coisa quanto ao cdi? Estive a ler um site onde mostra como se faz um cdi de raiz para a XT600 e já tive a ver alguns a preços mais ou menos em conta. Só posso usar das XT600 anteriores a 96 porque depois passaram a usar TCI's e são incompativeis com CDI's.

Quando fui buscar o motor a casa do vitor ele mostrou-me o deposito de oleo de origem e pareceu-me levar à volta de 1L. Como este motor já é da 3AJ em que aumentaram o tamanho das alhetas em 1/3 e não tenho um deposito de gasolina à volta do motor, penso que não será mesmo necessário o radiador de oleo, contudo o espaço está lá caso seja necessário algum dia

Só agora é que reparei na foto da protecção de carter da XT600... a protecção de origem faz de berço do motor tambem? Interesting, até porque já estava a pensar em fabricar um berço

webmonstro, já tá subscribed esse tópico, secalhar era essa a direcção que deveria ter tomado, mas é mais engraçado usar um quadro mais pequeno ehehehe

Já agora, comecei a procurar suspensões capazes e em principio para trás já está escolhida... São feitas pelos nossos colegas espanhóis (Betor) e são para trial. Só falta ainda decidir o comprimento. De origem tenho 300/310mm e estou indeciso entre 360 e 390mm. Quero uma suspensão traseira com bastante curso mas não quero a mota demasiado alta pois esse é um dos objectivos deste projecto. O que é que vocês acham?

Coisinhas mai lindas:

Estou tambem indeciso quando à suspensão da frente, aceitam-se ideias
Edgar

MensagemAssunto: Re: Yamaha SR 250 / 312 Scrambler   Dom Fev 13, 2011 7:28 pm

oc_nightmare escreveu:

Já sabes alguma coisa quanto ao cdi? Estive a ler um site onde mostra como se faz um cdi de raiz para a XT600 e já tive a ver alguns a preços mais ou menos em conta. Só posso usar das XT600 anteriores a 96 porque depois passaram a usar TCI's e são incompativeis com CDI's.

Não... Neutral Neutral
mas vou tentar descobrir alguma coisa sobre isso... esta noite...

Também já vi um circuito dum CDI para a XT600 e tinha a descrição de todos os componentes...
parece ser facil de duplicar... se tivermos os meios...

oc_nightmare escreveu:

Só agora é que reparei na foto da protecção de carter da XT600... a protecção de origem faz de berço do motor tambem? Interesting, até porque já estava a pensar em fabricar um berço

Essa protecção é mesmo isso... apenas uma protecção... e não reforça nada na fixação do motor ao quadro...
mas protege um tubo de óleo que sai do deposito para o cárter, e protege o motor quando caímos para o lado...

A Touratech tem um muito porreiro... http://www.touratech.com/shops/016/product_info.php?products_id=1778
no PDF podemos ver o sistema de fixação dele... é muito simples e eficaz.

ABR
webmonstro

MensagemAssunto: Re: Yamaha SR 250 / 312 Scrambler   Dom Fev 13, 2011 7:51 pm

oc_nightmare escreveu:

Já agora, comecei a procurar suspensões capazes e em principio para trás já está escolhida... São feitas pelos nossos colegas espanhóis (Betor) e são para trial. Só falta ainda decidir o comprimento. De origem tenho 300/310mm e estou indeciso entre 360 e 390mm. Quero uma suspensão traseira com bastante curso mas não quero a mota demasiado alta pois esse é um dos objectivos deste projecto. O que é que vocês acham?

Coisinhas mai lindas:

Boas
porque queres um curso tão grande ? Para uma scrambler não devia ser mais pequena?

Para a frente optas por um estilo clssico ou vai para uma invertida duma desportiva ?

Nuno
Edgar

MensagemAssunto: Re: Yamaha SR 250 / 312 Scrambler   Dom Fev 13, 2011 8:13 pm

oc_nightmare escreveu:
De origem tenho 300/310mm e estou indeciso entre 360 e 390mm. Quero uma suspensão traseira com bastante curso mas não quero a mota demasiado alta pois esse é um dos objectivos deste projecto. O que é que vocês acham?

Podes criar duas fixações para por os amortecedores

E jogas com o curso do braço oscilante e altura ao solo...

Se bater na cava da roda podes por uma boracha na aste do amortecdor

oc_nightmare

MensagemAssunto: Re: Yamaha SR 250 / 312 Scrambler   Dom Fev 13, 2011 8:25 pm

Obrigado pela ajuda Edgar

webmonstro escreveu:
oc_nightmare escreveu:

Coisinhas mai lindas:

Boas
porque queres um curso tão grande ? Para uma scrambler não devia ser mais pequena?

Para a frente optas por um estilo clssico ou vai para uma invertida duma desportiva ?

Nuno

Tens razão por um lado, mas por outro, apesar de ser uma scrambler queria suspensões mais capazes para não estar limitado a estradões de terra sem estar constantemente a esgotar o curso e tirar um bocado de stress que é aplicado no quadro.

À frente estava a pensar numa suspensão convencional mas tambem com um bocadinho mais de curso para compensar o aumento de altura da traseira. Será que as suspensões da XT350 aguentam com a pancada? Se bem me lembro na minha ex-XT350 não eram (muito) más. Não queria ter de alterar muita coisa na parte da frente, queria uma suspensão capaz e que não tivesse de mudar os T's nem nada disso... contudo, as forquetas originais são de 32mm Neutral

Ou então limito-me a fazer a revisão das originais e ponho um oleo mais denso... ou ainda melhor... espero mais um bocado e arranjo umas invertidas de uma RM ou YZ ou EYNFAKHSETOQ.

Ideias são todas bem-vindas
webmonstro

MensagemAssunto: Re: Yamaha SR 250 / 312 Scrambler   Seg Fev 14, 2011 10:42 pm

oc_nightmare escreveu:
Obrigado pela ajuda Edgar

webmonstro escreveu:
oc_nightmare escreveu:

Coisinhas mai lindas:

Boas

Nuno

Tens razão por um lado, mas por outro, apesar de ser uma scrambler queria suspensões mais capazes para não estar limitado a estradões de terra sem estar constantemente a esgotar o curso e tirar um bocado de stress que é aplicado no quadro.

À frente estava a pensar numa suspensão convencional mas tambem com um bocadinho mais de curso para compensar o aumento de altura da traseira. Será que as suspensões da XT350 aguentam com a pancada? Se bem me lembro na minha ex-XT350 não eram (muito) más. Não queria ter de alterar muita coisa na parte da frente, queria uma suspensão capaz e que não tivesse de mudar os T's nem nada disso... contudo, as forquetas originais são de 32mm Neutral

Ou então limito-me a fazer a revisão das originais e ponho um oleo mais denso... ou ainda melhor... espero mais um bocado e arranjo umas invertidas de uma RM ou YZ ou EYNFAKHSETOQ.

Ideias são todas bem-vindas

Boas
Bem tendo em conta que para o peso da 350 as suspensoes são "mais para o mole" e com mais curso do que uma estradista, com o maior peso da 600 vais ficar com as molas pasmadas e ao passar um buraco vai afundar e depois não ha amortecimento para "travar" ao recuperar.
Dito isto e não conhecendo a da 250 mas imagino que deve ficar a bater no fundo muito facilmente !
Uma suspensão de uma yz ou algo assim tem concerteza melhor comportamento (as saudades que tenho da minha kx250 ...) como vais ter mais peso do que uma yz ajuda a tirar alguma "secura" da suspenção
mas não será muito comprida para o "estilo"

Quanto aos amortecedores de trás, tentava jogar com outros antes de altera o ponto de apoio pois pode dar resultados errados com uma simples mudança de posição mesmo pequena e ao mudar para uma posição mais "deitada" ficas com um esforço laeral no amortecedor diferente
Os da betor parecem bem mas e de moto4 (frente) ? encontras muito à venda na net que podes tentar ver algo que sirva ?

Mudar por mudar preferia mudar para algo realmente bom

Nuno

oc_nightmare

MensagemAssunto: Re: Yamaha SR 250 / 312 Scrambler   Ter Fev 15, 2011 1:11 pm

webmonstro, podes-me explicar como é que se usam suspensoes de moto4 em motas normais? É que as moto4 são bastante mais pesadas, mas realmente já procurei um bocado no ebay e arranjam-se coisas boas um bocadinho mais baratas, nao sei é se serão demasiado rijas Neutral

Não tou a fazer conta de mudar o angulo dos amortecedores traseiros até porque não vejo necessidade (por agora)

btw, hoje o torneiro vem-me trazer o motor cá a casa que os casquilhos já tão prontos
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Yamaha SR 250 / 312 Scrambler   

Yamaha SR 250 / 312 Scrambler
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 4 de 14Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 9 ... 14  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Yamaha SR 250 / 312 Scrambler
» Yamaha XT600E - Transformação Scrambler
» Projecto XT600 '88 Scrambler
» Yamaha SR 125
» XT 600 scrambler